Programa de Pós-Graduação em Metrologia
Sobre o programa
- Apresentação
- Objetivos
- Breve Histórico
- Marcos Relevantes
- Interdisciplinaridade
- Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
- Reconhecimento do curso
- Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
- Corpo docente (titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
- Grade curricular
Admissão e Matrícula (seleção de candidatos para o programa)
Atividades acadêmicas previstas
Contatos:
E-mail:metrologia@puc-rio.br e ppg.mqi@puc-rio.br
Telefones: (21) 3527-1542 / 3527-2061
Fax: (21) 3527-2060
Coordenador:
Prof. Carlos Roberto Hall Barbosa
Local:
PUC-Rio/Metrologia
Rua Marquês de São Vicente, 225 - Edifício Leme, Térreo
22451-900
Gávea - Rio de Janeiro – RJ
Horário de atendimento:
de 9:00h às 18:00h
Secretários
Felipe Coimbra e Márcia Ribeiro
Sobre o programa
Apresentação
Criado em 1996, o programa de pós-graduação em Metrologia (PósMQI) constituiu à época uma resposta da Universidade a um esforço interministerial do Governo Federal no contexto do Programa RH-Metrologia, de estímulo à formação de desenvolvimento de recursos humanos qualificados e de cultura metrológica. Em consonância com o caráter essencialmente multidisciplinar da Metrologia, o Programa beneficia-se da conjunção de competências e infra-estruturas laboratoriais existentes em diversos departamentos e unidades do Centro Técnico Científico da PUC-Rio. Objetiva especializar a formação de engenheiros, físicos e químicos já bem formados capacitando-os para trabalhar a interface de suas especialidades com a ciência das medições.
Objetivos
Formar e capacitar recursos humanos em Metrologia para suprir necessidades do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro)
O programa atende também a necessidades específicas de empresas e organizações que desejam direcionar o treinamento e a formação de profissionais em áreas específicas voltadas ao desenvolvimento da competitividade. Nesse contexto oferece formação em Metrologia nos níveis de Mestrado e Especialização Lato Sensu.
Breve Histórico
No curso de seu desenvolvimento, ao término de 2003, o PósMQI, redirecionou a sua atuação para atender às novas demandas e desafios impostos por um ambiente cada vez mais competitivo e pressionado pela inovação tecnológica. De sua visão original centrada na tecnologia industrial básica passou a incorporar novas áreas: biometrologia, metrologia química, metrologia ambiental, metrologia da cor, metrologia para energia, instrumentação, controle automotivo e radiações ionizantes. Após ter formado mais de uma centena de mestres em temas de interesse da metrologia e de suas áreas correlatas, o Programa tem evoluído para novas áreas de interesse e competência convergentes com as demandas políticas por uma competitividade baseada na inovação. No âmbito de seus desenvolvimentos prioriza projetos que buscam a sustentabilidade e se pautam na responsabilidade social. Assim, o PósMQI, além da continuada ênfase em formação e pesquisa aplicada à metrologia, normalização e qualidade, vem consolidando o seu pilar da inovação com vistas a atender a novas demandas dos diferentes segmentos de usuários e promotores da ciência e da tecnologia da medição.
O Programa atualmente estrutura-se sob três pilares: metrologia, qualidade e inovação. No que concerne à metrologia, atende às demandas críticas da competitividade industrial e dos segmentos de metrologia em energia, química e biociências. Promove a qualidade em seu sentido amplo, preocupando-se com os sistemas da qualidade, meio ambiente, certificação de produtos e pessoas, responsabilidade social, relações de trabalho e meio ambiente. Já no que diz respeito à inovação, pesquisa, monitora e avalia programas e sistemas de inovação, locais, regionais e nacionais, e contribui para o desenvolvimento de práticas, rotinas e métricas para sua gestão. De forma ampla, explora as interfaces da ciência e da tecnologia com às das medições, e descortina novas fronteiras numa sociedade emergente, impulsionada pelo espírito empreendedor baseada no conhecimento e movida pela criatividade.
Marcos Revelantes
Marcos de criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Metrologia
- 15/mar/1995 — Lançamento do Programa RH Metrologia (Programa de Capacitação de Recursos Humanos em Metrologia), formalizado pelo Edital 01/95-Capes/RH-Metrologia. Este programa foi criado como resultado de uma articulação interministerial entre o Ministério da Indústria e Comércio (Inmetro), Ministério da Educação (CAPES) e Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq).
- Junho/1995 — Aprovação da Proposta da PUC-Rio para criação de um Mestrado em Metrologia (Mestrado Acadêmico), submetida ao Edital 01/95-Capes/RH-Metrologia.
- 6/dez/1995 — Ato de criação do Programa de Pós-Graduação em Metrologia da PUC-Rio, com área de Concentração denominada: Metrologia para Qualidade Industrial (Sigla: PósMQI), aprovado pelo Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP) da PUC-Rio (Resolução formulada na Ata da 294ª Reunião).
- 17/jun/1996 — O Projeto de criação do PósMQI é aprovado pelo Programa RH-Metrologia para receber apoio do PADCT/FINEP (apoio financeiro para adequação da infraestrutura física, capacitação de professor no exterior e auxílio ao desenvolvimento de pesquisas de mestrado em metrologia).
- 6/ago/1996 — Início do Programa de Pós-Graduação em Metrologia na PUC-Rio, com a Matrícula da primeira turma de mestrandos.
- 28/ago/1998 — Defesa das duas primeiras dissertações de mestrado no PósMQI/PUC-Rio.
- 13/nov/1998 — Primeira Avaliação do Programa pela CAPES (Conceito 3, Biênio 1996-1997).
- 11/out/2000 — Vigésima dissertação de mestrado defendida no PósMQI/PUC-Rio.
- 28/ago/2001 — Segunda Avaliação do Programa pela CAPES (Conceito 4, triênio 1998-2000).
- Março/2002 — Colaboração científica com o grupo de Ciências da Terra, Atmosféricas e Planetárias, do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para o estudo de fenômenos eletrofisiológicos por meio de imageamento do campo biomagnético e da fluorescência de corantes potenciométricos.
- 24/set/2003 — Atos de aprovação da Reformulação do PósMQI/PUC-Rio. Alterada a Área de Concentração de "Metrologia para Qualidade Industrial" para "Metrologia para Qualidade e Inovação" (mantida a SIGLA PósMQI). Decisão formalizada pela 15ª Reunião da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Metrologia; pela 80ª Reunião da Comissão Setorial de Pós-Graduação do CTC/PUC-Rio; e pela 466ª Reunião do Conselho Departamental do CTC/PUC-Rio).
- Setembro/2003 — Captação do Congresso Mundial de Metrologia da Federação Mundial de Metrologia (IMEKO) a realizar-se no Brasil, conquista da Sociedade Brasileira de Metrologia em articulação com o PósMQI/PUC-Rio.
- 29/out/2003 — Ato de aprovação da Reformulação do PósMQI/PUC-Rio (372ª Reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade).
- Setembro/2004 — Cooperação científica com o Department of Biomedical Engineering, Vanderbilt University, Nashville, Tennessee EUA, Colaboração científica com o Vanderbilt Institute for Integrative Biosystems Research and Education para estudos e medições óticas de fluorescência em tecido biológico.
- Setembro/2004 — Terceira Avaliação do Programa pela CAPES (Conceito 4, triênio 2001-2003).
- Outubro/2006 — Cooperação científica com o Massachussets Institute of Technology (MIT), Biomagnetic Center, Boston, EUA, por meio do Department of Earth, Atmospheric and Planetary Sciences para o estudo de fenômenos eletrofisiológicos por meio de imageamento do campo biomagnético e da fluorescência de corantes potenciométricos (Contato no MIT: Prof. Dr. Eduardo Andrade Lima).
- Setembro/2007 — Quarta Avaliação do Programa pela CAPES (Conceito 4, triênio 2004-2006).
- Abril/2008 — Centésima Dissertação de Mestrado defendida (14/08/2008) no PósMQI/PUC-Rio.
- Setembro/2010 — Colaboração científica com o Biomagnetisches da Friedrich Schiller Universität, Jena/Germany, que passou a disponibilizar sua infraestrutura laboratorial com sistemas SQUID multicanais de alta resolução e blindagens magnéticas para a realização de medições de campo biomagnético em estudos com experimentação animal e clínica.
- Setembro/2010 — Quinta Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Metrologia pela CAPES (Conceito 5, nota máxima para a modalidade de pós-graduação, avaliação baseada no triênio 2007-2009).
- Setembro/2010 — Inauguração do novo espaço físico do Programa de Pós-Graduação em Metrologia, com a consolidação do Escritório de Estudos e Projetos que celebrou a assinatura do seu 15º projeto de P&D.
- Dezembro/2010 — Encerrado o período letivo com 128 Mestres em Metrologia formados.
- Fevereiro/2011 — Planejamento Estratégico do PósMQI/PUC-Rio, que resultou na revisão de suas linhas de pesquisa e de sua grade curricular para atender a novas demandas e adequar a ação do Programa aos desafios impostos pela Agenda Ambiental da Universidade. Sustentabilidade foi inserida na logomarca do Programa (Metrologia para Qualidade, Inovação e Sustentabilidade) e as linhas de pesquisa passaram a se denominar: (1) Instrumentação e Medição; (2) Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade e (3) Redes Inteligentes (Smart Grid). Uma nova Grade Curricular foi proposta, incluindo 18 novas disciplinas e atualização das demais. Após tramitação nas instâncias acadêmicas, a nova proposta foi homologada pela 435ª reunião do Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade, em 24/08/2011.
- Dezembro/2011 — PósMQI participa do Processo permanente de planejamento e avaliação acadêmica dos Departamentos e Programas da Universidade, em resposta à Chamada da universidade (Ofício Circ. 014/2011, de 30/dez, do Revmo. Reitor da PUC-Rio.
- Dezembro/2011 — O PósMQI obteve aprovação (2011) do Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade (CEP) para oferecer cursos de Pós-Graduação Lato Sensu na modalidade Educação a Distância (EAD) com o objetivo de capacitar profissionais de empresas em cinco áreas específicas do desenvolvimento gerencial avançado: Gestão da Educação Profissional e Tecnológica; Gestão de Negócios; Gestão de Pessoas; Gestão da Inovação e Responsabilidade Social Corporativa. Aprovação pelo CEP: Resolução constante da Ata da 430ª, de 15 dez/2010.
- Dezembro/2011 — Encerramento do ano letivo com uma procura crescente pelo Programa por parte de empresas, com 13 dissertações defendidas em 2011, 43 mestrandos residentes no Programa, totalizando 141 Mestres formados.
- Março/2012 — Início da operação das novas linhas de pesquisa [(1) Instrumentação e Medição; (2) Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade e (3) Redes Inteligentes (Smart Grid) do Programa e introdução da nova grade curricular (ementas disponíveis em www.puc-rio.br/metrologia).
- Abril/2012 — Iniciativa PósMQI/Vice-Reitoria Acadêmica junto ao Office of Scholarships, Training and Capacity-Strengthening of the Department of Human Development, Education and Culture da Organization of American States (OEA) para inclusão da PUC-Rio no Programa de Becas da OEA.
- Agosto/2012 — PósMQI participa em parceria com Pragma Corporation (Falls Church, VA USA) do Edital USAID E&E Regional Economic Growth Program para desenvolver e implementar o projeto Private Sector Competitiveness and Enterprise Development (Balkans/Europe Central Region).
- Setembro/2012 — o PósMQI é convidado pelo Banco Mundial para participar de um Grupo internacional de experts para avaliar a infraestrutura primária de metrologia de um bloco de países da Ásia Central (Kazahkstan, Kyrgyzstan, Usbekistan e Tajikistan) como subsídio ao provimento de apoio financeiro para promover a competitividade regional de produtos e serviços.
