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Graduação
Foto de alunos em aula

 

O que é o ProUni?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Podem participar os estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola.

No caso da PUC-Rio, para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

PROUNI/MEC: Central de Atendimento do Ministério da Educação, cujo acesso se dá pelo telefone 0800 616161 ou por meio de formulário eletrônico ao Prouni, disponível no Portal do Ministério da Educação (www.mec.gov.br).

COORDENAÇÃO PROUNI/PUC-RIO:
Prof. Augusto Sampaio – Coordenador ProUni
Profa. Daniela Vargas – Representante ProUni
Elisabeth Jazbik – Representante ProUni
Manoella Cunha - Representante ProUni

Horário de atendimento: das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00
Local: Secretaria de Bolsas e Auxílios, Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários - sobreloja do Prédio Cardeal Leme
Fale conosco: (clique aqui)

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abaixo segue o conteudo do itens citados acima


APROVEITAMENTO ACADÊMICO

O MEC/ProUni exige aprovação (AP) em, no mínimo, 75% das disciplinas matriculadas durante o último período letivo.

As disciplinas canceladas SEM alteração de carnê são consideradas como disciplinas sem aproveitamento.
Quando o bolsista não atingir o aproveitamento acadêmico exigido, o Coordenador do ProUni, juntamente com os professores responsáveis pelas disciplinas em que houve reprovação, poderá analisar as justificativas apresentadas pelo estudante para o rendimento acadêmico insuficiente e autorizar, por duas vezes, a continuidade da bolsa. Vide: Manual do Bolsista

 

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CURSO DE INGLÊS:

Os Bolsistas ProUni matriculados na PUC-Rio poderão solicitar, quando oportunamente divulgado no PUC Urgente e/ou por e-mail, na Coordenação do ProUni a inscrição para o curso de inglês da Cultura Inglesa, somente na unidade do Largo do Machado. O Convênio com o NEAM/PUC-Rio inclui gratuidade por 6 anos e material didático. Alunos que não alcancem média 7.0 no curso são desligados automaticamente. O NEAM apenas indica os alunos para o curso, gerido pelas normas da Cultura Inglesa.

 

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INTERCÂMBIO

O bolsista poderá concorrer ao processo de Intercâmbio, de acordo com as normas gerais da Universidade, administradas pela Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI).

Se selecionado deverá apresentar na Coordenação do ProUni cópia do documento de aceite no Programa em que foi escolhido (por exemplo: Ciência sem Fronteiras) e regularizar a renovação do seu benefício através da assinatura do Termo de Atualização Coletiva no retorno das suas atividades acadêmicas na PUC-Rio ou via procuração com fim específico, dentro do prazo divulgado pelo PUC Urgente.  http://www.puc-rio.br/ccci/

 

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LEGISLAÇÃO GERAL:

setaDECRETO Nº 5.493, DE 18 DE JULHO DE 2005
setaLEI N° 11.096, DE 13 DE JANEIRO DE 2005
setaPORTARIA Nº 87, DE 3 DE ABRIL DE 2012
setaPORTARIA N° 2, DE 1 DE FEVEREIRO DE 2012

 

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PASSE LIVRE UNIVERSITÁRIO

Os estudantes universitários beneficiados pelos programas do Governo Federal de cotas ou Programa Universidade para Todos, residentes e estudantes no Município do Rio de Janeiro poderão requerer o cartão do PASSE LIVRE UNIVERSITÁRIO. Maiores informações acessar o link: http://www.riocard.com/passelivre/index.asp

Para solicitar a declaração de bolsista o(a) estudante deverá encaminhar e-mail a Coordenação Setorial do ProUni para o endereço eletrônico prouni@puc-rio.br. O prazo para elaboração deste documento é de dois dias uteis a partir da data de solicitação.

 

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PROCEDIMENTOS PARA SUSPENSÃO/REATIVAÇÃO DA BOLSA

SUSPENSÃO/TRANCAMENTO:
O bolsista que necessitar suspender sua bolsa deverá se dirigir à Diretoria de Admissão e Registro (DAR) para solicitar o trancamento de matrícula. Em seguida, o bolsista deverá encaminhar e-mail a Coordenação Setorial do ProUni para o endereço eletrônico prouni@puc-rio.br solicitando a suspensão do benefício. Quando convocado, deverá assinar o Termo de Suspensão da bolsa.

