Programa de Pós-Graduação em Matemática
Sobre o programa
- Apresentação
- Histórico
- Objetivos
- Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
- Reconhecimento do curso
- Exigências para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
- Corpo docente (titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
- Grade curricular
Admissão e Matrícula (seleção de candidatos para o programa)
Atividades acadêmicas previstas
Contatos:
E-mail: secpos@mat.puc-rio.br
Telefones: (021) 3527-1281
Fax: (021) 3527-1282
Coordenador:
Prof. Boyan Sirakov
Coordenador Adjunto:
Prof. Rangel Baldasso
Local:
Departamento de Matemática
Rua Marquês de São Vicente, 225
22453-900 Gávea Rio de Janeiro - RJ
Horário de atendimento:
8:00 - 12:00 e 13:30 - 16:00 h
Secretária
Creuza da Conceição do Nascimento
Sobre o programa
Apresentação
O Departamento de Matemática da PUC-Rio foi criado em 1966. Em 1968 foi iniciado o programa de Bacharelado e em 1972, o de Licenciatura. Em 1969 iniciou-se o programa de mestrado e em 1973, o de Doutorado. Até o ano de 2023, o Departamento formou 328 mestres e 132 doutores.
O Departamento de Matemática é a unidade estrutural da PUC-Rio que concentra acadêmica e administrativamente as atividades de ensino e pesquisa concernentes à matemática. Consequentemente, é de sua responsabilidade ministrar todas as disciplinas de matemática na universidade, tanto em graduação como pós-graduação. Dentro deste espírito de integração, o Departamento de Matemática leciona disciplinas para alunos dos cursos das diversas Engenharias, Química, Física, Informática, Administração, Economia e Arquitetura, além da própria Matemática.
O corpo docente da pós-graduação do Departamento de Matemática é constituído por pesquisadores com visibilidade nacional e internacional, cuja produção científica é publicada em periódicos de alto nível de circulação mundial. De seus 17 professores, onze possuem bolsa de produtividade de pesquisa do CNPq, sete dos quais de nível 1. Além disso, o Departamento possui três membros titulares e um membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, três Cientistas do Nosso Estado e dois Jovens Cientistas do Nosso Estado pela FAPERJ. São abundantes os intercâmbios com várias universidades no Brasil e no exterior e a qualidade do Programa de Pós-graduação em Matemática é reconhecida pela comunidade acadêmica.
Histórico
A partir de 1966, o Instituto de Matemática da Universidade Católica, IMUC, tornou-se entidade autônoma. Até 1965, constituída um setor de ensino do Instituto de Física da PUC-Rio. Em 1968, o IMUC foi dividido em dois Departamentos: Matemática e Informática. No mesmo ano, foi implantado o programa de Bacharelado em Matemática, seguido, em 1972, pelo programa de Licenciatura.
Em 1969, foi criada a Pós-Graduação no Departamento, com o programa de Mestrado e em 1973, iniciou-se o Doutorado, ambos com opções em matemática Pura e Aplicada. Até o início de 2005 formaram-se 194 mestres e 55 doutores. Entre os mestres formados, 22 fizeram Doutorado no Departamento.
Objetivos
O programa de pós-graduação do Departamento de Matemática tem por objetivo dar uma formação sólida e ampla, formando pesquisadores e profissionais de alto nível para poder, em suas atividades, executar tarefas que requeiram elevada qualificação matemática.
Um aspecto importante do Programa é o estreito contato entre matemáticos puros e aplicados, além do contato com pesquisadores de outras ciências, estimulado pela própria Universidade, cujas áreas tecnológica e econômica são especialmente ativas. Em vista desta multidisciplinaridade, o Programa oferece flexibilidade na escolha de disciplinas pelos alunos e orientadores, sem porém descuidar das disciplinas mais importantes de formação básica.
Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
Área de concentração: Matemática Pura e Matemática Aplicada
Linhas de Pesquisa
1) Análise e Equações Diferenciais Parciais
2) Análise Numérica e Modelagem Computacional
3) Combinatória
4) Geometria Diferencial
5) Probabilidade e Processos Estocásticos
6) Sistemas Dinâmicos
7) Topologia
Reconhecimento do curso
Mestrado e Doutorado
Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 7, para o quadriênio 2013-2016, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 79.
Títulos atribuídos:
Mestre em Matemática ou Doutor em Ciências - Matemática
Exigências para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
Mestrado
- Completar um mínimo de 24 créditos de pós-graduação, sujeitos às seguintes restrições:
- Destes 24 créditos, pelo menos 6 devem ser de Disciplinas Fundamentais da pós-graduação. Para esta exigência só serão contabilizados os créditos das disciplinas nas quais o aluno obteve grau final 7 ou maior.
