Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Matrícula de Graduação
Informações para o período de 2024.2

Aluna realizando os procedimentos de matrícula

A CCAR – Coordenação Central de Admissão e Registro da PUC-Rio divulga aqui informações importantes sobre os processos de renovação de matrícula para 2024.2 (para alunos veteranos e alunos calouros com aproveitamento de disciplinas). Em caso de dúvidas, entre em contato com seu Departamento ou envie uma mensagem para o Setor de Atendimento CCAR.

AVISOS IMPORTANTES:
consulte aqui antes de realizar sua matrícula
exit_to_app

→ Acesse o Manual do Calouro - Seus primeiros passos na PUC-Rio!

1. Alunos novos
(admitidos para 2024.2 alunos transferidos, portadores de diploma, 2ª habilitação e domínio adicional).

ALUNOS NOVOS 2024.2
ALUNOS TRANSFERIDOS, PORTADORES DE DIPLOMA, 2ª HABILITAÇÃO e DOMÍNIO ADICIONAL ALUNOS QUE INGRESSARAM POR VESTIBULAR EM 2024.2 COM APROVEITAMENTO DE ESTUDOS

EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA dias 01 e 02 de agosto através do e-mail matnovos@puc-rio.br.

EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA COM ATRASO dia 14 de agosto, através do e-mail matnovos@puc-rio.br.

ALTERAÇÕES DE MATRÍCULA (DE-PARA)

  • alunos de 2ª habilitação e domínio adicional
  • transferidos e portadores de diploma: 08 de agosto até 30 de agosto de 2024 através do site de requerimentos acadêmicos (CCPA) do PUC Online.

ALTERAÇÕES DE MATRÍCULA (DE-PARA) de 08 de agosto até 30 de agosto de 2024 através do site de requerimentos acadêmicos (CCPA) do PUC Online.


2. Simulador de Matrícula

Atenção: de 13 a 14/07/2024 estará disponível um Simulador de Matrícula para testar as suas opções. Verifique no PUC Online. O horário das disciplinas estará disponível a partir do dia 01 de julho de 2024.

Além das informações em tempo real, o sistema auxiliará você a fazer a sua matrícula apresentando, na tela, as disciplinas do ‘falta cursar’ e uma grade de horários interativa – onde será possível simular o procedimento de acrescentar, substituir ou retirar turmas, a qualquer momento, durante o seu horário.


3. Alunos que vão cursar o segundo período na PUC-Rio e estão fazendo a Renovação de Matrícula pela primeira vez

Se você vai cursar o segundo período na PUC-Rio, você já não é mais aluno calouro. Como vai fazer a Renovação de Matrícula pela primeira vez, é importante que conheça como o processo funciona. Reserve um tempo para ler as informações listadas abaixo. Em caso de dúvida, procure o Coordenador de Graduação do seu curso.

Informações específicas sobre a Renovação para 2024.2


4. Alunos possíveis formandos do período 2024.2

Normalmente, os bloqueios nas disciplinas / turmas só são mantidos durante o processo de Renovação de Matrícula (1ª fase), sendo retirados depois. Porém, a decisão é da competência do Departamento ofertante. Assim, se o aluno possível formando só estiver dependendo de disciplinas de outros turnos ou de outros Departamentos (em suma, disciplinas que não estejam disponíveis durante a 1ª fase), a CCAR recomenda que solicitem inscrição em alguma disciplina, qualquer uma, na 1ª fase. Isto evitará problemas futuros como perdas dos prazos e pagamentos de taxas de atraso.

Da mesma forma, se você precisar fazer mais de 4 disciplinas e está impedido por alguma regra (4ª/5ª oportunidade ou CR inferior a 6.0), você deverá solicitar a inclusão de disciplinas adicionais através do De-Para Administrativo. Mesmo no caso de formandos do período, não existem quebras de pré-requisitos acadêmicos.


5. Alunos veteranos

Os procedimentos de matrícula para alunos veteranos permitem ao aluno elaborar sua grade com base em informações de vagas e turmas disponíveis no momento de matrícula. Os procedimentos aqui descritos poderão ser utilizados por todos os alunos matriculados em 2024.1 ou em admissão para 2024.2 (exemplo: alunos retornando de convênios PUC-Rio) que serão agendados no dia 19/07/2024 (a divulgação desta ordenação ocorrerá neste dia) e que não tiverem pendências financeiras junto à Tesouraria e à Vice-Reitoria Comunitária.

