Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Notícia em destaque

R$35 milhões para IA

Com a maior doação recebida na história da Universidade, feita pela Fundação Behring, PUC-Rio cria Instituto Behring de Inteligência Artificial

Data de publicação: 11/12/2024
Texto: Renata Ratton
Assessoria de Comunicação da Reitoria
Imagens do projeto do prédio do instituto

Foi o Papa Francisco quem alertou: “A inteligência artificial tornar-se-á cada vez mais importante [e] os desafios que coloca não são apenas de ordem técnica, mas também antropológica, educacional, social e política” e que “a imensa expansão da tecnologia deve ser acompanhada por uma adequada formação da responsabilidade pelo seu desenvolvimento”.

Ciente do desafio lançado na mensagem do Dia Mundial da Paz, e contando com a maior doação recebida em toda a sua história, R$35 milhões, da Fundação Behring — a PUC-Rio cria, hoje, o Instituto Behring de Inteligência Artificial, vinculado à Reitoria, que vai “desenvolver pesquisas em IA alinhadas às realidades e necessidades sociais brasileiras e globais, contribuindo com a inovação, o desenvolvimento econômico e a transformação socioambiental”.

O Instituto será um dos primeiros de uma universidade brasileira inteiramente dedicado à inteligência artificial e com sede própria. A Fundação Behring é parceira da PUC-Rio desde 2021, com a oferta de bolsas de estudo a mais de 30 alunos.

— A Fundação Behring já tem parceria com a Universidade há alguns anos, e reafirma sua confiança na nossa gestão para ampliar o investimento e colocar a PUC-Rio no topo da pesquisa e do ensino da inteligência artificial, com impactos em diversos setores. É um bebê que nasce com um DNA bastante reforçado, bastante diversificado e, por isso, mais forte – celebra o Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J.

De acordo com o Reitor, após cerca de um ano de conversas com o investidor Alexandre Behring — ex-aluno de Engenharia Elétrica da PUC-Rio — a doação foi formalizada mediante a assinatura de um contrato entre a PUC-Rio e a Fundação. A intenção é criar um hub de IA, um centro de estudos e de pesquisas avançadas, que contará com a colaboração do corpo docente da Universidade e de professores de outros países ministrando cursos de graduação, pós, de ensino continuado, e contribuindo com os projetos de pesquisa.

— Ao mesmo tempo, a PUC-Rio vai manter sua marca de ser uma Universidade voltada para o bem da sociedade, buscando promover um impacto socioambiental positivo no entorno e na cidade do Rio de Janeiro. Na direção da sustentabilidade, está a recente iniciativa de bolsas para a classe média. Mantivemos as dos mais carentes, mas queremos que a Universidade seja um encontro de todas as pessoas e classes — afirma Pe. Anderson.

Com os recursos recebidos da Fundação Behring – organização filantrópica voltada para o desenvolvimento do Brasil, por meio da educação de jovens em computação — será construído o Edifício Behring, um prédio de 3,3 mil m² no campus da Universidade que abrigará espaços de trabalho, salas de aulas e laboratórios de ponta em IA. O projeto está sendo realizado pela Bernardes Arquitetura, renomado escritório carioca que se disponibilizou a construir o conceito do edifício de maneira pro bono.

2025 é logo ali

Antes mesmo que o prédio de cinco andares fique pronto, as atividades do Instituto, tanto de ensino como de pesquisa, terão início nas dependências atuais da PUC-Rio. Um curso de bacharelado em Inteligência Artificial, de caráter multidisciplinar, está sendo criado e envolverá professores de matemática, informática, engenharias elétrica e industrial.

A graduação tem previsão de início já no segundo semestre de 2025, com uma turma-piloto. Nos anos seguintes, pretende-se ofertar 100 vagas por ano, com um amplo programa de bolsas de estudo.

Além das modernas salas de aula, o prédio abrigará laboratórios e um auditório, que será o maior do campus. Para o CEO da Fundação Behring, Lucas Giannini, o objetivo da Fundação é fortalecer o ensino de tecnologia no Brasil formando mais profissionais qualificados na área. “Com o novo bacharelado em IA utilizando metodologias inovadoras, esperamos atrair novos talentos brasileiros para esta área tão promissora”, declara.

O Reitor da PUC-Rio enfatiza que será a primeira graduação em IA no país a nascer de uma base tecnológica, mas também humanista e multidepartamental, lembrando que os novos cursos serão construídos nessa interface entre conhecimentos. A missão do Instituto leva em consideração todas as implicações éticas e socioeconômicas.

—  É possível usar a IA tanto para fazer um drone que mata quanto para uma cirurgia que salve vidas no interior da Amazônia — salientou, referindo-se ao metaprojeto Amazonizar, encampado por diferentes áreas da PUC-Rio.

Protagonismo no País

Há dois meses, a PUC-Rio recebeu a visita do secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luis Manuel Fernandes, que é também professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio. Na ocasião, o secretário proferiu a palestra IA para o Bem de Todos: O Plano Brasileiro, apresentando o plano estratégico que visa ao desenvolvimento e à utilização da inteligência artificial (IA) no Brasil como prioridades do Brasil.

Para o Reitor, a ideia é que a Universidade assuma um papel de protagonismo no movimento de IA brasileiro, exercendo o pioneirismo tecnológico impresso em sua história, desde a escolha para sediar o primeiro computador instalado no Brasil, um Burroughs Datatron B-205, em 1960.

A PUC-Rio já desenvolve em torno de 60 projetos de grande envergadura e alta tecnologia, dos quais uma dúzia já utiliza a inteligência artificial. Com a criação do Instituto, a intensifica sua atuação alinhada às prioridades nacionais e unifica suas iniciativas internas de IA e diversifica o espectro de convênios, atualmente muito conectado com a indústria de energia, petróleo e gás, ampliando as parcerias para outras áreas tecnológicas.

 

INSTRUÇÕES RÁPIDAS

Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.

Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).
Notícia em destaque