Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Coordenação de Bolsas e Auxílios - CBA

Critérios de Manutenção

Aproveitamento Acadêmico

Última atualização em 03/05//2024

Como é de conhecimento dos alunos com bolsa, FILANTRÓPICA, PROUNI e PUC, ao final do semestre letivo, é realizada a avaliação de aproveitamento acadêmico, um dos critérios para manutenção da bolsa de estudo.

Ressaltamos que este acompanhamento não tem relação com o desempenho acadêmico exigido pelo seu departamento. Recomendamos que questões exclusivamente acadêmicas sejam apresentadas aos Coordenadores do seu curso.

A fim de promover um canal que favoreça a comunicação com nossos bolsistas, abordando questões relativas ao Aproveitamento Acadêmico, solicitamos que, ao longo do semestre, os (as) alunos (as) utilizem o Formulário de Acompanhamento Acadêmico para indicar fatores que venham a impactar em seu desempenho. A partir destes relatos, estaremos registrando as questões apresentadas, bem como realizando os encaminhamentos e orientações que se façam pertinentes.

Para que ocorra a Manutenção da Bolsa de Estudo Socioeconômica, o (a) aluno (a) deve apresentar Aproveitamento Acadêmico mínimo de 75% das disciplinas em que estiver matriculado no período letivo. Reprovações por média, por falta e cancelamento de disciplina, sem alteração de carnê, contam como não aproveitamento.

O (a) aluno (a) bolsista poderá ter o baixo rendimento acadêmico registrado por até duas vezes, com a continuidade da bolsa, mediante Termo de Compromisso. Caso apresente justificativa de baixo rendimento, a Comissão do Aproveitamento Acadêmico poderá analisar e não registrar como Aproveitamento Acadêmico insuficiente. 

O quadro a seguir exemplifica o quantitativo de disciplinas em que deve haver a aprovação do estudante em relação ao quantitativo de disciplinas em que o (a) aluno (a) estiver matriculado (a) a cada período letivo:

Número de disciplinas matriculadas no período letivo

Número de disciplinas em que deve haver aprovação

1

1

2

2

3

3

4

3

5

4

6

5

7

6

8

6

9

7

10

8

 

Reavaliação socioeconômica

Reavaliação Socioeconômica das Bolsas de Estudo, tipo PUC e/ou Filantrópica, está prevista no Termo de Concessão de Bolsas.

Este processo tem por objetivo atualizar a realidade social e econômica dos alunos bolsistas, permitindo garantir a conformidade das concessões de bolsas de estudo e de seus percentuais à situação socioeconômica das famílias. Ressaltamos que o programa de bolsas é uma concessão da Universidade, a qual se reserva o direito de ajustar os critérios à disponibilidade orçamentária da Instituição.

A Reavaliação Socioeconômica consiste, inicialmente, em análise documental e, a critério da Instituição, pode ser seguida de entrevistas e/ou visitas domiciliares. A convocação será realizada por meio de notificação por e-mail e divulgada nos canais de comunicação (site da Universidade, PUC Urgente, Mural e Instagram @vrcpucrio)cabendo ao aluno manter-se informado acerca dos prazos e procedimentos para o cumprimento desta exigência. O aluno que não atender a esta norma terá a bolsa cancelada

 

Trancamento / Reabertura de matrícula

O trancamento de matrícula implica no cancelamento imediato da bolsa. Assim, o bolsista que realizar o trancamento de matrícula não terá garantia do retorno da bolsa em caso de reabertura, contudo, é possível que o aluno encaminhe um Protocolo eletrônico Protocolo Eletrônico, relatando os motivos que o levam ao trancamento e solicitando a manutenção de concessão de bolsa na reabertura de matrícula.

O aluno que tiver seu pedido deferido devem estar cientes que no ato da reabertura é necessário solicitar a CBA o cadastro da bolsa.

 

Transferência Interna

O bolsista que realizar a transferência interna não terá garantia da manutenção da bolsa no curso de destino, contudo, é indicado que o aluno encaminhe um Protocolo eletrônico antes de realizar os procedimentos de transferência, relatando os motivos desta decisão, informando curso pretendido e solicitando a possibilidade de manutenção da bolsa caso seja aprovado na seleção para transferência.

A CBA irá avaliar as solicitações considerando o quantitativo de semestres cursados, demanda atual de solicitações de bolsa e critérios de concessão de bolsa a época do processo seletivo de cada aluno.

 

Protocolo Eletrônico - VRC

Escolha a forma de autenticação: