Brasão

> Pós-Graduação > Mestrado e Doutorado >

Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos
Pós-Graduação
 
 
   
Sobre o programa
  sub-item Apresentação
  sub-item Objetivos
  sub-item Histórico
  sub-item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
  sub-item Projetos de pesquisa
  sub-item Reconhecimento do curso
  sub-item Requisitos para obtenção dos títulos de
Mestre e Doutor
  sub-item Corpo docente
(titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
  sub-item Grade curricular
item Admissão e Matrícula
  (seleção de candidatos para o programa)
item Atividades acadêmicas previstas
Prazos de Inscrição
e Documentos
- - - - - INFORMAÇÕES - - - - -
item Contatos
E-mail:
carmemfacanha@puc-rio.br
Telefones:
(21) 3527-1776
Fax:
(21) 3527-1236
item Coordenador(a):
Prof. Bojan Marinkovic
item Secretaria

Local:
Departamento de Engenharia Química e de Materiais - DEQM
Rua Marquês de São Vicente, nº 225/501 CEP:22453-900  Gávea Rio de Janeiro - RJ
Horário de atendimento:
de 8:00 às 11:30 e de 13:30 às 16:30 horas
Secretária(o):
Carmem Façanha

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Voltar

Ementa de Disciplina

 Digite o código
 da disciplina e  pressione a
 tecla ENTER

 

 


Sobre o programa
Imagem ilustrativa deste item

item Apresentação

A Engenharia Química, de Materiais e os Processos Ambientais fazem parte de segmentos fundamentais da tecnologia contemporânea, pois não existe desenvolvimento sem o uso de algum tipo de energia, sem a necessidade de materiais com propriedades específicas e sem os cuidados associados com a proteção do meio ambiente. Desta forma, as engenharias química e de materiais são essenciais no desenvolvimento ou na otimização dos processos utilizados tanto nas indústrias de base (refinarias, óleo e gás, siderurgia, metais não-ferrosos, etc.) como nas indústrias de ponta (síntese de catalizadores especiais, componentes eletrônicos, cerâmicas avançadas, superligas, etc.) e a formação dos engenheiros com tais habilitações apresenta diversos pontos em comum, os quais podem ser identificados e potencializados através de um curso de pós-graduação que contemple projetos com visões e propostas interligadas. A importância destas áreas da engenharia na evolução das civilizações é, claramente, identificada pelo permanente aperfeiçoamento dos materiais assim como pela crescente sofisticação dos dispositivos que constituem grande parte dos produtos contemporâneos utilizados nas indústrias de geração e distribuição de energia, automobilística, naval, aeronáutica, de informática e telecomunicações. Dentro deste contexto, o Programa de Pós-graduação do Departamento de Engenharia Química e de Materiais da PUC-Rio foi estabelecido de forma pioneira no Brasil, contemplando áreas fundamentais para o desenvolvimento tecnológico e, assim, sendo denominado “Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais”.

O Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM) faz parte do Centro Técnico Científico (CTC) da PUC-Rio e todos os seus professores do Programa de Pós-Graduação também lecionam disciplinas a nível de graduação. A infraestrutura disponível nos laboratórios inclui equipamentos modernos voltados para diversas áreas do conhecimento, dentre elas, beneficiamento mineral, processamento químico, fabricação de compósitos, comportamento mecânico, microscopia ótica, microscopia eletrônica, difração de raios X, processamento digital de imagens e computação. Nos últimos anos, os professores do Programa de Pós-Graduação do DEQM têm coordenado diversos projetos patrocinados por agências de fomento e empresas, os quais tem permitido a contínuo aperfeiçoamento da infraestrutura de pesquisa dos seus laboratórios.

Em termos de projetos, nota-se que, recentemente, existe um nítido interesse pelo desenvolvimento daqueles associados com a multidisciplinaridade ou relacionados com à preservação ambiental. No primeiro caso podem ser citados os projetos de síntese e caracterização, os quais requerem conhecimento de processos, modelagem, otimização e estrutura dos materiais, enquanto que no segundo é notório o grande envolvimento com tratamento de efluentes, recuperação da agua de processos e aproveitamento de rejeitos industriais. Finalmente, é importante salientar a possibilidade, cada vez mais implementada, de uma formação contemplando um intercâmbio com Universidades do exterior, através da permanência nos laboratórios destas instituições por um período que pode variar entre 3, 6 e 12 meses.

