Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Coordenação de Bolsas Socioeconômicas - CBS

Processo Seletivo de Bolsas de Estudo Segundo Critérios Socioeconômicos

O processo seletivo é composto por estudo socioeconômico do grupo familiar do aluno/candidato, realizada por equipe técnica de serviço social que, após análise documental, emite um parecer social de acordo com os critérios estipulados pela PUC-Rio e legislações vigentes.

Respeitando os critérios de elegibilidade, os alunos/candidatos habilitados aos processos seletivos preenchem um formulário eletrônico e encaminham cópias dos documentos de renda, patrimônio e despesas de seu grupo familiar.

Publicado em 27/07/2023
Última atualização em 29/05/2024

Processo Seletivo Vestibular 2024

PROCESSO SELETIVO BOLSAS - 1ª CONVOCAÇÃO (Filantrópicas e PUC):
1ª Convocação do Vestibular: 05/12 e 13/12/2023 - (PROCESSO FINALIZADO)

PROCESSO SELETIVO BOLSAS - ENEM (Filantrópicas e PUC): 08/02/2024
18/02/2024 - (PROCESSO FINALIZADO)

Bolsa Filantrópica

A bolsa tipo Filantrópica poderá ser integral (100%) ou parcial (50%). Tais bolsas são destinadas à alunos cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio (bolsas de 100%) ou o valor de três salários mínimos (bolsas de 50%). São concedidas apenas aos alunos cursando a primeira graduação.

Bolsa PUC

A bolsa tipo PUC é destinada a atender os alunos de classe média que comprovem vulnerabilidade socioeconômica. São concedidas com percentuais parciais a critério da instituição.

São elegiveis a realizar o processo de bolsa de estudos, os alunos matriculados que foram classificados dentro do número de vagas do ENEM no curso/turno para o 1º semestre de 2024;

Serão concedidas bolsas, em percentuais entre 10% e 100%, as quais serão distribuídas aos alunos elegíveis, conforme tabela de distribuição de bolsas estabelecida pela direção da Universidade:

Tabela de distribuição de Bolsas Socioeconômicas  (Filantrópicas e PUC) - ENEM

Grupos

Cursos

Candidatos elegíveis ENEM Classificados até a posição:

Total de bolsas integralizadas:

A

Engenharia de Computação

75

1

Engenharia de Produção

1

Demais Engenharias

6

Ciência da Computação

36

1

B

Administração Diurno

17

6

Administração Noturno

7

Ciências Econômicas

23

1

C

Arquitetura e Urbanismo

17

1

D

Artes Cênicas

2

3

Letras

5

E

Ciências Biológicas

7

10

Ciências Sociais

5

Filosofia

5

Geografia

2

História

7

Pedagogia

5

F

Comunicação Social - Estudos de Mídia

24

1

Comunicação Social - Jornalismo

14

2,5

G

Design

34

0

H

Direito Diurno

44

1

Direito Noturno

17

6

Relações Internacionais

17

1

I

Neurociências

7

0

Psicologia

34

J

Nutrição

7

0

K

Serviço Social

5

5

Teologia

1

1

Atenção! Terão prioridade para concorrer a Bolsa de Estudo Socioeconômica Filantrópica, os alunos matriculados nos cursos dos Grupos: D, E e K.

As concessões serão realizadas de acordo com critérios da avaliação socioeconômica que considera renda, patrimônio e vulnerabilidade sociais do grupo familiar.

Ressaltamos que a avaliação socioeconômica, realizada pela equipe técnica de serviço social, poderá resultar em indeferimento, após a análise da documentação encaminhada.

Apenas alunos calouros com matrícula efetivada poderão participar deste processo seletivo, cumprindo os prazos e procedimentos divulgados a seguir.

Procedimentos e Prazos

Os alunos elegíveis poderão cumprir as INSTRUÇÕES GERAIS enviando o Formulário Eletrônico e respectiva Documentação Completa, entre os dias 08/02 e 18/02/2024. Após esse período, os processos enviados não serão avaliados.

Informações Complementares

Não poderá participar deste processo seletivo o aluno que:

Em caso de dúvida, o aluno poderá entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 08:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00 pelos telefones (21) 3527-1359/3527-2213 ou pelo ATENDIMENTO PUC (deverá utilizar a matrícula e senha, selecionando o “Assunto”: Coordenação de Bolsas e o “Motivo”: Processo Seletivo Dúvidas).
Os estudantes que participarem deste Processo Seletivo deverão estar cientes das “Critérios de manutenção das Bolsas PUC e Filantrópica”.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

 

Veteranos

As bolsas socioeconômicas (Filantrópica e PUC) estão disponíveis apenas para alunos calouros ingressantes por meio do vestibular regular, excluindo o vestibular de inverno.

Situações de vulnerabilidades sociais graves associadas a dificuldades financeiras do grupo familiar podem ser analisadas encaminhando mensagem via ATENDIMENTO PUC.

Protocolo Eletrônico - VRC

Escolha a forma de autenticação: