Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Sobre o programa
- Apresentação
- Objetivos
- Histórico
- Suporte financeiro
- Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
- Reconhecimento do curso
- Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
- Corpo docente (titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
- Grade curricular
Admissão e Matrícula (seleção de candidatos para o programa)
Atividades acadêmicas previstas
Contatos:
E-mail: teti@puc-rio.br
Telefones:(21) 3527-1286
Coordenadora:
Profa. Fernanda Araújo Baião Amorim
Local:
Departamento de Engenharia Industrial
Rua Marquês de São Vicente, 225 - 9o andar
22453-900 Gávea Rio de Janeiro - RJ
Horário de atendimento:
de 9h às 12h / 14h às 17h
Secretária
Cláudia Guimarães Teti
Sobre o programa
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da PUC-Rio (PPGEP) tem como missão "Formar mestres e doutores altamente qualificados na área de Engenharia de Produção, que atendam às demandas atuais e futuras da sociedade, gerando produção intelectual e tecnologias de alto impacto e relevantes para as comunidades brasileira e internacional".
Implantado pelo Departamento de Engenharia Industrial (DEI), o PPGEP oferece - em nível de Pós-graduação stricto sensu - cursos de Mestrado e de Doutorado em Engenharia de Produção, ambos com avaliação 7 (máxima) pela CAPES.
Objetivos
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) do DEI/PUC-Rio tem como objetivo a geração, a disseminação e a aplicação de conhecimento sobre sistemas produtivos e a formação de recursos humanos altamente qualificados em Engenharia de Produção, nos níveis de mestrado acadêmico e doutorado, que atendam às demandas atuais e futuras da sociedade.
Através de seus cursos de Mestrado e Doutorado, o PPGEP busca:
- a formação de recursos humanos qualificados e capazes de promover inovações no setor produtivo, pressupondo o desenvolvimento de habilidades de percepção, análise e criação;
- a excelência acadêmica da pesquisa em Engenharia de Produção, que exige a consideração abrangente da realidade do sistema a que se refere;
- a realização da pesquisa em estreito contato com o setor produtivo, buscando contribuir positivamente para a sociedade como um todo.
Essas razões levam o PPGEP do DEI/PUC-Rio a estimular a pesquisa em colaboração direta com organizações produtivas públicas e privadas do Brasil e do exterior, suas parceiras em projetos de pesquisa e de extensão, permitindo que a investigação acadêmica possa cobrir um amplo espectro de problemas, que inclui a identificação de novos problemas e de oportunidades de melhoria, a aplicação de técnicas inovadoras, o desenvolvimento de novas soluções e a avaliação de resultados. Os projetos contam com colaboradores de diversas universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.
Histórico
O Departamento de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (DEI/PUC-Rio) iniciou suas atividades em 1967, com a criação do primeiro Programa de Mestrado em Engenharia de Produção do Brasil. Em 1993, o DEI/PUC-Rio implantou o seu Programa de Doutorado em Engenharia de Produção, que foi imediatamente recomendado pela CAPES. Em 2001, atendendo uma crescente demanda por profissionais com formação técnica para atuar na gerência de logística, o DEI/PUC-Rio criou o Mestrado Profissional em Logística.
Suporte financeiro
Há disponibilidade de bolsas de estudo para alunos em tempo integral, concedidas pela CAPES, pelo CNPq, pela FAPERJ e por outras entidades governamentais e privadas. A atribuição destas bolsas aos alunos é feita pela Comissão Departamental de Pós-Graduação dentro das cotas concedidas ao Programa pelas agências citadas. As bolsas CAPES e CNPq são concedidas por até dois anos para alunos de mestrado e por até quatro anos para alunos de doutorado, tempos que correspondem aos prazos regulares para titulação na PUC-Rio.
Os alunos em tempo parcial podem solicitar bolsas de isenção de pagamento, também atribuídas pela Comissão Departamental de Pós-Graduação segundo quotas estabelecidas pela Vice-Reitoria Acadêmica.
