Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Coordenação de Bolsas Socioeconômicas - CBS

banner bolsas

As bolsas de estudo, segundo critérios socioeconômicos. São ProUni, Filantrópica e PUC . São concedidas aos estudantes de primeira graduação, a partir de estudo socioeconômico (rendas, despesas, patrimônio e vulnerabilidades sociais do grupo familiar do candidato), realizado por equipe técnica de serviço social que, após avaliação, emite um parecer social.

As bolsas são inerentes aos cursos para os quais foram concedidas.

Os percentuais de bolsa são aplicados nos boletos de mensalidades de graduação, cobrindo apenas o custo da mensalidade, não envolvendo, por exemplo, taxas, emolumentos, cursos de verão ou de extensão, etc.

O quantitativo de bolsas (Filantrópica e PUC) concedidas está condicionada à disponibilidade orçamentária da Universidade.

Informações Complementares

Não poderá participar dos processos seletivos estudantes que:


Bolsa ProUni

https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/prouni/

O ProUni é um programa do Ministério da Educação (MEC), criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

A PUC-Rio adere ao programa concedendo apenas bolsas de estudo integrais (100%).

Os bolsistas ProUni da PUC-Rio não são beneficiados com a Bolsa Permanência, devido a carga horária exigida pelo MEC.

 

Bolsa Filantrópica

As bolsas filantrópicas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%), e são destinadas a alunos de primeira graduação cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse o equivalente a um salário mínimo e meio (para bolsas de 100%) ou três salários mínimos (para bolsas de 50%).

 

Bolsa PUC

As bolsas do tipo PUC são direcionadas para auxiliar os alunos de classe média que enfrentam dificuldades em pagar integralmente as mensalidades. Elas são destinadas aos alunos de primeira graduação e os percentuais estabelecidos a partir de avaliação socioeconômica.