Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Notícia em destaque

Corredor Cultural, promovido pelo Departamento de Artes e Design, ressignifica o campus e seu entorno como espaços artísticos e plurais

Data de publicação: 17/12/2024
Texto: Renata Ratton
Assessoria de Comunicação da Reitoria

Ação promovida pelo Departamento de Design (DAD), na semana de 4 a 8 de novembro, o Corredor Cultural envolveu o campus com exposições, feiras, oficinas, mesas-redondas e dezenas de performances e atividades culturais.

Com caráter inovador e inclusivo, o Corredor contou com a parceria de 40 instituições, muitas delas comunitárias, como a Fala Roça e a Roda Cultural da Rocinha. Trouxe ainda uma exposição com os 60 cartazes vencedores da PARLA!, mostra bienal de design de personagens, que, este ano, celebrou o quinquagésimo aniversário das relações diplomáticas entre o Brasil e a China.

O encerramento do Corredor Cultural foi tão vibrante quanto a semana, incluindo apresentações da Avassaladora, a bateria da escola de samba Acadêmicos da Rocinha, e da Família Silva, além de desfile com criações originais das alunas e alunos da graduação em Design de Moda.

Para o diretor do DAD, professor Nilton Gamba Jr, a abertura do campus para projetos do entorno ajudou na democratização dos conteúdos:

— Assim como o Gávea do Rio (um dos projetos institucionais da PUC-Rio), propõe a abertura do campus para essa relação entre Universidade, pesquisadores, alunos, estrutura física e o entorno, o Corredor Cultural acabou, naturalmente, sendo um projeto de ocupação do campus e democratização de conteúdos desses entornos. E os impactos da Rocinha não param no Corredor Cultural, ele é apenas o início para que outras parcerias se estabeleçam — avisou.

Para Gamba, o Corredor não só ressignificou o próprio campus, como uma plataforma para o espaço plural artístico e cultural, como também o ensino, com a participação de alunos, funcionários, corpo docente e extensão, com amostras de projetos interinstitucionais.

 

INSTRUÇÕES RÁPIDAS

Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.

Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).
Notícia em destaque