Voltar


item Objetivos do Programa

O Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM) se envolve com todos os níveis de formação acadêmica (graduação, mestrado e doutorado) nas áreas de síntese, processamento, caracterização e propriedades de materiais em geral e suas diversas relações com o meio ambiente. A sua participação dentro destas atividades de ensino e pesquisa permitiu que o Departamento iniciasse os seus Programas de Mestrado e Doutorado em 1971 e 1991, respectivamente. A busca contínua pela manutenção de um elevado padrão acadêmico e de pesquisa tem sido, ao longo dos anos, uma das características marcantes do DEQM, o qual, então, tem passado por frequentes processos de aperfeiçoamento da sua infraestrutura de ensino/pesquisa, assim como, por eventuais reestruturações do seu Programa de Pós-graduação, seja envolvendo apenas uma atualização dos projetos de pesquisa e das disciplinas oferecidas ou , como mais recentemente, do próprio nome do Programa, das suas Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa.  Através destas iniciativas, o DEQM tem evoluído, permanentemente, para melhor atender às demandas do desenvolvimento tecnológico, no que se refere tanto à sua atuação em novas áreas do conhecimento quanto à formação de profissionais capazes de responder aos novos desafios e exigências do mercado de trabalho.

A nova estrutura curricular visa adequar o Programa de Pós-graduação do DEQM às demandas dos setores envolvidos com engenharia química, de materiais e processos ambientais. Ao longo dos últimos anos, o programa tem se mantido com um número médio ligeiramente superior a 100 alunos (M e D), consistente com a dimensão do seu quadro docente, o qual está previsto de se estabelecer com 20 professores orientadores. O Programa de Pós-Graduação do DEQM faculta o acesso de graduados com formações diversas, permitindo, então, que uma ampla gama de profissionais se envolve com as áreas relacionadas com processos, otimização, caracterização de materiais e química verde.

O curso de mestrado visa aperfeiçoar a formação básica e desenvolver a capacidade para um envolvimento com projetos de desenvolvimento. Constitui-se, também, numa etapa inicial para alunos com vocação para pesquisa e que desejam um conhecimento mais aprofundado através do doutorado. Concede o título de "Mestre em Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais". Desde a sua criação, em 1971, já titulou mais de 300 mestres. Dispõe de bolsas da CAPES, CNPq e FAPERJ para alunos de tempo integral, além de viabilizar a isenção das taxas da Universidade e/ou a concessão de bolsas associadas a projetos, para situações específicas. Situa-se entre os melhores programas de mestrado do país, na área de Engenharias II da CAPES.

O curso de doutorado visa à formação de profissionais altamente qualificados e destinados a ocuparem posições de destaque que exigem grande capacidade criativa e independência, as quais são decorrentes de um maior embasamento científico. Concede o título de "Doutor em Engenharia Química, de Materiais e de Processos Ambientais”. Iniciado em 1991, experimentou uma rápida expansão tendo já titulado mais de 80 doutores, muitos dos quais se encontram nas melhores Universidade e Centros de Pesquisa do país e do exterior ou envolvidos com empresas e instituições governamentais. Dispõe de bolsas da CAPES, CNPq e FAPERJ para alunos de tempo integral, além de viabilizar a isenção das taxas da Universidade e/ou a concessão de bolsas associadas a projetos, para situações específicas. Situa-se entre os melhores programas de doutorado do país, na área de Engenharias II da CAPES.

Voltar


item Histórico

O extinto Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) foi o criador e responsável pelo atual Programa de Pós-graduação em “Engenharia de Materiais e Processos Químicos e Metalúrgicos”, cujo Mestrado e Doutorado foram criados em 1971 e 1991, respectivamente e que se caracterizam pela condução de diversas linhas de pesquisas, identificadas tanto como básicas, como também direcionadas para aspectos tecnológicos; todas dentro de duas Áreas de Concentração denominadas de “Materiais” e “Processos”.

Com a transformação do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) no Departamento de Engenharia Química e de Materiais (DEQM) e a consequente absorção, por este novo Departamento, dos cursos de graduação em “Engenharia Química” e “Engenharia de Materiais e Nanotecnologia”, tornou-se necessário a contratação de novos professores para o Quadro Principal que se notabilizassem por desenvolver atividades de ensino e pesquisa diretamente relacionadas com a Engenharia Química. Assim sendo, o DEQM conta, atualmente, com cinco novos professores que atuam, por exemplo, em Processos Químicos, Modelagem e Otimização, Redes Neurais, Termodinâmica, Catálise, Energia e Química Verde.

Dentro deste novo contexto tornou-se absolutamente natural, e até necessário, uma atualização do Programa de Pós-Graduação do DEQM, denominado “Engenharia de Materiais e Processos Químicos e Metalúrgicos”, em um Programa que incorpore, de forma mais consistente e nítida, as linhas de pesquisa e os projetos que passaram a ser desenvolvidos com a presença dos novos professores, mas, ao mesmo tempo, mantendo aquelas áreas de pesquisa já estabelecidas e consagradas no âmbito dos professores mais antigos e, também, incorporando uma perspectiva de futuro.

Desta forma, o novo Programa de PG do DEQM, com a denominação “Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais”, contempla três “Áreas de Concentração”; permitindo que todos os “Projetos” em desenvolvimento, e coordenados pelos professores, sejam inseridos dentro de novas “Linhas de Pesquisa”; e assim, passa a sintetizar o que, de fato, vem sendo feito, em termos de pesquisa, desenvolvimento e interdisciplinaridade no DEQM.

Para cada uma dessas áreas foram criadas novas disciplinas assim como algumas disciplinas que já faziam parte do antigo programa tiveram suas ementas e bibliografias revisadas e atualizadas, enquanto outras foram removidas.

Aproveitando a oportunidade de atualização do Programa de PG do DEQM tornou-se oportuno e conveniente uma modernização da Estrutura Curricular, incluindo disciplinas obrigatórias e optativas por áreas de concentração.

Nas próximas páginas é feita uma Apresentação do Programa, acompanhada dos Objetivos do mesmo. Em seguida, as Áreas de Concentração são apresentadas com as suas respectivas Linhas de Pesquisa. Finalmente, a Estrutura Curricular e as condições para conclusão do Mestrado e do Doutorado estão descritas. Para concluir, foram incluídos, em anexo, os projetos em desenvolvimento no Programa e a listagem dos Laboratórios, contendo, responsável, principais atividades e equipamentos disponíveis.

Voltar


item Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

  sub-item Área de concentração: Engenharia Química (AEQ)
 
Linhas de pesquisa

1) Modelagem, Otimização, Controle e Automação de Processos
2) Processos Químicos e Catálise
3) Processos Mínero-metalúrgicos


  sub-item Área de concentração: Materiais e Nanotecnologia (AMN)
 
Linhas de pesquisa

1) Síntese, Processamento e Caracterização de Materiais
2) Desempenho e Integridade dos Materiais
3) Engenharia Microestrutural


  sub-item Área de concentração: Processos Ambientais (PAM)
 
Linhas de pesquisa

1) Química Verde
2) Tratamento de Águas e Efluentes Industriais
3) Tratamento de Resíduos


Voltar


item Reconhecimento do curso

sub-item Mestrado e Doutorado  
 

Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5, para o quadriênio 2013-2016, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 48.

Títulos atribuídos: Mestre e/ou Doutor em Engenharia de Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais

Voltar


item Exigências para Obtenção dos Títulos

sub-item Mestre  

MESTRADO:
A seguir estão apresentadas as condições mínimas para conclusão do curso de Mestrado e obtenção do título:

  • Cursar e ser aprovado em um mínimo de 24 (vinte e quatro) créditos, sendo no mínimo 13 (treze) créditos conforme discriminado abaixo e 11 (onze) créditos em disciplinas eletivas.

Área de Concentração: Engenharia Química
Disciplinas Obrigatórias: 7 créditos
EQM 2011 – Termodinâmica ou EQM 2012 – Fundamentos de Termodinâmica – 03 créditos
EQM 2101 – Cinética e Engenharia de Reatores – 03 créditos
EQM 2001 – Seminário de Mestrado – 01 crédito
EQM 2002 – Produção Científica Mestrado – 0 crédito
EQM 2000 – Dissertação de Mestrado – 0 crédito

Disciplinas Optativas: 6 créditos (no mínimo)
EQM 21XX – Disciplina optativa do grupo específico (Tabela 3)
EQM 21XX – Disciplina optativa do grupo específico (Tabela 3)

