Transição energética e sustentabilidade
PUC-Rio e QatarEnergy unem conhecimento e tecnologia no combate ao aquecimento global e trazem o Rio de Janeiro para o centro da inovação verde
Texto: Renata Ratton
A PUC-Rio foi selecionada como instituição parceira da QatarEnergy Brasil para a execução de projeto de PD&I focado em sustentabilidade e economia verde. “Vale da Gávea” dá suporte à estratégia de descarbonização e transição energética da empresa, e tem potencial para gerar impactos positivos para o estado e a população do Rio de Janeiro.
O convênio com a QatarEnergy foi assinado o final de julho, através do Instituto de Mobilidade e Energias Sustentáveis da PUC-Rio (IMES), e o projeto vai realizar um levantamento multidimensional de tecnologias de ponta da área de transição energética, de modo a transformar o campus e seu entorno em um hub de captura de CO2 e sustentabilidade, no enfrentamento das crescentes emissões de carbono. Em sinergia com a política de ESG (Environmental, Social and Governance) da Universidade, “Vale da Gávea” integra um projeto institucional ainda maior, o “Gávea do Rio”.
– “Vale da Gávea” reflete o compromisso da PUC-Rio e do IMES com a sustentabilidade e a transição energética. Estamos focados em desenvolver tecnologias avançadas, como a captura ativa de CO2 da atmosfera (DAC) e a utilização de fontes renováveis, que não apenas mitigam os impactos ambientais, mas também posicionam o Rio de Janeiro como um líder em inovação verde. No IMES, aproveitamos nossa expertise em combustíveis e eficiência energética para criar soluções práticas e escaláveis. É um passo significativo para tornar a Universidade um motor econômico e sustentável para o estado, promovendo a integração entre ciência, tecnologia e a comunidade local – celebra Felipe Gouvea, pesquisador e gerente de operações do IMES.
Também estão previstos o desenvolvimento de protocolos para a recuperação de áreas de floresta tropical degradadas, a mensuração dos estoques de CO2 capturados pela vegetação local e a utilização de fontes renováveis de energia. Segundo Gouvea, um dos aspectos mais impressionantes é a instalação de um sistema IoT de monitoramento em tempo real, capaz de quantificar os volumes do gás carbônico:
– O sistema integrado será crucial para a avaliação contínua da eficiência das tecnologias empregadas e para a otimização do processo de captura de carbono. A parceria entre a PUC-Rio e a Qatar Energy Brasil representa uma convergência de conhecimento e recursos e promete fazer uma diferença significativa na luta contra o aquecimento global.
Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.
Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).