Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

A PUC-Rio e o ProUni
Programa Universidade Para Todos



Coordenação PROUNI/PUC-Rio:
Prof. Renato Callado – Coordenador ProUni
Profa. Daniela Vargas – Representante ProUni
Camila Welikson – Representante ProUni
Fabíola Santos - Representante ProUni
Marcia Farias - Representante ProUni

Horário de atendimento: das 08:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Local: Secretaria de Bolsas e Auxílios, Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários - sobreloja do Prédio Cardeal Leme

Fale Conosco via
https://www.puc-rio.br/faleconosco/

PROUNI/MEC: Central de Atendimento do Ministério da Educação, cujo acesso se dá pelo telefone 0800 616161 ou por meio de formulário eletrônico ao Prouni, disponível no Portal do Ministério da Educação (http://prouniportal.mec.gov.br/).

Foto de alunos em aula
O que é o ProUni?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:

  • I. tenha cursado:
    1. o ensino médio integralmente em escola da rede pública;
    2. o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    3. o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
    4. o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
    5. o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
  • • II. seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
  • • II. seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos

No caso da PUC-Rio, para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.


Para maiores informações: https://acessounico.mec.gov.br/prouni


Aproveitamento Acadêmico

O MEC/ProUni exige aprovação (AP) em, no mínimo, 75% das disciplinas matriculadas durante o último período letivo.

As disciplinas canceladas SEM alteração de carnê são consideradas como disciplinas sem aproveitamento.

Quando o bolsista não atingir o aproveitamento acadêmico exigido, o Coordenador do ProUni, juntamente com os professores responsáveis pelas disciplinas em que houve reprovação, poderá analisar as justificativas apresentadas pelo estudante para o rendimento acadêmico insuficiente e autorizar, por duas vezes, a continuidade da bolsa. Vide: Manual do Bolsista


Domínio Adicional

Bolsistas ProUni matriculados na PUC-Rio que desejarem complementar seus estudos realizando um domínio adicional, podem cumprir as disciplinas necessárias, utilizando o tempo de concessão da bolsa, antes da conclusão de seu curso de graduação. Aqueles que cumprirem todos os créditos de seu currículo e forem habilitados a formatura terão a concessão da bolsa encerrada o que não lhes permitirá cursar as disciplinas de domínio adicional com os custos cobertos pela bolsa.


Intercâmbio

O bolsista poderá concorrer ao processo de Intercâmbio, de acordo com as normas gerais da Universidade, administradas pela Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI).

Se selecionado deverá apresentar na Coordenação do ProUni cópia do documento de aceite no Programa em que foi escolhido e regularizar a renovação do seu benefício através da assinatura do Termo de Atualização Coletiva no retorno das suas atividades acadêmicas na PUC-Rio ou via procuração simples com fim específico, dentro do prazo divulgado no PUC Urgente.


Legislação Geral:


Passe Livre Universitário - PLU

Os alunos da PUC-Rio com bolsa do Programa Universidade para Todos – PROUNI, e os alunos, que comprovem junto à RioCard, ter renda familiar per capita de até 01 (um) salário mínimo, têm direito ao benefício do Passe Livre Universitário.

Legislação:
Documentação necessária para solicitação ao RioCard de emissão de 1ª via do cartão:

1) Documento de identificação oficial com foto e CPF originais;

2) Declaração por escrito da respectiva instituição de ensino, expedida com data de emissão inferior a 60 (sessenta) dias corridos, em papel timbrado e assinatura da secretaria da Universidade, contendo as seguintes informações:

3) Comprovante de residência original, com data de emissão inferior a 90 dias, em nome do universitário. Caso não possua, é aceito o comprovante em nome de um dos componentes da unidade familiar, que deve ser apresentado junto com a declaração de residência conjunta, sob as penas da lei, e documento oficial com foto do titular do comprovante de residência;

4) Documento oficial com foto do titular do comprovante de residência.

Como solicitar as declarações na PUC-Rio:

1) o estudante deverá solicitar a Coordenação do ProUni declaração de bolsa via protocolo eletrônico - VRC. O prazo para retirada deste documento é de 02 (dois) dias úteis a partir da data de solicitação.

2) o estudante deverá acessar o SAU na aba Novo Requerimento - Documentos Acadêmicos – Atestado de matrícula com endereço (apenas para bolsistas).


Procedimentos Para Suspensão/Reativação da Bolsa

Suspensão da Bolsa (trancamento de matrícula)

O bolsista que efetivar o trancamento de matrícula junto à Coordenação Central de Admissão e Registro - CCAR, deverá suspender sua bolsa através do envio de uma solicitação para a Coordenação Setorial do PROUNI via Fale Conosco (https://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/inclusao_social/cba/contato.html#protocolo). Quando convocado, deverá assinar o Termo de Suspensão da bolsa.

Reativação da bolsa (reabertura de matrícula)

O bolsista que, dentro dos prazos estabelecidos pela legislação do MEC e da PUC, desejar retomar sua vida acadêmica, deverá junto à Coordenação Central de Admissão e Registro – CCAR requerer a reabertura da matrícula. Após o deferimento desse pedido, o bolsista deverá, imediatamente, solicitar a reativação do seu benefício através da Coordenação Setorial do PROUNI via Fale Conosco (https://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/inclusao_social/cba/contato.html#protocolo). O bolsista deverá comparecer, quando convocado, para a renovação do benefício através da assinatura do Termo de Atualização do Usufruto de Bolsa.


Transferência Externa

O ingresso para a PUC-Rio através de transferência externa com PROUNI está temporariamente SUSPENSO.


Transferência Interna

O bolsista que desejar transferir-se de curso, habilitação ou turno, deverá seguir os procedimentos da Diretoria de Admissão e Registro (DAR), e obtendo o deferimento do seu pedido, imediatamente, encaminhar e-mail a Coordenação Setorial do ProUni por meio do Fale Conosco via Protocolo Eletrônico solicitando a emissão do Termo de Transferência no SISPROUNI.


Publicado em 05/03/2024

Processo Seletivo PROUNI 2024.1

A PUC-Rio adere ao ProUni disponibilizando somente bolsas de estudo integrais.

Candidato(a) com bolsa ProUni em outra Instituição de Ensino Superior, ao participar desse processo, está ciente de que, se aprovado, implica no cancelamento automático da bolsa anterior.

Os cursos da PUC-Rio, mesmo aqueles apresentados no MEC como cursos matutinos, possuem disciplinas ofertadas no período da tarde.

Os bolsistas ProUni da PUC-Rio não são beneficiados com a Bolsa Permanência.

No EDITAL Nº 2, DE 16 DE JANEIRO DE 2024, o estudante poderá verificar os requisitos de renda estabelecidos para inscrição neste tipo de bolsa.

Legislação

Inscrições MEC

As inscrições para o processo seletivo do ProUni 2024.1 são realizadas pela internet, no site do ProUni/MEC, nas seguintes datas:

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Prouni o CANDIDATO brasileiro, não portador de diploma de curso superior, que tenha participado da edição de 2022 ou 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que, cumulativamente, tenha obtido nota igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média das cinco provas do Enem e nota acima de zero na prova de redação.

Não tenha participado do referido Exame na condição de "treineiro" e que atenda apelo menos uma das condições a seguir:

I - tenha cursado:

II - seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação

III - seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica, conforme disposto no art. 3 do Decreto n 5.493, de 18 de julho de 2005.

Neste processo seletivo serão ofertadas 41 bolsas ProUni. É de inteira responsabilidade do estudante o cadastro destas informações junto ao MEC. Para obter mais informações sobre estes cursos visite nosso site.

Divulgação dos resultados das inscrições pelo MEC

A lista dos estudantes PRÉ-SELECIONADOS será divulgada pelo MEC no site do processo seletivo nas seguintes datas:

Comprovação das Informações pela PUC-Rio

Ressaltamos que, o candidato pré-selecionado deverá encaminhar por meio digital a documentação necessária para comprovação das informações prestadas em sua inscrição no site do MEC.

