Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Pesquisador de doenças neurodegenerativas do Departamento de Química da PUC-Rio é o primeiro cientista premiado com o Early Career Awards

Iniciativa é uma parceria da Sociedade Brasileira de Química (Divisão de Química Inorgânica) com a Royal Society of Chemistry

Pesquisador de doenças neurodegenerativas do Departamento de Química da PUC-Rio é o primeiro cientista premiado com o Early Career Awards

No dia 15 de setembro, o Prof. Nicolás A. Rey, do Departamento de Química do Centro Técnico Científico, tornou-se o primeiro cientista agraciado com o prêmio Early Career Award, da Sociedade Brasileira de Química (Divisão de Química Inorgânica) em parceria com a Royal Society of Chemistry. A entrega aconteceu durante o XX Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, realizado em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Na premiação, o professor recebeu uma placa, agradeceu, ministrou uma palestra sobre o seu trabalho na área de Química Bioinorgânica e foi convidado a publicar um artigo científico na renomada revista Dalton Transactions, da Royal Society of Chemistry. Rey, que também é Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ, foi reconhecido por seu trabalho no manejo bioinorgânico de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, Parkinson, doenças priônicas etc. Atualmente, Rey está à frente de uma pesquisa que analisa o potencial farmacológico de moduladores da interação proteína-metal no cérebro. Eles podem atuar sobre a toxicidade de um peptídeo capaz de causar danos oxidativos às sinapses neurais presentes no cérebro das pessoas com Alzheimer.

Rey foi reconhecido por seu trabalho no manejo bioinorgânico de doenças neurodegenerativas, tema que apresentou após a premiação.

Legenda: Rey foi reconhecido por seu trabalho no manejo bioinorgânico de doenças neurodegenerativas, tema que apresentou após a premiação.
Crédito: Divulgação CTC/PUC-Rio

Na PUC-Rio desde 2009, Rey é coordenador do Laboratório de Síntese Orgânica e Química de Coordenação Aplicada a Sistemas Biológicos (@labsobio). A seleção para o prêmio, onde concorreu com nomes indicados pela comunidade científica, foi baseada em diversos critérios, como originalidade da linha de pesquisa, formação de alunos, impacto da produção cientifica do pesquisador e contribuição ao desenvolvimento da Química Inorgânica no Brasil. Ao vencer essa primeira edição do prêmio dado a pesquisadores de até 45 anos, Rey comemorou: ´“Acabei de fazer 46 anos. Então, foi uma oportunidade única de conquistar esse prêmio, que reflete o reconhecimento dos meus colegas”.

O professor e pesquisador orienta atualmente dez alunos e já formou cerca de 20 na pós-graduação do Departamento de Química. Entre eles, está a doutora mais jovem do Brasil, Daphne Cukierman, que, em 2021, aos 26 anos, defendeu sua tese na área de Química medicinal para o desenvolvimento de um novo fármaco capaz de modificar a doença de Parkinson, que afeta cerca de 10 milhões de pessoas no mundo.

Por: Maria Estrella
APPROACH COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio)


INSTRUÇÕES RÁPIDAS

Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.

Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).
Digite aqui o título principal para a página