O aluno pode ser parcial ou totalmente dispensado da exigência de cumprir Disciplinas Fundamentais se for aprovado em exame(s) escrito(s), conforme disposto abaixo no parágrafo "Dispensa de Disciplinas Fundamentais". - Destes 24 créditos, pelo menos 12 devem ser de Disciplinas Regulares da pós-graduação (incluindo as Fundamentais).
- Destes 24 créditos, no máximo 4 podem provir de Seminários ou Estudos Orientados.
- O aproveitamento de créditos de outros programas de pós-graduação é sujeito às regras explicadas abaixo no parágrafo "Aproveitamento de Créditos".
- Destes 24 créditos, pelo menos 6 devem ser de Disciplinas Fundamentais da pós-graduação. Para esta exigência só serão contabilizados os créditos das disciplinas nas quais o aluno obteve grau final 7 ou maior.
- Ser aprovado em exame de língua inglesa, conforme disposto abaixo no parágrafo "Exames de línguas estrangeiras".
- Apresentar, defender e ter aprovada uma dissertação de mestrado.
Doutorado
- Completar um mínimo de 45 créditos de pós-graduação, sujeitos às seguintes restrições:
- Destes 45 créditos, pelo menos 12 devem ser de Disciplinas Fundamentais da pós-graduação. Para esta exigência só serão contabilizados os créditos das disciplinas nas quais o aluno obteve grau final 7 ou maior.
Dentre os 12 créditos de Disciplinas Fundamentais, pelo menos 9 créditos devem ser concluídos até o final do primeiro ano, sujeitos ainda à exigência de grau final 7 ou maior. O aluno que não cumprir este requisito será desligado do programa.
O aluno pode ser parcial ou totalmente dispensado da exigência de cumprir Disciplinas Fundamentais se for aprovado em exame(s) escrito(s), conforme disposto abaixo no parágrafo "Dispensa de Disciplinas Fundamentais". - Dos 45 créditos, pelo menos 21 devem ser de Disciplinas Regulares da pós-graduação (incluindo as Fundamentais).
- Dos 45 créditos, no máximo 8 podem provir de Seminários ou Estudos Orientados.
- O aproveitamento de créditos de mestrado e/ou de outros programas de pós-graduação é sujeito às regras explicadas no parágrafo "Aproveitamento de Créditos".
- Destes 45 créditos, pelo menos 12 devem ser de Disciplinas Fundamentais da pós-graduação. Para esta exigência só serão contabilizados os créditos das disciplinas nas quais o aluno obteve grau final 7 ou maior.
- Ser aprovado no Exame de Qualificação.
O Exame de Qualificação consiste em uma prova oral sobre o assunto que o aluno escolheu para seu trabalho de tese.
O programa e a banca do exame deverão ser aprovados pela Comissão de Pós-Graduação, com um mínimo de um mês de antecedência.
A banca será formada por três professores sendo no mínimo dois do departamento. O presidente da banca deverá ser um professor do departamento.
O aluno deve ser aprovado no exame de qualificação até no máximo 2 anos a partir do seu ingresso no programa de doutorado. O aluno que não cumprir esta exigência será desligado do programa. - Ser aprovado em 2 exames de línguas estrangeiras, conforme disposto abaixo no parágrafo "Exames de línguas estrangeiras".
- Apresentar, defender e ter aprovada uma tese de doutorado que contenha resultados originais e relevantes sobre o tema de pesquisa da área.
Aproveitamento de créditos
O aproveitamento de créditos de outros programas de pós-graduação (desta ou de outra instituição) é sujeito à aprovação da Comissão de Pós-Graduação, podendo depender de prova escrita.
O aproveitamento de créditos para alunos de mestrado está sujeito à seguinte condição:
- Em conformidade com o Art. 37 do Regulamento dos programas de pós-graduação strictu sensu da PUC-Rio, o total de créditos aproveitados de outras instituições não pode exceder a 1/3 do total de créditos exigidos para o curso de mestrado, ou seja, 8 créditos, exceção feita às Instituições de Ensino Superior com as quais a PUC-Rio mantenha convênio específico, para as quais o total de créditos aproveitados não pode exceder metade dos créditos exigidos, ou seja, 12 créditos.
O aproveitamento de créditos para alunos de doutorado está sujeito às seguintes condições:
- Podem ser aproveitados até 25 créditos obtidos durante o mestrado (nesta ou em outra instituição), a critério da Comissão de Pós-Graduação do Departamento.
- Em conformidade com o Art. 38 do Regulamento dos programas de pós-graduação strictu sensu da PUC-Rio, o total de créditos aproveitados de outras instituições não pode exceder a 3/4 do total de créditos exigidos para o curso de doutorado, ou seja, 33 créditos.
