|
|||||||||||||||||||||
|
REDAÇÃO
- Todos os Cursos Proposta de produção de texto A preocupação de entender o sentido de "estar no mundo" e de como relacionar-se com as pessoas tem sido fonte inesgotável de inspiração para produções poéticas, literárias, cinematográficas, dramáticas e mesmo científicas. As afirmações do artista Anthony Perkins e do pesquisador Fernando Braga Costa, abaixo transcritas, contextualizam essa preocupação na contemporaneidade. "Quando comecei a adquirir uma certa notoriedade e tinha dias
em que me sentia deprimido, dizia a mim mesmo: Bem, acho que vou dar
uma volta e ser reconhecido". "Durante oito anos, o psicólogo Fernando Braga da Costa
vestiu uniforme de gari e trabalhou varrendo as ruas da Universidade
de São Paulo (USP). Era sua tese de mestrado: invisibilidade
pública. "As pessoas enxergam no outro apenas a função
social", diz ele, que sentiu na pele o que vive um... trabalhador
invisível (...) . "Descobri que um simples 'bom dia' - que
quase nunca recebia como gari - é um sopro de vida, um sinal
da própria existência". Professores que costumavam
cumprimentá-lo efusivamente nos corredores o ignoravam quando
gari. Na verdade, sequer o olhavam no rosto, gesto que talvez permitisse
um reconhecimento. "Quem ocupa um emprego considerado inferior
fica imperceptível ao olhar da sociedade", diz Fernando.
"E não é uma questão de ótica, mas
de sensibilidade. Daí que toda manhã, ambulantes, frentistas,
serventes, boys e demais trabalhadores, com ou sem uniforme, podem estar
esperando ardentemente apenas por nosso bom dia." (Márcia Bindo, em Gente Invisível, Vida Simples, 8 de agosto de 2003, p.17) Reflita sobre a questão da identidade nas relações sociais públicas nas sociedades urbanas e produza um artigo de opinião a ser publicado num jornal de circulação interna da Universidade. Você deverá contextualizar o tema, discutir posições
e manifestar seu posicionamento. O texto, com cerca de 25 linhas, deve
ter coerência, coesão e argumentação bem
fundamentada. Dê um título criativo a seu texto.
|