Exercícios em
Empatia: Respiração
Mostra “Respiração”, em cartaz no Solar Grandjean de Montigny a partir de 27 de agosto, abre programação que reunirá universidades católicas de sete países em torno ao pensamento da empatia
PUC-Rio será a primeira das universidades a abrir a programação da ART CUT’26 – Trienal de Arte das Universidades Católicas , uma exposição internacional que reúne universidades católicas de diferentes países em torno da arte como lugar de pensamento, diálogo e construção de uma sociedade mais humana e empática. A exposição “Respiração”, instalada no Museu Universitário Solar Grandjean de Montigny, no campus da Universidade, será inaugurada em 27 de agosto e ficará em cartaz até 15 de novembro. A Trienal seguirá, entre setembro e dezembro, pelo Chile, Colômbia, Estados Unidos, Itália, Portugal e Angola. O encerramento prevê uma exposição coletiva em Veneza, um dos lugares mundiais mais decisivos para a representação das artes visuais. O evento da Puc-Rio é gratuito e aberto ao público.Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J.
| • | Idealização: Dicastério para a Cultura e Educação da Santa Sé e pelo cardeal José Tolentino de Mendonça |
| • | Tema: Exercício de Emapatia: Respiração |
| • | Data: de 27 de agosto até 15 de novembro |
| • | Local: PUC-Rio - Solar Grandjean de Montigny |
| • | Curadoria: Nuno Crespo | Luiz Camillo Osorio | Carlos Eduardo Felix |
| Download do Press Release | |
| Ficha técnica | |
Artistas
O percurso expositivo foi organizado em três núcleos interligados — Suspirar, Respirar e Conspirar — que ocupam diferentes espaços do Solar Grandjean de Montigny e conduzem o visitante por distintas experiências de percepção e reflexão. A proposta parte da ideia de que respirar também significa criar espaços de escuta, de contemplação e de comunidade, fundamentais para reconstruir os vínculos humanos em tempos de polarização, fragmentação e isolamento.
Entre os destaques estão uma obra inédita de artista João Modé criada especialmente para ocupar o subsolo histórico do Solar; o vídeo In-Out (Antropofagia), de Anna Maria Maiolino, considerado um marco da videoarte brasileira; a instalação audiovisual The White Album, do norte-americano Arthur Jafa, referência internacional nas discussões sobre raça e representação; trabalhos de Antonio Manuel produzidos durante a pandemia; a instalação fílmica Black Corporeal (Between This Air), de Julianknxx, que transforma a respiração em metáfora de pertencimento e liberdade; além de obras de Brígida Baltar e da dupla Carminho e João Pimenta Gomes, criada especialmente para a Trienal.
Anna Maria Maiolino é uma das principais artistas contemporâneas brasileiras, reconhecida por investigar corpo, linguagem e política em diferentes suportes. Em 2024, recebeu o Leão de Ouro pelo conjunto da obra na Bienal de Veneza.
Obra: Vídeo emblemático da videoarte brasileira que utiliza a boca como metáfora da censura, da linguagem e da resistência. Ao explorar os limites entre silêncio e expressão, reflete sobre liberdade e repressão.
Cineasta e artista norte-americano, Arthur Jafa é referência na investigação das experiências negras por meio da imagem em movimento. Sua obra articula cinema, arquivo e cultura visual para discutir raça e memória
Obra: Ensaio audiovisual que reúne imagens de diversas origens para revelar como a branquitude e o racismo se estruturam nas representações e relações de poder da sociedade contemporânea
Um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira, Antonio Manuel desenvolve, desde a ditadura militar, uma produção que relaciona arte, política e comunicação. É conhecido por suas intervenções críticas sobre jornais.
Obra: Série produzida durante a pandemia em que jornais são transformados por cortes e intervenções, criando novas leituras sobre isolamento, memória e resistência diante da crise sanitária.
Brígida Baltar foi uma das mais importantes artistas brasileiras de sua geração, conhecida por uma poética voltada à natureza, ao tempo e aos gestos mínimos. Sua obra valoriza a contemplação e a impermanência.
Obra: A artista recolhe gotas de orvalho em pequenos frascos, transformando um gesto delicado em reflexão sobre memória, efemeridade e a relação entre o ser humano e a natureza.
Artista português que explora os limites da fotografia através de processos analógicos e experimentais, investigando a relação entre imagem, luz, matéria e perceção
Obra: Nesta série de fotografias, a imagem é submetida a interferências e apagamentos que a deslocam da representação documental para um território entre presença e ausência, onde figura e abstração coexistem.