A Coordenação do ProUni/PUC-Rio irá notificar os candidatos, utilizando o endereço eletrônico cadastrado junto ao MEC, indicando que os estudantes sigam as instruções para participação do processo seletivo:

→ Análise da Documentação e Resultado

→ Calendário

As datas para preenchimento do formulário eletrônico e upload da documentação completa, ocorrerão de acordo com a tabela abaixo, onde se pode também observar a data em que será encaminhado o resultado do referido processo seletivo:

**Indicamos que os candidatos deem andamento nos procedimentos indicados, concluindo o envio dos documentos, o quanto antes, a fim de agilizar os procedimentos de avaliação e cumprir o prazo proposto pelo MEC. Formulários enviados após a data final estipulada pelo MEC serão desconsiderados.

É de exclusiva responsabilidade do estudante a observância do local, data, horário de atendimento e meio eletrônico, assim como demais procedimentos estabelecidos pela IES para a aferição das informações.

Aos candidatos pré-selecionados na Lista de Espera, ressaltamos que a concessão da bolsa está condicionada à aprovação por ordem de classificação do estudante para a vaga no curso pretendido e a existência de bolsas disponíveis.

Dúvidas podem ser esclarecidas, de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 12:00h e das 13:30 às 17:00h, pelo telefone 3736-1356 ou pelo fale conosco (Candidato ainda não Matriculado) via protocolo eletrônico - VRC.

Resultados

Ao final de cada etapa deste processo seletivo a listagem de candidatos aprovados poderá ser consultada nos links abaixo:

Matrícula na PUC-Rio

Em atenção ao disposto no parágrafo único do art. 27º, do capítulo VI da portaria normativa nº 1, de 02/01/15, que estabelece a emissão do Termo de Concessão de Bolsa e a suspensão do usufruto, por um período letivo, nos casos em que a matrícula do candidato pré-selecionado for incompatível com o período letivo da instituição, ocasionando sua possível reprovação por faltas, ressaltamos que todos os candidatos aprovados neste processo seletivo (1ª Chamada) estarão aptos à matrícula em 2024.1 e (2ª Chamada e Lista de Espera) estarão aptos à matrícula em 2024.2.


Tempo de Usufruto

A bolsa de estudo do Prouni poderá ser utilizada durante o período equivalente a duas vezes o prazo de integralização do curso informado no Cadastro e-MEC, subtraído o(s) semestre(s) já cursado(s) pelo estudante antes da concessão da referida bolsa.

A contagem de semestres utilizados se inicia a partir da data da concessão da bolsa, ou seja, no semestre em que o aluno foi aprovado no processo seletivo do Prouni, ainda que não tenha efetivado matrícula no mesmo.

Ao concluir o curso o estudante deverá ter a bolsa encerrada, não podendo utilizar os semestres restantes para outros cursos ou especializações.


Projeto FESP

O Fundo Emergencial de Solidariedade da PUC-Rio (FESP), coordenado pela Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, é um programa da Coordenação de Bolsas e Auxílios que tem como objetivo favorecer a permanência de estudantes universitários em perfil filantrópico integral, nos cursos de graduação da PUC-Rio.

Através da concessão dos auxílios transporte e alimentação é viabilizada a frequência e o bem estar nutricional do aluno, que recebe ao longo de todo o ano letivo, de acordo com o calendário acadêmico e a grade horária estabelecida, transporte correspondente ao trajeto residência-Universidade-residência e refeição para uma alimentação diária, a ser consumida no bandejão da Universidade. Outros auxílios socioassistenciais são concedidos em casos específicos, de acordo com a avaliação de um profissional da equipe, observando o limite do aporte financeiro disponível.

Bolsistas ProUni da PUC-Rio podem participar do processo seletivo do programa. As informações devem ser obtidas no mural/secretaria do FESP.

Contato: tel.: 35271410 / Fale Conosco via Protocolo Eletrônico / localização: andar térreo da VRC no Ed. Cardeal Leme.


