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Jogos desenvolvidos por alunos de Artes & Design conquistam múltiplos prêmios no SBGames 2024

Preservação ambiental, narrativas conjuntas, experiências reflexivas e até uma banda de marsupiais em busca da fama são temas dos projetos premiados

Data de publicação: 17/10/2024
Texto: Renata Ratton
Assessoria de Comunicação da Reitoria
Foto com os alunos premiados Foto: arquivo pessoal

Logo após o Departamento de Artes & Design ser considerado Best Design School pelo Latin American Design Awards 2024 , graças às altas pontuações atribuídas a projetos vencedores de cinco alunos, graduandos do Departamento brilharam no Festival de Jogos do SBGames 2024, o mais tradicional concurso da produção nacional de jogos digitais. O encontro foi realizado em Manaus, AM, entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro.

Projeto Átrio em exposição Projeto Átrio, de Giovanna Bilotta, em exposição - Foto: arquivo pessoal

O projeto Átrio: O Coração da sua Narrativa, da aluna Giovanna Bilotta, orientado pela professora Maria das Graças Chagas, conquistou o 1º lugar na categoria Melhor Jogo Analógico feito por Estudante. A proposta foi o desenvolvimento de uma base criativa para inspirar e direcionar narrativas, de forma a possibilitar uma conexão a partir do entretenimento ativo.

Premiação da aluna Giovanna Bilotta Premiação da aluna Giovanna Bilotta - Foto: Rian Rezende

Átrio oferece uma plataforma mediadora para a construção do jogo e das ferramentas de escrita narrativa, com base no estudo de RPGs pautados na conversa. A plataforma constitui um espaço ideal para a criação conjunta pelos jogadores, já que leva em conta o fluxo criativo, em benefício da qualidade da diversão, e é capaz de gerar momentos importantes de construção da afeição, como consequência das interações positivas.

Segundo a autora, por conta do individualismo crescente na sociedade, o entretenimento passivo se tornou uma tônica na vida dos brasileiros, enfraquecendo, potencialmente, a identificação entre grupos sociais por conta da falta de bons momentos em conjunto. Por isso, o projeto buscou a construção de um produto que pudesse promover experiências com foco na criação de narrativas em pares como diversão participativa traduzindo os aspectos subjetivos da imaginação para a visualidade. Átrio é composto por uma versão digital e uma analógica, ambas totalmente implementadas e funcionais.

Já o aluno Lito Kemper ficou em 1º lugar na categoria Melhor Serious Game feito por Estudante, com o projeto Faces do Ego, orientado pelo professor Guilherme Xavier. Trata-se de um jogo eletrônico que gira em torno da influência das relações interpessoais na percepção e construção de repertório do indivíduo, inspirado nas teorias do antropólogo e sociólogo americano-canadense Erving Goffman e do psiquiatra suíço Carl Jung.

Tela do jogo Faces do Ego Tela do jogo Faces do Ego, de Lito Kemper

De acordo com Kemper, o jogo se desenvolve em mecânicas e interações tradicionais, mesclando elementos de metroidvania 2D – um gênero de jogo de exploração em formato plataforma não linear, baseado num conceito de chaves e fechaduras – com elementos de visual novel – um gênero de jogo narrativo baseado em diálogos com personagens e mecânicas de afinidade social. Desta forma, foi possível criar uma experiência reflexiva e empática, introduzindo questões como máscaras sociais e relações interpessoais, que instigam os jogadores a refletir sobre suas próprias relações interpessoais e as diferentes facetas de suas identidades.

Premiação do aluno Lito Kemper Premiação do aluno Lito Kemper - Foto: Rian Rezende

Também sob a orientação da professora Maria das Graças Chagas, o aluno Jonas Breda foi finalista, com o jogo Ecos da Mata, nas seguintes categorias de jogos de Estudante: Melhor Jogo, Melhor Narrativa, Melhor Design e Melhor Visual. O jogo recebeu bastante destaque durante o evento, sendo um dos mais jogados pelo publico presente e também um dos mais bem votados na categoria Voto Popular, onde concorrem todos os games finalistas do Festival, tanto de estudantes quanto de profissionais.

Ecos na Mata já havia sido premiado no Latin America Design Awards 2024 , categoria Estudante – Digital. É um RPG de ação top-down sobre preservação do meio ambiente, colonialismo e folclore. A história se passa em um cenário de fantasia, inspirado na história e no folclore brasileiro, trabalhando com temas e personagens importantes da época colonial.

Breda trouxe para a história temas como pertencimento, identidade e coexistência. O jogador precisa lutar contra seres míticos e tirá-los de seu transe com poderosas magias; conhecer e ajudar os moradores de uma cidade e coletar recursos para melhorar suas chances de sobrevivência.

O autor sublinha que muita atenção foi colocada para que os elementos fossem retratados de forma adequada, nem vangloriando nem negligenciando os aspectos negativos da história, mas sim trazendo um debate sobre o efeito que a colonização teve sobre o país. O jogo trabalha a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente como temas centrais, apresentando uma gameplay inovadora, que tem como objetivo final, inclusive nas situações de embate, salvar as espécies nativas de forças humanas e sobrenaturais que afligem a floresta.

Tela do jogo Ecos da Mata Jogo Ecos da Mata, de Jonas Breda, em exposição - Foto: arquivo pessoal

O projeto se ambienta em uma região de Mata Atlântica explorável, com plantas, animais e personagens característicos do Brasil colonial, todos desenhados e animados à mão, tomando como referências obras da época, como as do artista Jean-Baptiste Debret.

O jogo buscou ainda explorar o rico espaço para desenvolvimento narrativo, presente na cultura e no imaginário brasileiros. Trata-se de um contexto pouco explorado na indústria de jogos, que o projeto utilizou para costurar uma narrativa que incentivasse debates importantes e a valorização da cultura brasileira.

A professora Maria das Graças Chagas também orientou projeto finalista nas categorias Melhor Áudio e Melhor Narrativa em jogo feito por Estudante. MarsupiPunks: O Preço de uma Alma, desenvolvido pelo aluno Haykal Moragas, partiu de um questionamento sobre os jogos eletrônicos de ritmo na atualidade.

Tela do jogo MarsupiPunks Tela do jogo MarsupiPunks, de Haykal Moragas

Para o desenvolvimento, foram realizados levantamentos com pessoas inseridas no meio de jogos e realizadas pesquisas teóricas e de referência, em busca de bibliografias e comparativos. Isto para obter um panorama contextual do mercado de jogos eletrônicos no Brasil, país rico em pluralidade musical, e um dos maiores consumidores de jogos eletrônicos do mundo. MarsupiPunks é um jogo de ação e aventura que experimenta com elementos de ritmo e busca valorizar a cultura musical nacional, atraindo novos públicos pela sua originalidade e inovação. O jogo traz a história de uma banda de rock de marsupiais, em busca de ascensão e fama, e conta com trilha original.


Sobre o Festival de Jogos

O Festival de Jogos do SBGames é o mais tradicional concurso da produção nacional de jogos digitais. É um dos grandes momentos do ano no qual os desenvolvedores de todo o Brasil se confraternizam em torno de seus jogos e tem seu trabalho avaliado e premiado pela comunidade.

 

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