Aulas Inaugurais 2020.2

Palestrantes são o destaque das aulas inaugurais da PUC-Rio no segundo semestre

A partir do dia 11 de setembro de 2020, o Centro Técnico-científico (CTC), o Centro de Teologia e Ciência Humanas (CTCH) e o Centro de Ciências Sociais (CCS) da PUC-Rio promovem uma série de aulas inaugurais online, gratuitas e abertas ao público, com temas relevantes da atualidade, sempre convidando professores e palestrantes renomados nas respectivas áreas de conhecimento.

Navegue abaixo na programação de aulas e utilize os filtros para selecionar por Centro, Departamento ou Tema.
ATENÇÃO: para acompanhar as aulas que serão ministradas na ferramenta Zoom, instale o software adequado ao seu dispositivo. Faça o download em: https://zoom.us/download

Filtrar por:
CCBS | Departamento de Biologia Divulgação Global Biases in the Creation and Diffusion of Scientific Knowledge Palestrante: Prof. Emilio M. Bruna, University of Florida; Professor of Tropical Ecology & Latin American Studies; Director, Florida-Brazil Linkage Institute
Dia 2 de outubro, às 18h Link para a aula

Aulas encerradas

CTCH | Departamento de Filosofia Divulgação Artificial Intelligence and the Problem of Responsibility Palestrante: Mark Coeckelbergh
Dia 11 de setembro, de 14h às 16h
CTCH | Departamento de Arquitetura e Urbanismo Aula disponível em vídeo Divulgação Favela: A Potência do Brasil Invisível Palestrante: Preto Zezé, Presidente da Central Única das Favelas e fundador do LIS - Laboratório de Inovação Social
Dia 14 de setembro às 15h Assistir vídeo da aula gravada
CTCH | Instituto Confucius Divulgação China and Greece in the Axial Age Palestrante: Dra. Sun Yanping (Departamento de História, Universidade de Hebei)
Dia 15 de setembro, às 8h
CTCH | Departamento de Teologia Divulgação Quem é o homem, para dele lembrares? Palestrante: Prof. Abimar Moraes
Dia 15 de setembro, de 9h às 11h
CCS | Departamento de Comunicação Social Aula disponível em vídeo Divulgação Jornalismo e democracia Palestrante: Prof. Rosental Calmon Alves (Universidade do Texas, em Austin)
Dia 15 de setembro, às 11hs Assistir vídeo da aula gravada
CTCH | Departamento de Letras Aula disponível em vídeo Divulgação Aula inaugural do Departamento de Letras com a escritora Conceição Evaristo Palestrante: escritora Conceição Evaristo, homenageada em 2019 pelo Prêmio Jabuti
Dia 15 de setembro, às 15h Assistir vídeo da aula gravada
CCS | Departamento de Geografia e Meio Ambiente Aula disponível em vídeo Divulgação A Geografia Ambiental e a Encruzilhada do Capitaloceno Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Lopes de Souza (UFRJ)
Dia 15 de setembro, às 16h Assistir vídeo da aula gravada
CTCH | Departamento de Artes & Design Aula disponível em vídeo Divulgação O Design como ferramenta para transformar o futuro! Palestrante: Prof. Fred Gelli
Dia 16 de setembro, de 9h às 11h Assistir vídeo da aula gravada
CCS | Departamento de Ciências Sociais Aula disponível em vídeo Divulgação Como chegamos até aqui? Um século de desigualdade de renda no Brasil Palestrante: Pedro Ferreira de Souza (IPEA)
Dia 16 de Setembro, de 11h às 13h Assistir vídeo da aula gravada
CTCH | Departamento de Educação Aula disponível em vídeo Divulgação Presença e agência das tecnologias em educação: uma perspectiva sociomaterial Palestrante: Profa. Magda Pischetola
Dia 16 de setembro, de 11h às 13h Assistir vídeo da aula gravada
CCS | Departamento de Serviço Social Aula disponível em vídeo Divulgação Racismo estrutural em tempos de pandemia: o novo normal na velha indiferença Palestrante: Profa. Ana Paula Procopio (UERJ)
Dia 16 de Setembro, às 17h Assistir vídeo da aula gravada
CCS | Departamento de Administração Divulgação DLTs e a Revolução dos Negócios na Era Digital Palestrante: Prof. Leonardo Lima, Diretor do Departamento (PUC-Rio)
Dia 17 de setembro, às 11h
CCS | Instituto de Relações Internacionais Aula disponível em vídeo Divulgação Mulheres indígenas desafiando a ordem global: soberanias vernaculares Palestrante: Profa. Manuela Lavinas Picq (USFQ)
Dia 17 de setembro (quinta-feira), das 13h às 15h Assistir vídeo da aula gravada
CTCH | Departamento de Psicologia Divulgação Pluralidade de objetos ou pluralismo de concepções: desafios na compreensão campo psicológico Palestrante: Prof. Willian Gomes, da UFRGS
Dia 18 de setembro às 13h
CCS | Departamento de Economia Aula disponível em vídeo Divulgação Aula inaugural do Departamento de Economia com Pedro Malan Palestrante: Prof. Pedro Malan (PUC-Rio)
Dia 18 de setembro, às 15h Assistir vídeo da aula gravada
CTC | Centro Técnico-científico Aula disponível em vídeo Divulgação A situação atual da ciência no Brasil e seu financiamento Prof. Ildeu de Castro Moreira, Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)
Dia 18 de setembro de 2020, às 17h Assistir vídeo da aula gravada
CCS | Departamento de Direito (diurno) Divulgação Direito à verdade e à memória diante da permanência da violência de Estado Palestrante: Eugênia Gonzaga, Procuradora Regional da República, Ex-presidente da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos
Dia 22 de setembro, às 11h
CCS | Departamento de História Divulgação A Covid 19 e o século XXI: a imaginação frente aos desafios contemporâneos Palestrante: Profa. Nísia Trindade Lima (Fiocruz)
Dia 23 de setembro, às 11h
CCS | Departamento de Direito (noturno) Divulgação Advocacia e democracia Palestrante: Felipe Santa Cruz, Presidente do Conselho Federal da OAB
Dia 29 de setembro, às 19:30h

Data de publicação: 10/09/2020

INSTRUÇÕES RÁPIDAS

Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.

Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).
Digite aqui o título principal para a página