Extensão Universitária
Metodologia
A extensão universitária na PUC-Rio visa o desenvolvimento dos estudantes por meio do contato com o mundo real e da reflexão na ação. Em sintonia com as práticas pedagógicas que consideram o contexto, a experiência, a reflexão, a ação e a avaliação, como a Pedagogia Inaciana e a Pedagogia Crítica Freiriana, a abordagem extensionista na universidade tem como propósito estimular a capacidade de conhecer, avaliar criticamente a realidade e ressignificar as suas ações.
Com orientação acadêmica, os estudantes são encorajados a refletir sobre os problemas complexos da sociedade na interação com o parceiro, grupo social ou instituição parceira. Realizam juntos uma prática que possibilita o exercício de um olhar crítico, a aproximação com diferentes técnicas e linguagens, a promoção das capacidades individuais, o desenvolvimento do trabalho colaborativo, a formação de um profissional reflexivo com vistas a construção de uma sociedade fundamentada no compartilhamento de experiências e de saberes.
Diretrizes de Extensão nos cursos de Graduação da PUC-Rio
Registro das atividades
As atividades extensionistas que serão realizadas nas disciplinas da graduação serão registradas nos ambientes virtuais de aprendizagem pelo professor e individualmente pelo estudante matriculado na disciplina com carga horária extensionista.
Ao cadastrar o seu plano de ensino no Sistema Acadêmico Universitário, o professor deverá indicar nos campos relativos ao Plano de Trabalho Extensionista os seguintes tópicos:
- Objetivo específico da ação extensionista
- Período de realização
- Local de realização
- Procedimentos metodológicos
- Estratégias de reflexão professor-aluno sobre a ação
- Estratégia de avaliação do público parceiro sobre a avaliação
- Estratégia de autoreflexão do aluno
Estas informações estarão publicadas para que o estudante possa saber qual ação extensionista será desenvolvida e como esta será realizada. Estes tópicos estarão em consonância com a ementa, os objetivos, a bibliografia básica e complementar e o programa da disciplina.
O estudante deverá depositar no ambiente virtual de aprendizagem, que dá apoio a atividade presencial, as evidências que demonstram a sua interação com o parceiro, grupo social ou instituição parceira. O registro a ser feito pelo estudante deverá estar em sintonia com a natureza da atividade extensionista e com a natureza da interação realizada. Neste sentido, alguns formatos poderão ser adotados, tais como: memorial descritivo, material audiovisual, relato da experiência, entre outros.
Além da evidência do resultado alcançado pelo estudante, uma ficha-resumo deverá ser entregue no ambiente virtual de aprendizagem contendo os seguintes itens:
- Identificação da iniciativa de extensão;
- Objetivos da iniciativa de extensão;
- Estudante participante;
- Problema/desafio identificado;
- Quais reflexões o problema/desafio identificado faz você ter em nível pessoal?;
- Quais reflexões o problema/desafio identificado faz você ter em nível profissional?;
- Como foi a sua interação com o público parceiro e o que você aprendeu com ele?;
- Os objetivos da iniciativa de extensão foram alcançados?
- ODS relativa ao resultado;
- Depoimento pessoal do estudante;
- Comentários e sugestões.
TRANSFORMANDO NOSSO MUNDO:
A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL