Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Notícia em destaque

Amor ao serviço

Reitor da PUC-Rio recebe Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Data de publicação: 13/08/2024
Texto: Renata Ratton
Assessoria de Comunicação da Reitoria
Foto do evento
O Reitor da PUC-Rio, pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., foi condecorado com a Medalha Pedro Ernesto - na foto, entre o deputado federal Marcio Fortes e o presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Carlo Caiado - Foto: arquivo pessoal

O Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso S.J., recebeu a Medalha Pedro Ernesto, a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia, realizada na manhã do dia 12/8, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Carlo Caiado, do presidente da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE) Jovem Rio, Matheus Campelo, do Assessor Especial da Reitoria padre Juan Antonio Guerrero, S.J., entre outras autoridades que lotaram o Espaço Francisco, na Casa da Inovação da Universidade.

A Medalha Pedro Ernesto distingue e reconhece contribuições significativas ao desenvolvimento social, cultural e educacional da cidade, e celebra o impacto positivo de líderes e instituições na comunidade carioca. O reconhecimento ao Reitor é fruto de sua missão de construir pontes, manter uma gestão de constante desenvolvimento e buscar compartilhar a produção de conhecimento da Universidade para uma sociedade melhor. 

– A PUC-Rio, considerada a melhor do Brasil entre as instituições de ensino superior particulares, está entre as cinco melhores de todo o país e entre as 20 melhores da América Latina. Nesta casa, construí uma verdadeira família, aprendi os melhores valores morais e de boa conduta, que norteiam a minha vida como marido, pai de duas meninas e homem público. Sempre que retorno aqui, tenho afeto e orgulho – declarou o vereador Caiado, acrescentando:

–  Pe. Anderson está fazendo um trabalho magnífico, renovando as estruturas para deixar um legado para as próximas décadas. Tudo isso com muita potência de saber e de ação social.

O presidente da ACDE lembrou que a entrega estava sendo feita em um dia especial, o dia em que os alunos da Universidade eram recebidos para o segundo semestre.

–  Como já se disse em tantas ocasiões, a PUC é uma universidade que cuida tanto do futuro do país como também de seu passado. Aliás, não é à toa que estamos, hoje, celebrando a juventude, e não menos jovem é essa geração de ex-alunos que aqui também está, e que deve sempre proclamar seu retorno a casa. Falar da juventude, principalmente da juventude cristã, não é menos oportuno em uma ocasião como essa, quando falamos também do impacto do tempo. Estamos na casa em que o tempo passa... Tempo também porque, se não fossem os jesuítas, não teríamos praticamente educação no Brasil. Eles estão aqui desde os nossos primórdios e continuam nessa tarefa – reconheceu Campelo.

Ao receber o conjunto de medalhas, o Reitor da PUC-Rio agradeceu a homenagem, manifestando a consciência da responsabilidade que significa.

– Recebo com humilde consciência do compromisso de continuar servindo a essa cidade maravilhosa, que conquistou meu coração. Morei em muitos lugares, mas os cariocas e moradores do Rio me acolheram com um carinho que me comove. Desejo ajudar no desenvolvimento e promoção humana e socioambiental.

Foto do evento
Pe. Anderson discursou aos presentes, agradecendo a homenagem - Foto: arquivo pessoal.

Padre Anderson dedicou a medalha, em primeiro lugar, à Companhia de Jesus, lembrando que não estaria na Universidade se não fosse jesuíta, ligado a uma ordem que tem uma responsabilidade muito grande com a educação. Dedicou-a, ainda, às equipes que o auxiliam na gestão, lembrando que não há dignidade maior do que servir.

– Eu termino dizendo uma frase do Evangelho, uma frase de Jesus. “Eu vim para servir”. É o que temos que ter no coração. Cada um no seu lugar, mas todos servindo. É esse espírito que eu quero invocar agora e pedir para que todos saiam desta cerimônia com o desejo de servir mais à sociedade, às pessoas. Muito obrigado. Muito honrado.
INSTRUÇÕES RÁPIDAS

Para "<title>" e "título principal" iguais:
preencher apenas o <title> da página.

Para "<title>" e "título principal" diferentes:
preencher o <title> da página normalmente e colocar o "título principal" desejado no quadro abaixo (rosa).
Notícia em destaque