Dispensa de Disciplinas Fundamentais
- O aluno poderá solicitar dispensa parcial ou total da exigência de cumprir número mínimo de Disciplinas Fundamentais. A solicitação deverá feita pelo aluno na primeira semana do seu primeiro período letivo no programa (Mestrado ou Doutorado).
- A solicitação será analisada pela Comissão de Pós-Graduação levando em conta o Histórico Escolar do aluno e demais dados relevantes. Em caso de aceitação, a Comissão indicará 1 ou 2 Disciplinas Fundamentais como objeto de exame(s).
- Cada exame consiste em uma prova escrita sobre os assuntos da ementa da Disciplina Fundamental correspondente, em nível de dificuldade comparável ao do curso regular. Cada exame será elaborado por 1 ou 2 professores indicados pela Comissão. A correção será realizada pelo(s) mesmo(s) professor(es).
- Os exames serão aplicados em até 1 mês após o início do período letivo de Pós-Graduação.
- Para cada exame em que o aluno obtiver nota maior ou igual a 7, ele será dispensado de cumprir 3 créditos de disciplinas fundamentais. As demais exigências permanecem inalteradas; em particular, o aluno ainda terá o mesmo total de créditos a cumprir, visto que os exames não valem créditos.
- O aluno que for reprovado em algum exame não sofrerá penalidade. Porém o exame não pode ser refeito.
- Se um aluno for aprovado em algum exame e além disso cursar ou obtiver equivalência de disciplina correspondente ao mesmo exame então o efeito do exame será anulado.
- Continuam válidas as dispensas obtidas por aluno de Mestrado que posteriormente ingresse no Doutorado.
Exames de línguas estrangeiras
Todo aluno de pós-graduação deverá demostrar proficiência em nível de leitura em inglês. Os alunos de doutorado deverão ainda demostrar proficiência em nível de escrita em inglês, ou demonstrar proficiência em nível de leitura em um segundo idioma dentre francês, alemão ou russo. Os alunos de mestrado deverão ser aprovados no exame de inglês em até 1 ano e meio após o início do curso. Os alunos de doutorado deverão ser aprovados nos exames de língua estrangeira em até 3 anos após o início do curso.
Admissão e Matrícula
O processo seletivo de alunos de pós-graduação obedece às seguintes regras:
- O candidato ao Mestrado deve ser graduado em curso da área tecnológica ou científica ou apresentar formação equivalente, a critério da Comissão de Pós-Graduação.
- O candidato ao Doutorado deve possuir o grau de Mestre em Matemática ou formação equivalente a critério da Comissão de Pós-Graduação e das demais instâncias regulamentares.
- O candidato deve fazer o pedido de admissão através do sistema \textit{online} da Universidade:
- Todo candidato deve anexar cópias digitais do curriculum-vitae, diploma de graduação e histórico escolar da graduação.
- O candidato ao Doutorado deve ainda anexar cópias digitais do diploma de mestrado e do histórico escolar do mestrado.
- O candidato deve solicitar cartas de referência a dois professores. Estas cartas devem ser enviadas pelos professores diretamente ao departamento.
- Caso o Departamento julgue necessário, o candidato deve submeter-se a entrevista com professor indicado pela Coordenação de Pós-Graduação do Departamento.
A matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo é realizada na Divisão de Admissão e Registro (DAR) da Universidade.
Ao ingressar no programa de pós-graduação, o aluno terá um orientador acadêmico indicado pelo Departamento.
Grade curricular
Disciplinas de Mestrado e Doutorado
Código | Disciplinas | Créditos |
MAT2001 | Estudo Orientado I | 2 |
MAT2002 | Estudo Orientado II | 2 |
MAT2003 | Estudo Orientado III | 2 |
MAT2004 | Estudo Orientado IV | 2 |
MAT2215 | Álgebra Linear | 3 |
MAT2220 | Estruturas Algébricas I | 3 |
MAT2221 | Estruturas Algébricas II | 3 |
MAT2225 | Álgebra Comutativa | 3 |
MAT2229 | Álgebra Linear Computacional | 3 |
MAT2230 | Seminário de Álgebra I | 2 |
MAT2231 | Seminário de Álgebra II | 2 |
MAT2232 | Tópicos de Álgebra I | 3 |