Disciplinas Eletivas: 11 créditos

Área de Concentração: Materiais e Nanotecnologia
Disciplinas Obrigatórias: 7 créditos
EQM 2011 – Termodinâmica ou EQM 2012 – Fundamentos de Termodinâmica – 03 créditos
EQM 2201 – Engenharia de Materiais – 03 créditos
EQM 2001 – Seminário de Mestrado – 01 crédito
EQM 2002 – Produção Científica Mestrado – 0 crédito
EQM 2000 – Dissertação de Mestrado – 0 crédito

Disciplinas Optativas: 6 créditos (no mínimo)
EQM 22XX – Disciplina optativa do grupo específico (Tabela 4)EQM 22XX – Disciplina optativa do grupo específico (Tabela 4)

Disciplinas Eletivas: 11 créditos

Área de Concentração: Processos Ambientais
Disciplinas Obrigatórias: 7 créditos
EQM 2011 – Termodinâmica ou EQM 2012 – Fundamentos de Termodinâmica – 03 créditos
EQM 2301 – Físico-Química para Processos Ambientais – 03 créditos
EQM 2001 – Seminário de Mestrado – 01 crédito
EQM 2002 – Produção Científica Mestrado – 0 crédito
EQM 2000 – Dissertação de Mestrado – 0 crédito

Disciplinas Optativas: 6 créditos (no mínimo)
EQM 23XX – Disciplina optativa do grupo específico (Tabela 5)
EQM 23XX – Disciplina optativa do grupo específico (Tabela 5)

Disciplinas Eletivas: 11 créditos
E ainda: Para obtenção do título é obrigatória a aprovação em exame de língua inglesa (leitura)


sub-item Doutorado  

DOUTORADO: A seguir estão apresentadas as condições mínimas para conclusão do curso de Doutorado e obtenção do título:

  • Cursar e ser aprovado em um mínimo de 48 (quarenta e oito) créditos sendo no mínimo 17 (dezessete) créditos conforme discriminado abaixo e 08 (oito) créditos em disciplinas eletivas.
  • As disciplinas cursadas no Mestrado poderão ser aproveitadas.

 

Área de Concentração: Engenharia Química

Disciplinas Obrigatórias: 10 créditos
EQM 2011 – Termodinâmica – 03 créditos
EQM 2101 – Cinética e Engenharia de Reatores – 03 créditos
EQM 2102 – Fenômenos de Transporte – 03 créditos
EQM 3000 – Tese de Doutorado – 0 crédito
EQM 3001 – Produção Científica Doutorado – 0 crédito
EQM 3002 – Exame de Qualificação – 0 crédito
EQM 3003 – Proposta de Tese de Doutorado – 01 crédito

Disciplinas Optativas: 6 créditos no mínimo
EQM 21XX – Disciplina optativa do grupo específico (Tabela 3)
EQM 21XX – Disciplina optativa do grupo específico (Tabela 3)

Disciplinas Eletivas: 8 créditos (OBS: ou 11 créditos, caso Termodinâmica tenha sido cursada no Mestrado)
Área de Concentração: Materiais e Nanotecnologia

Disciplinas Obrigatórias: 10 créditos
EQM 2011 – Termodinâmica – 03 créditos
EQM 2202 – Transformações de Fases e Diagramas de Equilíbrio  – 03 créditos
EQM 2203 – Teoria de Defeitos em Sólidos – 03 créditos
EQM 3000 – Tese de Doutorado – 0 crédito
EQM 3001 – Produção Científica Doutorado – 0 crédito
EQM 3002 – Exame de Qualificação – 0 crédito
EQM 3003 – Proposta de Tese de Doutorado – 01 crédito

Disciplinas Optativas: 6 créditos (no mínimo)
EQM 22XX – Disciplina optativa do grupo específico (Tabela 4)
EQM 22XX – Disciplina optativa do grupo específico (Tabela 4)

Disciplinas Eletivas: 8 créditos (OBS: ou 11 créditos, caso EQM 1011 Termodinâmica tenha sido cursada no Mestrado)
Área de Concentração: Processos Ambientais
Disciplinas Obrigatórias: 10 créditos
EQM 2011 – Termodinâmica – 03 créditos
EQM 2301 – Físico-Química para Processos Ambientais – 03 créditos
EQM 2101 – Cinética e Engenharia de Reatores – 03 créditos
EQM 3000 – Tese de Doutorado – 0 crédito
EQM 3001 – Produção Científica Doutorado – 0 crédito
EQM 3002 – Exame de Qualificação – 0 crédito
EQM 3003 – Proposta de Tese de Doutorado – 01 crédito

