Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Notícia em destaque

Cultura e inclusão

PUC-Rio e Ação Social pela Música do Brasil renovam convênio para residência musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro

Data de publicação: 24/04/2024

Assessoria de Comunicação da PUC-Rio
Texto: Renata Ratton (VRAc)

Foto do evento Celebrando a assinatura do convênio, Fiorella Solares, da ASMB, entre o presidente da Fundação Padre Leonel Franca, padre Roberto Barros Dias, S.J., e o reitor da PUC-Rio, padre Anderson Antonio Pedroso, S.J. - Foto: Gabinete da Reitoria

No último dia 11, a PUC-Rio renovou convênio com a ONG Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), responsável pela Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ). No âmbito do convênio, a OSJRJ segue como orquestra residente da Universidade por mais um ano. Com recursos da Fundação Padre Leonel Franca, a parceria compreende bolsas de ajuda de custo para os músicos.

A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro integra o programa cultural da cidade e tem realizado concertos com grandes solistas e maestros em espaços do Theatro Municipal, da Cidade das Artes e da Sala Cecília Meireles; em 2023, também se apresentou na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte. O conjunto é composto por 55 jovens entre 18 e 26 anos, a grande maioria residente em comunidades socioeconomicamente desfavorecidas do Rio de Janeiro. É presidida por Fiorella Solares, que também dirige a ASMB.

Em entrevista recente para o site da ONG Instituto Alicerce, Solares destacou a importância da música como agregadora, ao desenvolver a disciplina, a concentração e a motricidade: “Além disso, uma orquestra sinfônica é composta por hierarquias, onde os jovens aprendem que, dentro de um grupo orquestral, existirão diversas lideranças, principalmente a do maestro! Concentração e disciplina são demandadas nos ensaios sempre”.

A cerimônia de assinatura foi realizada na sala do Conselho Universitário, com a presença do reitor da PUC-Rio, padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., do presidente da Fundação Padre Leonel Franca, padre Roberto Barros Dias, S.J., e da própria Fiorella. Na ocasião, padre Anderson registrou sua alegria em dar continuidade à residência, agradecendo aos presentes.

Sobre a ASMB:

Fundada há 25 anos, a Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é a educação social e cultural através do ensino da música clássica, a fim de promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Em sua vertente sociocultural, a Ação Social Pela Música do Brasil fundou, em 2014, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ) e diversos conjuntos de música de câmara, com destaque para Camerata Jovem do Rio de Janeiro, Camerata Vila e Camerata de Petrópolis, que traduzem concretamente o resultado do trabalho realizado ao longo dos anos, e que possibilitam, a partir da revelação de talentos entre os jovens músicos, a abertura de novos caminhos para a vida profissional.

Foto de Dom Orani junto ao reitor e vice-reitores A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro participou de momentos importantes da vida da Universidade no último ano - Foto: ASMB

 

INSTRUÇÕES RÁPIDAS

Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.

Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).
Digite aqui o título principal para a página