Ementa de Disciplina

×

EDU1809

LEITURA E ESCRITA I

4 créditos

Ementa

O prazer de ler e o prazer de escrever. Expressividade e escrita. Trabalho com repertório na literatura infanto-juvenil. Gêneros textuais. Outras linguagens. A importância das relações entre escrita e leitura. Conceituações acerca dos atos de ler e escrever. Leitura e interpretação de texto.

Bibliografia CINTRA, Lindley; CUNHA, Celso.  Nova Gramática do Português Contemporâneo. 6ª Ed.; Rio de Janeiro: Lexikon Editorial, 2013. DIONÍSIO, A. P; MACHADO, A. R; BEZERRA, M. A. (org.). Gêneros Textuais & Ensino; Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. SOLÉ, Isabel.  Estratégias de Leitura Trad. Cláudia Shilling. 6ª ed.; Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Bibliografia Complementar SOARES, Magda.  Linguagem e Escola Uma perspectiva Social. 7ª ed.; São Paulo: Ática, 1989. SOARES, Magda.  Letramento: um tema em três gêneros 3ª ed.; Belo Horizonte: Autêntica, 2012. MARTINS, Eduardo.  Manual de Redação e Estilo 3ª edição, revista e ampliada. Disponível em http://www.estadao.com.br/manualredacao/; São Paulo: O Estado de S. Paulo, 1997.
Pré-requisitos

Nenhum pre-requisito encontrado para EDU1809

Co-requisitos

Nenhum co-requisito encontrado para EDU1809

Última atualização da ementa: 28/11/2014