- Julho/2012 — Colaboração científica com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), visando a otimização das propriedades de materiais e sensores baseados no efeito da magnetoimpedância gigante e o desenvolvimento de transdutores com configuração gradiométrica para a medição de campos biomagnéticos.
- Outubro/2012 — Cooperação com a Université d'Angers, France (STIA) visando o intercâmbio de alunos e professores entre o PósMQI / PUC-Rio e l'Université d'Angers.
- Outubro/2012 — O PósMQI passa a integrar a Globelics Latin American Network (Lalics), na perspectiva de cooperação regional.
- Outubro/2012 — O coordenador do Programa PósMQI passa a integrar o Editorial Board do International Journal of Metrology and Quality Engineering.
- Novembro/2012 — o Programa assina convênio de colaboração com a WeDo Technologies, empresa líder no mercado europeu de desenvolvimento de software para processamento em tempo real de grandes massas de dados para atuar em projetos patrocinados na gestão de sistemas e mensuração de energia.
- Dezembro/2012 — O PósMQI encerra o período acadêmico com 13 novas defesas (totalizando 154 mestres formados) e apresentando-se como o único Programa Acadêmico de Pós-Graduação em Metrologia no país e com nota máxima (Conceito 5) na Avaliação-CAPES da pós-graduação brasileira.
- Setembro/2013 — O Programa recebeu duas novas bolsas de pós-doutorado PNPD/CAPES, agregando ao quadro os doutores Rodrigo Flora Calili e José Eduardo Nunes da Rocha por um período de 5 anos, assim fortalecendo a sua atuação na Linha de Pesquisa em Redes Inteligentes (Smart Grid).
- Setembro/2013 — Sexta Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Metrologia pela CAPES (Conceito 4, avaliação baseada no triênio 2010-2012). A redução do Conceito 5 no triênio 2007-2009 para este conceito 4 foi motivada principalmente por uma deficiência na produção discente (indicador PRDM), a qual recebeu atenção especial no decorrer do quadriênio 2013-2016, buscando adequá-la aos níveis de excelência esperados pela CAPES.
- Dezembro/2013 — Onze(11) novas defesas foram realizadas em 2013 (totalizando 165 mestres formados).
- Setembro/2014 — Captação do IMEKO TC1-TC7-TC13 Joint Symposium 2017, evento científico da Federação Mundial de Metrologia (IMEKO), para realizar-se no Rio de Janeiro sob a organização da Sociedade Brasileira de Metrologia com o apoio do PósMQI/PUC-Rio.
- Dezembro/2014 — Treze (13) defesas de mestrado foram concluídas em 2014 (totalizando 178 mestres formados).
- Agosto/2015 — Captação do projeto de P&D GT-506, Desenvolvimento de Metodologia e Ferramenta Inteligente de Auditoria Contínua (24 meses), contratado pela Cia. Energética de Minas Gerais (CEMIG), e executado pelo consórcio PUC-Rio- WeDo Technologies.
- Dezembro/2015 — Quinze (15) defesas de mestrado foram concluídas em 2015 (totalizando 193 mestres formados).
- Dezembro/2016 — O Professor Dr. Rodrigo Flora Calili foi admitido como Professor Assistente (40 h) no Programa de Pós-Graduação em Metrologia. Contratação por decisão unânime da Comissão Central de Pós-Graduação (CCCD/PUC-Rio), em sua Reunião de 09/dez/2016.
- Dezembro/2016 — Doze (12) defesas de mestrado foram concluídas em 2016 (totalizando 205 mestres formados).
- Março/2017 — Contratação do Dr. Elcio Cruz de Oliveira (Professor de tempo parcial), na categoria de Professor Colaborador.
- Junho/2017 — Após se aposentar por tempo de serviço e ser avaliado pelo Conselho Universitário, o Professor Maurício Nogueira Frota foi recontratado como Professor Emérito (Matrícula: 023082-0), com base nos termos dos Artigos 66 e 67 do Estatuto da Universidade, em reconhecimento a "relevantes serviços prestados à Universidade".
