Laboratórios de Ensino-Aprendizagem em Tecnologias e Artes
1 - Concepção: extensões e processos pedagógicos
De acordo com os objetivos do NEAM PUC-Rio, inseridos na missão de formação integral da Universidade, concebem-se os LABORATÓRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TECNOLOGIAS E ARTES NEAM PUC-Rio, tendo como propósito a realização de atividades comunitárias de caráter pedagógico, para jovens de comunidades de baixa renda, proporcionando oportunidades efetivas para o desenvolvimento humano, profissional e ambiental. Constitui relevância no NEAM que esses jovens possam integrar-se como membros bem formados e produtivos, participando da construção de uma sociedade correta e evoluída.
Realizando processos pedagógicos, como cursos e oficinas, que proporcionam o aprendizado de conceitos e práticas, incluindo ênfases na fabricação de produtos, os Laboratórios NEAM PUC-Rio são constituídos observando-se a demanda de formação das comunidades tanto para a determinação dos temas a serem abordados quanto para a adoção da metodologia de ensino-aprendizagem.
Com referência à temática, consideram-se três extensões voltadas para as expectativas de formação dos jovens adolescentes em questão: tecnologias digitais, sustentabilidade e empreendedorismo, e artes e educação. Estas extensões originam os seguintes Laboratórios NEAM PUC-Rio:
LABs TECDIG
Laboratórios de Tecnologias DigitaisLABs SUSTEMP
Laboratórios de Sustentabilidade e EmpreendedorismoLABs ARTS-EDU
Laboratórios de Artes e Educação
No caso dos processos de ensino-aprendizagem a serem realizados, adota-se a metodologia participativa, no contexto da interdisciplinaridade voltada para a formação integral, motivando e orientando, os jovens alunos adolescentes para evoluir e descobrir suas habilidades e formar competências - o aluno é o centro da prática pedagógica, onde aprende também a enfrentar novos desafios e descobrir que é capaz de produzir o que gosta e se tornar um bom profissional com isto.
Ainda na esfera de promoção da formação integral compreendendo a missão institucional, o NEAM PUC-Rio entende, como relevante, a participação dos alunos da graduação PUC-Rio, nos processos pedagógicos proporcionados aos alunos das comunidades, compondo a interação entre esses alunos fator de promoção da própria formação integral dos alunos da PUC-Rio.
Complementarmente, o NEAM considera que a participação de professores em seus processos de ensino-aprendizagem pode contribuir para a averiguação de aspectos a serem integrados a estudos direcionados às necessidades da sociedade, incluindo benefícios para as comunidades de baixa renda.
Conclui-se que, além de levar o potencial acadêmico com o conteúdo e experiências científicas propícias às oportunidades de formação oferecidas, o NEAM, com as parcerias acadêmicas, produz uma oportunidade para uma valiosa troca de saberes entre as partes – a comunidade e a PUC-Rio.
Cabe destacar que, sendo parceiros notáveis em seu saber fazer de alto nível, professores e alunos, da PUC-Rio, participantes dos processos pedagógicos do NEAM, apresentam-se especialmente comprometidos em formar integrando, motivando e inspirando os jovens alunos das comunidades na construção de novas perspectivas, em um exercício que exige, da docência, uma percepção atenta para criar um espaço promissor de aprendizado que considera a diversidade cultural e relevâncias sociais.
Quanto aos jovens adolescentes das comunidades, que se tornam estudantes nos LABs NEAM PUC-Rio, percebe-se que o ambiente pedagógico constituído de acordo com o quanto aqui mencionado, tem elevado especialmente os níveis, entre outros aspectos, de motivação, autoestima, aplicação e descobertas de habilidades, competências e novos caminhos a seguir como protagonistas de suas vidas e carreiras.
2 - Estrutura física: espaços e requisitos
Cada extensão de LABs NEAM PUC-Rio é estruturada em segmentos constituindo espaços especializados, organizados fisicamente de acordo com os processos pedagógicos a serem realizados, e contendo equipamentos e materiais correspondentes aos propósitos traçados.
Por sua vez, cada segmento pode estar situado no campus Gávea PUC-Rio ou em áreas externas, cedidas por meio de parcerias com departamentos da Universidade ou entidades externas, que conduzem evoluções e aprimoramentos para a implantação dos espaços, por período de tempo fixado ou de uso permanente.
A estrutura de implantação dos LABs NEAM PUC-Rio encontra-se indicada a seguir.
