Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Notícia em destaque

Duas vezes carioca

Padre Anderson Pedroso, Reitor da PUC-Rio, recebe título de Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro, da Câmara dos Vereadores, e Prêmio Cariocas do Ano, da Veja Rio

Data de publicação: 18/12/2024
Texto: Renata Ratton
Assessoria de Comunicação da Reitoria

Um coração paulistano, declaradamente apaixonado pelo Rio da PUC, anda batendo mais forte neste dezembro: o Reitor da Universidade, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., foi agraciado com o título de Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro — concedido, por unanimidade, pela Câmara de Vereadores — e com o prêmio Cariocas do Ano, na categoria Educação, oferecido pela revista VEJA Rio.

Trata-se de homenagens extremamente representativas e conectadas à vida e à atuação do Reitor dentro e fora do campus: a cidadania carioca reconhece a integração profunda com a vida carioca, envolvendo cultura, vocação comunitária, ecologia, desafios, sonhos. Já o prêmio da VEJA Rio reconhece personalidades – nascidas ou que tenham escolhido o Rio para viver — que se destacaram, ao longo do ano, em suas áreas de atuação.

Foto do Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. e o vereador Pedro Duarte Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., e o vereador Pedro Duarte - Foto: Matheus Santos

A entrega do título de cidadão se deu no último dia 12, após Missa de Natal celebrada por Pe. Anderson, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, campus da PUC-Rio, pouco antes de presidir a Assembleia Universitária 2024. Já o prêmio, foi recebido na noite de ontem, em jantar promovido pela revista no recém-inaugurado Roxy Dinner Show.

O vereador Pedro Duarte, ex-aluno da Universidade, foi o responsável por entregar o título de cidadão ao Reitor. Em seu discurso, o vereador assinalou que, “quando a PUC-Rio vai bem, a cidade vai bem”, e parabenizou a instituição pelo desenvolvimento de pesquisas que impulsionam o avanço científico da cidade.

Emocionado, Pe. Anderson lembrou que a função social da PUC-Rio é fundamental para que a cidade produza mais conhecimento e contribua para a melhoria de vida de todos:

— O país ainda não está aproveitando toda a riqueza do Rio, a riqueza das pessoas, a riqueza da inteligência carioca, a riqueza da resiliência. Nós queremos que a PUC seja bem forte, que ela esteja muito unida para que ajude o Rio a ser o farol do nosso país. Que seja uma cidade mais igualitária, uma cidade mais justa, uma cidade onde as pessoas possam conviver em paz.

O prêmio da VEJA Rio celebrou as conquistas e premiações obtidas pela Universidade na atual gestão. Com o troféu em mãos, o Reitor agradeceu por mais um reconhecimento recebido da cidade e reforçou que a Universidade está lutando para ser cada vez mais inclusiva.

Foto do Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., na premiação Cariocas do Ano - Foto: divulgação

— A PUC-Rio é um projeto de país. Queremos uma Universidade cada vez mais inclusiva e que possa acolher todas as pessoas. Então, eu quero dedicar esse prêmio à comunidade PUC-Rio, porque o sucesso da PUC é coletivo. Nós lutamos muito, estamos fazendo uma reforma que usa um modelo de gestão mais arrojado, mas tudo isso é por causa das pessoas. Eu quero ainda dedicar esse prêmio a todos os professores do Rio de Janeiro, sejam eles das universidades, do ensino médio, e especialmente os professores do ensino básico, nossos primeiros mestres e mestras. Talvez possamos lembrar, agora, dos nossos professores, daqueles que nos ensinaram a escrever, que nos apoiaram na escola. A educação é muito importante, educação, cultura, arte. E não dá para pensar nela sem pensar no Rio — observou, acrescentando:

— Eu amo o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa: linda pela beleza natural e uma vitrine para o Brasil. E eu amo o Rio também pelos cariocas. O Brasil precisa do Rio, do Rio saudável. Estou muito honrado e feliz, sobretudo porque eu recebo esse prêmio como um compromisso de uma cidade mais humana, em que possamos lutar contra a pobreza. E lutar contra a pobreza significa diminuir a violência, dar oportunidades. Luta-se contra a pobreza gerando-se riqueza, ampliando as possibilidades das pessoas. É isso que eu sonho para o Rio e para o país. Muito obrigada! Viva a PUC, viva o Rio. Viva a educação!

Nota: Ainda ontem, a coluna VEJA Gente publicou extensa entrevista com o Reitor da PUC-Rio, acessível em: https://veja.abril.com.br/coluna/veja-gente/reitor-da-puc-rio-anderson-antonio-pedroso-sou-ceo-para-os-pobres

 

INSTRUÇÕES RÁPIDAS

Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.

Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).
Notícia em destaque