 |
Auto Retrato , 1954
conté e carvão sobre papel, 30 x 45 cm
Coleção Hecilda e Sergio Sahione Fadel.
Rio de Janeiro |
O Solar Grandjean de Montigny - Centro Cultural da PUC-Rio, apresenta a exposição e lançamento do catálogo sobre a "Vida e a Obra de Oswaldo Goeldi", desenhista e ilustrador de livros.
Exposição organizado pelo Curso de Especialização em História da Arte no Brasil se insere nas comemorações dos 40 anos da PUC-Rio é um desdobramento efetivo dos trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do curso, constando de um conjunto significativo de gravuras, matrizes,desenhos e ilustrações para jornais e livros,além de uma parte dedicada a documentos sobre a vida de Goeldi.
Oswaldo Goeldi nasceu no Rio de Janeiro em 1895. Aos seis anos de idade vai para a Suiça Alemã onde permanece até 1919, fato de fundamental importância para sua formação artística.
Chega ao Brasil já vinculado ao moderno movimento Expressionista, uma das correntes Renovadoras da Arte surgidas na Europa em crise.
O acadêmico ambiente cultural brasileiro foi pouco receptivo ao artista, que além disso, utilizava uma técnica pouco valorizada e conhecida - a xilogravura. Trabalhou a madeira com vigor e de modo muito pessoal. Seus instrumentos eram muitas vezes improvisados por ele mesmo e as imagens eram feitas à mão.
De sua obra,comentou Mário Pedrosa em 1952:
"Ainda da geração que veio e se firmou na década de 30, temos o veterano dos gravadores, modernos brasileiros Oswaldo Goeldi. Este é um dos grandes momentos da arte brasileira. Em preto e branco ele alcança uma profundidade que os pintores nem sempre alcançam, apesar da palheta carregada de cores. É a sua imagem do Brasil novo, um espaço mais amplo e sugestivo dentro do qual os homens são homens e não mais tipos,simplesmente!" |