Ementa de Disciplina

×

EDU1810

LEITURA E ESCRITA II

4 créditos

Ementa

O desenvolvimento de mecanismos de seleção textual, seleção vocabular e organização do texto. O texto como canal comunicativo. Elementos básicos da comunicação. Aspectos formais da escrita. Escrita, revisão e reescrita. Trabalho com repertório na literatura infanto-juvenil. Percepções acerca da Literatura Geral e da Literatura Infanto-Juvenil. A escolha do livro infanto-juvenil. Figuras de pensamento e linguagem. Leitura e interpretação de texto.

Bibliografia CINTRA, Lindley; CUNHA, Celso.  Nova Gramática do Português Contemporâneo 6ª Ed.; Rio de Janeiro: Lexikon Editorial, 2013. Sarmento, Leila Lauar.  Oficina de Redação 3ª ed.; São Paulo: Editora Moderna, 2012. SOLÉ, Isabel.  Estratégias de Leitura. Trad. Cláudia Shilling 6ª ed.; Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Bibliografia Complementar LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil; São Paulo: Ática, 1998. LENZA, Pedro (org.).  Português Esquematizado - Gramática, Interpretação de textos, Redação oficial, Redação discursiva 3ª ed.; Rio de Janeiro: Saraiva, 2014. Folha de S. Paulo.  Manual de Redação. 14ª Ed.; São Paulo: Folha de São Paulo, 2010.
Pré-requisitos

Nenhum pre-requisito encontrado para EDU1810

Co-requisitos

Nenhum co-requisito encontrado para EDU1810

Última atualização da ementa: 28/11/2014