João Modé desenvolve uma produção marcada pelo diálogo entre arquitetura, natureza e participação do público, utilizando diferentes linguagens e intervenções no espaço.
Obra: Criada especialmente para a Trienal, a instalação ocupa o porão do Solar Grandjean de Montigny com argila, elementos naturais e projeções, estabelecendo um diálogo sensível com a arquitetura, o tempo e a memória do lugar.
Poeta, cineasta e artista interdisciplinar de Serra Leoa radicado em Londres, Julianknxx investiga memória, diáspora africana e identidade negra por meio de filmes, performances e instalações.
Obra: Instalação fílmica que transforma a respiração em símbolo de existência, cura e resistência, refletindo sobre racismo estrutural e afirmando os corpos negros como espaços de criação e pertencimento.
Museu Universitário
Solar Grandjean de Montigny
Para a ART CUT’26, o Solar se transforma em espaço de experiência e reflexão com a exposição Respiração, que percorre seus ambientes por meio dos núcleos Suspirar, Respirar e Conspirar. Um convite à contemplação, à escuta e à reconexão por meio da arte.
Site do Museu Explorar o site do Solar

Artista plástico e professor adjunto do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, é bacharel em Pintura, mestre e doutor em Linguagens Visuais pela UFRJ. Sua trajetória inclui participações em importantes bienais nacionais e internacionais, além de residências e projetos artísticos no Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, México e Chile. Foi contemplado com o Prêmio PIPA e com o Prêmio Radio Krakow, entre outras distinções. Coordena o LINDA – Laboratório Interdisciplinar em Natureza, Design e Arte e, atualmente, é diretor do Museu Universitário Solar Grandjean de Montigny da PUC-Rio.
Currículo Lattes
Ficha técnica
da exposição
DICASTÉRIO PARA A CULTURA E A EDUCAÇÃO
DICASTERY FOR CULTURE AND EDUCATION
Prefeito Prefect
Cardeal José Tolentino de Mendonça
Secretários
Dom Paul Tighe
Dom Carlo Maria Polvani
Contemporary Art Office
Cristiano Grisogoni
Chiara Adinolfi
Communications Office
Angélica Ferreira
ART CUT 26
Trienal de Arte das Universidades Católicas 2026Catholic Universities Art Triennale 2026
Comissário
Commissioner
Dicastério para a Cultura e a Educação
Curador-Chefe
Chief Curator
Nuno Crespo
Co-Curadores (Rio de Janeiro)
Co-Curators (Rio de Janeiro)
Luiz Camillo Osorio
Carlos Eduardo Félix da Costa (Cadu)
Assistente Curatorial
Curatorial Assistant
João Pedro Amorim
Secretária
Secretary
Maria Duarte Ferreira
Design Gráfico
Graphic Design
Atelier Pedro Falcão
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-Rio)
Reitor
Rector
Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J.
Vice-Reitor
Vice-Rector
Padre Miguel Martins de Oliveira Filho, S.J.
Presidente da Fundação Padre Leonel Franca
President, Padre Leonel Franca Foundation
Padre Roberto Barros Dias, S.J.
Museu Universitário Solar Grandjean de Montigny
Solar Grandjean de Montigny University Museum
Diretor Director Carlos Eduardo Félix da Costa
Coordenação de Produção
Production Coordinator
André Luís Gonçalves Pereira
Secretariado e Redes Sociais
Administration and Social Media
Carlos Augusto Scalzo
Assistência de Produção
Production Assistant
Júlio Cesar Alves Nobre
Comunicação Institucional PUC-Rio
PUC-Rio Institutional Communications
Coordenação Central de Comunicação Institucional
Head of Institutional Communications
Alexandre Carauta
Coordenação de Gestão e Experiência de Marca
Brand Management and Experience Coordinator
Manuela Quaresma
Site
RDC - Web Institucional
PRODUÇÃO TÉCNICA
TECHNICAL PRODUCTION
Coordenação de Produção
Production Coordinator
Jocelino Pessoa
Assistência de Produção
Production Assistant
Olegária Porto
Cenotecnia
Exhibition Construction
Detagek Cenografia
Iluminação
Lighting
Antonio Mendel – Espaço Luz
Montagem
Exhibition Installation
KBedim Montagem e Produção Cultural
Impressão Fine Art
Fine Art Printing
Thiago Barros Arte Lab
Molduras
Framing
Erivelto Rodrigues Neri
Seguro
Insurance
Howden Brasil
Sinalização
Signage
Ginga Design
PARTNERS
PARTNERSHIP