Atenção: de 13 a 14/07/2024 estará disponível um Simulador de Matrícula para testar as suas opções. Verifique no PUC Online. O horário das disciplinas estará disponível a partir do dia 01 de julho de 2024.

Acesso ao PUC Online para alunos

A renovação de matrícula ocorrerá em 3 momentos:

Renovação de Matrícula

De 23 a 26 e 29 de julho de 2024 cada aluno realizará sua matrícula em dia e horário pré-determinados, respeitando a sua prioridade. Você deve consultar o PUC Online, a partir do dia 19 de julho de 2024 para saber seu horário.

Não perca o horário agendado para você garantir as melhores opções.

Se você perder seu horário, terá oportunidade, no mesmo dia, de efetuar a matrícula em horário alternativo. Esta opção estará aberta também para os alunos que tiverem tentado sem sucesso (ou seja, não obtiveram inscrição em disciplina alguma) e desejarem tentar outras opções. Consulte no SAU o horário alternativo do seu dia de matrícula. Entretanto, não há como garantir que as vagas existentes no seu horário original continuem disponíveis. Ao perder seu horário, você perde prioridade.

Ajuste de Matrícula

De 07 e 08 de agosto de 2024, cada aluno terá nova oportunidade para realizar ou alterar sua matrícula em dia e horário determinados conforme divulgação do agendamento de matrícula no dia 19 de julho de 2024, novamente respeitando a sua prioridade e aproveitando apenas as vagas disponíveis.

Obs: alunos que tiverem sido agendados no dia 19 de julho de 2024, que não participaram da Renovação de Matrícula e quiserem participar do Ajuste deverão pagar a taxa de administração (R$ 150,00) – a cobrança será feita no boleto seguinte.

Importante: não há horário alternativo durante o Ajuste. Se perder a fase do Ajuste, precisará aguardar o De-Para Regimental para incluir ou substituir disciplinas. Para cancelamentos apenas, utilize o SAU – PUC Online (consulte o calendário escolar).

De/Para Regimental

Dias 22 e 23 de agosto de 2024, os alunos que foram ordenados no 19 de julho de 2024 (respeitando a sua prioridade, os alunos poderão proceder a acréscimos, cancelamentos ou substituições de disciplinas/turmas) e que ainda não estiverem satisfeitos com suas grades horárias, terão nova (e última) chance para atingirem seus objetivos. Esta última opção será no De/Para Regimental. Este procedimento ocorrerá somente no SAU - PUC Online.

Obs: alunos que não participaram da Renovação ou do Ajuste podem realizar sua primeira matrícula no período do De/Para Regimental. Neste caso, recomenda-se procurar a coordenação do seu curso para uma orientação.

Dia Alternativo

O Dia Alternativo não é uma fase regular de matrícula. Somente poderão participar do dia alternativo, que ocorrerá no dia 29 de agosto, das 8 às 16 horas, sem agendamento) os alunos que já estejam inscritos em disciplinas no período, ou seja, que já participaram de uma fase regular de matrícula. O Dia Alternativo é uma última chance para proceder a quaisquer tipos de alterações (cancelamentos, inclusões e substituições de disciplinas).

ATENÇÃO: o Dia Alternativo não pode ser utilizado para a realização da renovação de matrícula do período letivo.

Após esta data (dia alternativo do De/Para Regimental), não mais haverá alteração no número de créditos solicitados e, consequentemente, no valor das parcelas da semestralidade. A única exceção diz respeito aos alunos que tiverem direito aos procedimentos do De/Para Administrativo (que tem regras próprias, de uso restrito a determinados grupos de alunos, tais como formandos do período).


Outras Informações Importantes:

6. Débitos não regularizados:

A Tesouraria da PUC-Rio tem sinalizado aos alunos com débitos deste período que a não regularização destes débitos será impeditiva no momento da efetivação da matrícula (qualquer dos momentos de matrícula). A consulta à situação financeira atual, bem como uma 2ª via dos boletos de cobrança, podem ser obtidos através do PUC Online (SGU - Sistema de Gerência Universitária) ou pelo Atendimento PUC. Os impedimentos para a renovação são:

Lembramos que é conveniente o pagamento dos débitos com a antecedência mínima de 2 dias, por conta dos procedimentos de compensação bancária.


