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Planejamento Estratégico

A PUC-Rio, comprometida com a excelência acadêmica e sua missão humanística, apresenta seu novo Planejamento Estratégico para o período de 2024 a 2030. Este documento é fruto de uma ampla escuta da Comunidade Universitária e reflete as prioridades para os próximos anos, buscando alinhar sua tradição pedagógica às demandas contemporâneas.

O Planejamento Estratégico não apenas destaca ações em áreas como ensino, pesquisa, inovação e sustentabilidade, mas também propõe novas direções para que possamos continuar a projetar a Universidade do futuro. Convidamos você a explorar este Planejamento, que serve como ponto de partida para a renovação de nossos compromissos com a sociedade e o mundo.
Planejamento Estratégico 2024 - 2030
A Universidade é a escola
de acordes e da consonância
entre as diversas vozes
e instrumentos.
PAPA FRANCISCO

 

Setembro, 2024

Vivemos tempos desafiadores que nos pedem constante atualização institucional. Atentos às transformações do mundo contemporâneo, especialmente àquelas que vive a cidade do Rio de Janeiro, temos o prazer de apresentar o Planejamento Estratégico 2024-2030. Buscando explorar novas possibilidades, alinhando nossa tradicional experiência pedagógica às exigências acadêmicas do Ministério da Educação (MEC), este documento planificador e inspirador é fruto de um grande esforço de discernimento proativo e da escuta profunda da nossa Comunidade Universitária. Iniciada em setembro de 2022, com a definição das primeiras diretrizes e a constituição de grupos de trabalho, sua elaboração envolve dois anos de discussões, esforço colaborativo e perseverante.

Cerca de 35 lideranças da nossa Comunidade estiveram à frente do processo, representando as diversas instâncias da Universidade. Contabilizadas as escutas às Vice-Reitorias, Decanatos, Coordenações Centrais, Comissões Gerais dos Departamentos, Unidades Complementares e outras instâncias formal e informalmente constituídas, realizadas entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre de 2024, o número de pessoas implicadas diretamente no processo representa de forma abrangente a Comunidade.

Mais do que essa expressiva participação, o que legitima o documento é, todavia, a diversidade de vozes e de visões nele registrada, urdida com seriedade e diligência com vista à definição do seu teor e forma final. Uma trajetória como essa ratifica a ideia expressa em nosso discurso de posse, de que “todas as soluções para nossos problemas, ou respostas sensatas para nossas questões, se encontram na própria PUC-Rio”.

Espera-se que o documento nos ofereça uma boa visão das ações julgadas prioritárias pela Comunidade Universitária; que nos convide, de modo pioneiro, a pensar a Universidade de forma integral e sistêmica; que, reconhecendo o que já se encontra em curso, sirva de base para a projeção de novos horizontes; enfim, que sirva de referência para a renovação dos compromissos humanísticos e educacionais que definem a Identidade e Missão da PUC-Rio.

Termino esta breve apresentação agradecendo a todas as pessoas que contribuíram para a elaboração do Planejamento Estratégico. É sobretudo muito importante que toda a Comunidade Universitária tome conhecimento do documento e com ele proativamente interaja, para que possamos juntos fazer da nossa PUC-Rio um lugar de trabalho próspero e comprometido com uma educação que possa servir à sociedade brasileira e ao mundo nestes tempos de veloz e decisiva transformação.

Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J.
Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro | PUC-Rio

Propósito

O propósito do documento é múltiplo. Algumas de suas facetas mais importantes são:

  • Oferecer uma visão do conjunto de ações julgado prioritário pela Comunidade Universitária no momento da sua elaboração e com vistas ao futuro próximo.
  • Convidar a pensar a Universidade de forma integral e sistêmica, sobretudo considerando a interação recíproca de suas diversas dimensões e sua relação com um mundo em veloz transformação.
  • Dar expressão ao que vem sendo feito e sinalizar com possíveis direções de trabalho e atualização acadêmica e administrativa da Universidade.
  • Servir como ponto de partida e pauta para conversas de acompanhamento, revisão de percurso e avaliação do aprimoramento institucional, à luz dos compromissos humanísticos e educacionais em consonância com sua Identidade e Missão, expressa no Estatuto, Regimento e Marco Referencial da PUC-Rio.

Comunicação Institucional

A comunicação institucional da Universidade é vital para a estratégia de marca e de comunicação perante seus diversos públicos. Seu objetivo é garantir que a Universidade seja adequadamente representada, promovida e compreendida pela sua Comunidade e a sociedade, a fim de construir e aprimorar uma imagem positiva e fortalecer seu relacionamento com todos os envolvidos. Como principais áreas principais de atuação, a comunicação institucional deve considerar: Gestão da Marca; Comunicação Interna; Comunicação Externa; e Gestão de Comunicação de Crise.

Horizontes: Construção de uma logística de comunicação que proporcione à Universidade uma infraestrutura ágil e eficiente nos planos interno e externo – sobretudo nas dimensões necessárias ao desenvolvimento das demais prioridades –, capaz de divulgar de forma ampla e expressiva o propósito e a missão da Universidade, assim como sua excelência na formação de seres humanos.

Ensino Pesquisa e Extensão

A PUC-Rio é uma Universidade privada, comunitária, filantrópica e sem fins lucrativos, que se destaca pela centralidade do tripé ensino-pesquisa-extensão. O cuidado com o entrelaçamento e equilíbrio dinâmico dessas três dimensões é prioritário para toda e qualquer política de sustentabilidade institucional. Garantir a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão é crucial para a formação de indivíduos conscientes, competentes, comprometidos, compassivos e criativos, efetivamente capazes de exercer um papel de liderança nas transformações em curso. As ações desse pilar devem ser voltadas para proporcionar aos alunos de graduação, pós-graduação e educação continuada uma formação integrada, qualificada e atenta aos desafios globais, respeitando o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

Horizontes: O atendimento a esse pilar visa consolidar o ethos diferenciado e exemplar da PUC-Rio em meio às outras universidades, públicas e privadas, antecipando a sociedade do amanhã, pelo reconhecimento dos saberes plurais, do protagonismo da pesquisa e da responsabilidade social de uma instituição de caráter comunitário.