Disciplinas Optativas: 6 créditos (no mínimo)
EQM 23XX – Disciplina optativa do grupo específico (Tabela 4)
EQM 23XX – Disciplina optativa do grupo específico (Tabela 4)

Disciplinas Eletivas: 8 créditos (OBS: ou 11 créditos, caso EQM 2011 Termodinâmica tenha sido cursada no Mestrado)
E ainda:
Para obtenção do título é obrigatória a aprovação em exame de língua inglesa (leitura e escrita).

Voltar


Admissão e Matrícula
Imagem ilustrativa deste item

O DEQM realiza processo de seleção de novos alunos para o Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) duas vezes por ano, normalmente nos meses de dezembro e julho. Mais detalhes podem ser obtidos através do e-mail: deqm@puc-rio.br

Voltar


item Estrutura Curricular
  
(clique no código da disciplina para visualizar a ementa e a bibliografia)

A Estrutura Curricular do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) contempla a presença de Disciplinas Gerais, Disciplinas Obrigatórias (gerais ou para cada uma das três áreas de concentração) e Disciplinas Optativas, as quais estão associadas com uma das três áreas de concentração, mas fazem parte do conjunto de eletiva das demais. Além disso, os alunos também podem cursar disciplinas eletivas em outros departamentos da PUC-RIO ou em outras Instituições de Ensino, desde que aprovadas previamente pela coordenação do programa.

sub-item Disciplinas Gerais
Relação de Disciplinas Gerais, seus códigos (EQM2/3-0XX) títulos e número de créditos
Código Título Créditos
EQM2000 Dissertação de Mestrado 0
EQM2001 Produção Científica M 0
EQM2002 Seminário de Mestrado 1
EQM2003 Estágio Docente na Graduação I 1
EQM2004 Estágio Docente na Graduação II 2
EQM2005 Estudo Orientado na PG I 2
EQM2006 Estudo Orientado na PG II 3
EQM2007 Tópicos Especiais I 1
EQM2008 Tópicos Especiais II 2
EQM2009 Tópicos Especiais II 3
EQM2010 Método de Escrita Científica 3
EQM2011 Metodologia de Pesquisa 2
EQM3000 Tese de Doutorado 0
EQM3001 Produção Científica D 0
EQM3002 Exame de Qualificação 0
EQM3003 Proposta de Tese de Doutorado 1
 
sub-item Disciplinas Obrigatórias
Relação de Disciplinas Obrigatórias: Gerais (EQM 20XX) e para cada uma das Áreas de Concentração [Mestrado (M) e/ou Doutorado (D)]. Seus códigos (EQM 21XX, EQM 22XX e EQM 23XX), títulos e número de créditos.
Código Disciplina Curso Créditos
EQM2012 Termodinâmica ou M/D 3
EQM2013 Fundamentos de Termodinâmica M 3
EQM2030 THERMODYNAMICS     
EQM2101 Cinética e Engenharia de Reatores M/D 3
EQM2102 Fenômenos de Transporte D 3
EQM2201 Engenharia de Materiais M 3
EQM2202 Transformação de Fases e Diagramas de Equilíbrio D 3
EQM2203 Teoria de Defeitos em Sólidos D 3
EQM2301 Físico-Química para Processos Ambientais M/D 3
 
