Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Notícia em destaque

PUC-Rio lança Cátedra Guido Schäffer de esporte, fé e cultura

Iniciativa da Universidade integra esporte e espiritualidade com apoio da CNBB

Data de publicação: 12/11/2024
Texto: Lorena Paiva
Assessoria de Comunicação da Reitoria
Foto de Dom Orani PUC-Rio lança Cátedra Guido Schäffer em missa realizada na Igreja do Sagardo Coração de Jesus - foto: Matheus Santos/Comunicar

A PUC-Rio, por meio da Portaria Nº 94, anunciou o lançamento da “Cátedra Guido Schäffer de Esporte, Fé e Cultura” durante missa realizada no dia 6 de novembro, que homenageou o Cardeal Dom Orani João Tempesta, O.Cist., pelo Jubileu de Ouro de sua ordenação sacerdotal.

Guido Schäffer, que dá nome à Cátedra, era médico, surfista e seminarista. Ficou conhecido pelos serviços clínicos prestados aos pobres assistidos pelas Irmãs Missionárias da Caridade e por usar o esporte como conexão espiritual e evangelização de outros jovens. Declarado Venerável pela Igreja, primeiro patamar no processo de canonização, Schäffer faleceu em 2009, após um acidente de surf na praia do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. Familiares marcaram presença na solenidade realizada na Igreja do Sagrado Coração de Jesus da PUC-Rio.

Entre os presentes à cerimônia estavam o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, O. Cist., Dom Ricardo Hoepers, Bispo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); o Reitor da PUC-Rio, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., Padre Omar Raposo, do Santuário Cristo Redentor; o especialista em direito esportivo e Delegado da CNBB para a Pastoral do Esporte junto ao Vaticano, Pedro Trengrouse; e., além de membros da comunidade acadêmica e eclesiástica.

Durante a cerimônia, Pedro Trengrouse destacou a relevância da nova cadeira: “A Cátedra criada hoje, sem dúvida nenhuma, representa um movimento da Igreja no mundo todo para reforçar as devoções através do esporte”. Ele acrescentou que diversas confederações esportivas do país serão parceiras nas atividades da Cátedra e citou a seleção brasileira de futebol como exemplo de manifestação de fé no esporte: “A seleção brasileira joga com a Cruz de Cristo no peito e, quando veste o uniforme azul — que tem mais vitórias que o uniforme amarelo —, homenageia Nossa Senhora Aparecida. O manto azul da seleção brasileira é em homenagem à padroeira do Brasil”. Trengrouse também ressaltou a importância da pesquisa acadêmica para consolidar esses valores: “É esse tipo de ensino, extensão e pesquisa que permitirá à Cátedra utilizar o esporte brasileiro como uma ferramenta de fé e cultura”.

Em seu discurso, Pedro Trengrouse destacou a importância da nova cadeira - foto: Matheus Santos/ Comunicar Em seu discurso, Pedro Trengrouse destacou a importância da nova cadeira - foto: Matheus Santos/ Comunicar

Dom Ricardo Hoepers reforçou o apoio da CNBB à Cátedra através da Comissão de Cultura e Educação: “Queremos ser protagonistas junto com o Padre Omar, o Pedro – e agora com o apoio desta Universidade Católica e do Padre Anderson – porque temos vocação para o esporte e o esporte significa, para nós, muito mais do que uma atividade física. É um modo de ser, uma maneira de enfrentar a vida, as virtudes que ele traz e, acima de tudo, saúde para o corpo e para a alma”, finalizou o Bispo.

Dom Ricardo Hoepers ressaltou o papel do esporte como uma conexão entre fé e academia – foto: Matheus Santos/ Comunicar. Dom Ricardo Hoepers ressaltou o papel do esporte como uma conexão entre fé e academia – foto: Matheus Santos/ Comunicar

Durante a cerimônia, a mãe de Guido, Maria Nazareth Schäffer, entrou na Igreja carregando um quadro com a imagem do filho. Ela estava acompanhada do Padre Jorjão, da Paróquia Nossa Senhora da Paz. Após a chegada do quadro, a Vice-Reitora para Assuntos Acadêmicos, Marley Vellasco, leu a Portaria oficializando a criação.

Para encerrar a cerimônia, o Reitor da PUC-Rio reforçou o papel da Universidade no desenvolvimento do conhecimento com propósito, citando São Bernardo para enfatizar a importância de um saber voltado para o bem comum: “São Bernardo critica o saber que inflama a vaidade e defende o conhecimento voltado para a edificação pessoal e do próximo, priorizando o que é necessário para a salvação. E nós, como comunidade universitária, queremos buscar a sabedoria com humildade e exercer o saber com propósito. Conhecimento que traga desenvolvimento, conhecimento que traga justiça social, conhecimento que possa ser transformador para a nossa cidade do Rio de Janeiro e para todo o país”, finalizou Padre Anderson Antonio Pedroso S.J.

Maria Nazareth Schäffer, mãe de Guido, se emociona ao receber a homenagem em memória de seu filho – foto: Matheus Santos/Comunicar Maria Nazareth Schäffer, mãe de Guido, se emociona ao receber a homenagem em
memória de seu filho – foto: Matheus Santos/Comunicar

 

INSTRUÇÕES RÁPIDAS

Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.

Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).
Notícia em destaque