PUC-RIO

Vestibular 2001Provas e Gabaritos


 
01/12/2000
08/12/2000
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DISCURSIVAS
OBJETIVAS

Questões:

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A
E
C
B
C
B
E
C
B
D

 

História - Grupo 1
Prova objetiva realizada no dia 08/12/2001
Questões

 

21
Sobre as relações estabelecidas entre europeus e povos nativos do continente americano por ocasião da conquista e colonização das terras do Novo Mundo, estão corretas as afirmativas, À EXCEÇÃO DE:
(A) A catequese das populações nativas, fundamentada no princípio da tolerância religiosa, viabilizou o enraizamento dos valores cristãos.
(B) A ocorrência de guerras e a propagação de epidemias contribuíram de modo significativo para a drástica redução demográfica das populações nativas.
(C) Entre as imagens que os europeus construíram acerca do Novo Mundo, destacavam-se as visões que ressaltavam a pureza dos povos nativos e a fertilidade da terra.
(D) O estabelecimento de alianças bélicas, favorecidas pelas rivalidades entre os povos nativos, contribuiu para a conquista européia.
(E) Os conquistadores europeus valeram-se de práticas de escambo e formas de trabalho compulsório, já existentes entre os povos nativos da América, para consolidarem novas relações de dominação.

Resposta
(A) A catequese das populações nativas, fundamentada no princípio da tolerância religiosa, viabilizou o enraizamento dos valores cristãos.
A catequese das populações nativas do continente americano não foi fundamentada no princípio da tolerância religiosa. Os missionários que se incumbiram dessa tarefa leram as diferenças entre as culturas indígenas e os valores europeus como sinais de uma inferioridade, promovendo assim a cristianização dos povos nativos sob uma perspectiva etnocêntrica. As assertivas B, C, D e E estão corretas.

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No decorrer da segunda metade do século XVIII, em nome do princípio da liberdade, ocorreram, tanto em sociedades européias quanto americanas, variados movimentos políticos. Entre eles podemos identificar:
I - As lutas de independência das Treze Colônias inglesas, defensoras do estabelecimento da autonomia política e da extinção do escravismo.
II - As rebeliões de colonos do Brasil, direcionadas não só para a efetivação da independência como também para a eliminação dos preconceitos de raça e de cor.
III - As ações de revolucionários franceses, promotoras, entre outros aspectos, da defesa da liberdade de expressão e de organização.
IV - Os protestos de grupos indígenas no Vice-Reino do Peru, viabilizadores da implantação da liberdade religiosa e da extinção dos impostos cobrados pela Igreja Católica.
V - As revoltas escravas no Haiti, caracterizadoras de uma ação revolucionária voltada, simultaneamente, para a conquista da independência política e da igualdade social.
Estão corretas as afirmativas:
(A) I e III.
(B) I e IV.
(C) II e IV.
(D) II e V.
(E) III e V.

Resposta
(E) III e V.
A afirmativa I está errada pois as lutas de independência das Treze Colônias inglesas não promoveram a extinção do escravismo. A afirmativa II está errada pois as rebeliões dos colonos do Brasil, à exceção da Conjuração Baiana, não promoveram a eliminação dos preconceitos de raça e cor. A afirmativa IV está errada pois os grupos indígenas no Vice-Reino do Peru, não implantaram a liberdade de crença religiosa nem extinguiram os impostos cobrados pela Igreja Católica. As únicas afirmativas corretas são a III e a V.

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23
As alternativas abaixo apresentam exemplos de permanências ou continuidades na formação social brasileira, ao longo da primeira metade do século XIX, À EXCEÇÃO DE:
(A) a família patriarcal extensa.
(B) o trabalho escravo negro.
(C) o exclusivo comercial.
(D) a economia de base agrícola.
(E) o regime de padroado.

Resposta
(C) o exclusivo comercial.
Com a Abertura dos Portos, em 1808, pelo príncipe regente D. João, pôs-se fim a mais de 300 anos de proibição ao comércio do Brasil apenas com mercadores reconhecidos pela Coroa portuguesa. A partir de então, o comércio com o estrangeiro não mais se sujeitou à interdição necessária dos comerciantes reinóis.

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Desde a Independência do Brasil, em 1822, assistiu-se à eclosão de diversos movimentos sociais por meio dos quais os segmentos populares expressaram sua insatisfação em face de uma ordem social excludente e hierarquizadora.
Assinale a opção que apresenta movimentos que exemplificam o enunciado acima.
(A) Revolta da Armada / Ligas camponesas
(B) Cabanagem / Movimento dos Sem Terra
(C) Farroupilha / A guerrilha no Araguaia
(D) Sabinada / Revolução Constitucionalista (1932)
(E) Revolta dos Malês / Revolução de 1930

Resposta
(B) Cabanagem / Movimento dos Sem Terra
JUSTIFICATIVA:
a)-A Revolta da Armada foi um movimento encabeçado pelos oficiais generais da marinha, no qual os marinheiros não tiveram um papel de sujeitos atuantes, e que expressava insatisfações políticas e institucionais daqueles.
c) - A Farroupilha foi um movimento liderado pelos estancieiros e charqueadores gaúchos - isto é, a elite do Rio Grande do Sul - contra a política tributária do governo imperial em relação ao charque e contra o centralismo governamental. A Guerrilha do Araguaia, ainda que tenha contado com a adesão de trabalhadores rurais da região, foi um movimento liderado por guerrilheiros de esquerda que pretendiam implementar as teses defendidas por Régis Debray.
d) - A Revolução Constitucionalista foi um movimento que expressou a decepção de diversos segmentos da sociedade paulista, principalmente das elites políticas, em face da perda de sua hegemonia política e da demora por parte do Governo Provisório em convocar uma Assembléia Constituinte.
e)- A Revolução de 1930 foi um movimento arquitetado pelas oligarquias dissidentes, descontentes com a proeminência dos interesses paulistas na política nacional, com o apoio de parte dos tenentes.

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A intolerância racial, cultural e religiosa foi a base de discursos e ações de partidos, movimentos e governos, ao longo do século XX. São exemplos dessas práticas de intolerância, À EXCEÇÃO DE:
(A) As leis anti-semitas em vigor na Alemanha durante o período nazista.
(B) A censura à imprensa e aos meios de comunicação exercida pelo governo do Irã, a partir da Revolução Islâmica de 1979.
(C) Os princípios defendidos por Gandhi contra a dominação dos brancos na Índia dos anos de 1940.
(D) A política do Apartheid na África do Sul, até o início dos anos 1990.
(E) Os expurgos dos "reformistas" realizados pelos jovens militantes da Guarda Vermelha durante a Revolução Cultural chinesa entre 1966 e 1976.

Resposta
(C) Os princípios defendidos por Gandhi contra a dominação dos brancos na Índia dos anos de 1940. JUSTIFICATIVA:
A luta de Mahatma Gandhi na Índia foi pela independência, isto é, contra as autoridades coloniais britânicas. Diferentemente, todas as demais alternativas expressam manifestações de intolerância racial, cultural e religiosa.

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26
Ao longo de todo o século XIX, a tensão entre forças descentralizadoras e centralizadoras caracterizou as relações políticas em boa parte das regiões latino-americanas recém libertadas do jugo colonial. Sobre essas relações, é correto afirmar que:
(A) o aumento das disputas regionais intensificou o caudilhismo e favoreceu a solução federalista na maioria das antigas possessões espanholas e portuguesas na América.
(B) à intensificação das disputas entre os caudilhos pelo controle na região do Prata, sucedeu a consolidação do domínio dos unitários, favoráveis à centralização política e alfandegária em torno da cidade de Buenos Aires.
(C) a diminuição generalizada do comércio e da indústria nas regiões da América Central e Caribe decorreu das guerras fratricidas promovidas pelos republicanos ingleses.
(D) a crise sem precedentes que atingiu o federalismo republicano nos países andinos esteve relacionada ao surgimento aí de monarquias constitucionais e governos ditatoriais.
(E) nas regiões de colonização ibérica, ocorreu a intensificação dos conflitos entre republicanos e democratas, cabendo aos primeiros a defesa de um maior controle por parte do Governo federal em detrimento da autonomia dos Estados.

