Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Notícia em destaque

Infância refugiada

Monografia defendida no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio recebe Prêmio Cátedra Sergio Vieira de Mello

Data de publicação: 23/07/2025
Texto: Renata Ratton
Assessora de comunicação institucional da PUC-Rio

“Fronteiras da subjetividade: reflexões sobre a função da expressão estética no processo de construção de agência e voz política de crianças venezuelanas em busca de refúgio no Brasil”, trabalho de conclusão de curso de Maria Rita Monteiro Moriconi, egressa da graduação em Relações Internacionais da PUC-Rio, foi vencedor do Prêmio Cátedra Sergio Vieira de Mello, categoria Monografia.

A pesquisa, orientada pelo professor Roberto Vilchez Yamato, do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio, se destacou pela originalidade da abordagem, ao tratar de situação específica de grupo de refugiados que se encontra no período da infância.

– Num contexto global em que as crianças e os adolescentes compõem uma expressiva parte da população humana forçada a se deslocar no mundo, e, mesmo assim, são negligenciadas pelos estudos internacionais – inclusive por aqueles dedicados à mobilidade e à proteção dos direitos humanos –, o trabalho de conclusão de curso de Maria Rita dedica-se a um estudo crítico das infâncias migrantes, dando particular atenção ao caso de crianças venezuelanas em situação de refúgio no Brasil – contextualiza Yamato.

Para o professor, o trabalho desafia os discursos hegemônicos, buscando ecoar a potência e agência política das crianças migrantes por meio de uma inovadora perspectiva interdisciplinar, sensível às narrativas autobiográficas e aos traços estéticos que caracterizam as vidas dessas crianças ao atravessarem fronteiras internacionais para chegarem ao Brasil.

– Analisando criticamente a política da estética que acompanha a exposição visual “Fronteiras da Infância – Migração e refúgio sob o olhar da criança”, promovida pela Defensoria Pública da União (DPU), a pesquisa lança luz sobre um urgente problema do mundo contemporâneo, lançando mão da delicadeza e sensibilidade que os desenhos infantis (expostos na mostra) guardam em si. É com base nesses traços cheios de vida, que o trabalho de Maria Rita nos provoca a repensar a política internacional e a proteção global dos direitos humanos, a partir do Brasil e da América Latina – conclui o orientador.

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello é uma iniciativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em parceria com instituições de ensino superior. O objetivo é promover a integração local de pessoas refugiadas por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Atualmente, a CSVM reúne 42 instituições de ensino superior em 13 estados brasileiros e no Distrito Federal.

O Prêmio Sérgio Vieira de Mello é uma distinção concedida a trabalhos acadêmicos, como monografias, que abordam temas relacionados à promoção e defesa dos direitos humanos, com foco em áreas como refúgio, deslocamento forçado e integração local. O prêmio visa reconhecer e valorizar pesquisas que contribuam para a compreensão e enfrentamento de questões cruciais na área.

 

INSTRUÇÕES RÁPIDAS

Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.

Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).
Digite aqui o título principal para a página