Ementa de Disciplina

×

EDU1794

EDUC DE JOVENS E ADULTOS

4 créditos

Ementa

História da EJA no Brasil, os avanços e os retrocessos. Concepções e práticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA) ao longo da história. A construção do conceito contemporâneo para a EJA. Políticas Públicas de EJA e marcos legais conquistados a partir dos anos 90. Desafios e perspectivas atuais para essa modalidade de Educação. Práticas Pedagógicas em EJA: a sala de aula como espaço da diversidade. Análise de propostas curriculares e projetos pedagógicos.

Bibliografia COSTA, Renato Pontes; CALHAU, Socorro. ... e uma EDUCAÇÃO pro povo, tem?; Rio de Janeiro: Caetés, 2010. OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PAIVA, Jane (orgs). Educação de Jovens e Adultos; Rio de Janeiro: DP&A, 2004. VÓVIO, Claudia Lemos; IRELAND, Timothy Denis.  Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos (Coleção Educação Para Todos; 3). 362p.; Brasília: UNESCO, MEC, RAAAB, 2008.
Bibliografia Complementar BARRETO, Vera. Paulo Freire para Educadores; São Paulo: Arte. & Ciência, 1998. COSTA, Renato Pontes; RIBEIRO, Ana de Almeida. O Saber da gente... sobre uma educação pro povo; Rio de Janeiro: Caetés, 2013. COSTA, Renato Pontes; RIBEIRO, Ana de Almeida. O Saber da gente... sobre uma educação pro povo; Rio de Janeiro: Caetés, 2013. RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Educação de Jovens e Adultos: novos leitores, novas leituras; Campinas:: Mercado de Letras, 2001. SOARES, Leôncio. Educação de Jovens e Adultos; Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
Pré-requisitos

Nenhum pre-requisito encontrado para EDU1794

Co-requisitos

Nenhum co-requisito encontrado para EDU1794

Última atualização da ementa: 27/11/2014