O Museu Universitário Solar Grandjean de Montigny sediará a exposição 32 dias: imagens da prisão. Serão apresentados imagens em movimento, fotografias, documentos originais e objetos pessoais do arquivo doméstico de Paulo Jabur, pertencentes ao período em que esteve encarcerado no Presídio Frei Caneca, quando registrou e participou, junto a um grupo de 14 presidiários, de 32 dias de greve de fome pela anistia “ampla, geral e irrestrita”.
A exposição tem como objetivo traçar um percurso investigativo sobre a história de imagens produzidas por câmeras que circulavam clandestinamente no presídio, no contexto de efervescência da luta contra a repressão do regime ditatorial, no ano de 1979. Em memória aos 60 anos do golpe da ditadura militar, apresentamos o contexto histórico da greve e o cotidiano de vidas na prisão, com destaque para a intimidade dos presos, visitas de familiares, artistas e políticos engajados na luta pela anistia.
Entre os acontecimentos registrados, destacam-se a assembleia que decide o início da greve; as visitas dos políticos Ulisses Guimarães e Lula, dos artistas Lucélia Santos, Hugo Carvana, Renata Sorrah, entre outros apoiadores da causa; e as de familiares, como a de Nelson Rodrigues que tinha seu filho entre os presidiários grevistas.
Outro momento chave da exposição é a exibição do filme Água, açúcar e sal, que não chegou a ser exibido publicamente na época e permaneceu desconhecido por aproximadamente 40 anos. Os registros produzidos pela câmera, que entra clandestinamente no presídio, saíam escondidos em objetos, como em abajures produzidos pelos presos, com imagens a serem publicadas na busca de apoio popular para a greve de fome e para a anistia.
A prática fotográfica de Jabur operava também como um escape artístico que, além das imagens de protesto, registrou a intimidade no cárcere, com instantes de peladas de futebol no pátio, banhos de sol com familiares e sua perspectiva do céu enquadrado entre grades.
O material exposto no Museu Universitário Solar Grandjean de Montigny foi reunido pelo grupo de pesquisa Contra Arquivo do departamento de Comunicação da PUC-Rio e organizado em parceria com o grupo de pesquisa independente Lacuna: práticas interdisciplinares de arquivo. A expografia é do grupo de estudos Hrzt do departamento de Arquitetura da PUC-Rio.
APRESENTAÇÃO CONTRA-ARQUIVO
O projeto “Práticas do Contra-Arquivo: mapeamento e análise de imagens da ditadura militar no Brasil” é dedicado à pesquisa sobre as histórias das imagens, as práticas do arquivo e do contra-arquivo. A proposta do grupo é mapear, investigar, recuperar e analisar imagens em movimento produzidas no período da ditadura no Brasil que provocam uma disruptura em relação aos discursos oficiais do período da ditadura militar. Coordenado pela professora do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Patrícia Machado, em 2023 foi contemplado pelo Programa Jovem Cientista FAPERJ 2023.
APRESENTAÇÃO LACUNA
Lacuna: grupo de pesquisa independente sobre práticas interdisciplinares com arquivos, integrado por Frederico Coelho, doutor em Literatura pela PUC-Rio, onde também integra o Núcleo de Estudos em Literatura e Música (Nelim) e é professor da Graduação do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade; por Alice Ribeiro (mestranda no Programa de Pós-Graduação em
Literatura, Cultura e Contemporaneidade - PPGLCC-, PUC-Rio), Elizama Almeida (doutoranda pela Universidade de Coimbra), Júlia Barandier (graduanda em Letras, PUC-Rio), Clara Pereira (mestranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade - PPGLCC-, PUC-Rio), Joana Passi (pós-doutoranda em Letras pela USP, doutora pelo PPGLCC, PUC-Rio), Milena Calassara (graduada em Letras, PUC-Rio), Patricia Lattavo (doutora pelo PPGLCC, PUC-Rio).
32 DIAS: IMAGENS DA PRISÃO
Imagens em movimento, fotografias, documentos e objetos pessoais de Paulo Jabur, produzidos em seu encarceramento no Presídio Frei Caneca em 1979, durante uma greve de fome pela anistia que durou 32 dias, organizados por pesquisadoras da PUC-Rio.