Extensão Universitária
Impacto Social: Metaprojetos
São muitos os projetos desenvolvidos na universidade ao longo de sua história, pois é pressuposto na PUC-Rio que a comunidade universitária se engaje na problematização das realidades locais e globais, na busca por soluções em conjunto com a sociedade, baseadas no tripé escuta-discernimento-acolhimento. Cada projeto é fonte de inspiração e fundamentação para a Extensão na PUC-Rio. Assim ela avança no compromisso com a reflexão na ação; a disponibilidade para servir; a abertura à atualidade, os saberes plurais, multimodais. Dentre a diversidade de projetos, dois metaprojetos visam ações coordenadas envolvendo toda a instituição; Gávea Carioca e Amazonizar.
Metaprojeto Gávea Carioca
Projetos com foco em instituições parceiras do vale da Gávea, especialmente na Rocinha.
O conjunto de projetos apoiados pela Faperj por meio do Edital Favela Inteligente é um dos exemplos da perspectiva extensionista da universidade. São projetos que fomentaram qualidade de vida junto ao entorno da PUC-Rio, na favela da Rocinha, durante a pandemia da Covid-19. Alguns exemplos:
a. “Mentor Rocinha” identifica e desenvolve com as moradoras habilidades para o futuro do trabalho, segundo o Fórum Econômico Mundial.
b. “Jovens do presente, antecipando futuros” investiga a evasão do Ensino Médio pelos jovens em vulnerabilidade, instigando-os a significar o olhar sobre a própria história, para instigar caminhos profissionais futuros.
c. “Biblioteca Virtual” constitui acervo bibliográfico e de imagens da favela para fomentar identidade local e questionar representações negativas impostas.
d. “Fala pra Gente!” reúne depoimentos para criação de laboratório de experiências de aprendizagem dedicado ao desenvolvimento de competências em comunicação digital.
e. “JUMPP: Incubadora de Impacto Social” pensa o empreendedorismo na favela como base para promoção da inclusão social e cidadania, atuando na redução da desigualdade social e econômica como modelo de negócios.
f. “Rocinha Sustentável” visa o beneficiamento de resíduos urbanos e óleo de cozinha; a criação de espaços para o design de produtos, originários desses resíduos; e a produção de campanhas educativas.
g. “UNIR” prevê o desenvolvimento de plataforma-repositório de dados georreferenciados acessível ao público, dedicados à habitação, meio ambiente, educação e cultura. A Plataforma incluí dimensões que definem constrangimentos e recursos que condicionam a vida dos moradores.
São projetos que corroboram a identidade e missão da universidade no compromisso com a equidade social.
Integrantes das equipes dos projetos “Jovens do presente, antecipando futuros”, “Rocinha Sustentável” e “Rocinha Foco na Cultura” contemplados em Edital Faperj.
Metaprojeto Amazonizar
Projetos com foco em iniciativas vinculadas a Floresta Amazônica.
O Fórum contínuo AMAZONIZAR é outro exemplo de ação da universidade inserido na indissociabilidade pesquisa, ensino e extensão Inspirador de ações colaborativas, o metaprojeto visa trazer a Amazônia para o centro das reflexões e ações da PUC-Rio e levar a PUC-Rio para a Amazônia, estabelecemos laços e propondo a sensibilização de toda a comunidade universitária no processo de compreensão da floresta e de suas populações. É premissa do fórum mobilizar a comunidade universitária para a responsabilidade social da universidade na relação com temas complexos e desafios contemporâneos.
I Forum Amazonizar PUC-Rio– link para o evento: https://ecoa.puc-rio.br/evento-amazonizar-abertura
Palestra de abertura Fórum Amazonizar com o Reitor da PUC-Rio