sub-item Disciplinas Optativas para Engenharia Química
Relação de Disciplinas Optativas para a Área de Concentração em “Engenharia Química” e Eletivas para as demais (“Materiais e Nanotecnologia” e “Processos Ambientais”). Seus códigos (EQM 21XX), títulos e número de créditos.
Código Disciplina Créditos
EQM2103 Fundamentos da Engenharia Química 3
EQM2104 Eletroquímica 3
EQM2105 Físico-química de Processos Aquosos 3
EQM2106 Termodinâmica Aplicada a Processos Extrativos 3
EQM2107 Modelagem Termodinâmica 3
EQM2108 Modelagem e Simulação de Processos da Engenharia Química 3
EQM2109 Modelagem e Simulação de Reações de Polimerização 3
EQM2110 Operações Unitárias e Processos Inorgânicos 3
EQM2111 Catálise Heterogênea 3
EQM2112 Métodos Matemáticos 3
EQM2113 Controle de Processos 3
EQM2114 Planejamento de Experimentos e Estimação de Parâmetros 3
EQM2115 Fluidodinâmica Aplicada 3
EQM2116 Processos Siderúrgicos: Fundamentos e Tecnologias 3
EQM2117 Dinâmica de Fluidos em Meios Porosos 3
EQM2131 Special Topics in Chemical Engineering 1
EQM2132 Special Topics in Chemical Engineering 2
EQM2133 Special Topics in Chemical Engineering 3
EQM2134 KINETICS-REACTORS ENGINEERING 3
EQM2135 TRANSPORT PHENOMENA 3
 
sub-item Disciplinas Optativas para “Materiais e Nanotecnologia”
Relação de Disciplinas Optativas para a Área de Concentração em “Materiais e Nanotecnologia” e Eletivas para as demais (“Enga. Química” e “Processos Ambientais”).
Código Disciplina Créditos
EQM2204 Propriedades Físicas dos Materiais 3
EQM2205 Diagramas de Fases 3
EQM2206 Métodos de Caracterização de Materiais 3
EQM2207 Difusão 3
EQM2208 Cristalografia e Difração de Raios-X 3
EQM2209 Cristalografia Aplicada 3
EQM2210 Microscopia Eletrônica de Transmissão 3
EQM2211 Modelagem em Ciência dos Materiais 3
EQM2212 Processamento Digital de Imagens 3
EQM2213 Microscopia Quantitativa 3
EQM2214 Materiais Metálicos 3
EQM2215 Materiais Cerâmicos 3
EQM2216 Materiais Poliméricos 3
EQM2217 Materiais Compósitos 3
EQM2218 Introdução à Ciência dos Biomateriais 3
EQM2219 Comportamento Mecânico de Materiais 3
EQM2220 Fadiga de Materiais Estruturais 3
EQM2221 Fratura de Materiais Estruturais 3
EQM2222 Integridade Estrutural 3
EQM2223 Materiais Nanoestruturados 3
EQM2224 Síntese e Caracterização de Nanomateriais 3
EQM2225 Junção de Materiais 3
EQM2231 Special Topics in Materials and Nanotechnology 1
EQM2232 Special Topics in Materials and Nanotechnology 2
EQM2233 Special Topics in Materials and Nanotechnology 3
EQM2234 PHYSICAL PROP. OF MATERIALS 3
EQM2235 PHASE TRANS - PHASE DIAGRAMS 3
 
sub-item Disciplinas Optativas em “Processos Ambientais”
Relação de Disciplinas Optativas para a Área de Concentração em “Processos Ambientais” e Eletivas para as demais (“Enga. Química” e “Materiais e Processos”). Seus códigos (EQM 23XX), títulos e número de créditos.
Código Disciplina Créditos
EQM2302 Fontes e Controle da Poluição  3
EQM2303 Tratamento de Efluentes Industriais 3
EQM2304 Tratamento de Águas 3
EQM2305 Fontes Alternativas de Energia 2
EQM2306 Recursos Naturais e Processamento de Particulados 3
EQM2307 Processamento Aquoso de Materiais 3
EQM2308 Química de Interfaces 3
EQM2309 Gestão e Processamento de Resíduos Sólidos 3
EQM2310 Processos Mínero-Metalúrgicos e o Meio Ambiente 3
EQM2311 Processos Siderúrgicos e Impactos Ambientais 3
EQM2312 Transporte em Processos Ambientais 3
EQM2331 Special Topics in Environmental Processes 1
EQM2332 Special Topics in Environmental Processes 2
EQM2333 Special Topics in Environmental Processes 3
EQM2334 PHYSICAL-CHEM – ENVIR. PROCES. 3
EQM2339 SOLID WASTE MGMT AND PROC 3
EQM2342 TRANSP IN ENVIRON PROC 3

É possível também cursar disciplinas eletivas em outros Programas de Pós-Graduação da PUC-RIO ou em outras Instituições de Ensino, desde que aprovadas previamente pela Comissão de Pós-Graduação do DEQM.