REATIVAÇÃO DA BOLSA/REABERTURA DE MATRÍCULA:
O bolsista que, dentro dos prazos estabelecidos pela legislação do MEC e da PUC em vigor, desejar retomar sua vida acadêmica, deverá se dirigir à Diretoria de Admissão e Registro (DAR) requerendo a reabertura da matrícula. Após este procedimento, o bolsista deverá, imediatamente, encaminhar e-mail a Coordenação Setorial do ProUni para o endereço eletrônico prouni@puc-rio.br solicitando a reativação do benefício. O bolsista deverá comparecer no prazo para a renovação do benefício, através da assinatura do Termo de Atualização.

 

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PROCEDIMENTOS TRANSFERÊNCIA EXTERNA

O ingresso para a PUC-Rio através de transferência externa com PROUNI está temporariamente SUSPENSO.

 

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PROCEDIMENTOS TRANSFERÊNCIA INTERNA

O bolsista que desejar transferir-se de *curso, habilitação ou turno*, deverá seguir os procedimentos da Diretoria de Admissão e Registro (DAR), e obtendo o deferimento do seu pedido, imediatamente, encaminhar e-mail a Coordenação Setorial do ProUni para o endereço prouni@puc-rio.br solicitando do Termo de Transferência junto ao SISPROUNI.

 

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PROCESSO SELETIVO PROUNI 2017.1

A PUC-Rio adere ao ProUni disponibilizando somente bolsas de estudo integrais.
No edital nº 6, de 23/01/17, o estudante poderá verificar os requisitos de renda estabelecidos para inscrição neste tipo de bolsa.


LEGISLAÇÃO

EDITAL Nº 6, DE 23 DE JANEIRO DE 2017
item PORTARIA NORMATIVA MEC Nº 1, DE 2 DE JANEIRO DE 2015
item EDITAL Nº 17, DE 8 DE MARÇO DE 2017


INSCRIÇÕES MEC

As inscrições para o processo seletivo do ProUni 2017.1 são realizadas pela internet, no site do ProUni/MEC (http://siteprouni.mec.gov.br), nas seguintes datas:

1ª e 2ª Chamadas: inscrição única de 31/01/17 a 03/02/17
Lista de Espera: de 07 e 08/03/17
Bolsas Remanescentes: de 27 de março à 05 de abril de 2017, para o estudante NÃO MATRICULADO na IES; ou de 27 de março à 05 de maio de 2017, para o estudante MATRICULADO na IES.

Poderão se inscrever nestes processos seletivos os candidatos brasileiros, não portadores de diploma de curso superior, que tenham participado do Enem 2016, para 1ª, 2ª chamada e lista de espera e que tenha participado do Enem a partir da edição de 2010, para as bolsas remanescentes, e que atendam a pelo menos uma das condições a seguir:

I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

IV - seja pessoa com deficiência;

V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005.

Para o primeiro semestre de 2017, serão ofertadas vagas para os mesmos cursos de graduação oferecidos pela Universidade no concurso de Vestibular/17. Se desejar saber mais informações sobre estes cursos visite nosso site (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/cursos.html). Antes de realizar sua inscrição o candidato deve observar a tabela de códigos dos cursos na PUC-Rio evitando equívocos na escolha de habilitação e turno. É de inteira responsabilidade do estudante o cadastro destas informações junto ao MEC.

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DAS INSCRIÇÕES PELO MEC

A lista dos estudantes PRÉ-SELECIONADOS será divulgada pelo MEC no site do processo seletivo (http://siteprouni.mec.gov.br) nas seguintes datas:

item Primeira Chamada: 06/02/2017
item Segunda Chamada: 20/02/2017
item Lista de Espera: 10/03/2017

PROCESSO SELETIVO PRÓPRIO DA IES/PUC-Rio

Ressaltamos o disposto no item 4.1 e 6.3 dos art. 4º e 6º do edital nº 6, de 23/01/17, informando que o candidato pré-selecionado deverá comparecer à PUC-Rio para comprovação das informações prestadas em sua inscrição junto ao MEC e participação em processo seletivo próprio da instituição. Os candidatos deverão cumprir os passos abaixo descritos e àqueles, que desejarem esclarecer dúvidas sobre este processo, a equipe ProUni/PUC-Rio estará disponível para orientações, pessoalmente no guichê da Coordenação de Bolsas (sobreloja do ed. Cardeal Leme, Vice-Reitoria Comunitária) ou pelos telefones 3527-1356 e 3527-2213, nos dias 06/02 (1ª chamada), 20/02 (2ª chamada) e 10/03 (lista de espera).