7. Sobre a regularização dos débitos de 2024.1 junto à Vice-reitoria Comunitária:

A PUC-Rio, por intermédio da Vice-reitoria Comunitária - VRC, irá ofertar o serviço de Regularização de Débitos. Os alunos que precisarem regularizar mensalidades em aberto devem ficar atentos às condições e aos prazos de renegociação, que estão vinculados aos ciclos de renovação de matrícula. Os alunos interessados devem acessar: https://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/inclusao_social/cba/regularizacao.html


8. Matrícula atrasada

Os alunos que não estiverem aptos (isto é, estiverem com matrícula trancada, em abandono ou ainda em convênio) na data do agendamento (19 de julho de 2024) não serão ordenados para matrícula. Por isso, não poderão participar dos processos regulares de renovação de matrícula.

Deverão habilitar-se à matrícula atrasada (no PUC Online, seção restrita aos alunos) entre os dias 29 de julho a 07 de agosto de 2024. Há uma taxa de R$250,00. A efetivação da matrícula dos alunos habilitados à matrícula atrasada será feita de forma presencial na CCAR, no dia 15 de agosto de 2024, das 9h às 17h. NÃO HAVERÁ OUTRA OPORTUNIDADE PARA CURSAR 2024.2.

Mais informações sobre o procedimento: https://www.puc-rio.br/sobrepuc/depto/dar/procedimentos.html#matricula_atrasada


9. Alunos com documentação pendente

Antes de realizar sua matrícula, verifique se está com documentação pendente, e envie os documentos faltantes pelo requerimento acadêmico “Envio de Documentos Pendentes”. A falta de documentos pendentes poderá impedir sua futura habilitação à formatura.


10. Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Informamos que o seu contrato de prestação de serviços educacionais contém as seguintes cláusulas:

CLÁUSULA 11ª – Uso de imagem e voz

O CONTRATANTE/Aluno autoriza o uso da sua imagem e voz eventualmente captadas pela CONTRATADA durante as atividades desenvolvidas nas aulas remotas, bem como de sua participação em outras atividades pedagógicas não presenciais, por meio tecnológico, para fins exclusivos de avaliação, aprendizagem, ou outros relacionados a atividades acadêmicas.

CLÁUSULA 12ª – Autorização de coleta de dados pessoais (LGPD)

Durante a vigência deste contrato, e para fins de cumprimento das atividades educacionais, atendimento de políticas públicas, proteção da vida e da saúde, bem como para aperfeiçoar os serviços prestados e promover um melhor desempenho na entrega dos serviços contratados, poderão ser coletados dados pessoais e dados pessoais sensíveis do CONTRATANTE, que, neste ato, autoriza expressamente, para utilização e tratamento pela CONTRATADA, no seu melhor interesse, em atenção ao artigo 14 da Lei nº 13.709/2018.

Parágrafo primeiro - Para o estabelecido no caput desta cláusula deverá ser considerado que:

I) "Dados Pessoais" são informações relativas a uma pessoa natural identificada ou identificável, incluindo, mas não se limitando, a Dados Pessoais necessários à vida estudantil do Aluno(a);

II) "Dados Pessoais Sensíveis" aqueles de origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

III) A CONTRATADA é a "Controladora", nos termos do art. 5º, inciso IV, da Lei nº 13.709/2018, responsável pela coleta, armazenamento e processamento dos dados pessoais e sensíveis.

Parágrafo segundo - A CONTRATADA, enquanto "Controladora", coleta e promove tratamento de dados pessoais para atendimento das finalidades informadas neste contrato, considerando sempre o princípio da minimização, de modo a utilizar apenas as informações necessárias para execução deste contrato que tem por objeto a prestação de serviços educacionais.

CLÁUSULA 13ª – Subcontratação de serviço de processamento de dados

A CONTRATADA poderá subcontratar o serviço de processamento e armazenamento de dados, de forma que o CONTRATANTE tem ciência e autoriza neste ato o acesso e tratamento de dados pessoais por terceiros, prestadores de serviços, cuja contratação tenha por objeto, garantir a eficiência dos serviços a serem prestados.

CLÁUSULA 14ª – Proteção da informação

A CONTRATADA envidará seus melhores esforços para proteção da informação, principalmente dados pessoais e sensíveis, aplicando as medidas de proteção administrativa e técnica necessárias e disponíveis à época, exigindo de seus fornecedores o mesmo nível aceitável de Segurança da Informação, com base em melhores práticas de mercado, a partir de cláusulas contratuais.

CLÁUSULA 15ª – Repasse de dados ao INEP e ao MEC

O CONTRATANTE autoriza o repasse de seus dados cadastrais (e do aluno, se for pessoa diversa) ao INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – e ao MEC - Ministério da Educação -, quando solicitarem tais informações.