Voltar

item Corpo docente

sub-item Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa: Prof. Bojan Marinkovic

Docentes: Titulação e Linha de pesquisa

Amanda Lemette Teixeira Brandão
Doutora, UFRJ, Brasil
Modelagem, simulação, otimização e discriminação de modelos de processos de engenharia química.
Currículo Lattes

Anderson Gabriel Marques da Silva
Doutor, USP, Brasil
Síntese, Caracterização e Nanomateriais, Catálise Heterogênea e Fotocatálise
Currículo Lattes


Bojan Marinkovic 
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Materiais Cerâmicos; Síntese e Caracterização de Materiais Nanoestruturados; Expansão térmica negativa e nula; Resistência ao choque térmico; Fotocatálise e remediação ambiental
Página pessoal
Currículo Lattes

Brunno Ferreira dos Santos
Doutor, Universidade: Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil
Controle e automação de processos químicos e Inteligência Artificial aplicada em controle e modelagem de processos
Currículo Lattes

Eduardo de Albuquerque Brocchi 
Doutor, Imperial College, Inglaterra 
Extração metálica de concentrados e resíduos; Ustulação; Extração e síntese de materiais.
Currículo Lattes

Fernando Cosme Rizzo Assunção 
Doutor, University of Florida, Estados Unidos. 
Corrosão em Altas Temperaturas, Cerâmicas Supercondutoras, Nanotubos e Nanofitas Inorgânicos, Caracterização Microestrutural de Juntas Soldadas, Materiais Óxidos com Expansão Térmica Negativa e  Aços com Microestrutura Complexa Obtidos por Têmpera e Partição.
Currículo Lattes

Francisco José Moura 
Doutor, McGill University, Canadá
Processamento de Materiais em Altas Temperaturas; Síntese e Caracterização de Materiais Cerâmicos; Tratamento de resíduos e reciclagem.
Currículo Lattes

Ivani de Souza Bott 
Doutora, Sheffield City Polytechnic, Inglaterra
Engenharia Microestrutral, Biocorrosão, Junção de Materiais.
Currículo Lattes

José Roberto Moraes D’Almeida 
Doutor, COPPE/UFRJ, Brasil 
Materiais Compósitos; Comportamento Mecânico de Materiais; Microscopia Eletrônica. 
Currículo Lattes 

Luiz Alberto Cesar Teixeira 
Doutor, Imperial College, Inglaterra 
Hidrometalurgia; Tratamento de Águas; Tratamento de Efluentes Industriais.
Currículo Lattes

Marcos Venicius Soares Pereira 
Doutor, Kassel Universität, Alemanha 
Comportamento Mecânico de Materiais; Integridade Estrutural; Ensaios não-Destrutivos
Currículo Lattes

Maria Isabel Pais da Silva
Doutora, COPPE/UFRJ, BRASIL
Catálise e Combustíveis
Currículo Lattes

Maurício Leonardo Torem 
Doutor, COPPE/UFRJ, Brasil 
Processamento Mineral e Tratamento de Efluentes; Biotecnologia Mineral e Ambiental; Síntese de Materiais Cerâmicos; Reciclagem de Resíduos. 
Currículo Lattes

Roberto Ribeiro de Avillez 
Doutor, University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA
Transformações de Fases, Termodinâmica Computacional e Difração de Raios X; Materiais Nanoestruturados e Filmes Finos;  Especificação e Seleção de Materiais.
Currículo Lattes

Rodrigo Fernandes M. de Souza
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Processos Químicos Inorgânicos e Tratamento de Resíduos Sólidos
Currículo Lattes

Rogerio Navarro Correia Siqueira
Doutor, PUC-Rio,  2009
Extração, síntese e processamento químico de materiais; Materiais nano-estruturados: Síntese e caracterização
Currículo Lattes

Sidnei Paciornik 
Doutor, PUC-RIO, Brasil 
Processamento e Análise de Imagens, Microscopia Digital, Caracterização Microestrutural
Currículo Lattes

Docentes Colaboradores

Ivan Guillermo Solórzano
Doutor, Mcmaster University, Canadá, 1983
Transformação de Fases e Caracterização de Materiais
Currículo Lattes

José Carlos d’Abreu
Doutor, USP, Brasil
Extração, Síntese e Tecnologias ambientais do processamento de materiais, com ênfase na Siderurgia
Currículo Lattes

Voltar