Comentários da Prova Objetiva de Inglês

 

1

O candidato deverá perceber, através do contexto, que a palavra 'depletion' significa, no texto, 'impoverishment', ou seja, empobrecimento, estando ligada à noção de que poços e fontes ('wells and springs') de água poderão esvair-se no futuro. Esta palavra, no texto, não tem o sentido de 'increase'(aumento), 'development' (desenvolvimento), 'preservation' (preservação), 'exploitation' (exploração).


2

Para acertar esta questão de referência, o candidato deverá perceber que 'its' refere-se a 'water', no sintagma 'competition for water', ou seja, o custo da água.


3

O candidato deverá identificar possíveis conseqüências da escassez de água apontadas nos parágrafos 1 e 2, entre elas a guerra de preços para água, a necessidade de novas estratégias agrárias a serem implementadas por fazendeiros, e o aumento no preço da comida. A poluição e o uso excessivo da água são apontados, no parágrafo 1, como causas da escassez de água. O candidato deverá, portanto, fazer as escolhas II, IV e V.


4

Para acertar esta questão o candidato deverá identificar como verdadeira a afirmativa (c) de que a agricultura é responsável por mais de 70% do uso total de água, ou seja, entre 70 a 80 por cento ('70 to 80 percent of all use'), idéia presente na linha 8-9. O candidato deverá identificar como falsas as alternativas (a) e (b), já que o texto afirma que a agricultura requer mais água do que qualquer outra atividade, e que mais de um terço da produção agrícola vem de terras irrigadas. São também falsas as alternativas (d) e (e) porque são expressas como certezas, representadas pelo auxiliar 'will' e o advérbio 'certainly', enquanto no texto as idéias que contêm são apresentadas apenas como possibilidades, representadas por um auxiliar modal ('can make food more expensive') e uma forma condicional ('if farmers are forced').


5

O candidato deverá ser capaz de associar as expressões conectivas com o significado sugerido, verificando que apenas o par 'as' - 'cause' não apresenta correspondência adequada, já que o conectivo não estabelece, no texto, uma relação de causalidade entre idéias, mas sim uma relação temporal de simultaneidade. Os demais conectivos ajudam a estabelecer a relação lógica sugerida pelos significados sugeridos.


6

Para acertar esta questão de referência, o candidato deverá perceber que a expressão 'as we do so' refere-se à oração 'using it efficiently'.


7

Para acertar esta questão, o candidato deverá identificar a alternativa que se refere ao texto como um todo refletindo a sua idéia principal que gira em torno de três componentes básicos: não desperdiçar água, manter a água limpa e usar a água de forma apropriada. Estes componentes estão presentes apenas na alternativa (a). As demais alternativas expressam idéias contidas no texto, mas são apenas parciais, não refletindo sua idéia principal.


8

O candidato deverá inferir que a expressão que melhor representa a atitude do autor é 'concerned', já que ele mostra-se preocupado com a questão da água e discute os problemas relacionados a ela. O autor não se mostra nostálgico, irado, surpreso ou acusativo em relação às idéias que apresenta.


9

Para acertar esta questão, o candidato deverá conhecer o significado de diversas expressões temporais em inglês, e identificá-las nas sentenças do texto, independentemente de sua posição na sentença. As expressões 'once'(no passado), 'still' (ainda), 'in the past' (no passado) e 'in the long run' (a longo prazo) referem-se ao tempo presente, passado ou futuro. A frase 'with more than a third of the world' não contém nenhuma expressão temporal.


10

A inferência que se pode fazer a partir da última sentença do parágrafo 3 é que uma possível continuação para o texto deveria retomar as idéias aí propostas, ou seja, o uso eficiente da água e a manutenção de sua pureza. Estas duas idéias estão contidas na opção (a) que propõe uma descrição dos possíveis passos no sentido de controlar o uso da água e a poluição. Ao escolher esta alternativa, o candidato mostrará que é capaz de estabelecer encadeamento de idéias e de desenvolver um texto com coerência.