Governança Ética

"Governança ética" diz respeito ao esforço para tornar éticas as relações que regem a vida nas organizações em geral, independente do seu tamanho ou natureza.

Pensada como instância mais reflexiva da mediação das condutas das comunidades, a ética precisa simultaneamente se distinguir e dialogar com as demais instâncias responsáveis pela regulação geral da convivência, de que são exemplo os códigos de conduta, os instrumentos de gestão e a força da lei, devendo se notabilizar pelo empenho no permanente aprimoramento de práticas comprometidas com o bem da Comunidade Universitária. No caso da PUC-Rio, a medida desse “bem” é dada pela sua tradição humanística, pela “Identidade e Missão” definidas no seu Estatuto e Marco Referencial, pela história de excelência técnico-científica e, mais recentemente, pela implementação do seu Programa de Integridade.

Horizontes: Quatro cenários podem ser realisticamente projetados para a PUC-Rio, sendo (i) real protagonismo na busca por modelos de governança sustentável; (ii) ambiente interno de confiança e motivação entre os membros da Comunidade Universitária; (iii) atração de novas e boas parcerias, resultantes da percepção pelas partes interessadas do esforço ético feito pela Universidade e (iv) configuração da PUC-Rio como espaço onde se discute publicamente temas éticos de interesse da sociedade em geral.

Estímulo à Inovação

É papel da Universidade protagonizar e alimentar o processo de transformação da sociedade e de diferentes setores empresariais e culturais. Esforços institucionais devem, por isso, ser canalizados para a formação de ecossistemas onde a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão estejam organizadas de forma a induzir e potencializar essa transformação, com a geração de impacto real em resposta a grandes desafios locais e globais. A relação com outras instituições de ensino e pesquisa, com empresas, organizações sociais, entidades governamentais, startups, fundos de capital de risco e com a própria sociedade civil complementa o papel da Universidade nesse objetivo.

Horizontes: Explorando todo o seu potencial de maneira consciente e responsável, a PUC-Rio se tornará protagonista no desenvolvimento prático e no ensino do empreendedorismo e inovação tecnológica, social e cultural no Brasil, desempenhando um papel central em sua promoção no âmbito local, nacional e internacional. Através de um círculo virtuoso entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, a Universidade se torna um ambiente único e indutor de prosperidade que atrai e orquestra todas as partes que compõem o ciclo de inovação.

Sustentabilidade Financeira

A sustentabilidade financeira abrange perspectivas diversas e de importância complementar. Passa a ser direcionada levando em consideração aspectos que promovem a consolidação de um equilíbrio financeiro positivo e a construção das bases necessárias ao impulso da atuação da Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com efeitos no crescimento de sua responsabilidade social e no cuidado com os mais vulneráveis. A visão de sustentabilidade em questão é abrangente e, no que concerne mais especificamente ao aspecto financeiro, abarca não apenas a revisão de despesas e custos, mas também a busca por novas oportunidades, fontes de receita, financiamentos e atividades geradoras de valor em geral.

Horizontes: A efetiva sustentabilidade financeira da Universidade fornece o chão seguro para investimentos de médio e longo prazo nas demais prioridades, possibilitando a realização de ações mais ousadas, profícuas e exemplares com benefícios não só para a Comunidade PUC-Rio, mas para a sociedade em geral.

Campus: Espaço Educativo

É de suma importância que o campus, compreendido como um espaço educativo, acolha as pessoas da Comunidade respeitando suas diferenças, fortalecendo suas potencialidades e promovendo a formação integral por meio dos diferentes ambientes, processos, sistemas e tecnologias. Todas as mudanças estratégicas se relacionam de uma forma ou de outra com o aperfeiçoamento permanente do campus. De forma imbricada, os ambientes, processos, sistemas e tecnologias atuam como uma rede. Eles possibilitam a criação e a otimização dos recursos que dão vida aos valores preconizados na Identidade e Missão da Universidade, e promovem o espírito educativo previsto em suas diretrizes pedagógicas.

Horizontes: Um campus pensado de forma adequada às atuais demandas do projeto estratégico da universidade facilitará os arranjos de produção de conhecimento e formação discente que caracterizam a instituição, além de aumentar o sentimento de bem-estar e pertencimento à Comunidade PUC-Rio.

Ações Afirmativas e Inclusão

As ações afirmativas são compreendidas como políticas que se dirigem a grupos vitimados pela exclusão socioeconômica ou discriminados por quaisquer razões. A política de ação afirmativa tem como objetivo eliminar desigualdades e segregações, aumentar a diversidade dentro do ambiente universitário compreendendo-a como uma força na PUC-Rio, de modo a promover o convívio nos diversos segmentos da Comunidade Universitária. Além da implementação de dispositivos de acesso institucional, conta-se entre as políticas de ação afirmativa e inclusão a criação de medidas de acolhimento e permanência de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco.

Horizontes: A sistematização das ações do pilar tende a fortalecer o perfil filantrópico da Universidade, além de contribuir para a formação de egressos mais sensíveis e capazes de lidar, inclusive com vantagem estratégica, com as demandas de uma sociedade cada vez mais carente de caminhos para o enfrentamento inteligente, afetivo e efetivo de suas injustiças e desigualdades.