1. Preenchimento do Formulário Eletrônico:

item Entrar como “primeiro acesso” para adquirir senha;
     . Na pergunta ”Você já é aluno da PUC?” marcar opção “NÃO”;
item Preencher todos os campos do formulário;
item Protocolar e imprimir; e
item Assinar a “Declaração de Responsabilidade das Informações”.


2. Organização da Documentação:

item Seguir a Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos, disponível na(s) última(s) folha(s) do Formulário Eletrônico;
item Consultar a Relação de Documentos PROUNI 2017 para cada item listado no Formulário Eletrônico;
     . Para os membros do grupo familiar menores de 24 anos cujos pais são separados deve-se cumprir o estabelecido no item 5.8 da Relação de Documentos, ainda que não mencionado na listagem fornecida pelo Formulário Eletrônico.
item Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;
     . Não grampear as cópias, nem recortá-las, deixar em tamanho A4;
     . Quando necessário, seguir os modelos de declarações;
item Na falta de algum documento o processo NÃO será aceito.


3. Análise da Documentação e Resultado

item Portar os documentos, ORIGINAL e CÓPIA, na ordem da “Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos”, acrescido do formulário eletrônico impresso e assinado;
item Será realizada a triagem da documentação apresentada e apenas serão recebidos para o processo seletivo os candidatos que estiverem com a documentação completa;
item O candidato passará por atendimento com uma assistente social para análise da documentação comprobatória das informações prestadas ao MEC;
item Os estudantes que comprovarem as informações cadastradas no MEC e que estiverem aptos à matrícula de acordo com as normas acadêmicas dispostas no Estatuto da Universidade, serão aprovados e receberão a Declaração de Aprovação da Bolsa Integral. Aqueles que estiveremfora dos critérios estabelecidos pelo PROUNI/MEC ou pelo Estatuto da PUC-Rio serão reprovados e receberão o Termo de Reprovação. Estes documentos deverão ser retirados no dia 21/02 no guichê do ProUni.


4. Calendário

As datas para preenchimento do Formulário Eletrônico e para a entrega do envelope, constando o formulário eletrônico e a documentação completa, ocorrerão de acordo com a tabela abaixo. Os atendimentos serão realizados, por ordem de chegada, das 08:30h às 11:30h e das 13:30h às 16h, na Vice-Reitoria Comunitária, ed. Cardeal Leme.

CHAMADAS REGULARES

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DA DOCUMENTAÇÃO: 

a partir de:

A até K

L até Z

1ª Chamada*

06/02

07 ou 09/fev

08 ou 10/fev

2ª Chamada

20/02

21 ou 23/fev

22 ou 24/fev

NOVA CHAMADA

a partir de:

Classificados dentro do nº de Vagas**

Classificados acima do nº de Vagas**

Lista de Espera

10/03

13 e 14/mar

15 e 16/mar

* O dia 13/02 está reservado para entrega de documentação pendente e/ou complementar
** Este procedimento cumpre o propósito de otimizar o atendimento, evitar longas filas e proporcionar a oportunidade de entrevista a um maior quantitativo de candidatos, viabilizando o preenchimento das vagas oferecidas.

Lista de Espera: Na data da divulgação dos resultados da pré-seleção, a Coordenação do ProUni/PUC-Rio irá notificar os candidatos, utilizando o endereço eletrônico cadastrado junto ao MEC, informando a data preferencial de atendimento do candidato pré-selecionado. Esclarecemos que:

itemA concessão da bolsa está condicionada à aprovação por ordem de classificação do estudante para a vaga no curso pretendido;

item As datas oficiais para verificação das informações prestadas no ato da inscrição, divulgadas pelo MEC/PROUNI, são dia 13 e 14/03, no entanto a Universidade solicita que os candidatos pré-selecionados acima do quantitativo de vagas para cada curso, turno e habilitação compareçam para entrega dos documentos após o atendimento dos candidatos pré-selecionados dentro do quantitativo de vagas, pois apenas serão recebidos para o processo seletivo os candidatos que estiverem classificados para os cursos nos quais as vagas não tenham sido previamente preenchidas por candidatos melhor classificados.

