PUC-Rio alcança 94 patentes vigentes em 2024 e confirma sua reputação como Universidade inovadora
Assessoria de Comunicação da Reitoria

A Casa de Inovação da PUC-Rio - Foto: divulgação
Em 2024, a qualidade da produção científica e das cooperações internacionais alçou a PUC-Rio a posições de destaque em diversos rankings internacionais. No âmbito do THE University Impact Rankings 2024, publicado em junho passado pela consultoria britânica Times Higher Education, a Universidade alcançou sua maior pontuação, em 5 anos, no indicador ‘Indústria, Inovação e Infraestrutura’, posicionando-se entre as 100 melhores do mundo no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 da ONU. Com o resultado, a PUC-Rio confirmou sua vocação e reputação de Universidade Inovadora, o 4º pilar do Planejamento Estratégico 2024-2030 - https://www.puc-rio.br/planejamentoestrategico/ .
— Esse reconhecimento é consequência do esforço conjunto de nossos pesquisadores e do apoio da Reitoria e das vice-reitorias, permitindo que a Agência de Inovação da PUC-Rio (AGI), em conjunto com os institutos, transforme conhecimento em soluções de alto impacto para a sociedade — declarou o coordenador da Agência, professor Raul Martins, quando da divulgação dos números de 2024 relativos à propriedade intelectual e à transferência de tecnologias.
Entre os destaques, a PUC-Rio alcançou 94 patentes vigentes, sendo 64 nacionais e 30 depositadas no exterior. Só no último ano, a Universidade registrou 12 novas patentes, das quais 8 são nacionais e 4 internacionais. Segundo Martins, muitas patentes foram resultado de parcerias de pesquisa com empresas, como a Petrobras. Ele enfatizou uma tendência de crescimento e aumento no número de interações:
— Entendemos que a comunidade PUC-Rio está muito ativa em parcerias de pesquisa com empresas, mas também houve um aumento significativo na busca de docentes por nosso apoio para o depósito de patentes, com a estratégia da AGI de divulgação da cultura da propriedade intelectual e de seus benefícios para a sociedade — observou. Em 2024, foram 26 comunicações de criação, 12 a mais do que no ano anterior.
Uma das inovações que figuram no portfólio da PUC-Rio é uma tecnologia que permite a criação de dispositivos biomédicos para diagnósticos não invasivos, com alta sensibilidade e exatidão. Desenvolvida por um grupo de pesquisa do programa de Pós-Graduação em Metrologia (PósMQI), a invenção utiliza o fenômeno da magnetoimpedância gigante (GMI) para criar transdutores magnéticos e de pressão que superam as limitações das tecnologias tradicionais, como o SQUID.
A tecnologia oferece aplicações em áreas como cardiologia, localização de corpos metálicos no corpo humano e monitoramento cardiovascular, destacando-se por operar em temperatura ambiente, ser portátil e de baixo custo, o que pode revolucionar o acesso e a eficiência no diagnóstico médico. A equipe trabalha, atualmente, na otimização e aprimoramento da tecnologia com o objetivo de tornar o transdutor ainda mais versátil e competitivo para entrada no mercado.
Ainda no setor da saúde, outra patente promete avanços no tratamento da fibrose cística, doença genética rara que afeta milhares de pessoas no mundo. Liderada pela professora Camilla Buarque, farmacêutica e coordenadora do Laboratório de Síntese Orgânica (LabSint) do Departamento de Química, a pesquisa resultou no desenvolvimento de uma molécula promissora, em parceria com a Universidade de Lisboa e a UFRJ.
O coordenador da Agência de Inovação também destacou a força da PUC-Rio na área de tecnologia da informação, que alcançou, em 2024, a marca de 104 programas de computador vigentes, sendo 11 depositados e concedidos no último ano. Entre os softwares de maior projeção está o FTOOL, desenvolvido pelo professor Luiz Fernando Martha, do Departamento de Engenharia Civil.
Amplamente utilizado no Brasil, o FTOOL é uma ferramenta gráfico-interativa para o ensino do comportamento estrutural de edificações. Sua versão gratuita, destinada a usos acadêmicos, já foi baixada mais de 500 mil vezes. O programa também conta com uma versão comercial, licenciada para a empresa Marlin, com opções de uso avançado disponíveis no site oficial.
Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.
Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).