Programa de Pós-Graduação em Teologia
Sobre o programa
- Apresentação
- Objetivos
- Histórico
- Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
- Projetos de pesquisa
- Reconhecimento do curso
- Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
- Corpo docente (titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
- Grade curricular
Admissão e Matrícula (seleção de candidatos para o programa)
Atividades acadêmicas previstas
Contatos:
E-mail: teopos@puc-rio.br
Telefones: (21) 3527-1300 /1301
Fax: (21) 3527-1302
Coordenadora:
Profa. Francilaide Queiroz de Ronsi
Local:
Departamento de Teologia
Rua Marquês de São Vicente, 225 22453-900
Gávea Rio de Janeiro RJ
Horário de atendimento:
8:30 às 12:00 e 14:00 às 16:30 h
Secretária
Mariana Pernambuco
Sobre o programa
Apresentação
O Programa de Pós-graduação visa aprofundar os principais conteúdos da fé cristã, os temas teológicos centrais, a reflexão bíblica, desenvolvendo a capacidade de pesquisa e o potencial reflexivo do aluno em diálogo crítico com as questões suscitadas pela sociedade e pela cultura atual.
Seu escopo principal é formar professores e pesquisadores nas áreas de Teologia Bíblica e de Teologia Sistemático-Pastoral, bem como capacitar, seja para uma atuação de qualidade nos diversos níveis eclesiais, seja para um trabalho qualificado nas Instituições e organismos destinados a formação sacerdotal, de religiosos (as) e de leigos (as) e ainda para atuar no diálogo da fé cristã com a sociedade e com a cultura.
Objetivos
Contribuir para o progresso da reflexão teológica acadêmica, observando as características e o rigor metodológico previstos para os estudos de Pós-Graduação. O PPG tem em vista ser um centro de excelência acadêmica, através das pesquisas e dos estudos avançados que conduz, procurando responder sempre aos desafios hodiernos.
Em sua contribuição acadêmica, o PPG organiza-se em duas áreas de concentração: Teologia Bíblica e Teologia Sistemático-Pastoral. As áreas se relacionam e interagem entre si, tendo cada qual seu perfil, mas agindo de forma relacional dentro do próprio PPG. Em relação às especificidades de atuação geral do PPG, e aplicando-se a ambas as áreas de concentração, desdobram-se alguns objetivos específicos, como podemos indicados aqui no próprio site do PPG.
A Teologia Bíblica e a Teologia Sistemático-Pastoral são áreas já tradicionais na história do curso de Teologia da PUC-Rio, em que ela vem a entender, através da apreciação dos processos de avaliação da CAPES, que sua estrutura curricular está consolidada e faz com que o PPG tenha um papel destacado no cenário teológico acadêmico nacional e internacional. São mais de cinquenta (50) anos de pesquisas. O ponto de partida desse trabalho de investigação é a relação entre as afirmações positivas e consolidadas da Teologia e as diversas realidades humanas que as interrogam e com ela interagem.
Histórico
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) foi fundada em 1941, pelo Cardeal Sebastião Leme e pelo Pe. Leonel Franca, SJ, e reconhecida pelos órgãos governamentais brasileiros pelo Decreto 8.681, de 15/01/1946. Por decreto da Congregação dos Seminários, em 20/01/1947, a PUC-Rio passou a estar vinculada também à Santa Sé, recebendo o título de Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Em 1968, o Departamento de Teologia foi erigido e integrado ao recém-criado Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da PUC-Rio. Em 1972, foi criado o Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) reconhecido pela Santa Sé, por meio da Sagrada Congregação para a Educação Católica. Em 1977, a Capes, que possuía função de indução, supervisão e fomento do sistema, inicia um processo de sistematização de avaliação de Programas. A PUC-Rio enviou os dados da Teologia, a qual recebe, nos dois primeiros anos a qualificação “SC” (sem conceito), enquanto não havia concluído suas defesas. Em 1979, a Teologia recebe o conceito “A”, maior de então, indicando o reconhecimento da excelência das atividades de pesquisa e produção de conhecimento teológico.