Os estudantes que não observarem os procedimentos e prazos estipulados terão sua inscrição reprovada pela instituição, conforme o disposto no item 4.2 do art. 4º do edital nº 6, de 23/01/17, que estabelece ser de exclusiva responsabilidade do estudante a observância do local, data e horário de atendimento e demais procedimentos estabelecidos pela IES para a aferição das informações, assim como do local, data e horário de aplicação de processo seletivo próprio pela IES.

 

CHAMADA DAS BOLSAS REMANESCENTES

A comprovação das informações dos estudantes PRÉ-SELECIONADOS no processo de bolsas remanescentes deverá ser realizada em, no máximo, dois dias úteis subsequentes ao da sua inscrição junto ao MEC, obedecendo aos procedimentos do edital nº17 de 8/3/17 e do processo seletivo próprio da IES abaixo:

1. Preenchimento do Formulário Eletrônico

item Entrar como “primeiro acesso” para adquirir senha;
      . Na pergunta ”Você já é aluno da PUC?” marcar opção “NÃO”;
item Preencher todos os campos do formulário;
item Protocolar e imprimir; e
item Assinar a “Declaração de Responsabilidade das Informações”.

2. Organização da Documentação

item Seguir a Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos, disponível na(s) última(s) folha(s) do Formulário Eletrônico;
item Consultar a Relação de Documentos PROUNI 2017 para cada item listado no Formulário Eletrônico;
     . Para os membros do grupo familiar menores de 24 anos cujos pais são separados deve-se cumprir o estabelecido no item 5.8 da Relação de Documentos, ainda que não mencionado na listagem fornecida pelo Formulário Eletrônico.
item Providenciar cópia simples de toda a documentação solicitada;
     . Não grampear as cópias, nem recortá-las, deixar em tamanho A4;
     . Quando necessário, seguir os modelos de declarações;
     . Na falta de algum documento o processo NÃO será aceito.

3. Análise da Documentação

item Em até dois dias úteis subsequentes a data da inscrição no sisprouni, o estudante deve comparecer das 08:30h às 11:30h ou das 13:30h às 16h, na Vice-Reitoria Comunitária, Secretaria de bolsas e auxílios, sobreloja do ed. Cardeal Leme;
item Portar os documentos, ORIGINAL e CÓPIA, na ordem da “Lista de Documentos a serem apresentados para Solicitação de Bolsa de Estudos”, acrescido do formulário eletrônico impresso e assinado;
item Será realizada a triagem da documentação apresentada e apenas serão recebidos para o processo seletivo os candidatos que estiverem com a documentação completa;
item O candidato passará por atendimento com uma assistente social para análise da documentação comprobatória das informações prestadas ao MEC.

4. Resultado

itemOs estudantes que comprovarem as informações cadastradas no MEC e que estiverem aptos à matrícula de acordo com as normas acadêmicas dispostas no Estatuto da Universidade, serão aprovados e receberão a Declaração de Aprovação da Bolsa Integral. Aqueles que estiverem fora dos critérios estabelecidos pelo PROUNI/MEC ou pelo Estatuto da PUC-Rio serão reprovados e receberão o Termo de Reprovação. Estes documentos deverão ser retirados no dia 21/02 no guichê do ProUni.

 

MATRÍCULA NA PUC-Rio

É imprescindível que os estudantes aprovados pelo processo seletivo próprio da PUC-Rio compareçam para efetuar matrícula portando a “Declaração de aprovação da bolsa” integral, emitida pela Coordenação do PROUNI da PUC-Rio em data e hora descritas na declaração, trazendo os seguintes documentos:

• Comprovante com número do ENEM;
• Ensino Médio: Certificado de Conclusão e Histórico Escolar (original e uma cópia);
• Carteira de Identidade (original e uma cópia);
• Certidão de Nascimento ou Casamento (original e uma cópia);
• Comprovante das obrigações militares, se do sexo masculino e maior de 18 anos (original);
• Título de Eleitor e comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais (original);
• CPF (original e uma cópia).

Em atenção ao disposto no parágrafo único do art. 27º, do capítulo VI da portaria normativa nº1, de 02/01/15, que estabelece a emissão do Termo de Concessão de Bolsa e a suspensão do usufruto, por um período letivo, nos casos em que a matrícula do candidato pré-selecionado for incompatível com o período letivo da instituição, ocasionando sua possível reprovação por faltas, ressaltamos que os estudantes aprovados na 2ª chamada, lista de espera e bolsas remanescentes serão habilitados à matrícula para o segundo semestre de 2017.

