DATAS IMPORTANTES:

05 OUT ÚLTIMO dia das INSCRIÇÕES
PRORROGADAS no site
18 OUT De 18/10 a 20/10/2020
Testes de simulação das
provas on-line

25 OUT PRIMEIRO DIA
DE PROVAS
01 NOV SEGUNDO DIA
DE PROVAS

INFORMAÇÕES GERAIS

Formas de ingresso:

O ingresso nos cursos de graduação da PUC-Rio, no primeiro semestre do ano letivo de 2021, poderá ser feito por até três modalidades:
a) classificação nas provas do Vestibular 2021, que serão realizadas on-line;
b) aproveitamento do resultado do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado em um dos anos entre 2015 e 2019;
c) aproveitamento do resultado do candidato em um dos Exames Internacionais – Abitur, Bac (Baccalauréat Général) ou IB Diploma (International Baccalaureate Diploma Programme).

O candidato deverá se inscrever no Concurso Vestibular PUC-Rio 2021 e indicar, no Requerimento de Inscrição, as modalidades de ingresso que deseja utilizar para concorrer simultaneamente a uma vaga em um único curso. O valor da taxa de inscrição é de R$180,00 (cento e oitenta reais).
Se o candidato optar por concorrer pelas três modalidades de ingresso, em cada convocação será considerado o seu melhor resultado. Se for eliminado em uma das modalidades, continuará a concorrer às vagas reservadas para as outras vias de ingresso.
As vagas reservadas para uma das modalidades de ingresso poderão ser repassadas para os candidatos habilitados pelas outras vias de ingresso, se não forem preenchidas após a convocação de todos os candidatos aprovados.
| Clique aqui para se inscrever |
DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO
O candidato que, no ato da matrícula, ainda não possuir a declaração de conclusão do Ensino Médio Regular ou Supletivo, deverá enviar posteriormente essa declaração para a Diretoria de Admissão e Registro (DAR) pelo e-mail dar@puc-rio.br até o dia 03 de fevereiro de 2021 para a efetivação de sua matrícula. A não apresentação desses documentos até o final do prazo estabelecido implicará o cancelamento da matrícula do aluno na PUC-Rio.
BOLSAS
Conheça os tipos de bolsas concedidas para os candidatos do Concurso Vestibular 2021.



Provas on-line: instruções e recomendações

Devido à pandemia de COVID-19, as provas do Vestibular 2021 serão realizadas on-line.

O candidato com necessidade de auxílio de Ledor, de Transcritor, de Ledor e Transcritor ou de Tradutor-Intérprete de Libras realizará as provas presencialmente. A PUC-Rio tomará todas as medidas obrigatórias de prevenção ao COVID-19. Nos dias das provas, o candidato ou seu responsável legal deverá assinar um termo de responsabilidade para a realização presencial da prova e usar máscara e álcool gel durante todo o período de permanência na PUC-Rio.

O vestibular on-line tem normas de segurança digital. Para evitar fraudes, o monitoramento será baseado em Inteligência Artificial. Fiscais farão o acompanhamento remoto durante a realização de todas as provas. O candidato deverá estar ciente de que autoriza a gravação e o armazenamento de suas imagens para monitoramento durante as provas, bem como a posterior verificação pela PUC-Rio, a fim de garantir a legitimidade do processo. O candidato também deverá ter em mente que qualquer violação às regras estabelecidas no Edital poderá causar sua eliminação via provas do vestibular.

O candidato deverá certificar-se quanto às especificações de hardware, software e equipamentos de forma antecipada. As seguintes condições são necessárias:
• ser administrador da máquina, em função da necessidade de instalação de software específico;
• utilizar sistemas operacionais Windows 7 ou superiores, MacOS 10.10 ou superiores;
• utilizar browsers e versões mínimas suportadas (em ambos os sistemas operacionais): Google Chrome versão 63 ou superior e Firefox 52 ou superior;
• possuir conexão de Internet: 1 Mbps ou superior;
• como recomendação, contar com, ao menos, 500MB de RAM livres para execução da aplicação;
• utilizar teclado português (Brasil ABNT ou ABNT 2);
• possuir Webcam e microfone.

O candidato deverá realizar um teste para conhecer e verificar a compatibilidade do sistema e confirmar que possui as condições técnicas necessárias para a realização das provas do Vestibular online. O teste ficará disponível no período de 18 a 20 de outubro de 2020.

O candidato terá a responsabilidade de garantir a conexão com a Internet e aceitar as instruções para a realização das provas.

A PUC-Rio não se responsabilizará por situações de ordem técnica dos computadores, por falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação, bem como por quaisquer outros fatores que impossibilitem a realização das provas on-line.

