PUC-Rio - Página inicial
> Reitoria, Vice-reitorias e Centros > Vice-Reitoria Comunitária
Foto ilustrativa Bolsas e Financiamentos da VRC
Foto ilustrativa
   Regularização de Débitos 2021.1
Foto ilustrativa

Publicado em 06/11/2020
Atualizado em 31/05/2021

A PUC-Rio, por intermédio da Vice-reitoria Comunitária, sensível aos impactos da Pandemia do Coronavírus na sociedade, irá ofertar o serviço de Regularização de Débitos. Apenas mensalidades de graduação em atraso serão negociadas. Mensalidades repactuadas não serão negociadas.

O aluno/responsável financeiro que esteja com alguma mensalidade de graduação de 2021.1 em aberto, por motivo de dificuldades financeiras, poderá realizar a sua negociação desde que cumpra os prazos, requisitos e procedimentos indicados abaixo. Incidirão sobre os valores das mensalidades os juros e mora estabelecidos nos boletos originais, sendo calculados no dia da efetivação da negociação.

A Regularização de Débitos ocorrerá em quatro períodos distintos compatíveis com o calendário de matrícula da Universidade, a fim de permitir que o aluno em débito possa fazer a regularização e renovar sua matrícula de acordo com seu interesse. NÃO serão realizadas negociações fora dos prazos estipulados.

Atenção: Este serviço é uma concessão da Universidade, a qual se reserva o direito de estipular critérios para efetivá-lo. Continua sendo da responsabilidade do aluno/responsável financeiro manter-se em dia com o pagamento das mensalidades e assim estar apto à renovação da matrícula para o próximo período letivo.

Dúvidas podem ser esclarecidas, de segunda a sexta-feira, das 8:30 às 12:00h e das 13:30 às 17:00h, pelo telefone 3527-1356

Períodos de Negociação:

O aluno deverá observar o calendário acadêmico divulgado pela DAR e optar pelo período de Regularização de Débitos que atenda à sua necessidade de matrícula, sabendo que as datas de negociação foram estabelecidas considerando os ciclos de matrícula de acordo com o quadro a seguir:

PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA

PERÍODO DA NEGOCIAÇÃO (PROPOSTA E CONTRAPROPOSTA)

AGENDAMENTO (CONTRAPROPOSTA)

De segunda a sexta-feira das 9:00 às 11:30 e
das 13:30 às 16:00 horas

Renovação de matrícula 14 a 25 de junho A partir de 08 de junho
01 a 13 de julho A partir de 28 de junho
Ajuste de matrícula* 26 a 28 de julho Não haverá agendamento
De/Para regimental 05 a 11 de agosto A partir de 05 de agosto

* No período de 26 a 28 de julho a regularização de débitos só poderá ser efetivada nas condições da PROPOSTA (item 1-a).

 

1) Negociação para alunos MATRICULADOS em 2021.1:

O aluno só poderá negociar mensalidades de graduação de 2021.1, de janeiro a junho, sobre as quais serão aplicados os devidos juros e mora, calculados no dia da efetivação da regularização dos débitos. As mensalidades de julho e agosto de 2021 não poderão ser negociadas, em nenhum dos períodos de negociação.

O aluno/responsável financeiro deverá formalizar seu pedido de repactuação optando pela condição que melhor se aplique a sua necessidade acadêmica e situação socioeconômica.

 

a) Proposta sem apresentação de documentos

A regularização do débito poderá ser solicitada via protocolo eletrônico pelo FALE CONOSCO

  • 1º período de negociação - Entrada de 20% para 30 de junho de 2021 e até 6 parcelas
  • 2º período de negociação - Entrada de 30% para 15 de julho de 2021 e até 5 parcelas
  • 3º período de negociação - Entrada de 35% para 30 de julho de 2021 e até 5 parcelas
  • 4º período de negociação - Entrada de 40% para 13 de agosto de 2021 e até 4 parcelas

    OBS.: As parcelas são referentes ao valor da dívida subtraído o valor da entrada e terão o mesmo dia de vencimento da entrada nos meses subseqüentes.

    Atenção: A fim de solicitar esta negociação o aluno/responsável financeiro deverá encaminhar apenas o Formulário de regularização de débitos Proposta - A


b) Contraproposta com apresentação de documentos

A regularização do débito poderá ser solicitada via protocolo eletrônico pelo FALE CONOSCO. Além disso, será necessário realizar agendamento, pelos telefones 3527-2213 ou 3527-1359, para atendimento remoto via plataforma eletrônica ZOOM.

Atenção: A fim de solicitar esta negociação o aluno/responsável financeiro deverá encaminhar: Formulário de regularização de débitos Contraproposta - B, Formulário de justificativa da solicitação, IRPF 2021 e documentação de renda formal ou informal (último mês) de todos os membros do grupo familiar maiores de 18 anos.

 

2) Negociação para alunos NÃO matriculados em 2021.1:

O aluno que desejar reabrir matrícula poderá negociar mensalidades de graduação, sobre as quais serão aplicados os devidos juros e mora, calculados no dia da efetivação da regularização dos débitos.

a) Proposta sem apresentação de documentos

A regularização do débito poderá ser solicitada via protocolo eletrônico pelo FALE CONOSCO.

  • 1º período de negociação - Entrada de 20% para 30 de junho de 2021 e até 6 parcelas
  • 2º período de negociação - Entrada de 30% para 15 de julho de 2021 e até 5 parcelas
  • 3º período de negociação - Entrada de 35% para 30 de julho de 2021 e até 5 parcelas
  • 4º período de negociação - Entrada de 40% para 13 de agosto de 2021 e até 4 parcelas

OBS.: As parcelas são referentes ao valor da dívida subtraído o valor da entrada e terão o mesmo dia de vencimento da entrada nos meses subseqüentes.

Atenção: A fim de solicitar esta negociação o aluno/responsável financeiro deverá encaminhar apenas o Formulário de Regularização de Débitos para Reingresso ou Reabertura de Matrícula – Proposta A

b) Contraproposta com apresentação de documentos

A regularização do débito poderá ser solicitada via protocolo eletrônico pelo FALE CONOSCO. Além disso, será necessário realizar atendimento, pelos telefones 3527-2213 ou 3527-1359, para atendimento remoto que via plataforma eletrônica ZOOM.

Atenção: A fim de solicitar esta negociação o aluno e/ou responsável financeiro deverá encaminhar: Formulário de Regularização de Débitos para Reingresso ou Reabertura de Matrícula – Contraproposta B, Formulário de justificativa da solicitação, IRPF 2021 e documentação de renda formal ou informal (último mês) de todos os membros do grupo familiar maiores de 18 anos.

Alertamos que solicitações, tanto de alunos MATRICULADOS em 2021.1 quanto de alunos NÃO MATRICULADOS em 2021.1, cujos formulários não estejam preenchidos corretamente, estejam rasurados ou toda a documentação complementar não for anexada (quando exigida) não serão apreciadas.

Voltar

Imagem ilustrativa de rodapé