Missão e Objetivos
Ao lançarmos um olhar para o futuro, é importante observar o passado. Em uma instituição na qual passado, presente e futuro têm como linha condutora a qualidade acadêmica e a busca do diálogo interdisciplinar, a evolução das unidades acadêmicas que formam o Centro de Ciências Sociais (CCS), muitas das quais criadas a partir de outras unidades, são exemplo desse diálogo. O Departamento de Direito tem sua origem na Faculdade de Direito, uma das unidades fundadoras das Faculdades Católicas, em 1940, assim como os Departamentos de História e de Geografia (mais tarde Geografia e Meio Ambiente), que faziam parte da Faculdade de Filosofia, cujos bacharelados foram reconhecidos em 1942. Mais tarde, em 1946, quando as Faculdades Católicas se ampliaram para Universidade Católica, a Escola de Serviço Social, então vinculada ao Instituto Social, foi incorporada. Depois, em 1952, ainda na Faculdade de Filosofia, foi criado o Curso de Jornalismo e, em 1954, sob a inspiração do Pe. Fernando Bastos D’Avila, S.J. e do Solidarismo Cristão, temos a Escola de Sociologia e Política, e, em 1958, o Instituto de Administração e Gerência (IAG). Estas são as unidades precursoras do CCS.
Na Reforma Universitária de 1968, com a criação dos centros e departamentos, a Escola da Sociologia e Política dividiu-se nos Departamentos de Sociologia e Política e de Economia que, com os demais departamentos então existentes, passaram a constituir o Centro de Ciências Sociais. Nos anos 1970, absorvendo o IAG, foi criado o Departamento de Administração, cujo curso de Mestrado havia sido iniciado em 1972 no Departamento de Economia. E, em 1979, a partir de um centro de estudos vinculado ao Departamento de Direito, iniciaram-se as atividades do Instituto de Relações Internacionais, inicialmente com atividades de pesquisa e, nos anos 1980, com pós-graduação, e, em 2003, com graduação.
Assim, dentro do modelo de excelência da PUC-Rio, aliando ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão, atualmente o CCS conta com nove departamentos, com 44,41% dos alunos de graduação da PUC-Rio, além de dez unidades complementares, referências em sua área de atuação, o Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA), o Instituto de Gestão de Riscos Financeiros e Atuariais da PUC-Rio (IAPUC), o Núcleo de Estudos sobre Cidades (CENTRAL) e o Núcleo de Avaliações de Políticas Climáticas (NAPC), o Núcleo de Análise Estatística de Dados (NASDA), o Núcleo de Ciências da Conservação e Sustentabilidade (CSRio), o Núcleo de Estudos Interdisciplinares Iberoamericanos (Ei), a Catédra Sérgio Vieira de Mello, o Núcleo Interdisciplinar de Educação Financeira (NIEF) e o Núcleo Multidisciplinar de Direito e Informática (LEGALITE). Mas a principal característica de evolução do CCS nos últimos anos foi a ampliação da pós-graduação, com a implantação de mestrados e doutorados em todos os nove departamentos.
Prof. Luiz Roberto de Azevedo Cunha
Decano do CCS, Departamento de Economia
Fevereiro 2018