Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

RAE PUC-Rio:
10 anos apoiando trajetórias acadêmicas

Sobre o evento

A Rede de Apoio ao Estudante - RAE/PUC-Rio - completa em 2025 uma década de atuação integrada e multidisciplinar. Vamos celebrar 10 anos de cuidado, acolhimento e construção coletiva em prol da permanência e do bem-estar da comunidade estudantil. Realizaremos algumas atividades ao longo do mês de outubro. Esses encontros têm como objetivo promover a reflexão, a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos.

No dia 28 de outubro, realizaremos o evento “RAE PUC-Rio: 10 anos apoiando trajetórias acadêmicas”, das 13h às 18h, no Auditório Padre Anchieta (térreo do prédio Leme). Será um momento de diálogo entre estudantes, professores e colaboradores da PUC-Rio em duas mesas sobre os seguintes temas:  permanência estudantil, saúde mental e pertencimento.

Mais do que uma comemoração, este será um espaço para projetar o futuro e reafirmar o compromisso da RAE com o acompanhamento e o apoio à vida universitária na PUC-Rio.

Programação


Dia 07, terça-feira

11h00 às 12h30Oficina: Escrevendo sobre Diversidade

LOCAL: Prédio Leme Sala L454

DESCRIÇÃO: Atividade de produção textual com tema relativo à importância da diversidade na PUC-Rio e na sociedade como um todo.

RESPONSÁVEIS: Profa. Meg Mesquita (NOAP) e Raphaella Costa Duarte (NAIPD)

INSCRIÇÃO: https://rae10anos.eventos.puc-rio.br/

Dia 14, terça-feira

12h30 às 13h00 Momento bem-estar: meia hora para você

DESCRIÇÃO:A correria do dia a dia universitário pede uma pausa. Pensando nisso, criamos um espaço dedicado ao autocuidado, para que você possa recarregar as energias e cuidar de si mesmo. Serão 30 minutos de bem-estar, descontração e leveza, abertos a toda a comunidade universitária. Uma pausa rápida que faz toda a diferença!

RESPONSÁVEIS: Deborah Sanches (NAU-RAE)

CONVIDADA: Profa. Jô (Coordenação de Educação Física- Vice-reitoria Comunitária)

LOCAL: Anfiteatro

INSCRIÇÃO: https://rae10anos.eventos.puc-rio.br/programacao/detalhes/793

Dia 17, sexta-feira

10h às 11h30 Jogos de tabuleiro: "bora" jogar juntos?

DESCRIÇÃO:O NAIPD tem promovido encontros com os estudantes para aproximação, interação entre eles e compartilhamento de experiências. Neste encontro, teremos um espaço para jogar e experimentar jogos de tabuleiro acessíveis.

RESPONSÁVEIS: Renata Mattos Eyer (NAIPD-RAE) e Raphaella Duarte (NAIPD-RAE)

CONVIDADO: João Vitor Léste

LOCAL: IAG 06

INSCRIÇÃO: https://rae10anos.eventos.puc-rio.br/

Dia 22, quarta-feira

15h00 às 16h30 Jornada universitária: como permanecer?

DESCRIÇÃO: A vida universitária traz muitas escolhas, descobertas e desafios. Neste encontro, vamos conversar sobre os caminhos possíveis para a permanência na universidade, refletindo sobre as dificuldades enfrentadas, as estratégias que ajudam a seguir em frente e o papel das redes de apoio disponíveis na universidade.

RESPONSÁVEIS: Deborah Sanches (NAU-RAE) e Laísa Azevedo (NOAP-RAE)

LOCAL: Salão da Pastoral

INSCRIÇÃO: https://rae10anos.eventos.puc-rio.br/programacao/detalhes/794

Dia 28, terça-feira

13h às 18 RAE PUC-Rio: 10 anos apoiando trajetórias acadêmicas

LOCAL: Auditório Padre José Anchieta

13h00 Abertura

Vice-reitor Pe. Miguel Martins de Oliveira Filho, S.J. 
Erica Rodrigues (Coord. CCG / RAE - PUC-Rio);
Daniela Vargas (Ex Coord. RAE / Coord. CCAR-PUC-Rio);
Zena Eisenberg (Ex Coord. NOAP / Diretora EDU da PUC-Rio);
Leila Vilela (Ex Coord. SOU-CTC);

13h40 Mesa 1: Permanência Estudantil: Desafios e Estratégias na Universidade

MEDIAÇÃO: Indira Inda (NOAP / RAE - PUC-Rio);

Andréia Clapp (Profa. do SER - PUC-Rio);
Jessica Vieira (Coord. FESP / VRC - PUC-Rio);
Geraldo Barreto da Costa Neto (Estudante ECO - PUC-Rio);

15h00 Mesa 2: Pertencimento e Saúde mental na Vida Universitária

MEDIAÇÃO: Juliana Mendes (SPA / RAE - PUC-Rio);

Mayla Cosmo (Profa. PSI - PUC-Rio);
Gabriel Lisboa (Secretaria de Graduação do IAG – PUC-Rio);
Luisa Compasso (Estudante IND- PUC-Rio);

16h00 Encerramento

17h00 Confraternização

INSCRIÇÃO: https://rae10anos.eventos.puc-rio.br/programacao/detalhes/795

Dia 29, quarta-feira

12h às 12h30 Missa de abertura: com o Vice-reitor Pe. Miguel Martins de Oliveira Filho, S.J