Quando, em 1995, a Capes passa por uma reestruturação e fortalece-se como instituição responsável pelo acompanhamento e avaliação dos cursos de Pós-graduação stricto sensu já existentes no Brasil, dentre os mais de mil cursos de mestrado e dos seiscentos de doutorado, permanecem os cursos de doutorado e mestrado em Teologia da PUC-Rio. Tal acompanhamento e avaliação realizados pela Capes são formalizados em 29/11/1995, através da portaria 1.461, publicada no Diário Oficial de 11/12/1995.
O Programa fazia parte da Área Filosofia/Teologia, tendo sempre sido avaliado nos estratos de excelência. Em 2016 foi criada Área 44 da CAPES: Ciências da Religião e Teologia, com a Portaria CAPES nº 174/2016, publicada no DOU de 13 de outubro de 2016, redesignada pela Resolução nº 01, de 04/04/2017, publicada no Boletim de Serviço/CAPES – Edição Especial nº 1 – abril 2017. A partir de então, o PPG em Teologia da PUC-Rio passou a integrar a área própria.
Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
Área de concentração: Teologia Bíblica
Área de concentração: Teologia Sistemático-Pastoral
Reconhecimento do curso
Mestrado e Doutorado
Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 4, para o quadriênio 2013-2016, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 33.
Títulos atribuídos:
Mestre em Teologia
Doutor em Teologia
Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
Mestrado
- Ter um mínimo de 12 meses de frequência na PUC-RIO.
- Obter um mínimo de 24 créditos em disciplinas de Pós-Graduação.
- Obter o coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior a 7,0 (sete) no conjunto de todas as disciplinas cursadas durante o curso;
- Em doze meses o aluno deverá ter completado os vinte e quatro créditos e ter sido aprovado no Exame Complexivo do Mestrado (TEO3005);
- Durante o semestre seguinte a estes doze meses deverá ter escolhido seu professor orientador e apresentar o Projeto de sua Dissertação.
- Até o vigésimo terceiro mês, o aluno deverá entregar na secretaria do Departamento a sua Dissertação para exame da banca examinadora.
- Durante o período do vigésimo quarto mês, no máximo, a Dissertação deverá ser defendida em público.
- O texto definitivo da Dissertação deverá ser entregue ao Departamento com as correções feitas até 30 dias após a defesa.
Doutorado
- Ter um mínimo de 24 meses de frequência na PUC-RIO.
- Completar um mínimo de 45 créditos em disciplinas de Pós-Graduação, observando a seguinte obrigatoriedade:
- 03 créditos em TEO 2511 - Seminário Especial de Doutorado;
- Ao menos 12 créditos em disciplinas obrigatórias da Área de concentração escolhida.
- Obs.: Podem ser aproveitados, a critério de análise da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Teologia, até 30 créditos desde que obtidos em Programa de Pós-Graduação realizados em Instituição de Ensino Superior reconhecida ou em cursos de Especialização, de acordo com o Regulamento dos Programas de Pós-Graduação da PUC-Rio.
- O aluno que não renovar a sua matrícula nos prazos previstos, conforme o artigo 81 do Regimento da Universidade, será excluído do Programa.
- Obter o coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior a 7,0 (sete) no conjunto de todas as disciplinas cursadas durante o curso;
- Matricular-se e ser aprovado em TEO3004 - Exame de Qualificação até o trigésimo mês. O Programa não prevê créditos para esta disciplina;
- Até quarenta e dois meses após a matrícula, submeter o trabalho (2/3 da Tese) ao Orientador e a mais dois professores indicados pela Coordenação do PPG, antes da defesa.
- Até quarenta e sete meses após a matrícula, deverá entregar o texto final da sua Tese na secretaria do Departamento.
- Até o quadragésimo oitavo mês após a matrícula, defender a Tese, em sessão pública, diante de banca examinadora indicada pelo Programa de Pós-Graduação em Teologia.
- Após a defesa o aluno terá 30 dias para fazer as correções e entregar o texto definitivo no departamento.
Admissão e Matrícula
Mestrado
Ter concluído a Graduação em Teologia reconhecida pelo MEC, com média final igual ou superior a 8,0 (oito) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas;
Ao candidato estrangeiro, ter concluído a Graduação em Teologia em Instituição de Ensino Superior reconhecida civilmente no próprio país de origem, com média final igual ou superior a 8,0 (oito) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas; deve apresentar a Apostila de Haia na documentação acadêmica e ser capaz de se comunicar verbalmente e por escrito na língua portuguesa;
Ao candidato formado em Cursos Livres de Teologia, com média final igual ou superior a 8,0 (oito) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas, poderá ser permitida a admissão, desde que portador de outra graduação reconhecida pelo MEC ou, em casos de candidatos estrangeiros, pelo órgão civil competente no país de origem.
Ser aprovado em Exame de Seleção de Teologia, que versará sobre temas fundamentais apresentados pela Direção do Departamento.
Ter comprovada proficiência em 1 (uma) das seguintes línguas estrangeiras modernas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano;
Ao candidato para Área de Teologia Bíblica, ter comprovada proficiência nas línguas hebraico e grego bíblicos.
Doutorado
Ter concluído a Graduação em Teologia em curso reconhecido pelo MEC, com média final igual ou superior a 8,0 (oito) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas;
Ao candidato formado em Cursos Livres de Graduação de Teologia, com média final igual ou superior a 8,0 (oito) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas, poderá ser permitida a admissão, desde que portador de diploma de outro curso de Graduação reconhecido pelo MEC, a critério da Coordenação do Programa;
Ao candidato estrangeiro, ter concluído a Graduação em Teologia em Instituição de Ensino Superior reconhecida civilmente no próprio país de origem, com média final igual ou superior a 8,0 (oito) e carga horária igual ou superior a 1.600 horas/aulas; deve apresentar a Apostila de Haia na documentação acadêmica e ser capaz de se comunicar verbalmente e por escrito na língua portuguesa;
Ter concluído o Mestrado em Teologia ou em Ciências da Religião em curso reconhecido pela CAPES ou em Instituição estrangeira com diploma reconhecido em Instituição de Ensino Superior no Brasil. Será exigida a Graduação em Teologia para os Mestres em Ciências da Religião, conforme itens acima;
Será exigida a Graduação em Teologia para os portadores de Diploma de Mestrado em Ciências da Religião.
Submeter ao PPG um Anteprojeto de Pesquisa a ser aprovado por banca examinadora.
Ser aceito pelo Departamento com base no histórico escolar, no curriculum vitae, na experiência profissional e em entrevistas.
Comprovar o conhecimento de 2 (duas) línguas estrangeiras, em grau suficiente para a leitura, mediante prova escrita ou registro no histórico do Mestrado, dentre as indicadas pelo Programa: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Italiano;
Ao candidato para Área de Teologia Bíblica, ter comprovada proficiência nas línguas hebraico e grego bíblicos, mediante prova escrita ou registro no histórico do Mestrado.
Cumprir as demais exigências indicadas no edital do processo seletivo que estiver vigente no momento da admissão.
Cumprir as demais exigências indicadas no edital do processo seletivo que estiver vigente no momento da admissão.
Grade curricular
Código | Disciplinas comuns às duas áreas de concentração | Créditos |
TEO2510 | Seminário de Mestrado | 3 |
TEO2511 | Seminário Especial de Doutorado | 3 |
TEO3000 | Dissertação de Mestrado | 0 |
TEO3001 | Tese de Doutorado | 0 |
TEO3004 | Exame de Qualificação | 0 |
TEO3005 | Exame Complexivo (Mestrado) | 0 |
TEO3200 | Estágio de Docência na Graduação – Mestrado | 0 |
TEO3210 | Estágio de Docência na Graduação – Doutorado I | 0 |
TEO3220 | Estágio de Docência na Graduação – Doutorado II | 0 |
Teologia Sistemático-Pastoral
Código | Disciplinas Obrigatórias | Créditos |
TEO2243 | Questões Especiais de Método Teológico | 3 |
TEO2244 | Questões Especiais de Teologia Fundamental | 3 |
TEO2245 | Questões Especiais de Cristologia I | 3 |
TEO2246 | Questões Especiais de Cristologia II | 3 |
TEO2247 | Questões Especiais de Eclesiologia I | 3 |
TEO2248 | Questões Especiais de Eclesiologia II | 3 |
TEO2249 | Questões Especiais de Antropologia Teológica I | 3 |
TEO2250 | Questões Especiais de Antropologia Teológica II | 3 |
TEO2251 | Questões Especiais de Escatologia | 3 |
TEO2252 | Questões Especiais de Sacramentologia | 2 |
TEO2253 | Questões Especiais sobre Deus I | 3 |
TEO2254 | Questões Especiais sobre Deus II | 3 |
TEO2255 | Questões Especiais de Pastoral | 3 |
Teologia Bíblica
Código | Disciplinas Obrigatórias | Créditos |
TEO2310 | Problemas Atuais de Exegese do Pentateuco | 3 |
TEO2311 | Exegese dos Livros Proféticos | 3 |
TEO2312 | Exegese dos Livros Sapienciais | 3 |
TEO2313 | Análise de Textos dos Evangélicos Sinóticos | 3 |
TEO2314 | Tópicos de Teologia Paulina | 3 |
TEO2322 | Temas Fundamentais do Quarto Evangelho | 3 |
TEO2325 | Exegese de textos do corpo Joane | 3 |
TEO2326 | Exegese da Carta aos Hebreus | 3 |
TEO2327 | Exegese de textos das cartas católicas | 3 |
TEO2330 | Metodologia Exegética do Antigo Testamento | 3 |
TEO2331 | Metodologia Exegética do Novo Testamento | 3 |
Código | Disciplinas Eletivas | Créditos |
TEO2235 | Teologia e Linguagem | 2 |
TEO2236 | Teologia Latino - Americana | 2 |
TEO2242 | Teologia e História | 2 |
TEO2258 | Mudanças de Paradigma na Teologia | 2 |
TEO2260 | Teologia e Espiritualidade | 2 |
TEO2261 | Fundamentos Cristológicos de uma Antropologia Teológica | 2 |
TEO2262 | Teologia da Redenção | 2 |
TEO2263 | Salvação Cristã em Perspectiva Evolucionista | 2 |
TEO2264 | Fé Cristã e Ecologia | 2 |
TEO2265 | A revelação trinitária na Sagrada Escritura | 2 |
TEO2266 | Cristianismo e Religiões | 2 |
TEO2267 | Fundamentos Pneumatológicos de uma Eclesiologia | 2 |
TEO2268 | Questões de Gênero na Teologia feita por mulheres na América Latina | 2 |
TEO2401 | Questões de Moral Social | 2 |
TEO2402 | Fé e Política | 2 |
TEO2403 | Questões Éticas e Morais | 2 |
TEO2404 | Questões de Ética I | 2 |
TEO2405 | Questões de Ética II | 2 |
TEO2504 | Seminário Especial I: Antigo Testamento | 2 |
TEO2505 | Seminário Especial II: Novo Testamento | 2 |
TEO2506 | Seminário Especial III: Novo Testamento | 2 |
TEO2507 | Seminário Especial IV: Antigo Testamento | 2 |
TEO2508 | Seminário Especial V: Questões Especiais de Pastoral Bíblica | 2 |
TEO2700 | Problemas Atuais de Hermenêutica Bíblica | 2 |
TEO2701 | Temas Teológicos Centrais do Antigo Testamento | 2 |
TEO2702 | As Origens do Antigo Israel | 2 |
TEO2703 | Introdução ao modo de pensar semita | 2 |
TEO2704 | Israel no tempo da Monarquia | 2 |
TEO2705 | O Israel pós-exílico | 2 |
TEO2706 | A História do Tempo do Novo Testamento | 2 |
TEO2707 | Helenismo e Judaísmo | 2 |
TEO2708 | Introdução à Literatura Apocalíptica Judaica | 2 |
TEO2709 | Roma e os Textos Cristãos do final do primeiro século | 2 |
TEO2710 | Temas Teológicos centrais do Novo Testamento | 2 |
TEO2711 | Os Atos dos Apóstolos e a origem da comunidade primitiva | 2 |
TEO2712 | Espírito e Missão na obra de Lucas-Atos | 2 |
TEO2833 | Evangelização e Cultura Popular | 2 |
TEO2835 | A Paróquia Urbana diante dos novos desafios | 2 |
TEO2836 | Análise Institucional da Igreja | 2 |
TEO2837 | Questões de Ecumenismo | 2 |
TEO2838 | Temas Atuais de Teologia Pastoral | 2 |
TEO2839 | Novos Desafios Eclesiais | 2 |
TEO2840 | Judaísmo e Cristianismo em diálogo | 2 |
Código | Disciplinas Auxiliares (contam como eletivas) | Créditos |
TEO2902 | Hebraico II | 2 |
TEO2903 | Hebraico III | 2 |
TEO2904 | Línguas Orientais | 2 |
TEO2905 | Língua Acádica I | 2 |
TEO2906 | Língua Acádica II | 2 |
TEO2907 | Língua Acádica III | 2 |
TEO2908 | Grego Bíblico I | 4 |
TEO2909 | Grego Bíblico II | 2 |
TEO2910 | Introdução ao Hebraico Bíblico | 4 |
Corpo docente
Coordenadora de pós-graduação: Profa. Maria Teresa de Freitas Cardoso
Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa
Abimar Oliveira de Moraes
Doutor, Pontificia Università Salesiana, Italia
Fé e Cultura
Currículo Lattes
André Luiz Rodrigues da Silva
Doutor, Institutum Patristicum Augustinianum, Itália
Fé e Cultura
Currículo Lattes
Antonio Luiz Catelan Ferreira
Doutor, Pontificia Università Gregoriana, Italia
Fé e Cultura
Currículo Lattes
Cesar Augusto Kuzma
Doutor, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Fé e Cultura
Currículo Lattes
Fabio da Silveira Siqueira
Doutor, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Análise e Interpretação de Textos do AT e NT
Currículo Lattes
Francilaide Queiroz de Ronsi
Doutora, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Religião e Modernidade
Currículo Lattes
Heitor Carlos Santos Utrini
Doutor, Pontificia Università S. Tommaso D'Aquino, Italia
Análise e Interpretação de Textos do AT e NT
Currículo Lattes
Leonardo Agostini Fernandes
Doutor, Pontificia Università Gregoriana, Italia
Análise e Interpretação de Textos do AT e NT
Currículo Lattes
Lúcia Pedrosa de Pádua
Doutora, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Religião e Modernidade
Currículo Lattes
Luís Corrêa Lima
Doutor, Universidade de Brasília, Brasil
Religião e Modernidade
Currículo Lattes
Luiz Fernando Ribeiro Santana
Doutor, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Fé e Cultura
Currículo Lattes
Maria Clara Lucchetti Bingemer
Doutora, Pontificia Università Gregoriana, Italia
Religião e Modernidade
Currículo Lattes
Maria de Lourdes Corrêa Lima
Doutora, Pontificia Università Gregoriana, Italia
Análise e Interpretação de Textos do AT e NT
Currículo Lattes
Maria Teresa de Freitas Cardoso
Doutora, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil
Fé e Cultura
Currículo Lattes
Paulo Fernando Carneiro de Andrade
Doutor, Pontificia Università Gregoriana, Italia
Religião e Modernidade
Currículo Lattes
Waldecir Gonzaga
Doutor, Pontificia Università Gregoriana, Italia
Análise e Interpretação de Textos do AT e NT
Currículo Lattes
Docentes Colaboradores:
Mário de França Miranda (Professor Emérito)
Doutor, Pontificia Università Gregoriana, Italia
Fé e Cultura
Currículo Lattes