Sobre o evento
O evento “INCLUSIVE - 2º Encontro PUC-Rio de sensibilização, acessibilidade e inclusão” reunirá diferentes vozes no debate sobre a inclusão no ensino e a participação na sociedade das pessoas com deficiência. O encontro, organizado pelo Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com Deficiência (NAIPD/PUC-Rio), será realizado no dia 07 de novembro (quinta-feira), de 9h às 17h30, no Auditório Padre Anchieta (térreo do Edifício Cardeal Leme) no campus da PUC-Rio na Gávea.
Será um espaço de compartilhamento de vivências por meio de depoimentos, relatos de experiências pessoais, de projetos e de pesquisas. Na soma das vozes pretendemos identificar caminhos para fortalecer o processo de inclusão no ensino superior das pessoas com deficiência.
O encontro contará com tradutores-intérpretes de Libras – Língua Portuguesa.
Venha participar!
Programação
8h30 Chegada
9h Abertura
9h30 às 11h Mesa 1: Atuação profissional da pessoa com deficiência: dificuldades e conquistas
Eduarda Emerick (educadora no Museu do Amanhã);
Miguel Carvalho (analista de Recursos Humanos na Merck Brasil);
Nathallia Picon (engenheira de Produção, especialista em Gestão de Vendas).
11h às 12h30 Mesa 2: Transtorno do Espectro Autista: da infância ao ensino superior
Fernanda Tolomei (psicóloga no Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista (CEDTEA), da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro);
Miriam Calisman (psicóloga clínica, trabalha com indivíduos neuroatipicos, com transtornos do neurodesenvolvimento, comportamentais e cognitivos).
12h30Almoço
14h15 às 15hNAIPD: O encontro entre olhares e vozes no processo de inclusão no ensino superior das pessoas com deficiência
Profa. Renata Mattos Eyer (coordenadora do NAIPD/PUC-Rio).
15h às 16h30Mesa 3: A inclusão no ensino das pessoas com deficiência: oportunidades e desafios
Profa. Ana Prado (coordenadora do Programa de identificação e acompanhamento de crianças e estudantes com deficiência visual, surdocegueira e deficiência visual associada à deficiência múltipla (Prov) da Secretaria Municipal de Educação de Niterói);
Profa. Aline Alvernaz (curso de Licenciatura em Educação Especial do Departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ);
Profa. Annie Redig (Departamento de Estudos em Educação Inclusiva e Continuada e Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ).
16h30Encerramento
16h45Confraternização
Mesa 1: Atuação profissional da pessoa com deficiência: dificuldades e conquistas
Eduarda Emerick
Bióloga formada pela PUC-Rio. Atua como educadora no Museu do Amanhã, facilitando e mediando visitas para uma ampla variedade de públicos, garantindo uma experiência educativa inclusiva e engajadora. Marcador Responsável pelo planejamento e execução de roteiros, oficinas e atividades práticas com enfoque na abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics), direcionadas especialmente para o público infantil. Conduz projetos de acessibilidade, criando modelos de visitação inclusivos e desenvolvendo jogos educativos para os visitantes com diferentes necessidades. Colabora com o GT responsável pela elaboração do guia de sustentabilidade, contribuindo para a integração de práticas ambientais responsáveis e promoção da sustentabilidade. Além disso, atua como consultora na criação de guias e políticas de acessibilidade, oferecendo soluções integradas para promover inclusão e responsabilidade ambiental. Em 2019, desenvolveu o "Guia de Acessibilidade: Uma Experiência de Inclusão de Pessoas com Deficiência Visual no Museu da Vida", projetando soluções inclusivas que melhoraram a acessibilidade e promoveram uma melhor experiência para visitantes com deficiência visual. Em 2014, estagiou na sessão de assistência ao ensino no museu Nacional. Neste local trabalhou como educadora, realizando mediações e propondo atividades, e também participou do grupo de acessibilidade. Eduarda é uma pessoa cega.
Miguel Carvalho
Atua como Analista de Recursos Humanos na Merck Brasil, com foco em Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I). Graduado em Letras-Libras e Recursos Humanos. Está cursando pós-graduação em Libras. Miguel é uma pessoa surda.
Nathallia Picon
Engenheira de Produção formada pela PUC-Rio. Especialista em Gestão de Vendas | USP-ESALQ. Tem mais de 5 anos de experiência no mercado de combustíveis de aviação. Empreendedora com experiência em Customer Experience e Educação. Improvisadora e facilitadora de workshops e projetos de inovação. Nathallia é uma pessoa com deficiência física.
Mesa 2: Transtorno do Espectro Autista: da infância ao ensino superior
Fernanda Tolomei
Psicóloga clínica, Terapeuta Cognitivo Comportamental, com formação em Psicologia Esportiva e Neuropsicologia. Psicóloga Clínica com graduação na PUC-Rio, realizou estágio no Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com Deficiência – NAIPD/PUC-Rio e foi Monitora-Chefe na disciplina de Neuroanatomia do Departamento de Psicologia. Atleta de futsal da PUC-Rio, atuou no DCE e como coordenadora do Centro Acadêmico de Psicologia – CAPSI. Atua como Psicóloga Especialista no Centro de Estímulo ao Desenvolvimento no Transtorno do Espectro Autista – CEDTEA da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, realizando avaliação diagnóstica e reabilitação intelectual de crianças com suspeita de autismo. Bicampeã Mundial de Surf Adaptado por Equipes – Time Brasil 2016 e 2017.
Miriam Calisman
Psicóloga clínica formada na PUC-Rio (1991). Trabalha com indivíduos neuroatipicos, com transtornos do neurodesenvolvimento, comportamentais e cognitivos. Especializada em Gestalterapia e Terapia Cognitivo-Comportamental. Dirige o Espaço Calisman Psicologia Clínica, onde atende crianças, adolescentes e adultos. Coordena uma equipe multidisciplinar, além do projeto Habilitando Habilitar, com grupos de habilidades sociais e de educação parental. É também autora do livro "Espada na Cabeça: o impacto do diagnóstico em saúde mental na vida de quem cuida" (2022). Especializada em Gestalterapia e Terapia Cognitivo-Comportamental. Dirige o Espaço Calisman Psicologia Clínica, onde atende crianças, adolescentes e adultos.
NAIPD: O encontro entre olhares e vozes no processo de inclusão no ensino superior das pessoas com deficiência
Profa. Dra. Renata Mattos Eyer
Professora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Coordenadora do Núcleo de Apoio e Inclusão da Pessoa com Deficiência (NAIPD), vinculado à Coordenação Central de Graduação da PUC-Rio, que integra a Rede de Apoio ao Estudante (RAE). Doutora e Mestre em Design pela PUC-Rio. Atua na área de inclusão das pessoas com deficiência, tecnologia assistiva e na prática de projetos em design a partir do reconhecimento das singularidades, da escuta atenta às pessoas com foco em seus potenciais, na interação e experimentação.
Mesa 3: o A inclusão no ensino das pessoas com deficiência: oportunidades e desafios
Profa. Ana Prado
Professora. Integrante da Diretoria de Educação Especial Inclusiva e coordenadora do Programa de identificação e acompanhamento de crianças e estudantes com deficiência visual, surdocegueira e deficiência visual associada à deficiência múltipla (Prov) da Secretaria Municipal de Educação de Niterói. Integrante do Grupo de estudos da ética e estética nos processos educacionais inclusivos da Universidade Federal Fluminense. Integrante do Laboratório de acessibilidade de imagens da Universidade Federal Fluminense. Graduada em Letras pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Especialista em língua portuguesa pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), educação especial e psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (Ucam). Mestra em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense (Cmpdi-UFF). Doutoranda do programa de pós-graduação em ciências, tecnologias e inclusão da Universidade Federal Fluminense (PGCTIn-UFF). Assessora da Secretaria de Reabilitação e Saúde da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB). Militante da luta anticapacitista. Ana é uma pessoa cega.
Profa. Dra. Aline Alvernaz
Professora Adjunta da UFRRJ, no Departamento de Educação e Sociedade DES/IM - Curso de Licenciatura em Educação Especial. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) - UFRRJ.Tem especializações em Educação Especial e Inclusiva, Orientação Educacional e Pedagógica, e Psicomotricidade. Graduada em Educação Física. Vice-lider do GPEEC (Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Ciberacessibilidade) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC - UFRRJ). Participa de projetos de extensão sobre formação de professores de Educação Física na perspectiva da Inclusão. Tem ampla experiência na área de Educação / Educação Física, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva e Docência On-line para a Inclusão. Principais temas de pesquisa: Pedagogia Descapacitista; Educação Física na perspectiva da Inclusão de Pessoas com Deficiência; Educação Especial; Inclusão educacional; Capacitismo; Processos de ensino e aprendizagem em Educação Física de pessoas com deficiência e Inovação tecnológica aplicada à formação continuada de professores.
Prof. Dra. Annie Redig
Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Professora Associada do Departamento de Estudos em Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa em Inclusão Educacional e Social (GPIES) e idealizadora do @cafeinclusivo.