Na eventualidade de falha de energia ou de conexão com a Internet, o candidato deverá reiniciar imediatamente a máquina ou rotear a internet com o celular e continuar as provas a partir da questão em que parou. Essas possíveis desconexões serão monitoradas e analisadas para a avaliação da legitimidade da ocorrência.

O candidato poderá tomar alguns cuidados como: utilizar um notebook completamente carregado e possuir uma bateria extra para o caso de queda de energia; conseguir um computador extra para o caso de falha no computador principal; verificar a estabilidade/qualidade de sua operadora de Internet; conferir a suficiência de seu plano de dados para os dias das provas; ter disponível algum aparelho móvel (4G) para rotear a Internet, caso haja algum problema com o provedor de Internet que estiver utilizando.

A PUC-Rio utilizará o e-mail cadastrado pelo candidato no ato da inscrição para divulgar as informações necessárias para a realização do Vestibular.



Identificação e segurança:

Nos dias de provas, o candidato deverá estar conectado on-line, no horário estabelecido no § 6º do Art.12 do Edital de 2021, tendo com ele Documento de Identidade ou Registro Nacional Migratório (RNM), original e com foto recente, e o Cartão de Confirmação de Inscrição. Não serão aceitos documentos ou cópias de documentos que dificultem a identificação do candidato.

No início de cada prova, o candidato deverá tirar uma foto sua e do seu documento oficial de identidade com foto, conforme orientado pelo sistema. O seu rosto deverá aparecer com clareza na câmera. O candidato não poderá acessar as provas usando fone de ouvido ou qualquer item de vestuário que prejudique o reconhecimento facial. No momento da matrícula na PUC-Rio, será feita a comparação dessas fotos com os documentos apresentados pelos candidatos aprovados e convocados à matrícula.

O candidato deverá manter seu rosto bem visível pela Webcam de seu computador durante as provas. A não visualização do rosto do candidato, em qualquer momento das provas, poderá desclassificar o candidato via provas do vestibular.

A duração de cada prova será controlada por um cronômetro virtual, que encerrará a aplicação quando o tempo-limite, estabelecido no § 6º do Art.12 do Edital de 2021, for atingido. A duração da prova será computada individualmente para cada candidato, a partir do momento em que ele for autorizado a iniciar a prova.

O candidato só poderá se retirar do ambiente das provas após o término de cada prova.



Datas das provas por grupos de cursos

Os candidatos farão as provas nos dias e horários indicados nos quadros seguintes e deverão acessar a plataforma de provas para realizar seu login e receber a autorização de acesso ao sistema.
Cada prova terá a duração individual estabelecida no edital e o tempo para a sua realização será contado a partir do momento da autorização de acesso à prova.
Para a inscrição e a realização das provas do Concurso Vestibular da PUC-Rio, os cursos da Universidade estão divididos em cinco grupos.
» Grupo 1 - Ciclo Básico do Centro Técnico Científico (CTC) - Engenharia; Física; Matemática e Química; Ciência da Computação.
» Grupo 2 - Arquitetura e Urbanismo; Artes Cênicas; Ciências Sociais; Comunicação Social – Estudos de Mídia; Comunicação Social – Jornalismo; Design – Comunicação Visual; Design – Mídia Digital; Design – Moda; Design – Projeto de Produto; Direito; Filosofia; Geografia; História; Letras; Neurociências; Pedagogia; Psicologia; Relações Internacionais; Serviço Social e Teologia.
» Grupo 3 - Ciências Econômicas.
» Grupo 4
- Administração.
» Grupo 5 - Ciências Biológicas.

→ 25 de outubro de 2020, duração individual da prova de 2 (duas) horas;
o candidato deverá acessar a plataforma de provas on-line entre 9h e 9h30min

  GRUPO 2
Prova Parte Discursiva Redação
Parte Objetiva Linguagens - Português e Literatura Brasileira e Língua Estrangeira

→ 25 de outubro de 2020, duração individual da prova de 2 (duas) horas;
o candidato deverá acessar a plataforma de provas on-line entre 14h e 14h30min

  GRUPOS 1, 3, 4 e 5
Prova Parte Discursiva  Redação
Parte Objetiva  Linguagens - Português e Literatura Brasileira e Língua Estrangeira

→ 01 de novembro de 2020, duração individual da prova de 1h30min (1 hora e 30 minutos);
o candidato deverá acessar a plataforma de provas online entre 9h e 9h30min

  TODOS OS GRUPOS
Prova Objetiva  Matemática

→ 01 de novembro de 2020, duração individual da prova de 2 (duas) horas;
o candidato deverá acessar a plataforma de provas online entre 14h e 14h30min

  TODOS OS GRUPOS
Prova Objetiva Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química
Ciências Humanas: Geografia e História


PROVAS ESPECÍFICAS ELIMINATÓRIAS
→ 27 de outubro de 2020, das 9h às 11h

  TEOLOGIA
Prova Discursiva Memorial (Teologia)

→ 30 de outubro de 2020, a partir das 9h

  TEOLOGIA
Entrevista Entrevista no Departamento de Teologia



Bolsas:

Conheça os tipos de bolsas concedidas para os candidatos do Concurso Vestibular 2021.



ATENÇÃO AO EDITAL :

Para não ser surpreendido durante todas as fases do Concurso Vestibular PUC-Rio 2021, recomenda-se, enfaticamente, que o candidato leia integralmente o Edital.



Novidades da PUC-Rio

PUC-Rio, Rankings

THE World University Rankings 2021: PUC-Rio reafirma liderança no Estado do Rio de Janeiro e é líder latinoamericana em ‘Parceria Universidade-Indústria

No Brasil, mantém a terceira colocação geral e a primeira em ‘Internacionalização’ e ‘Parceria Universidade-Indústria’

PUC-Rio, Rankings

PUC-Rio está entre as TOP 10 na América Latina, segundo o Times Higher Education Latin American University Rankings 2020

Universidade ocupa, pelo terceiro ano consecutivo, liderança geral no Estado do Rio de Janeiro, e permanece líder brasileira em Internacionalização e em Parceria com a Indústria

PUC-Rio, Rankings

‘Desenvolvimento da Indústria, de Inovação e de Infraestrutura’ coloca PUC-Rio, mais uma vez, na liderança latino-americana do THE University Impact Rankings 2020

Universidades foram avaliadas em relação aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU

PUC-Rio, Rankings

PUC-Rio é terceira universidade brasileira e primeira do Rio de Janeiro no THE World University Rankings 2020

Também é líder latinoamericana em ‘Parceria Universidade-Indústria’ e reafirma primeiro lugar do País em ‘Internacionalização’

PUC-Rio, Rankings

PUC-Rio é terceira do Brasil no Times Higher Education Latin American University Rankings 2019, e está entre as TOP 5 na América Latina

Universidade ocupa, pelo segundo ano consecutivo, a liderança geral no Estado do Rio de Janeiro, e se mantém líder brasileira em Internacionalização e em Parceria com a Indústria

Vestibular 2019 de Inverno

PUC-Rio é 26ª do mundo e líder latino-americana em ‘Desenvolvimento da Indústria, de Inovação e de Infraestrutura’, de acordo com o britânico THE University Impact Rankings 2019

Indicador focaliza papel das universidades na pesquisa em parceria com a indústria e desempenho em empreendedorismo e inovação

PUC-Rio, Rankings

PUC-Rio conquista primeiro lugar entre universidades privadas de todo o país, nas áreas de Ciências Sociais e Humanas, Ciências Exatas e Informática, e Engenharia e Produção

Categoria Melhores por Área de Conhecimento, do Prêmio Melhores Universidades – Guia do Estudante, teve resultados divulgados na tarde do dia 5 de dezembro

Vestibular 2019 de Inverno

PUC-Rio é a melhor universidade do Estado do Rio de Janeiro em Ciência da Computação e em Ciência & Tecnologia no THE World University Rankings by Subjects 2019

Universidade é também a líder brasileira em ‘Parceria com a Indústria’, nas duas áreas do conhecimento

Vestibular 2019 de Inverno

PUC-Rio tem vinte cursos cinco estrelas em avaliação do Guia do Estudante 2019

Equipe avaliadora é formada por professores, coordenadores de cursos e profissionais do mercado

Vestibular 2019 de Inverno

No jeitinho

Projeto de alunos de Artes e Design para embalar cachorro-quente e hambúrguer leva ouro na categoria Estudantes do Prêmio ABRE

Vestibular 2019 de Inverno

PUC-Rio é terceira melhor do País nas áreas de Ciências Sociais e Economia & Negócios e líder brasileira em Internacionalização e Parceira com a Indústria

No Rio de Janeiro, figura como a melhor universidade em Ciências Sociais e ocupa o segundo lugar em Economia & Negócios

Vestibular 2019 de Inverno

PUC-Rio é a líder brasileira do Times Higher Education Latin American University Rankings 2018 em Internacionalização e em Parceria de Pesquisa com a Indústria

Entre as TOP 10 da América Latina, a universidade ocupa a 4ª posição nacional e a liderança no Estado do Rio de Janeiro

Contato Vestibular PUC-Rio

Para dúvidas e sugestões, entre em contato!
|ATENDIMENTO-VESTIBULAR|

Facebook Curta nossa página no Facebook!

Instagram Curta nosso Instagram!