Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Notícia em destaque

Celebração dupla

PUC-Rio inaugura busto em homenagem ao Cardeal Leme e sedia Missa de Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro do Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta

Data de publicação: 11/11/2024
Texto: Renata Ratton
Assessoria de Comunicação da Reitoria
Foto de Dom Orani Jubileu de ouro de Dom Orani - Foto: Matheus Santos

Dois cardeais. Dois paulistas Arcebispos do Rio de Janeiro. Duas missões de fé e dedicação que, em períodos distintos da história fluminense e do Brasil, contribuíram grandemente para a promoção da educação e da Igreja Católica. Dois ícones da PUC-Rio – um, fundador; o outro, o atuante Grão-chanceler: Dom Sebastião Leme da Silveira Sintra, o Cardeal Leme, e Dom Orani João Tempesta, O.Cist., foram homenageados por toda a Universidade no último dia 6.

Por ocasião da inauguração de um busto dedicado a Dom Sebastião Leme (1882-1942), aos pés do primeiro edifício construído no campus da Gávea, que recebeu o nome do cardeal, a PUC-Rio também sediou Missa de Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro da ordenação presbiteral de Dom Orani Tempesta, presidida pelo próprio arcebispo.

As cerimônias reuniram um número expressivo de representantes eclesiásticos – entre eles, ⁠Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, e bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio de Janeiro –, além de autoridades do Conselho de Desenvolvimento da Universidade, professores, alunos e funcionários.

 

Marco histórico no campus

Breves discursos antecederam a inauguração do busto de Cardeal Leme: do pesquisador Clóvis Gorgônio, que representou o diretor do Núcleo de Memória da PUC-Rio, professor Marco Pamplona; do Pe. Roberto Barros Dias, S.J., presidente da Fundação Padre Leonel Franca; do Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., e de Dom Orani Tempesta.

O pesquisador Clóvis Gorgônio apresentou a vida e os feitos mais relevantes de Dom Sebastião Leme, que, a partir dos anos 20 do século XX, impulsionou o catolicismo no país com a criação de instituições como o Centro Dom Vital, o Instituto Católico de Estudos Superiores e a Ação Católica. A partir dos anos 30, já como Arcebispo do Rio de Janeiro, o cardeal pavimentou o caminho para a criação da Universidade Católica do Brasil:

–  Havia um clamor por uma universidade católica no país e o Cardeal Leme, impulsionado pelo Papa Pio XI e pelo episcopado, confiou a tarefa a um grupo de intelectuais católicos, entre os quais se destacavam Alceu Amoroso Lima e o Pe. Leonel Franca, jesuíta que tornaria o primeiro Reitor da PUC-Rio. Padre Franca foi fundamental na definição do que seria a Universidade Católica do Brasil, instituição que era parte do projeto de Dom Leme para a formação de uma elite intelectual católica que atuasse diretamente na condução de todos os aspectos da vida nacional. Infelizmente, ao falecer em 1942, Dom Sebastião Leme não pôde ver as Faculdades Católicas, criadas em 1940, se tornarem uma universidade em 1946, e, em 1947, uma universidade pontifícia – observou.

Pe. Roberto Dias destacou a relação de profunda amizade e confiança entre Dom Leme e o Pe. Leonel Franca:

– Após as leituras de diversos documentos, percebi que a gênesis da universidade católica, da PUC-Rio, está em 1932, quando da fundação do Instituto Católico de Estudos Superiores. A fundação, que teve o apoio de Dom Sebastião Leme e do então Ministro da Educação e Saúde Pública Francisco Campos, foi o primeiro germe de nossa instituição – explicou o presidente da FPLF.

De acordo com o Pe. Dias, outro passo de significativa importância foi a conclusão do primeiro Congresso Católico Brasileiro de Educação, em 1934, quando foi decidida a criação da universidade católica brasileira, com âmbito nacional. Já o primeiro Concílio Plenário do Brasil, em 1939, com sua Carta Magna, constituiu o passo decisivo para a fundação e organização da IES. 