Resposta
(B) à intensificação das disputas entre os caudilhos pelo controle na região do Prata, sucedeu a consolidação do domínio dos unitários, favoráveis à centralização política e alfandegária em torno da cidade de Buenos Aires.
          Se a solução federalista não prevaleceu nem na América de colonização espanhola, onde predominaram as tentativas de centralização após a independência, o que dizer da América de colonização portuguesa, onde a solução da monarquia constitucional vingou por um bom tempo.
          Não há guerras fratricidas promovidas por republicanos ingleses no Caribe e na América Central. Além do que, a ação da monarquia britânica à época da independência seria mais voltada para a promoção do comércio com as áreas recém libertadas do jugo colonial ibérico, do que para o seu contrário.
          Nunca houve no período tratado um federalismo republicano que pudesse vir a entrar numa crise sem precedentes, muito menos em função da existência de monarquias constitucionais na região andina.
          Por fim, não há oposição entre republicanos e democratas nas regiões libertadas da colonização ibérica. Tal disputa, bem como a identificação dos respectivos grupos contendores, respectivamente, a interesses centralizadores e descentralizadores marcaram a vida política da República norte-americana, não das nossas.
          A única resposta correta é a B.

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27
Quais afirmativas abaixo apresentam de modo correto as transformações que caracterizam o século XX, lhe conferindo especificidade e o distinguindo dos tempos que o antecederam?
I - O progressivo acesso das camadas populares ao ensino básico público e gratuito contribuiu para pôr fim ao monopólio do saber escolar por parte das elites.
II - A rápida propagação do esporte em fenômeno de massas, capaz de atrair multidões e de mobilizar fortunas gigantescas e paixões coletivas, despertou a atenção e o interesse tanto de poderosos setores econômicos quanto de governos.
III - O vertiginoso crescimento das cidades em todo o mundo - as quais hoje comportam mais de metade da população humana - tem concorrido para a alteração de costumes e para a dissolução de redes de solidariedade.
IV - A cada vez mais significativa inserção das mulheres no mercado formal de trabalho, principalmente no Mundo Ocidental, vem influindo, em várias sociedades, para a redefinição de seu papel social e familiar.
Estão corretas as afirmativas:
(A) I e III.
(B) II e III.
(C) III e IV.
(D) I, II e IV.
(E) todas.

Resposta
(E) todas.
Todas as afirmativas acima apresentam características marcantes do século XX: deu-se uma maior inserção das mulheres no mercado formal de trabalho, levando-as a atuar cada vez mais na vida pública e a uma crescente mobilidade social; o cosmopolitismo decorrente da urbanização acelerada acompanhado de um significativo crescimento populacional tem sido de fato responsável pela dissolução de costumes e laços de solidariedade locais; o avanço do esporte organizado como fenômeno de massas permitiu associar disputas olímpicas internacionais ao despertar paixões coletivas, contribuindo para fortalecer o nacionalismo em diferentes países competidores; e, finalmente, o maior acesso ao ensino básico pelas camadas populares contribuiu para uma significativa diminuição do monopólio das elites sobre o saber escolar.

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28
São exemplos de práticas centralizadoras e intervencionistas do Estado brasileiro ao longo do século XX:
I - A criação de associações e sindicatos de trabalhadores urbanos, no início do século.
II - A atuação do Departamento de Imprensa e Propaganda na regulamentação dos meios de comunicação, durante o Estado Novo.
III - O crescimento da indústria do entretenimento, nos anos cinqüenta, através da expansão do rádio, da criação da televisão e da popularização do cinema.
IV - A política econômica de concessão de subsídios às exportações agrícolas como estratégia de sustentação do "Milagre Brasileiro", no início dos anos 70.
Está(ão) correta(s):
(A) apenas a afirmativa I.
(B) as afirmativas I e III.
(C) as afirmativas II e IV.
(D) as afirmativas II, III e IV.
(E) todas as afirmativas.