- Julho/2017 — Professores visitantes no Programa: Prof. Ignacio Lira (PUC-Chile) e Dr. Carlos Rufin (University of Suffolk/USA), ambos co-orientando pesquisas de mestrado e proferindo cursos de curta duração em Estatística Bayesiana e Sustentabilidade, respectivamente.
- Agosto/2017 — Realização no Rio de Janeiro do evento IMEKO TC1-TC7-TC13 Joint Symposium 2017, evento científico da Federação Mundial de Metrologia (IMEKO), sob a organização da Sociedade Brasileira de Metrologia com o apoio do PósMQI/PUC-Rio.
- Setembro/2017 — Sétima Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Metrologia pela CAPES (Conceito 5, nota máxima para a modalidade de pós-graduação, avaliação baseada no quadriênio 2013-2016).
- Setembro/2017 — PósMQI conquista o Prêmio Melhor Produto da Amostra, classificado em Terceiro Lugar, dentre os 128 produtos exibidos na Feira de Produtos do Setor Elétrico do IX Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel), realizada em João Pessoa, Paraíba (2 a 4 de agosto/2017). O Citenel é um evento bienal realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), considerado o principal locus para discussão dos resultados e impactos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) regulado pela Aneel e implementado pelas empresas geradoras, transmissoras e distribuidoras de energia.
- Ano/2017 — A partir deste ano, por intermédio da CCE (Coordenação de Cursos de Especialização e Extensão), o PósMQI passou a oferecer o curso de pós-graduação lato sensu Energia Solar. O curso tem como público alvo os profissionais de nível superior na área de engenharia ou ciências exatas, podendo também atender a arquitetos ou economistas que possuam um viés voltado à engenharia.
- Dezembro/2017 — Doze (12) defesas de mestrado foram realizadas em 2017 (totalizando 217 mestres formados).
- Julho/2018 — Com o artigo "Determinants of Environmental Innovations: Evidence from The Brazilian Innovation Survey", de autoria da professora Fatima Ludovico e do aluno Alex Sandro de Freitas, o PósMQI) conquistou a premiação "The Best Paper Award" na edição de 2018 da International Conference of the Global Business and Technology Association (GBATA 2018), realizada em Bangkok (03 a 07 de julho/2018).
- Novembro/2018 — O PósMQI conquista (em primeira colocação) o Prêmio OSE —O Setor Elétrico de Qualidade das Instalações Elétricas reflete uma iniciativa da revista O Setor Elétrico, em parceria com o Circuito Nacional do Setor Elétrico (CINASE), criada com o objetivo de reconhecer esforços inovadores e bem-sucedidos de elaboração, especificação e instalação de projetos de engenharia elétrica no país. A premiação visa reconhecer os melhores projetos implantados no ano, em destaque os projetos que privilegiam a implantação das melhores práticas de engenharia com base em critérios de sustentabilidade, eficiência energética, segurança de operação e manutenção, dentre outros.
- Setembro/2018 — Participação de 3 docentes permanentes do PósMQI no XXII World Congress of the International Measurement Confederation (IMEKO), congresso internacional mais importante na área da Metrologia, realizado em Belfast.
- Dezembro/2018 — Dezoito (18) defesas de mestrado foram realizadas em 2018 (totalizando 235 mestres formados).
- Janeiro/2019 — Incorporação do Doutor em Engenharia Elétrica Guilherme Penello Temporão, bolsista de Produtividade CNPq Nível 2, ao corpo docente permanente do PósMQI, reforçando a linha de pesquisa em Instrumentação & Medição.
- Novembro/2019 — Contratação do bolsista PNPD Daniel Ramos Louzada, mestre em Metrologia pelo PósMQI e doutor em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio, para o quadro de professores da PUC-Rio, reforçando o corpo docente permanente do PósMQI, com atuação nas linhas de pesquisa de Redes Inteligentes (Smart Grid) e Instrumentação & Medição. Substituição pela doutora em Planejamento Energético Isabela Alves de Oliveira, egressa do PPE-COPPE.
- Novembro/2019 — Dois novos professores doutores passaram a integrar o corpo docente do Programa: Dr. Daniel Ramos Louzada (a partir de novembro) e Dr. Guilherme Penello Temporão, que também é docente do Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio.
- Dezembro/2019 — Onze(11) defesas de mestrado foram realizadas em 2019 (totalizando 246 mestres formados).
- Março/2020 — Suspensão das atividades presenciais na PUC-Rio em virtude da pandemia de COVID-19. Em 1 semana o PósMQI (assim como toda a PUC-Rio) realizou a transição com sucesso para o ensino a distância, já tendo ocorrido 18 defesas por vídeo conferência desde março de 2020.
- Dezembro/2020 — Dez (11) defesas de mestrado foram realizadas em 2020 (totalizando 256 mestres formados).
- Setembro/2021 — Oitava Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Metrologia pela CAPES (Conceito 5, nota máxima para a modalidade de pós-graduação, avaliação baseada no quadriênio 2017-2020).
- Dezembro/2021 — Dezessete (17) defesas de mestrado foram realizadas em 2021 (totalizando 273 mestres formados).
- Dezembro/2022 — Quinze (15) defesas de mestrado foram realizadas em 2022 (totalizando 288 mestres formados).
- Dezembro/2023 — Quatro (4) defesas de mestrado foram realizadas em 2023 (totalizando 292 mestres formados).
Interdisciplinaridade
Beneficiando-se da multidisciplinaridade da ação de uma universidade global como a PUC-Rio, o Programa de Pós-Graduação em Metrologia (ciência essencialmente multidisciplinar) nasceu do esforço acadêmico e de pesquisa de um seleto quadro de experientes pesquisadores da universidade vinculados aos distintos departamentos de Engenharia, Física e Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio. Na ambiência da multidisciplinaridade, o Programa visa formar um profissional interdisciplinar, com características próprias distintas das áreas que caracterizam a formação original oferecida nessas áreas do conhecimento. Não objetiva especializar engenheiros, físicos e químicos, mas capacitá-los de forma integral para atuar na interface da ciência das medições. Atuando em rede, estimula a pesquisa cooperativa e facilita o acesso ao excelente acervo de espaços laboratoriais de pesquisa e de serviços existentes na universidade.
Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
Área de concentração:
Concebido na interface dos programas de pós-graduação em Engenharia, Física e Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, e credenciado pela CAPES, o Programa de Pós-Graduação em Metrologia (PosMQI) organiza-se segundo a sua Área de Concentração: Metrologia para Qualidade e Inovação, atuando em três linhas integradas de pesquisa a saber:
Linhas de Pesquisa
1) Instrumentação e Medição;
2) Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade e
3) Redes Inteligentes (Smart Grid)
Reconhecimento do curso
Mestrado
Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5, para o quadriênio 2013-2016, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 51.
Títulos atribuídos:
Mestre em Metrologia
Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre
Mestrado
O aluno deve cursar oito disciplinas de três créditos mais duas disciplinas de caráter orientativo de zero crédito, totalizando vinte e quatro créditos em dez disciplinas.
O candidato ao Mestrado em Metrologia deverá possuir Diploma de Graduação em Engenharia, Física, Matemática, Química ou áreas afins. A seleção dos candidatos terá por base a avaliação do histórico escolar, curriculum vitae, cartas de recomendação, plano de estudo proposto e uma entrevista.
O processo de seleção dos candidatos ocorre em duas fases subseqüentes:
- Avaliação com base na documentação do candidato (histórico escolar, curriculum vitae, duas cartas de recomendação, proposta de plano de estudo) e;
- Entrevista mantida com os candidatos selecionados na fase anterior (percepção do comprometimento e motivação, vínculos e interesses institucionais, defesa do plano de trabalho).
Em função do número de candidatos, a coordenação reserva-se o direito de impor uma prova escrita (conteúdo, raciocínio e habilidades, conhecimento de segundo idioma) como parte do processo de seleção. O resultado do julgamento é formalizado a todos os candidatos inscritos por meio de carta da Coordenação do Programa.
O mestrando deverá cursar 8 disciplinas (24 créditos), distribuídas da seguinte forma:
- 5 disciplinas obrigatórias (sendo 3 pré-determinadas e 2 selecionadas dentre o elenco de disciplinas do PósMQI, a critério do orientador) e
- 3 disciplinas eletivas
Complementarmente, deverá matricular-se na disciplina Seminário de Mestrado, sem direito a crédito. O objetivo deste seminário é permitir uma atualização permanente para acompanhar os avanços do setor.
O aluno deverá, ao final do primeiro ano, apresentar e defender perante uma banca de professores uma proposta de dissertação, a ser desenvolvida ao longo do segundo ano do curso, cujo tema deverá contribuir para o avanço da Metrologia e suas aplicações na qualidade de produtos e serviços, competitividade e melhoria da qualidade de vida.
Em conformidade com o regulamento dos programas de pós-graduação Stricto Sensu da PUC-Rio, como requisito adicional, o programa requer também:
- o conhecimento de um segundo idioma (inglês) e
- o desenvolvimento, defesa e aprovação de uma dissertação de Mestrado.
Prazos
O prazo máximo previsto é de 24 (vinte e quatro) meses, podendo ser, excepcionalmente, prorrogado, conforme regulamentação da PUC-Rio. Mestrandos com excelente desempenho acadêmico conseguem finalizar o curso em 18 meses.
Admissão e Matrícula
O candidato ao Mestrado em Metrologia (Área de Concentração: Metrologia para a Qualidade e Inovação) deverá possuir Diploma de curso superior (Engenharia, Física, Matemática, Química ou áreas afins). A seleção dos candidatos terá por base a avaliação do histórico escolar, curriculum vitae, cartas de recomendação, plano de estudo proposto e uma entrevista.
Documentação requerida no processo de candidatura
- Formulário de Pedido de Admissão devidamente preenchido;
- 02 Cartas de recomendação (formulário padrão disponível no site da PUC-Rio);
- Cópia autenticada do diploma do curso de graduação;
- Cópia do histórico escolar do curso de graduação;
- Curriculum Vitae;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Plano de estudos; breve relato sobre a sua intenção em fazer este curso;
- 01 foto 3 x 4
Edital de Candidatura disponível em PDF no site da universidade
Outras informações com a Secretaria do Programa
Márcia Ribeiro - E-mail: metrologia@puc-rio.br Tel: 3527-1542
Felipe Coimbra – E-mail: ppg_mqi@puc-rio.b Tel: 3527-2061
Rua Marquês de São Vicente nº 225, Ed. Cardeal Leme - Térreo (Ao lado da Livraria Carga Nobre), Gávea, Rio de Janeiro, RJ
Fax: (21) 3527-2060
www.puc-rio.br/metrologia
Grade curricular
Código | Disciplinas Obrigatórias | Créditos |
MQI2001 | Fundamentos da Metrologia | ? |
MQI2002 | Fundamentos da Tecnologia Industrial Básica | ? |
MQI2003 | Estatística para Metrologia | ? |
MQI2010 | Seminários em Metrologia | ? |
MQI2014 | Metodologia da Pesquisa | ? |
MQI2015 | Comunicação Cientifica | ? |
MQI3000 | Dissertação de Mestrado | 0 |
Código | Disciplinas Optativas | Créditos |
MQI2103 | Sensores e Instrumentação | ? |
MQI2108 | Introdução às Redes Inteligentes de Energia | ? |
MQI2105 | Gestão Estratégica da Inovação | ? |
MQI2101 | Incerteza de Medição | ? |
MQI2401 | Eficiência Energética | 3 |
MQI2604 | Avaliação e Indicadores de Sustentabilidade | ? |
MQI2104 | Processamento Análise Sinais Digitais | ? |
Código | Disciplinas Eletivas | Créditos |
MQI2305 | Medição de Temperatura, Pressão e Vazão | ? |
MQI2402 | Energia Solar e suas aplicações | 3 |
MQI2702 | Estatística Não Paramétrica para Metrologia | 3 |
MQI2403 | Métodos Multicritério de Apoio à Decisão | 3 |
MQI2950 | Tópicos Especiais: Tecnologias Emergentes: de Energy Harvesting e IoT a Wearables | 3 |
MQI2206 | Biometrologia | ? |
MQI2951 | Tópicos Especiais: Planejamento de Experimentos e Superfícies de Resposta | 3 |
MQI2954 | Tópicos Especiais: Ferramentas metrológicas utilizadas na indústria de petróleo e gás | 3 |
MQI2956 | Tópicos Especiais: Acreditação de Laboratórios de Ensaio e Calibração | 3 |
MQI2953 | Tópicos Especiais: Propriedade Intelectual | 3 |
MQI2961 | Tópicos Especiais: Armazenamento de Energia | 1 |
MQI2952 | Tópicos Especiais: Veículos Elétricos | 3 |
MQI2956 | Tópicos Especiais: Métodos Espectrométricos I | 3 |
MQI2957 | Tópicos Especiais: Informação Quântica | 3 |
MQI2955 | Tópicos Especiais: Avaliação Metrológica de Trocadores de Calor de Hidrogeradores | 3 |
MQI2205 | Medição Bioeletromagnética | ? |
MQI2958 | Tópicos Especiais: Metrologia nas Ciências Humanas e Sociais | 3 |
MQI2950 | Tópicos Especiais: Processamento de Linguagem Natural | 3 |
MQI2959 | Tópicos Especiais: Métodos Espectrométricos III | 3 |
MQI2958 | Tópicos Especiais: Quimiometria I | 3 |
MQI2801 | Estudo Orientado | 3 |
Corpo docente
Coordenador de pós-graduação: Prof. Carlos Roberto Hall Barbosa
Docentes : Titulação e Linhas de pesquisa
Alcir de Faro Orlando
Doutor, Stanford University, EUA, 1974
Instrumentação e Medição
Currículo Lattes
Carlos Roberto Hall Barbosa
Doutor, PUC-Rio, Brasil, 1999
Instrumentação e Medição
Currículo Lattes
Daniel Ramos Louzada
Doutor, PUC-Rio, Brasil, 2013
Instrumentação e Medição
Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade
Redes Inteligentes (Smart Grid)
Currículo Lattes
Elcio Cruz de Oliveira
Doutor, UFRJ, Brasil, 2008
Instrumentação e Medição
Currículo Lattes
Elisabeth Costa Monteiro
Doutora, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ, Brasil, 1992
Instrumentação e Medição
Currículo Lattes
Guilherme Penello Temporão
Doutor, PUC-Rio, 2007
Instrumentação e Medição.
Currículo Lattes
Isabel Cristina dos Santos Carvalho
Doutora, PUC-Rio, Brasil, 1991
Instrumentação e Medição
Currículo Lattes
Maria Fatima Ludovico de Almeida
Doutora em Engenharia de Produção, PUC-Rio, 2006
Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade
Currículo Lattes
Maurício Nogueira Frota
Doutor, Stanford University, EUA, 1981
Instrumentação e Medição
Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade
Redes Inteligentes (Smart Grid)
Currículo Lattes
Reinaldo Castro Souza
Departamento de Engenharia Industrial
Doutor, University of Warwick, Inglaterra, 1979
Redes Inteligentes (Smart Grid)
Currículo Lattes
Ricardo Queiroz Aucélio
Departamento de Química
Doutor. em Química, University of Florida, EUA 1999
Instrumentação e Medição
Currículo Lattes
Rodrigo Flora Calili
Doutorado em Engenharia Elétrica, PUC-Rio, Brasil, 2013
Redes Inteligentes (Smart Grid)
Currículo Lattes