Além destas, para alunos que sejam docentes de outras universidades existem bolsas CAPES concedidas pela universidade à qual o docente está vinculado. Candidatos neste caso devem procurar informações junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação de sua universidade.
Candidatos de outros países da América podem solicitar bolsas PEC/PG concedidas pela CAPES e CNPQ através dos órgãos consulares competentes. Os candidatos devem procurar informações no consulado brasileiro em seu país, com antecedência de mais de um ano em relação à data prevista para sua primeira matrícula.
Para os alunos não bolsistas, há empresas e instituições governamentais com convênios com a PUC-Rio cobrindo o pagamento das semestralidades de seus funcionários.
Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
Área de concentração: Operações e Negócios em Engenharia
Área de concentração: Pesquisa Operacional
Reconhecimento do curso
Mestrado e Doutorado
Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 7, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 51.
Títulos atribuídos:
Mestre em Engenharia de Produção
Doutor em Engenharia de Produção
Mestrado Profissional
Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 4, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 50.
Títulos atribuídos:
Mestre em Logística
Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
Mestrado
-
Concluir satisfatoriamente o plano de estudos individual, elaborado em conjunto com o professor orientador e aprovado pela Comissão de Pós-graduação, em concordância com as normas vigentes;
-
Completar um mínimo de 26 créditos em disciplinas da Pós-graduação, sujeito às seguintes restrições:
- Cursar 2 disciplinas do grupo de optativas da área de concentração;
- Cursar, no máximo, 2 disciplinas fora do Departamento (sujeito a aprovação da coordenação);
-
Obter um rendimento não inferior a 7 nesse conjunto de disciplinas;
- Ser aprovado na disciplina “Exame de Projeto de Dissertação” correspondente à sua área de concentração. O aluno deve apresentar, defender e ter aprovado o seu projeto de dissertação;
- Ser aprovado nas disciplinas de “Projeto de Pesquisa I” e “Projeto de Pesquisa II”;
- Ser aprovado na disciplina de “Estágio a Docência” (no caso de aluno bolsista);
- Ser aprovado em exame de língua estrangeira – Inglês (LET 3101);
- Cumprir os requisitos de Produção científica de Mestrado, vigentes à época da matrícula;
-
Apresentar, defender e ter aprovada a sua Dissertação de Mestrado.
Doutorado
- Obter um mínimo de 42 créditos em disciplinas de Pós-graduação. Neste número poderão estar incluídos até 25 créditos correspondentes ao título de Mestre mediante aceitação da Comissão de Pós-graduação. Os 42 créditos deverão ser assim distribuídos:
- Em disciplinas de Pós-Graduação do DEI, do CTC, da PUC ou de outros programas de pós-graduação credenciados, escolhidos a critério do professor orientador, segundo programa de estudos aprovados pela Comissão de Pós-Graduação do DEI, podendo incluir no máximo 3 créditos em disciplinas de Estudo Individual, e não podendo ser contabilizados para a integralização créditos de Estágio de Docência.
- Ser aprovado em Exame de Qualificação (IND 3004). Este exame visa avaliar a capacidade do candidato para realizar pesquisa original e relevante na área de concentração do doutorado e será baseado em um artigo, elaborado pelo aluno em tema relacionado à sua pesquisa de tese, e a sua apresentação perante uma banca. A apresentação será de cárater público.
- Ser aprovado em Exame de Proposta de Tese (IND 3007). Este exame visa verificar a validade da pesquisa como tema de tese, em termos de relevância, de não trivialidade, originalidade e contribuição para a expansão das fronteiras do conhecimento, a capacidade do candidato para conduzir a pesquisa proposta e a viabilidade de realização da pesquisa.
- Ser aprovado na disciplina de “Estágio a Docência” (no caso de aluno bolsista);
- Ser aprovado em exame de língua estrangeira, (LET 3106 – Inglês para o Doutorado);
- Apresentar, defender e ter aprovada a Tese de Doutorado (IND 3001). A Defesa será condicionada a ter um artigo submetido a periódico qualificado internacional, e a ter outro artigo publicado ou aceito em periódico qualificado (nacional ou internacional), ambos no tema de pesquisa de doutorado.
