Professores eméritos

Professora Vera Candau. Fotógrafa Bruna Duque Estrada. Acervo Projeto Comunicar.
Professora Vera Candau. Fotógrafa Bruna Duque Estrada. Acervo Projeto Comunicar.

Professora Vera Maria Ferrão Candau

A Professora Vera Maria Candau cursou Pedagogia na PUC-Rio, graduando-se em 1962. Com Doutorado e Pós-Doutorado em Educação pela Universidad Complutense de Madrid, também realizou estudos de Pós-Graduação na Universidade Católica de Louvain, na Bélgica. Ingressou no corpo docente da PUC-Rio em 1963 e, em 1970, passou a integrar o grupo fundador da pós-graduação em Educação no Brasil, somando esforços a um pequeno grupo de professores doutores no campo do ensino e da pesquisa, com especial contribuição às áreas de Didática, Formação de Professores, Educação em Direitos Humanos, bem como Multiculturalismo e Educação. Sua contribuição foi fundamental para tornar o Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio, desde sua criação, um dos melhores do país segundo avaliação da CAPES. Sua atuação como assessora de experiências e programas socioeducativos no país e no âmbito internacional, particularmente em países ibero-americanos, projetou de maneira significativa a PUC-Rio no cenário internacional. É Professora Titular do Departamento de Educação desde 1983.

A Professora Vera Candau é coordenadora do grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s), por meio do qual tem desenvolvido sistematicamente pesquisas sobre as relações entre educação e cultura(s), com ênfase em educação multi e intercultural, cotidiano escolar, didática, educação em direitos humanos e formação de educadores e educadoras. É pesquisadora com bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa – CNPq (1A).

É consultora de diversas agências de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPERJ, FAPESP, Fundação Carlos Chagas, Fundação Ford); membro de comitês editoriais de periódicos de reconhecida excelência e integrante do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos (Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República). Ao longo de sua trajetória acadêmica, publicou 39 artigos em periódicos, 97 capítulos de livros e 29 livros, dos quais muitos foram reeditados, sendo que um deles está na 36a edição, outro na 24a edição e outro na 10a edição. Orientou mais de 100 dissertações de mestrado e teses de doutorado, formando importantes quadros para universidades brasileiras de diferentes regiões do país. Por duas vezes, foi membro do Comitê de Assessoramento do CNPq na área de Educação. Em 2012, recebeu da Anped/SECADI-MEC o prêmio Paulo Freire, pela produção acadêmica na área de Didática e, em 2013, a Homenagem Cora Coralina, também da Anped/SECADI-MEC, na área de Educação em Direitos Humanos.

Professor Nelio Pizzolato. Fotógrafa Bruna Duque Estrada. Acervo Projeto Comunicar.
Professor Nelio Pizzolato. Fotógrafa Bruna Duque Estrada. Acervo Projeto Comunicar.

Professor Nelio Domingues Pizzolato

Com graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela PUC-Rio, em 1963, o Professor Nelio Pizzolato foi bolsista do governo na ETH (Eidgenoessiche Technishe Hochshule) de Zurique, Suíça, em 1966. Tem Mestrado em Engenharia de Produção pela PUC-Rio (1971), Doutorado em Business pela University of North Carolina (1977) e Pós-Doutorado na Université de Montréal (1987).

Contratado pela PUC-Rio como professor-assistente em 1969, tornou-se professor associado em 1978. O Professor Nélio contribuiu, em seus 40 anos de carreira na PUC-Rio, com diferentes eixos de avaliação docente. Ele publicou 50 artigos em periódicos, e três capítulos de livros. Orientou 123 dissertações de mestrado e 12 de doutorado. Exerceu vários cargos administrativos no Departamento de Engenharia Industrial, incluindo o de diretor, coordenador de pós-graduação e de graduação, todos por longos mandatos. Tem reconhecimento nacional, com destaque para a sua intensa participação na SOBRAPO, tendo sido Presidente da Sociedade, e internacional ao participar de projetos de intercâmbio em instituições de diversos países. Foi responsável pela vinda de muitos pesquisadores do exterior que atuaram como professores visitantes do Departamento.

Atualmente, é membro titular da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional e membro do corpo editorial dos periódicos Gestão & Produção (UFSCar), Pesquisa Operacional, PODES, Journal of Transportation Literature e Produção (ABEPRO). É membro do International Editorial Board of the Review of Management and Economical Engineering (Romênia), Revista Gestão Industrial (CEFET/PR) e eventual avaliador de artigos para Omega (Oxford), International Transactions in Operational Research, European Journal of Operational Research dentre outros, além de avaliador de artigos para congressos brasileiros (SBPO; ENEGEP; SIMPOI, SIMPEP, CN, EG, SPOLM, entre outros).

Professora Angela Wagener. Foto do Currículo Lattes.
Professora Angela Wagener. Foto do Currículo Lattes.

Professora Angela de Luca Rebelo Wagener

A Professora Angela Wagener tem Licenciatura em Química pela UERJ (1969), Mestrado (1971) e Doutorado (1974) em Química pela PUC-Rio. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Aachen, na Alemanha, entre 1978 e 1979, como bolsista da Fundação Humboldt, e no Scripps Institute Oceanography, na Universidade Estadual de San Diego, em 1988. Iniciou suas atividades docentes na PUC-Rio em 1974, no Departamento de Química, e, desde 1994, é Professora Titular.

É pesquisadora com bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Pesquisa – CNPq (1A). Orientou mais de 50 teses e dissertações e possui mais de uma centena de trabalhos originais publicados. Presta consultoria científica a vários órgãos de fomento, instituições governamentais e ONGs nacionais e internacionais e a empresas do setor de petróleo, mineração e meio ambiente, entre outras. Foi chefe de Laboratório no Marine Environmental Studies Laboratory, da International Atomic Energy Agency, Professora Visitante no Swiss Federal Institute of Technology in Zurich, na Universidade de Mainz, no Helmholtz-Zentrum Geesthacht, Centre for Materials and Coastal Research, no Forschungszentrum Jülic Zentrun. Tem experiência na área de Oceanografia Química e de Meio Ambiente relativa a poluentes orgânicos persistentes, metais traço e ciclo do carbono e elementos bioassociados.

Foi diretora do Departamento de Química e participou intensamente de atividades acadêmicas, administrativas e de desenvolvimento na Universidade. Destacou-se, também, no ensino e na formação de recursos humanos em Química e no desenvolvimento científico e tecnológico do Departamento, com visibilidade internacional.

É coordenadora do LABMAM/PUC-Rio, que se destaca pela experiência em análises e diagnóstico ambientais e é reconhecida pela excelência na análise e avaliação do impacto do petróleo no meio ambiente. Membro do GEOTRACES, atua como revisora de trabalhos para vários periódicos nacionais e internacionais. Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, é também membro do Honors and Recognition Committee da American Geophysical Union.