– Em 1940, para dar início imediato à empreitada, confiada à Companhia de Jesus, Dom Sebastião Leme fez uma doação de 500 contos de réis e incentivou a promoção de uma grande subscrição nacional. Coube ao Pe. Leonel Franca, ao Monsenhor Leovigildo Franca, a Alceu Amoroso Lima, a Álvaro da Silva Lima Pereira e a Alfredo Ferreira Chaves a busca por recursos em benefício das faculdades católicas.

O Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antônio Pedroso, S.J., saudou todos os que fizeram parte da história e da construção da Universidade, na pessoa do ex-Reitor e professor da PUC-Rio, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, SJ., presente à solenidade. Padre Anderson enfatizou que a PUC é uma obra de comunhão entre os jesuítas e a Arquidiocese.

– Querido Dom Orani, nosso Grão-chanceler, sua presença hoje é de importância fundamental, tanto pela festa que organizamos como para manifestar a gratidão e a unidade profunda que existe entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro e a Companhia de Jesus nesta obra da Igreja. Cardeal Leme deixou um legado duradouro na Arquidiocese do Rio e na PUC-Rio, como fundador. A sua visão e o seu compromisso com a educação e com a justiça social ajudaram a moldar a Igreja Católica no Brasil durante um período de grandes transformações. Ele é lembrado não apenas por realizações administrativas, mas também pelo profundo cuidado pastoral e pela dedicação à causa dos mais necessitados. Já foi citado, mas eu acho importante nomear duas grandes conquistas sob a liderança de Dom Leme, desde sua atuação como Bispo Auxiliar: ele apoiou e organizou, em 1922, o Congresso Eucarístico, em comemoração ao centenário da independência do país, e conduziu a reabertura do seminário São José, em 1924. Os seminaristas estão aqui, é bom que se saiba disso. São nossos alunos e nos alegram, nos trazem a grandeza da formação na Igreja – assinalou o Reitor, acrescentando a inauguração, pelo Cardeal, do Santuário Nacional de Adoração Perpétua, onde repousam seus restos mortais, e a liderança da campanha de construção do Colégio Pio Brasileiro.

– Finalmente, menciono a fundação da nossa Universidade, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e o importante papel na construção e consagração do Santuário do Cristo Redentor. Dom Orani, há uma imagem que é muito bonita: o Cristo Redentor, com os braços abertos, abençoa o Rio e olha para o mundo; e a PUC Rio, no Vale da Gávea, precisa dos olhos do Cristo para enxergar os desafios do Rio e os desafios do mundo.

O Reitor ressaltou ainda que, assim como Dom Sebastião Leme, Dom Orani está permanentemente preocupado e atuante nos desafios que envolvem o Rio de Janeiro e a Igreja, assinalando carta pastoral recentemente publicada: Missão, Esperança e Paz, em preparação ao ano jubilar de 2025.

– Nós nos sentimos unidos em oração e ação ao convite de Dom Orani, promovendo um clima de reconciliação e unidade no Rio de Janeiro e na PUC. O Jubileu pode ser um grande momento para reconstruir laços sociais e fortalecer a comunidade em tempos desafiadores. Está muito claro que nós estamos celebrando a comunhão, a unidade e a esperança. Com essa esperança concluo agradecendo a Deus e ao legado de Dom Leme, concretizado nesse prédio extraordinário, onde está o Centro Técnico Científico, principalmente, e quase toda a tecnologia da PUC.

Antes de descerrar o busto de Cardeal Leme, Dom Orani disse sentir uma grande honra e profunda gratidão por vivenciar “um dia memorável” e estar reunido para celebrar a memória de uma figura essencial para a Igreja do Brasil e para a sociedade, o Cardeal Sebastião Leme.

– Este busto, que marca também o início da Pontifícia Universidade Católica do Brasil, hoje do Rio de Janeiro, não é apenas uma homenagem, é um testemunho vivo do nosso respeito pelo legado deste grande homem. A República era recente. Havia terminado o tempo do padroado e a Igreja estava livre para as suas decisões e suas organizações. E, sem dúvida, é necessário escrever a história do Brasil com a presença do Cardeal Leme nesse início da República e de liberdade da Igreja. Não é necessário dizer novamente tudo aquilo que ele realizou, muito mais do que isso vale destacar o homem de visão, que soube, como ninguém, exercer uma grande missão nas várias realidades nacionais e internacionais – destacou.

Para o Arcebispo, Cardeal Leme não foi apenas um pastor dedicado à ação católica, mas um visionário que compreendeu a importância de uma educação ancorada nos valores cristãos e no compromisso com a justiça e a solidariedade.

– Ao fundar a PUC-Rio, ele plantou as sementes de uma universidade que, ao longo da sua história, cultivou o saber e formou cidadãos comprometidos com a transformação social e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. É com muita alegria que eu, como sucessor do Cardeal Leme, inauguro seu busto aqui na Universidade Católica, prestando homenagem a uma pessoa que marcou a história do Brasil, marcou a história da Igreja Católica no Brasil. Que este busto seja um símbolo, um lembrete constante, e que o legado do Cardeal Leme viva e se multiplique em cada estudante, professor e colaborador dessa Universidade, que nos inspire a trabalhar com empenho e humildade, levando adiante os valores que nos ensinou e testemunhou e a construir um mundo mais justo, onde a dignidade humana seja respeitada e a paz seja o alicerce de todas as nossas ações. Sem dúvidas, com as asas nada é pesado.

Foto do grupo de pesquisa e extensão Terras e Lutas durante recepção aos novos membros Inauguração de um busto dedicado a Dom Sebastião Leme (1882-1942) - Foto: Matheus Santos

 

Jubileu sacerdotal

A Missa de Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro da ordenação de Dom Orani, celebrada pelo próprio Arcebispo, lotou a Igreja do Sagrado Coração de Jesus da PUC-Rio. Recordando sua trajetória sacerdotal, Dom Orani agradeceu a dádiva de estar servindo à Igreja, ao povo de Deus e presidindo, junto com os jesuítas, a Universidade. Dom Orani destacou a importância dessa comunhão, que faz a diferença em toda a realidade social, a importância da unidade entre os diferentes na presença e no valor do Evangelho, em uma cidade tão bonita, porém com tantas situações de miséria e dificuldades de violência.

– Mais do que nunca, a Igreja necessita dessa comunhão e dessa unidade, de ser presença nessa cidade. É a coragem de tantos sacerdotes, diáconos, presbíteros, mas também das pessoas que vão adiante anunciar o Evangelho, como fala a Palavra de Deus hoje, ou seja, de anunciar Jesus Cristo, o Nosso Senhor. E vejo também aquilo que, de uma certa forma, foi o início da vida pública de Jesus. É bonito poder ver como o Espírito Santo foi conduzindo a nossa vida, a nossa Igreja e a cada um de nós. Por isso eu quero agradecer ao Senhor, porque vejo de maneira muito concreta como a ação do Espírito Santo foi conduzindo a minha vida nesse tempo todo, de maneira a que eu pudesse servir a igreja como pastor, de viver intensamente o sacerdócio junto com os jovens, junto com a zona rural, onde comecei meu trabalho pastoral. Nessa Missa de Ação de Graças quero bendizer a Deus por também poder estar servindo essa Universidade, por poder ser sinal de unidade com a confiança na missão dos jesuítas – salientou, desejando que todo o trabalho de pesquisa, a cultura e o aprofundamento possam, cada vez mais, testemunhar “em quem baseamos a nossa esperança, em quem nós colocamos a nossa vida”.

– Que os peregrinos da esperança nos encontrem mais abertos à ação do Espírito de Deus para andarmos por esses caminhos e para que a nossa Universidade Católica cumpra bem a sua missão não só na cidade e no estado de Rio de Janeiro, mas no Brasil e no mundo, onde ela se projeta com tantos trabalhos e tantas pessoas – concluiu Dom Orani

A Missa também contou com momentos solenes: a assinatura de um convênio entre a Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-Rio e o Seminário Arquidiocesano de São José, que contou com a presença do Reitor do Seminário, cônego Jorge André Pimentel Gouvêa, e a Criação da Cátedra Guido Schäffer de Esporte, Fé e Cultura.

Dom Orani Dom Orani ergue o Plano Estratégico da PUC-Rio 2024-2030 - Foto: Matheus Santos

 

INSTRUÇÕES RÁPIDAS

Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.

Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).
Notícia em destaque