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Brasão da PUC-Rio

Vice-reitoria de Extensão e Estratégia Pedagógica

Extensão Universitária

Metodologia

A extensão universitária na PUC-Rio visa o desenvolvimento dos estudantes por meio do contato com o mundo real e da reflexão na ação. Em sintonia com as práticas pedagógicas que consideram o contexto, a experiência, a reflexão, a ação e a avaliação, como a Pedagogia Inaciana e a Pedagogia Crítica Freiriana, a abordagem extensionista na universidade tem como propósito estimular a capacidade de conhecer, avaliar criticamente a realidade e ressignificar as suas ações.

Com orientação acadêmica, os estudantes são encorajados a refletir sobre os problemas complexos da sociedade na interação com o parceiro, grupo social ou instituição parceira. Realizam juntos uma prática que possibilita o exercício de um olhar crítico, a aproximação com diferentes técnicas e linguagens, a promoção das capacidades individuais, o desenvolvimento do trabalho colaborativo, a formação de um profissional reflexivo com vistas a construção de uma sociedade fundamentada no compartilhamento de experiências e de saberes.



Diretrizes de Extensão nos cursos de Graduação da PUC-Rio


Registro das atividades

As atividades extensionistas que serão realizadas nas disciplinas da graduação serão registradas nos ambientes virtuais de aprendizagem pelo professor e individualmente pelo estudante matriculado na disciplina com carga horária extensionista.

Ao cadastrar o seu plano de ensino no Sistema Acadêmico Universitário, o professor deverá indicar nos campos relativos ao Plano de Trabalho Extensionista os seguintes tópicos:

  • Objetivo específico da ação extensionista
  • Período de realização
  • Local de realização
  • Procedimentos metodológicos
  • Estratégias de reflexão professor-aluno sobre a ação
  • Estratégia de avaliação do público parceiro sobre a avaliação
  • Estratégia de autoreflexão do aluno

Estas informações estarão publicadas para que o estudante possa saber qual ação extensionista será desenvolvida e como esta será realizada. Estes tópicos estarão em consonância com a ementa, os objetivos, a bibliografia básica e complementar e o programa da disciplina.

O estudante deverá depositar no ambiente virtual de aprendizagem, que dá apoio a atividade presencial, as evidências que demonstram a sua interação com o parceiro, grupo social ou instituição parceira. O registro a ser feito pelo estudante deverá estar em sintonia com a natureza da atividade extensionista e com a natureza da interação realizada. Neste sentido, alguns formatos poderão ser adotados, tais como: memorial descritivo, material audiovisual, relato da experiência, entre outros.

Além da evidência do resultado alcançado pelo estudante, uma ficha-resumo deverá ser entregue no ambiente virtual de aprendizagem contendo os seguintes itens:

  • Identificação da iniciativa de extensão;
  • Objetivos da iniciativa de extensão;
  • Estudante participante;
  • Problema/desafio identificado;
  • Quais reflexões o problema/desafio identificado faz você ter em nível pessoal?;
  • Quais reflexões o problema/desafio identificado faz você ter em nível profissional?;
  • Como foi a sua interação com o público parceiro e o que você aprendeu com ele?;
  • Os objetivos da iniciativa de extensão foram alcançados?
  • ODS relativa ao resultado;
  • Depoimento pessoal do estudante;
  • Comentários e sugestões.
Conheça a Cartilha Sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO:
A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL