Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Notícia em destaque

Aos pés do Cristo, caminhos se abrem para jovens infratores

PUC-Rio, Degase, TJRJ e Santuário Cristo Redentor firmam parceria para capacitação de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

Data de publicação: 12/04/2024

Texto: Renata Ratton (VRAc)

Foto do evento Após a assinatura do termo, a partir da esquerda: o maestro Leonardo Randolfo, da EMCR, o diretor-geral do DEGASE, Victor Poubel, o reitor da PUC-Rio, padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., o reitor do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, padre Omar Raposo, e a desembargadora Suely Magalhães - Foto: divulgação

PUC-Rio, Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, Escola de Música Cristo Redentor (EMCR), Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro (Degase) e Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro firmaram acordo de cooperação que prevê a realização de cursos de qualificação para jovens que cumprem medida socioeducativa, nas áreas de música e produção.

A certificação da ECMR, que receberá a chancela da Universidade, poderá ampliar as chances dos jovens infratores no mercado de trabalho. Conforme o Levantamento Anual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), de 2023, 11.664 adolescentes estão inseridos ao sistema socioeducativo brasileiro, nas modalidades de restrição e privação de liberdade.

A cerimônia de assinatura do termo foi realizada na noite do dia 10 de abril, no Santuário do Cristo Redentor, com a presença do diretor-geral do Degase, Victor Poubel, da desembargadora Suely Lopes Magalhães, 2ª vice-presidente do TJRJ e supervisora do Grupo de Monitoramento do Sistema Socioeducativo, do maestro Leonardo Randolfo, da EMCR, e do rapper Allmeyda, formado pela escola de música, que protagonizou o momento musical do evento.

O reitor do Santuário, padre Omar Raposo, deu as boas-vindas aos presentes ressaltando a oportunidade de estabelecer uma relação em vista do bem comum e dos jovens, marcada pelas múltiplas competências estabelecidas e pela integração das instituições.

– Certamente, será um grande sucesso o nosso trabalho, que vai render muitos frutos. Vejo esse projeto como um grande ímã para trazer muita gente boa para participar conosco – declarou padre Omar.

Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., agradeceu ao Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, O. Cist, por proporcionar a participação da Universidade na aliança.

– Foi durante um almoço que conheci o projeto. A mesa é muito importante para nós, no cristianismo, é o lugar do serviço e da partilha. Então, eu quero agradecer a Dom Orani, pelo convite inicial, e ao padre Omar que, na oportunidade, me disse: "o Cristo precisa ter um pensamento e a PUC precisa ser o pensamento do Cristo". Respondi que a PUC precisa ter um olhar e o Cristo tem que ser os olhos da PUC. Porque ela está no Vale da Gávea, mas precisa ver a cidade; nesta cooperação, o olhar foi lançado sobre o Degase, com a ajuda do Santuário.

Segundo o reitor, a participação da Universidade no projeto ficará sob a responsabilidade da Vice-reitora de Extensão e Estratégia Pedagógica, professora Jackeline Farbiarz:

– A PUC entra certificando, legitimando a experiência, o saber; com isso, os jovens terão a dignidade de dizer: "fiz um curso certificado pela melhor universidade privada do país. A minha história passa pela PUC". O que vamos entregar não é nada mais do que um direito – salienta o reitor. E continua:

– Estive, recentemente, com o papa, no Vaticano, e ele insiste que devemos dar o testemunho de uma Igreja servidora, que se ocupa dos jovens, uma Igreja "em saída". Igreja em saída, Universidade em saída, mas não sem direção: na direção da justiça, dos mais pobres, de uma sociedade igualitária. Eu conto com os olhos do Cristo para nos ajudar a enxergar o Rio, o Brasil, o mundo.

Foto dos participantes do evento com o Cristo Redentor ao fundo Aos pés do Cristo, união de esforços e competências pelo futuro dos jovens que cumprem medidas socioeducativas - Foto: Santuário Arquidiocesano do Rio de Janeiro

 

INSTRUÇÕES RÁPIDAS

Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.

Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).
Digite aqui o título principal para a página