 

 

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PROJETO FESP

O Fundo Emergencial de Solidariedade da PUC-Rio (FESP), coordenado pela Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, é um programa da Coordenação de Bolsas e Auxílios que tem como objetivo favorecer a permanência de estudantes universitários em perfil filantrópico, nos cursos de graduação da PUC-Rio.

Através da concessão dos auxílios transporte e alimentação é viabilizada a frequência e o bem estar nutricional do aluno, que recebe ao longo de todo o ano letivo, de acordo com o calendário acadêmico e a grade horária estabelecida, vale transporte correspondente ao trajeto residência-Universidade-residência e vale refeição para uma alimentação diária, a ser consumida no bandejão da Universidade. Outros auxílios socioassistenciais são concedidos em casos específicos, de acordo com a avaliação de um profissional da equipe, observando o limite do aporte financeiro disponível.

O FESP é composto por uma equipe multidisciplinar, comprometida com os valores humanos e a ética cristã, proposta pela PUC-Rio, e acreditamos que o FESP tem contribuído para a redução dos índices de evasão dos alunos atendidos, bem como tem potencializado o aproveitamento acadêmico desses alunos, facilitando seu ingresso no mercado de trabalho.

Contato: tel.: 35271410 / email: fesp@puc-rio.br / localização: andar térreo da VRC no Ed. Cardeal Leme.

 

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ORIENTAÇÃO ACADÊMICA

Os alunos da PUC-Rio tem direito a orientação acadêmica ao longo de sua vida universitária. Para isso devem procurar o Coordenador de Graduação de seu Curso a qualquer tempo para receberem o apoio acadêmico devido, quer seja para planejar a matrícula, quer seja quando em dificuldade para acompanhar alguma disciplina na qual estiver matriculado.

 

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RENOVAÇÃO:

Período: de 02 a 16 de maio DE 2017

Horário de Atendimento: de 8:00h às 11:30h e das 13:30h às 17:00h. 

Atendimento Noturno: dias 04 e 11/05 até às 18:30h.

Procedimentos: Para realizar a renovação basta assinar o Termo de Atualização Coletiva do usufruto de bolsa ProUni 2017.1, disponível na secretaria da coordenação de bolsas


Disposições MEC/ProUni

Os alunos que não comparecerem para renovação terão a bolsa suspensa.


Critérios para renovação da bolsa:

I - Aproveitamento Acadêmico (Aprovação - AP) em, no mínimo, 75% das disciplinas matriculadas durante o último período letivo.

Observação: Disciplinas canceladas SEM alteração de carnê são consideradas como disciplinas sem aproveitamento.

O bolsista PROUNI com aproveitamento acadêmico inferior ao exigido para manutenção da bolsa que tiver sua justificativa deferida, pela coordenação do ProUni/PUC-Rio, deverá assinar o Termo de Atualização do Usufruto da Bolsa ProUni com Reconsideração de Encerramento.

II – Não ter utilizado o número máximo de períodos de concessão da bolsa.

Observação: O prazo máximo de concessão da bolsa corresponde ao dobro do número de períodos propostos pela PUC-Rio para a conclusão do Curso.

III – Não ter vínculo com nenhuma instituição de nível superior pública e gratuita.

 

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SERVIÇO COMUNITÁRIO DE ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA

O PSICOM é um serviço de orientação psicológica que se propõe, junto ao aluno, a desenvolver ferramentas para lidar com seus problemas do dia a dia para que ele possa ter um melhor aproveitamento do seu tempo na Universidade. Não se trata de uma psicoterapia, mas de um esforço focal para tentar diminuir os possíveis prejuízos que essas situações podem trazer.

Os bolsistas que estiverem interessados no atendimento de orientação psicológica deverão agendar enviando e-mail para psicom@puc-rio.br com as seguintes informações: nome completo, matrícula, curso, telefone para contato e disponibilidade de horário para agendamento. No campo assunto colocar a palavra “AGENDAMENTO”.

 

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SUPERVISÃO DE BOLSISTAS

As normas de supervisão constam da Portaria Normativa nº 8, de 26 de abril de 2013, publicada no Diário Oficial da União de 30/04/2013, seção 1, página 29.

 

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TAXAS

A bolsa refere-se apenas às semestralidades ou anuidades escolares. Assim, as taxas cobradas pela instituição para expedir documentação ou para efetuar transferência; e quaisquer outros gastos, como material didático não são cobertos pela bolsa, exceto pedido de aproveitamento de disciplinas.

 

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