LABs NEAM PUC-Rio |
||
|
SEGMENTO |
ESPAÇO FÍSICO |
|
|
|
LABs TECDIG Laboratórios de Tecnologias Digitais |
LAB TECDIG |
Casa da Medicina PUC-Rio - Instalado. Espaço disponível por 2 anos a partir de parceria com o Departamento de Medicina e Saúde PUC-RIo. |
LAB TECDIG |
Centro Loyola - Instalado. Espaço multifuncional disponível a partir de parceria com o Centro Loyola. |
|
LAB TECDIG |
NEAM PUC-Rio |
|
|
|
|
LABs SUSTEMP Laboratórios de Sustentabilidade e Empreendedorismo |
LAB SUSTEMP PET |
Complexo de Reciclagem - Em fase de projeto. Parceria TMJ Instituto Tamo Junto Rocinha. |
LAB SUSTEMP PAPEL (MILÊNIA) |
Travessa da Liberdade - Em fase de instalação. Parceria TMJ Instituto Tamo Junto Rocinha. |
|
Escola Municipal Christiano Hamann - Em fase de instalação. |
||
Ginásio PUC-Rio - Em fase de instalação. |
||
|
|
|
LAB ARTS-EDU Laboratório de Artes e Educação |
|
Travessa da Liberdade - Em fase de instalação. Parceria TMJ Instituto Tamo Junto Rocinha. |
Ginásio PUC-Rio - Em fase de instalação. |
||
|
|
|
Sendo os LABs NEAM PUC-Rio projetados para constituir espaços pedagógicos onde cursos e oficinas de extensão universitária são realizados, segundo concepção de metodologia participativa e voltada com especial atenção para despertar motivações e descobertas pelos jovens adolescentes das comunidades, conforme anteriormente mencionado, o espaço físico deve, além de estar tecnicamente instalado, ser cuidado para promover, concomitantemente, o bem estar e a inspiração, em sintonia com o ambiente prazeroso que suscite a alegria no aprender, que se deseja instaurar.
Nesse sentido, projeta-se uma planta para cada segmento de laboratório, compondo um cenário base para as plantas efetivadas de acordo com as possibilidades e características físicas dos espaços a serem utilizados. Essas plantas, fundamentais para cada segmento dos LABs, assim como requisitos básicos de funcionamento, encontram-se apresentadas no Anexo I.
3 - Atividades Pedagógicas
Os processos de ensino-aprendizagem realizados nos LABs NEAM PUC-Rio, decorrentes de parcerias internas, editais de fomento e convênios com entidades externas encontram-se indicados a seguir, sendo a respectiva programação 2022 constante no cronograma apresentado no Anexo II.
a. Laboratórios de Tecnologias Digitais
LAB TECDIG - Instalado - Casa da Medicina PUC-Rio |
Curso Acadêmico-Comunitário de Extensão JOVENS PROFISSIONAIS DO AUDIOVISUAL |
4 turmas de 25 alunos cada = 100 alunos |
Curso Acadêmico-Comunitário de Extensão DESIGN DE MÍDIAS AUDIOVISUAIS. - Edital no 37/2021 FAPERJ, Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha. Parceria DAD Departamento de Artes & Design PUC-Rio. |
1 turma de 25 alunos |
|
TOTAL DE ALUNOS |
125 |
|
LAB TECDIG -Instalado -Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio |
Curso Acadêmico-Comunitário de Extensão INTRODUÇÃO AO PYTHON |
1 turma de 25 alunos |
Curso Acadêmico-Comunitário de Extensão DESIGN DE GAMES. - Edital no 37/2021 FAPERJ, Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha. Parceria DAD Departamento de Artes & Design PUC-Rio. |
1 turma de 25 alunos | |
TOTAL DE ALUNOS |
50 |
LAB TECDIG: TOTAL DE ALUNOS A FORMAR = 175
b. Laboratórios de Sustentabilidade e Empreendedorismo
LAB SUSTEMP PET - Em fase de instalação - Complexo de Reciclagem |
Oficina TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA - Parceira TMJ Instituto Tamo Junto Rocinha, e DEQM Engenharia Química e de Materiais. Edital no 37/2021 FAPERJ, Programa Favela Inteligente em Apoio às Bases para o Parque de Inovação Social e Sustentável na Rocinha. Parceria DAD Departamento de Artes & Design PUC-Rio. Período de realização: MAR a DEZ 2022. |
1 turma de 25 alunos |
|
TOTAL DE ALUNOS |
25 |
||
LAB SUSTEMP PAPEL (MILÊNIA) |
- Em fase de instalação - Travessa Liberdade / Rocinha |
Oficina Comunitária de Extensão RECICLAGEM DE PAPEL: TECNOLOGIA E EMPREENDEDORISMO |
1 turma de 25 alunos |
- Em fase de instalação - Escola Municipal Christiano Hamann |
Oficina Comunitária de Extensão RECICLAGEM DE PAPEL: A CRIATIVIDADE COLABORANDO - Convênio Escola Municipal Christiano Hamman. Período de realização: permanente. |
1 turma por semestre de 20 alunos |
|
- Em fase de instalação - Campus Gáavea |
Oficina Comunitária de Extensão RECICLAGEM DE PAPEL: A CRIATIVIDADE COLABORANDO Período de realização: permanente. Parceria com a Superintência Administrativa / Vice-Reitoria para Assuntos Administrativos |
1 turma por semestre, com 15 alunos cada. |
|
TOTAL DE ALUNOS / ANO |
95 |
LAB SUSTEMP : TOTAL DE ALUNOS A FORMAR / ANO = 120
c. Laboratório de Artes e Educação
Oficina Comunitária de Extensão INTRODUÇÃO À ESTÉTICA, SENSIBILIDADE E CRIATIVIDADE |
Projeto para 20 alunos Na pandemia, 8 alunos em virtude do distanciamento. |
Oficina Comunitária de Extensão PLANO BONECOS. Parceria com o Departamento de Artes & Design |
1 turma por semestre de 10 alunos. |
Oficina Comunitária de Extensão |
1 turma por semestre de 15 alunos. |
TOTAL DE ALUNOS / ANO |
58 |
LAB ARTS-EDU : TOTAL DE ALUNOS A FORMAR / ANO = 58