Admissão e Matrícula
O Programa de Pós-Graduação tem processos seletivos semestrais, para início dos cursos em em março e agosto de cada ano. O período de inscrição encontra-se especificado na página do Departamento de Engenharia Industrial e na página da PUC-Rio.
Procedimentos e documentação exigida para inscrição:
Mestrado
Obrigatórios:-
Duas cartas de referência
No formulário online o candidato indicará os nomes e e-mails de dois contatos e o sistema enviará um link aos mesmos, solicitando o preenchimento online de uma carta de referência. Não serão aceitas cartas preenchidas manualmente. -
Plano de Estudos
Preencher o formulário disponível em PESTUDOSMESTRADO.DOC e fazer o upload da versão em PDF no sistema de inscrição. Neste formulário, o candidato informará a área de concentração de interesse, a linha de pesquisa ligada à área de concentração (dentre as áreas e linhas disponíveis no site do Programa) e a motivação pela escolha do Programa e da linha de pesquisa. - Histórico Escolar da Graduação
- Diploma ou certificado de conclusão de Graduação
- Candidatos com vínculo empregatício
Carta do empregador, apoiando o plano de estudos e a liberação para cumprir com a carga horária mínima de 18 horas semanais do curso OUCarta pessoal do (a) candidato (a) na documentação declarando estar ciente e comprometido em cumprir o plano de estudos e a carga horária mínima de 18 horas semanais.
Opcionais:
-
Formulário de solicitação de Bolsa de Estudos
Preencher o formulário disponível em BOLSAESTUDOSMESTRADO.DOC e fazer o upload da versão em PDF no sistema. -
Cópia digital (em PDF) de trabalhos de relevância acadêmica
O sistema permite o upload destes documentos no item “Outros Documentos”. Podem ser anexados trabalhos de conclusão do curso de graduação, artigos publicados em periódicos ou eventos científicos, ou relatórios de Iniciação Científica. -
Outros certificados de conclusão
Certificados de MBA, Especialização, dentre outros -
Outros documentos
O sistema permite o upload destes documentos no item “Outros Documentos”.
Doutorado
Obrigatórios:-
Duas cartas de referência
No formulário online o candidato indicará os nomes e e-mails de dois contatos e o sistema enviará um link aos mesmos, solicitando o preenchimento online de uma carta de referência. Não serão aceitas cartas preenchidas manualmente. -
Plano de Estudos
Preencher o formulário disponível em PESTUDOSDOUTORADO.rtf e fazer o upload da versão em PDF no sistema de inscrição. Neste formulário, o candidato informará a área de concentração de interesse, a linha de pesquisa ligada à área de concentração (dentre as áreas e linhas disponíveis no site do Programa) e a motivação pela escolha do Programa e da linha de pesquisa. Também é necessário definir junto com o professor e futuro orientador as disciplinas a serem cursadas.
- Histórico escolar da Graduação
- Histórico escolar do Mestrado
- Diploma ou certificado de conclusão da Graduação
- Diploma ou certificado de conclusão do Mestrado
- Carta de compromisso
Para candidatos com vínculo empregatício, deve-se apresentar:
– Carta do empregador, apoiando o plano de estudos e a liberação para cumprir com a carga horária mínima do curso OU
– Carta pessoal do(a) candidato(a) na documentação declarando estar ciente e comprometido em cumprir o plano de estudos e a carga horária mínima.
- Plano de Pesquisa
Preencher o formulário disponível em FORM_ACEITAÇAODOUTORADO.rtf e fazer o upload da versão em PDF no sistema de inscrição. O Plano de Pesquisa deverá ser assinado pelo professor que irá orientar o candidato no doutorado.
Opcionais:
- Formulário de solicitação de Bolsa de Estudos
Preencher o formulário disponível em BOLSAESTUDOSDOUTORADO e fazer o upload da versão em PDF no sistema de inscrição. - Trabalhos de relevância acadêmica
Podem ser anexados a dissertação de Mestrado e/ou artigos publicados em periódicos e/ou eventos científicos que tenham o candidato como autor (todos em formato PDF). - Outros certificados de conclusão
Podem ser anexados certificados de que o aluno concluiu cursos de MBA, especialização, dentre outros - Outros documentos.
