Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica
Sobre o programa
- Apresentação
- Objetivo e Histórico
- Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
- Projetos de pesquisa
- Reconhecimento do curso e avaliação do programa pela CAPES
- Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
- Corpo docente (titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
- Grade curricular
Admissão e Matrícula (seleção de candidatos para o programa)
Atividades acadêmicas previstas
Contatos:
E-mail:psipos@puc-rio.br
Telefones: (21) 3527-1185/1186
Fax: (21) 3527-1187
Coordenador:
Local:
Departamento de Psicologia
Rua Marquês de São Vicente, 225, Sala 201L
22453-900 Gávea Rio de Janeiro RJ
Horário de atendimento:
de 8:00 às 12:00 e de 14:00 às 16:00h
Secretários
Ricardo Felipe Matos da Silva e
Isabelle Nunes Branth Fontes
Sobre o programa
Apresentação
O Departamento de Psicologia da PUC-Rio oferece, em nível de Pós-graduação stricto sensu, cursos de Mestrado (desde 1966, o primeiro no país na área) e Doutorado (desde 1985) na área de concentração Psicologia Clínica, ambos com avaliação 5 pela CAPES.
Objetivo e Histórico
O Departamento de Psicologia da PUC-Rio implantou, em 1966, o primeiro curso de Mestrado em Psicologia do país. Em 1972, o curso foi o primeiro a ser credenciado pelo Conselho Federal de Educação e considerado centro de excelência. Desde a sua criação até o ano de 1978, o Mestrado era oferecido em duas áreas de concentração: Psicologia Aplicada à Clínica e Psicologia Experimental. Recomendava-se que a dissertação fosse de natureza empírica, entretanto com a contratação de um competente grupo de teóricos da Psicologia e da Psicanálise, a área de Psicologia Experimental passou a ser denominada de Teórico-Experimental e muitas dissertações de natureza teórica passaram a ser defendidas.
Em 1978, com a saída de alguns professores do Programa e, apesar de o corpo docente estar constituído por pesquisadores altamente qualificados de diferentes áreas, durante o processo de recredenciamento do Mestrado, considerou-se o quadro de professores limitado, em número, para duas áreas de concentração. O Programa optou por um Mestrado em uma única área, denominada de Processos Motivacionais, que refletia a constituição do corpo docente da época. Tal área, excessivamente ampla, apresentou problemas desde a sua criação e, ao longo dos anos de 1980 e 1981, discutiu-se sua reformulação, buscando uma delimitação de objetivos mais específicos e uma concentração de recursos humanos para a consecução de tais objetivos. À medida que alguns professores de diferentes áreas se desligaram do Programa, as novas contratações foram concentradas na área Clínica. A escolha dessa área para a renovação do corpo docente levou em conta a vocação inicial do curso, a grande demanda por formação nesse campo da Psicologia e o fato de não haver, à época, no Rio de Janeiro, nenhum Mestrado com essa área de concentração.
Assim, em 1982, a área de concentração em Psicologia Clínica foi reimplantada com três linhas de pesquisa: Teoria e prática psicanalíticas, Linguagem e construção do sujeito e Práticas institucionais e desenvolvimento humano. Tal reformulação levou o curso a recuperar sua excelência e o projeto de implantação do Doutorado, aprovado nesse mesmo ano, foi implementado em março de 1985. Em 1996, a partir de uma reformulação dos cursos de Mestrado e Doutorado, propôs-se a criação de uma nova linha de pesquisa – Família e casal: estudos psicossociais e psicoterapia – e buscou-se articular as disciplinas do Programa às quatro linhas então existentes.
Oito anos depois, em 2004, com o desligamento de alguns professores-pesquisadores do quadro permanente do PPG e com a integração de novos, a linha de pesquisa Práticas institucionais e desenvolvimento humano foi desativada e uma nova linha – Clínica e neurociências – foi criada. Nove anos depois, em 2013, um novo arranjo foi proposto com quatro linhas de pesquisa: Psicanálise: clínica e cultura; Integração social, linguagem e subjetividade; Família, casal e criança: teoria e clínica; e Clínica e neurociências. Contudo, ao longo dos anos seguintes, essa renovação do corpo docente se refletiu na necessidade de que as linhas de pesquisa como um todo fossem discutidas e repensadas, o que se consolidou em 2017.
Atualmente, o Programa tem a seguinte configuração de linhas de pesquisa: (1) Psicanálise: clínica e cultura, (2) Psicologia social: indivíduo e sociedade, (3) Família, casal e criança: teoria e clínica, (4) Clínica e neurociências, e (5) Saúde e desenvolvimento humano.
Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
Área de concentração:
Linhas de Pesquisa
1) Psicanálise: clínica e cultura
2) Psicologia social: indivíduo e sociedade
3) Família, casal e criança: teoria e clínica
4) Clínica e neurociências
5) Saúde e desenvolvimento humano
Reconhecimento do curso e Avaliação do Programa pela CAPES
Programas de Mestrado e Doutorado
Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5, para o quadriênio 2017-2020, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 92.
Títulos atribuídos:
Mestre e/ou Doutor em Psicologia
Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
Mestrado
- Obter um mínimo de 24 créditos, sendo 06 créditos em disciplinas obrigatórias, 6 créditos em optativas, 12 créditos em eletivas.
- Ser aprovado em exame de (proficiência) inglês.
- Ser aprovado em Exame de Qualificação de Mestrado (PSI2303).
- Se reprovado, o mestrando poderá requerer um segundo exame, que deverá ser prestado até 6 meses após a realização do primeiro. Será desligado do Programa o candidato que for reprovado pela 2ª vez no Exame de Projeto de Dissertação;
- Submissão de um artigo produzido do seu Projeto de Dissertação (PSI2305).
- Apresentar, defender e ser aprovado em Dissertação de Mestrado (PSI2307)
Doutorado
- Obter um mínimo de 42 créditos sendo, 12 créditos em disciplinas obrigatórias, 6 créditos em optativas, 24 créditos em eletivas.
- Ser aprovado em exame de duas línguas estrangeiras (Inglês e Francês ou Espanhol ou Italiano). A língua testada no Mestrado será computada para o Doutorado.
- Ser aprovado em Exame de Qualificação do Doutorado (PSI2302).
- Se reprovado, o doutorando poderá requerer um segundo exame, que deverá ser prestado até 6 meses após a realização do primeiro. Será desligado do Programa o candidato que for reprovado pela 2ª vez no Exame de Qualificação.
- Submissão de dois artigos produzidos do Projeto de Tese (PSI2304)
- Apresentar, defender e ser aprovado em Tese de Doutorado (PSI2306).
Admissão e Matrícula
Mestrado
- Apresentar comprovação do grau de Mestre em Psicologia ou em áreas afins, em curso credenciado pela CAPES, de acordo com o parecer da Comissão de Pós-Graduação.
Caso não possua ainda certificado de conclusão de curso de Mestrado credenciado pela CAPES, trazer carta da IE certificando que está cursando o último semestre do mesmo para participar da seleção. Caso o candidato seja aprovado na seleção, o certificado de conclusão de curso de Mestrado deverá ser apresentado antes da matrícula.
Apresentar AnteProjeto de Tese explicitando tema de interesse, de acordo com as linhas de pesquisa do Programa.
- Apresentar projeto de pesquisa explicitando tema de interesse, de acordo com as linhas de pesquisa do Programa. - Ser aprovado em exame de seleção constando de:
- Avaliação do curriculum vitae.
- Avaliação do Projeto de Tese.
- Entrevista
Doutorado
- Apresentar comprovação do grau de Mestre em Psicologia ou em áreas afins, em curso credenciado pela CAPES, de acordo com o parecer da Comissão de Pós-Graduação.
Caso não possua ainda certificado de conclusão de curso de Mestrado credenciado pela CAPES, trazer carta da IE certificando que está cursando o último semestre do mesmo para participar da seleção. Caso o candidato seja aprovado na seleção, o certificado de conclusão de curso de Mestrado deverá ser apresentado antes da matrícula.
- Apresentar AnteProjeto de Tese explicitando tema de interesse, de acordo com as linhas de pesquisa do Programa.
- Ser aprovado em exame de seleção constando de:
- Avaliação do curriculum vitae.
- Avaliação do Projeto de Tese.
- Entrevista
Grade curricular
Mestrado
Código | Disciplinas Obrigatórias | Créditos |
PSI2300 | Epistemologia | 3 |
PSI2361 | Estágio Docência na Graduação I | 3 |
PSI2303 | Exame de Qualificação do Mestrado | 0 |
PSI2307 | Dissertação de Mestrado | 0 |
PSI2305 | Produção Científica no Mestrado | 0 |
Doutorado
Código | Disciplinas Obrigatórias | Créditos |
PSI2300 | Epistemologia | 3 |
PSI2301 | Ensino em Psicologia | 3 |
PSI2361 | Estágio Docência na Graduação I | 3 |
PSI2362 | Estágio Docência na Graduação II | 3 |
PSI2302 | Exame de Qualificação do Doutorado | 0 |
PSI2306 | Tese de Doutorado | 0 |
PSI2304 | Produção Científica no Doutorado | 0 |
Mestrado e Doutorado
Código | Disciplinas Optativas | Créditos |
PSI2308 | Métodos Quantitativos | 3 |
PSI2309 | Métodos Conceitual e Qualitativos | 3 |
PSI2310 | Abordagens Teóricas em Psicanálise | 3 |
PSI2320 | Abordagens Teóricas em Psicologia Social | 3 |
PSI2330 | Abordagens Teóricas em Família, Casal e Criança | 3 |
PSI2340 | Abordagens Teóricas em Clínica e Neurociências | 3 |
PSI2350 | Abordagens Teóricas em Saúde e Desenvolvimento Humano | 3 |
Mestrado e Doutorado
Código | Disciplinas Eletivas | Créditos |
PSI2311 | Psicanálise e Corpo | 3 |
PSI2312 | Relações Objetais | 3 |
PSI2313 | Questões em Clínica Psicanalítica | 3 |
PSI2321 | Cognição Social | 3 |
PSI2322 | Psicologia das Massas | 3 |
PSI2323 | Psicologia, Racismo e Violência | 3 |
PSI2331 | Clínica dos Primórdios e Construção Psíquica | 3 |
PSI2332 | Conjugalidades Contemporâneas | 3 |
PSI2333 | Processos de Subjetivação e Vínculos Familiares | 3 |
PSI2341 | Current Trends in Neuroscience | 3 |
PSI2342 | Princeples of Cognitive Neuroscience | 3 |
PSI2351 | Parentalidade e Desenvolvimento Humano | 3 |
PSI2314 | Temas em Psicanálise 1 | 3 |
PSI2315 | Temas em Psicanálise 2 | 3 |
PSI2324 | Temas em Psicologia Social 1 | 3 |
PSI2325 | Temas em Psicologia Social 2 | 3 |
PSI2334 | Temas em Família, Casal e Criança 1 | 3 |
PSI2335 | Temas em Família, Casal e Criança 2 | 3 |
PSI2343 | Temas em Clínica e Neurociências 1 | 3 |
PSI2344 | Temas em Clínica e Neurociências 2 | 3 |
PSI2352 | Temas em Saúde e Desenvolvimento 1 | 3 |
PSI2353 | Temas em Saúde e Desenvolvimento 1 | 3 |
PSI2345 | Neuropsicologia Clínica | 3 |
PSI2354 | Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica ao Longo do Ciclo Vital | 3 |
PSI2355 | Avaliação Psicológica na Infância | 3 |
PSI2356 | Pesquisa em Psicopatologia Descritiva | 3 |
PSI2326 | Técnicas Avançadas em Pesquisas Quantitativas | 3 |
PSI2346 | Tecnologias de Ensino para Práticas de Laboratório em Psicologia Experimental | 3 |
PSI2363 | Estágio em Docência na Graduação III | 3 |
PSI2364 | Estágio em Docência na Graduação IV | 3 |
PSI2365 | Estágio em Docência na Graduação V | 3 |
PSI2366 | Estágio em Docência na Graduação VI | 3 |
PSI2367 | Estágio em Docência na Graduação VII | 3 |
PSI2368 | Estágio em Docência na Graduação VIII | 3 |
PSI2369 | Estágio em Docência na Graduação IX | 3 |
PSI2370 | Estágio em Docência na Graduação X | 3 |
Corpo docente
Coordenador de pós-graduação: Prof. Breno Sanvicente Vieira
Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa
Doutora, Psicologia Clínica, PUC-Rio, Brasil, 2000
Família, Casal e Criança: Teoria e Clínica
Currículo Lattes
Breno Sanvicente Vieira
Doutor, Psicologia, PUCRS, 2018
Saúde e Desenvolvimento Humano
Currículo lattes
Carlos Augusto Peixoto Junior
Doutor, Saúde Coletiva, IMS-UERJ, Brasil, 1997.
Psicanálise: Clínica e Cultura
Currículo Lattes
Daniel Correa Mograbi
Doutor, Psicologia e Neurociência, University of London, Inglaterra, 2011.
Clínica e Neurociências
Currículo Lattes
Helenice Charchat Fichman
Doutora,Neurociências e Comportamento, USP/SP, Brasil, 2003
Clínica e Neurociências; Saúde e Desenvolvimento Humano
Currículo Lattes
Jaqueline de Carvalho Rodrigues
Doutorado, Psicologia, UFRGS, Brasil, 2017
Psicologia Social: indivíduo e sociedade
Currículo Lattes
Jean Carlos Natividade
Doutor, Psicologia, UFRGS, Brasil, 2014.
Psicologia Social: indivíduo e sociedade
Currículo Lattes
Jesus Landeira Fernandez
Doutor, Neurociências e Comportamento, University of California, EUA, 1994
Clínica e Neurociências
Currículo Lattes
Doutora, Psicologia Social, UERJ, Brasil, 2008
Saúde e desenvolvimento humano
Currículo Lattes
Maria Helena Rodrigues Navas Zamora
Doutora em Psicologia, PUC-Rio, Brasil, 1999.
Psicologia Social: indivíduo e sociedade
Currículo Lattes
Monah Winograd
Doutora, Teoria Psicanalítica, UFRJ, Brasil, 2001
Psicanálise: Clínica e Cultura; Psicologia Social: Indivíduo e Sociedade
Currículo Lattes
Rebeca Nonato Machado
Doutora, PUC-Rio, Brasil, 2014
Família, Casal e Criança: Teoria e Clínica.
Currículo Lattes
Silvia Maria Abu-JamraZornig
Doutora, Psicologia Clínica, PUC-Rio, 1998.
Família, Casal e Criança: Teoria e Clínica
Currículo Lattes
Terezinha Féres-Carneiro
Doutora, Psicologia Clínica, PUC-SP, Brasil, 1981.
Família, Casal e Criança: Teoria e Clínica
Currículo Lattes
Thomas Eichenberg Krahe
Doutor, UERJ, Brasil
Clínica e Neurociências
Currículo Lattes