Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

PUC-Rio abre inscrições gratuitas para evento inédito sobre descentralização

Com transmissão ao vivo pela internet, dias 17 e 18/08, evento do ECOA PUC-Rio reunirá representantes de diferentes setores para falar sobre a tendência de transformação em mercados e relações sociais

Há menos de uma década, o Uber chegou ao Brasil remodelando completamente o setor de mobilidade urbana. Logo depois, foi o Airbnb  a causar reviravolta no segmento de aluguel e hospedagem. Na economia do compartilhamento, bens ou serviços são divididos entre diferentes beneficiados. Se ainda restam dúvidas sobre a radical transformação que trouxeram, é bom refletir: a maior empresa de transporte não possui veículos e a maior do setor de hospedagem não possui sequer um quarto. Mais recentemente, conceitos como Criptomoedas, Blockchain, Web3, NFTs e metaverso atravessam nossa realidade. Mas o que tudo isso tem em comum?

Para debater o que hoje passa a ser considerada uma das maiores conquistas da sociedade moderna, a descentralização, a PUC-Rio promove, nos dias 17 e 18 de agosto, o evento "Futuro descentralizado". A ideia é debater desafios e avanços dessa tendência em que negócios, serviços e produtos são construídos e governados de forma coletiva, dando cada vez mais autonomia à sociedade e provocando transformações profundas nos mercados e nas relações. O encontro reunirá representantes de diferentes setores, com a finalidade de formar um pensamento que colabore na construção de uma nova realidade econômica e social.

Gustavo Robichez, co-organizador do evento, afirma que o encontro pretende unir ideias de diferentes segmentos e perspectivas. "Vamos envolver estudantes e representantes de empresas, instituições financeiras e organizações governamentais e não-governamentais para juntos refletirmos sobre o futuro que podemos construir diante das novas possibilidades trazidas pela descentralização, sem deixar de abordar seus problemas e desafios", antecipa Robichez, co-fundador do ecossistema multidisciplinar de inovação aberta ECOA PUC-Rio.

Comunidade e Descentralização, Impacto Social da Descentralização, Colaboração e Coopetição, CBDC/Real Digital, Web3, Tokenização, NFTs e Metaverso serão os temas dos painéis que reunirão expoentes de diversas áreas, representantes de empresas e organizações como Itaú, Banco Central, Invest.Rio, BNDES, CNSeg, 2TM, Moss, Fuse Capital, EY, QR Capital, Visa e Microsoft.  Serão mais de 40 profissionais apresentando suas perspectivas e provocando reflexões sobre o futuro em construção.

Rafael Nasser, co-organizador do evento, lembra que a universidade é o espaço ideal para provocar reflexões, experimentar e cocriar. "Em 2017, o ECOA PUC-RIo promoveu um primeiro evento sobre Blockchain e desde então temos realizado inúmeros projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em parceria com grandes empresas, como Petrobras e Itaú. Os Programas de Inovação Tecnológica (PITs) da Universidade têm provocado os participantes sobre oportunidades de desenvolverem soluções inovadoras pensando no Metaverso e na Web3. Esse novo evento será importante para provocar ainda mais pessoas sobre essa tendência que em breve fará parte da vida de todos", comenta Nasser, co-fundador do ecossistema multidisciplinar de inovação aberta ECOA PUC-Rio.

As inscrições para a participação – presencial no campus da Universidade ou online – são abertas ao público e gratuitas: http://www.puc-rio.br/ecoa/futuro-descentralizado. Por este link também é possível conferir a programação completa do evento, de 8h30 às 18h30 nos dois dias.

Serviço:

Futuro Descentralizado
ECOA PUC-Rio
17 e 18 de agosto de 2022
De 8h30 às 18h30

Dia 17 de agosto de 2022 (quarta-feira) - Manhã

09:00 Painel - Comunidade e Descentralização
A busca pela descentralização nasce do coletivo, que se desdobra por meio de comunidades, surjam elas de forma orgânica ou a partir de estruturas formais (acordos de cooperação, consórcios, etc.). Sem comunidade não existe descentralização! Este painel visa explorar o surgimento de comunidades em diferentes perspectivas, abordando seus desafios, realizações, potenciais e complexidades.

11:00 Painel - Impacto Social da Descentralização
A descentralização é uma mudança de paradigma para nossa sociedade. Essa mudança precisa ser percebida sobre diferentes perspectivas, com um olhar prioritário para ações sociais e ambientais, mas também sem negligenciar a complexidade desta transformação. Neste painel, buscamos uma visão multidisciplinar – relações internacionais, direito, economia e meio ambiente – que possa indicar caminhos para o futuro e levantar questões relevantes.

14:30 Painel – Colaboração e Coopetição
A possibilidade de um modelo mais colaborativo pode transformar a dinâmica de diferentes setores. A colaboração entre competidores já é uma realidade. A abertura de dados em prol do empoderamento dos usuários também. A fluidez dos dados e processos tende a crescer cada vez mais. Diante destas perspectivas, que podem ou não endereçar a descentralização na sua infraestrutura, mas olham para o coletivo, são as provocações deste painel, que busca explorar a visão de diferentes empresas e setores sobre o impacto destes movimentos para o futuro.

16:30 Painel – Web3
A Web3, conhecida como a nova geração da Internet, capaz de custodiar e liquidar valores em uma infraestrutura descentralizada, está permitindo o surgimento de novos modelos de negócios. Em especial, vemos muitas iniciativas buscando descentralizar o mercado financeiro, mas as perspectivas vão muito além. Nesse painel buscamos a visão de pessoas da academia, do cenário de startups, de uma consultoria global e de um fundo de investimento, que estão respirando esse universo da Web3.

Dia 18 de agosto de 2022 (quinta-feira) - Manhã

09:00 Painel – CBDC
O Real Digital está caminhando para se tornar realidade e o Banco Central convidou o mercado a experimentar suas possibilidades. Nesse painel convidamos alguns dos selecionados para essa experimentação, para ouvirmos suas expectativas, estudos e experiências, que nos ajudarão a compreender o potencial desta perspectiva.

11:00 Painel – Tokenização
A representação de ativos no ambiente digital através de infraestruturas descentralizadas (tokenização) é uma tendência e esse painel apresenta casos concretos e reflexões sobre oportunidades, desafios e diferentes perspectivas para um futuro tokenizado.

14:30 Painel – NFT
Os tokens não fungíveis (NFTs) estão cada vez despertando mais interesse e são potencialmente um lugar de encontro entre cultura, arte e tecnologia. Nesse painel trazemos a perspectiva das marcas, dos artistas e da tecnologia para debater o futuro do NFT e seus desafios.

16:30 Painel – Metaverso
O Metaverso ainda é uma promessa para o longo prazo ou podemos esperar impacto real em nossas vidas? Para conhecermos o que está rolando no metaverso e o que está para rolar, esse painel conta com empresas e profissionais que estão apostando nesse futuro.

Clique aqui para se inscrever!

Contato imprensa:

RPM Comunicação
biancaarman@rpmcom.com.br
olga@rpmcom.com.br



Data de publicação: 10/08/2022

INSTRUÇÕES RÁPIDAS

Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.

Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).
Digite aqui o título principal para a página