Grade curricular
Mestrado
Disciplinas Obrigatórias (de Orientação e Supervisão):
Tais disciplinas buscam apoiar e monitorar o progresso do aluno de mestrado durante o curso. Tal elenco de disciplinas se baseia na adaptação de disciplinas já existentes e na criação de novas disciplinas que servirão como marcos adicionais no curso do aluno.
Códigos | Disciplinas Obrigatórias | Créditos |
IND3008 | Projeto de Pesquisa I | 1 |
IND3009 | Projeto de Pesquisa II | 1 |
IND3010 | Proposta de Dissertação | 0 |
IND3002 | Produção Científica para Mestrado | 0 |
IND3211 | Estágio de Docência na Graduação (1 crédito) | 1 |
IND3000 | Dissertação de Mestrado | 0 |
LET3101 | Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês) | 1 |
Grupo de Optativas: formação básica das áreas de concentração
O aluno deverá escolher ao menos duas disciplinas neste grupo, de acordo com seu projeto de pesquisa, supervisionado por seu orientador (se houver), ou pelo coordenador de área ou pelo coordenador de pós-graduação. Das disciplinas cursadas, ao menos duas devem ser obrigatoriamente realizadas na área de concentração do aluno. O elenco de disciplinas de formação básica pode ser alterado em função do perfil dos professores do DEI e dos temas de pesquisa. Cada área de concentração deverá oferecer 2 ou 3 disciplinas de formação básica.
Operações e Negócios em Engenharia
Códigos | Disciplinas | Créditos |
IND2601 | Análise de Decisão e Risco | 3 |
IND2609 | Sistemas de Produção I | 3 |
IND2611 | Gestão da Cadeia de Suprimentos | 3 |
IND2622 | Ciência de Dados para Processos de Negócio | 3 |
Pesquisa Operacional
Códigos | Disciplinas | Créditos |
IND2443 | Prática em Modelagem Matemática | 3 |
IND2604 | Probabilidade e Estatística | 3 |
IND2605 | Programação Matemática | 3 |
IND2616 | Séries Temporais | 3 |
Grupo de Optativas: Disciplinas eletivas em Português
O aluno deverá escolher ao menos 3 disciplinas neste grupo, de acordo com seu projeto de pesquisa, supervisionado por seu orientador (se houver), pelo coordenador de área ou pelo coordenador de pós-graduação. O elenco de disciplinas instrumentais pode ser alterado em função do perfil dos professores do DEI e dos temas de pesquisa. As disciplinas instrumentais são oferecidas a todas as áreas de concentração do DEI. Para a abertura de uma turma de uma disciplina instrumental são necessários ao menos cinco alunos.
Códigos | Disciplinas | Créditos |
IND2272 | Análise de Investimentos com Opções Reais | 3 |
IND2600 | Análise e Simulação de Processos | 3 |
IND2602 | Heurísticas e Metaheurísticas | 3 |
IND2603 | Metodologia para Pesquisas Empíricas em Engenharia de Produção | 3 |
IND2604 | Probabilidade e Estatística | 3 |
IND2605 | Programação Matemática | 3 |
IND2615 | Logística e Operações Humanitárias | 3 |
IND2616 | Séries Temporais | 3 |
IND205X | Tópicos Especiais em Engenharia Industrial – conteúdo variável | 1 |
IND207X | Tópicos Especiais em Engenharia Industrial – conteúdo variável | 3 |
Disciplinas Especiais de Tópicos em Engenharia Industrial em Inglês
O aluno de mestrado poderá cursar até 6 créditos em disciplinas fora do departamento de engenharia industrial, de acordo com seu projeto de pesquisa, supervisionado por seu orientador.
Códigos | Disciplinas | Créditos |
IND2090 | Special Topics in Industrial Engineering | 1 |
IND2091 | Special Topics in Operations Research | 1 |
IND2092 | Special Topics in Operations Management | 1 |
IND2096 | Special Topics in Industrial Engineering | 3 |
IND2097 | Special Topics in Operations Research | 3 |
IND2098 | Special Topics in Operations Management | 3 |
IND2617 | Time Series | 3 |
IND2618 | Logistics and Humanitarian Operations | 3 |
IND2619 | Methodology for Empirical Research in Industrial Engineering | 3 |
IND2620 | Healthcare Operations Management | 3 |
IND2621 | Optimization Under Uncertainty | 3 |
Doutorado
Códigos | Disciplinas Eletivas | Créditos |
IND 3001 | Tese de Doutorado | 0 |
IND 3004 | Exame de Qualificação | 0 |
IND 3007 | Exame de Proposta de Tese | 0 |
IND 3003 | Produção Científica para Doutorado | 0 |
LET 3106 | Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês para Doutorado) | 0 |
IND 3211 | Estágio de Docência na Graduação (1 crédito) | 1 |
IND 3221 | Estágio de Docência na Graduação (1 crédito) | 1 |
Corpo docente
Coordenadora de pós-graduação: Profa. Fernanda Araújo Baião Amorim
Coordenador adjunto de pós-graduação: Prof. Rafael Martinelli Pinto
Coordenador da Área Operações e Negócios em Engenharia: Profa. Adriana Leiras
Coordenador da Área Pesquisa Operacional: Prof. Davi Valladão
Docentes: Titulação e Linhas de pesquisa
Adriana Leiras
Doutora, PUC-Rio - Brasil
Gestão de operações humanitárias e Logística humanitária
Currículo Lattes
Alexandre Street de Aguiar
Doutor, PUC-Rio – Brasil
Algoritmos e Otimização e Métodos estatísticos e Analytics
Curriculo Lattes
Antonio Márcio Tavares Thomé
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Integração de cadeias de suprimentos, gerência de operações e sustentabilidade
Currículo Lattes
Bruno Fânzeres dos Santos
Doutor, PUC-Rio - Brasil
Decisão sob Incerteza no setor de energia elétrica
Currículo Lattes
Davi Michel Valladão
Doutor, PUC-Rio - Brasil
Otimização sob incerteza, machine learning e estatística
Currículo Lattes
Fernanda Araujo Baião Amorim
Doutora, UFRJ, Brasil
Data Science e Analytics, Gestão de Processos de Negócio, Modelagem Conceitual e Ontologias
Currículo Lates
Fernando Luiz Cyrino Oliveira
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Séries Temporais e Analytics
Currículo Lattes
Igor Tona Peres
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Métodos Estatísticos e Analytics
Gestão de Operações
Curriculo Lattes
Leonardo dos Santos Lourenço Bastos
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Data Science, Modelagem Estatística e Pesquisa Operacional
Currículo Lattes
Luciana de Souza Pessôa
Doutora, UFF, Brasil
Otimização combinatória; Heurísticas e Metaheurísticas
Currículo Lattes
Luiz Eduardo Teixeira Brandão
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Decisões sob incerteza e flexibilidade
Currículo Lattes
Luiz Felipe Roris Rodriguez Scavarda do Carmo
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Integração de cadeia de suprimentos e gerência de operações
Currículo Lattes
Paula Medina Maçaira Louro
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Statistical Learning e Séries Temporais
Currículo Lattes
Rafael Martinelli Pinto
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Programação Matemática, Pesquisa Operacional, Otimização Combinatória
Currículo Lattes
Reinaldo Castro Souza
Doutor, University of Warwick, Inglaterra
Modelos Estatísticos e Séries Temporais
Currículo Lattes
Rodrigo Goyannes Gusmão Caiado
Doutor, UFF, Brasil
Transformação digital e sustentabilidade na gestão de operações e de cadeias de suprimentos, Apoio multicritério a decisão e inteligência computacional
Currículo Lattes
Silvio Hamacher
Doutor, École Centrale Paris, França
Pesquisa Operacional na Saúde e Petróleo
Currículo Lates