Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Lembranças de Sol, Sul e Rosa: uma expedição ao Pantanal

Exposições

A partir do dia 15 de setembro, estará aberta para o público a exposição dos trabalhos desenvolvidos por Joana Passi, durante seu doutoramento pelo Programa de Pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio.   

"Lembranças de Sol, Sul e Rosa: uma expedição ao Pantanal" é fruto de uma investigação sobre paisagem, memória e arquivo. O ponto de partida é uma história contada no âmbito familiar sobre a expedição que saiu do Rio de Janeiro rumo ao Mato Grosso do Sul, em 1947, liderada pelo geógrafo Hilgard Sternberg e pelo escritor João Guimarães Rosa. O grupo de viajantes tinha o propósito de gerar dados geográficos para a futura mudança da capital federal e a viagem se desdobrou em registros afetivos e literários, além dos científicos.

A mostra reúne, em uma miscelânea, pássaros, fotografias, cartas e documentos que habitam o imaginário da Expedição ao Pantanal, fruto de especulações verbo-visuais sobre arquivos domésticos e públicos.


"Com a  abertura da exposição Lembranças de Sol, Sul e Rosa: uma expedição ao Pantanal , de Joana Passi de Morais, o Museu Universitário Solar Grandjean de Montigny retoma suas atividades expositivas após o longo período de pandemia. Mais do que a importância da ocupação desse espaço tão importante para a PUC-Rio, a exposição de Joana também apresenta o início de uma parceria direta do Solar com os alunos que precisam de um espaço para que trabalhos visuais vinculados aos seus projetos de graduação e pós-graduação possam ser exibidos para toda a comunidade. Para além  do seu fruto de sua pesquisa de Doutorado, essa Expedição  que se transforma em Exposição cria um laço entre literatura e artes visuais a partir das diversas camadas que um arquivo pode gerar. Que esta seja a primeira de muitas ocupações de uma casa que, apesar de histórica, tem a vocação para apontar sempre para os meandros entre passados, futuros e presentes. "
Rio de Janeiro , Setembro de 2022

 

Frederico Coelho
Diretor do Museu Universitário Solar Grandjean de Montigny – PUC-Rio