Resposta
(C) as afirmativas II e IV.
           A atuação do DIP e a política de concessão de subsídios, mencionadas nas afirmativas II e IV, foram nitidamente políticas de intervenção do governo central.
           Já a criação de sindicatos no início do século e o crescimento da indústria de entretenimento, mencionadas nas afirmativas I e III, deveram-se fundamentalmente a iniciativas de grupos particulares.

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29
Sabendo-se que os regimes liberais-democráticos se caracterizam pela ocorrência de eleições, sufrágio universal, existência de partidos políticos, liberdade de expressão e de organização, independência e harmonia entre os poderes constituídos, é um exemplo correto de democracia liberal:
(A) a Inglaterra após a Revolução Gloriosa de 1688/1689.
(B) os Estados Unidos da América nos governos Kennedy /Johnson (1961-1969).
(C) o Brasil durante o período imperial (1822-1889).
(D) o Paraguai durante o governo de Alfredo Stroessner (1960-1989).
(E) a União Soviética durante o Governo de Josef Stálin (1922-1953).

Resposta
(B) os Estados Unidos da América nos governos Kennedy /Johnson (1961-1969).
           Na Inglaterra após a Revolução Gloriosa instaurou-se uma monarquia parlamentar, sendo o voto censitário.            No Brasil imperial vigorou uma monarquia unitarista, havendo quatro poderes de estado, com destaque para o Poder Moderador.
           O governo de Alfredo Stroessner caracterizou-se pela existência de uma ordem política ditatorial
           O governo de Stálin na URSS correspondeu a um regime totalitário.

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30
Dentre as mudanças técnico-científicas que geraram profundos impactos na vida cotidiana dos homens e mulheres no transcorrer dos últimos seis séculos, podemos citar:
I - O surgimento da imprensa no século XV que contribuiu para uma progressiva difusão de idéias e informações entre parcelas crescentes da população européia, nos séculos seguintes, como, por exemplo, o que ocorreu na França, especialmente em Paris, nos tempos da Revolução.
II - A difusão de máquinas agrícolas automotoras, a partir do século XVII, que contribuiu para o significativo crescimento da produção agrícola na Europa Ocidental e Mediterrânea e para o fortalecimento sócio-econômico dos pequenos produtores rurais.
III - A invenção do trem a vapor e a expansão de seu uso como meio de transporte, a partir da primeira metade do século XIX, que alteraram radicalmente a vida cotidiana daqueles que, mesmo permanecendo no campo, assistiram à sua chegada.
IV - A expansão do conhecimento e da tecnologia que possibilitou a invenção e o alastramento da produção de bombas atômicas, a partir de meados do século XX, influenciou largamente as expectativas quanto à segurança e ao futuro de parte considerável da humanidade.
Está(ão)correta(s):
(A) apenas a afirmativa III.
(B) as afirmativas I e III.
(C) as afirmativas II e IV.
(D) as afirmativas I, III e IV.
(E) todas as afirmativas.

Resposta
(D) as afirmativas I, III e IV.
           A introdução das primeiras máquinas agrícolas automotoras - movidas a vapor - se verificou:
- na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII;
- em regiões da Europa Ocidental, a partir do século seguinte;
- na Europa Mediterrânea, de forma mais significativa, apenas em nosso século.
          Certamente, seu emprego em larga escala contribui para o crescimento da produção agrícola. Contudo, não se pode estabelecer correlação necessária entre a sua introdução e o fortalecimento dos pequenos produtores rurais; no caso inglês, por exemplo, estes vinham diminuindo em número e em importância desde os Tempos Modernos.

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