Orientação Acadêmica

Os alunos da PUC-Rio tem direito a orientação acadêmica ao longo de sua vida universitária. Para isso devem procurar o Coordenador de Graduação de seu Curso a qualquer tempo para receberem o apoio acadêmico devido, quer seja para planejar a matrícula, quer seja quando em dificuldade para acompanhar alguma disciplina na qual estiver matriculado.


Renovação:

Em cumprimento ao estabelecido pelo Programa Universidade para Todos, do Ministério da Educação, através do Edital Nº 12 de 16 de Abril de 2024, convocamos todos os alunos bolsistas do Prouni para assinar o Termo de Atualização Coletiva de Bolsa referente ao primeiro semestre de 2024:

 

Disposições MEC/ProUni:

Os alunos matriculados em convênio deverão comparecer no retorno do intercâmbio ou via procuração simples com fim específico.

Os alunos que não comparecerem para renovação poderão ter a bolsa SUSPENSA.

 

Critérios para renovação da bolsa:

I - Aproveitamento Acadêmico (Aprovação - AP) em, no mínimo, 75% das disciplinas matriculadas durante o último período letivo.

As disciplinas canceladas SEM alteração de carnê são consideradas como disciplinas sem aproveitamento.

O bolsista PROUNI com aproveitamento acadêmico inferior ao exigido para manutenção da bolsa que tiver sua justificativa deferida, pela coordenação do Prouni/PUC-Rio, deverá assinar o Termo de Atualização do Usufruto da Bolsa Prouni com Reconsideração de Encerramento.

II - Não ter utilizado o número máximo de períodos de concessão da bolsa.

III - Não ter vínculo com nenhuma instituição de nível superior pública e gratuita.


Disposições MEC/ProUni

Os alunos matriculados em convênio deverão comparecer no retorno do intercâmbio ou via procuração simples com fim específico.

Os alunos que não comparecerem para renovação poderão ter a bolsa SUSPENSA.

 

Critérios para renovação da bolsa:

I - Aproveitamento Acadêmico (Aprovação - AP) em, no mínimo, 75% das disciplinas matriculadas durante o último período letivo.
Observação: Disciplinas canceladas SEM alteração de carnê são consideradas como disciplinas sem aproveitamento.
O bolsista PROUNI com aproveitamento acadêmico inferior ao exigido para manutenção da bolsa que tiver sua justificativa deferida, pela coordenação do ProUni/PUC-Rio, deverá assinar o Termo de Atualização do Usufruto da Bolsa ProUni com Reconsideração de Encerramento.
II - Não ter utilizado o número máximo de períodos de concessão da bolsa.
Observação: O prazo máximo de concessão da bolsa corresponde ao dobro do número de períodos propostos pela PUC-Rio para a conclusão do Curso.
III - Não ter vínculo com nenhuma instituição de nível superior pública e gratuita.


Serviço Comunitário de Orientação Psicológica

O PSICOM é um serviço de orientação psicológica que se propõe, junto ao aluno, a desenvolver ferramentas para lidar com seus problemas do dia a dia para que ele possa ter um melhor aproveitamento do seu tempo na Universidade. Não se trata de uma psicoterapia, mas de um esforço focal para tentar diminuir os possíveis prejuízos que essas situações podem trazer.

Os bolsistas que estiverem interessados no atendimento de orientação psicológica deverão agendar enviando e-mail para psicom@puc-rio.br com as seguintes informações: nome completo, matrícula, curso, telefone para contato e disponibilidade de horário para agendamento. No campo assunto colocar a palavra “AGENDAMENTO” ou agendar pelo PUC online/SGU.


Supervisão de Bolsistas

As normas de supervisão constam da Portaria Normativa nº 8, de 26 de abril de 2013, publicada no Diário Oficial da União de 30/04/2013, seção 1, página 29.


Taxas

A bolsa refere-se apenas às semestralidades ou anuidades escolares. Assim, as taxas cobradas pela instituição para expedir documentação ou para efetuar transferência; e quaisquer outros gastos, como material didático não são cobertos pela bolsa, exceto pedido de aproveitamento de disciplinas.