MAT2233 | Tópicos de Álgebra II | 3 |
MAT2255 | Geometria Algébrica | 3 |
MAT2256 | Introdução à Geometria Complexa | 3 |
MAT2261 | Tópicos de Geometria Algébrica I | 3 |
MAT2262 | Tópicos de Geometria Algébrica II | 3 |
MAT2263 | Seminário de Geometria Algébrica I | 2 |
MAT2264 | Seminário de Geometria Algébrica II | 2 |
MAT2275 | Tópicos de Combinatória | 3 |
MAT2277 | Seminário de Combinatória | 2 |
MAT2303 | Introdução à Probabilidade | 3 |
MAT2304 | Teoria da Probabilidade I | 3 |
MAT2305 | Teoria da Probabilidade II | 3 |
MAT2310 | Tópicos de Probabilidade I | 3 |
MAT2311 | Tópicos de Probabilidade II | 3 |
MAT2312 | Seminário de Probabilidade I | 2 |
MAT2313 | Seminário de Probabilidade II | 2 |
MAT2330 | Matemática para Aprendizado de Máquina | 3 |
MAT2425 | Tópicos de Física Matemática I | 3 |
MAT2426 | Tópicos de Física Matemática II | 3 |
MAT2427 | Seminário de Física Matemática I | 2 |
MAT2428 | Seminário de Física Matemática II | 2 |
MAT2447 | Computação Cient. e Equação Diferenciais | 3 |
MAT2451 | Análise e aproximação de simulações de fenômenos físicos | 3 |
MAT2455 | Tópicos de Computação Científica I | 3 |
MAT2456 | Tópicos de Computação Científica II | 3 |
MAT2457 | Seminário de Computação Científica I | 2 |
MAT2458 | Seminário de Computação Científica II | 2 |
MAT2461 | Elementos Matemáticos para Computação Gráfica | 3 |
MAT2462 | Introdução à Modelagem Geométrica | 3 |
MAT2463 | Fundamentos matemáticos para o processamento de imagens | 3 |
MAT2464 | Introdução à topologia computacional | 3 |
MAT2465 | Geometria discreta e computacional | 3 |
MAT2470 | Tópicos de Computação Gráfica I | 3 |
MAT2471 | Tópicos de Computação Gráfica II | 3 |
MAT2472 | Seminário de Computação Gráfica I | 2 |
MAT2473 | Seminário de Computação Gráfica II | 2 |
MAT2490 | Tópicos de Matemática Aplicada II | 3 |
MAT2492 | Seminário de Matemática Aplicada I | 2 |
MAT2493 | Seminário de Matemática Aplicada II | 2 |
MAT2502 | Variável Complexa | 3 |
MAT2614 | Tópicos de Análise I | 3 |
MAT2615 | Tópicos de Análise II | 3 |
MAT2620 | Análise Real | 3 |
MAT2621 | Medida e Integração | 3 |
MAT2622 | Análise Funcional | 3 |
MAT2624 | Análise do Espaço RN | 3 |
MAT2630 | Seminário de Análise I | 2 |
MAT2631 | Seminário de Análise II | 2 |
MAT2640 | Introdução à Análise de Fourier | 3 |
MAT2712 | Topologia Algébrica I | 3 |
MAT2713 | Topologia Algébrica II | 3 |
MAT2714 | Introdução a Topologia | 3 |
MAT2715 | Topologia Diferencial | 3 |
MAT2725 | Tópicos de Topologia | 3 |
MAT2728 | Tópicos de Topologia Diferencial I | 3 |
MAT2729 | Tópicos de Topologia Diferencial II | 2 |
MAT2730 | Seminário de Topologia Diferencial I | 2 |
MAT2731 | Seminário de Topologia Diferencial II | 2 |
MAT2740 | Seminário de Topologia Algébrica I | 2 |
MAT2741 | Seminário de Topologia Algébrica II | 2 |
MAT2815 | Superfícies de Riemann I | 3 |
MAT2816 | Superfícies de Riemann II | 3 |
MAT2817 | Teoria da Representação | 3 |
MAT2820 | Geometria Diferencial | 3 |
MAT2821 | Variedades Diferenciáveis | 3 |
MAT2824 | Introdução aos Grupos e Lie e Grupos de Transformações | 3 |
MAT2825 | Geometria Diferencial e Conforme das Superfícies | 3 |
MAT2826 | Geometria Riemanniana I | 3 |
MAT2828 | Superfícies Mínimas de R3I | 3 |
MAT2830 | Seminário de Geometria I | 2 |
MAT2831 | Seminário de Geometria II | 2 |
MAT2832 | Tópicos de Geometria I | 3 |
MAT2833 | Tópicos de Geometria II | 3 |
MAT2905 | Equações Diferenciais Ordinárias | 3 |
MAT2907 | Equações Diferenciais Parciais I | 3 |
MAT2908 | Equações Diferenciais Parciais II | 3 |
MAT2910 | Tópicos de Equações Diferenciais | 3 |
MAT2915 | Teoria moderna das EDPs elípticas de segunda ordem - soluções clássicas e fortes | 3 |
MAT2916 | Teoria moderna das EDPs elípticas de segunda ordem - soluções fracas | 3 |
MAT2917 | Métodos de análise não-linear com aplicações | 3 |
MAT2920 | Introdução aos Sistemas Dinâmicos | 3 |
MAT2921 | Dinâmica Hiperbólica | 3 |
MAT2922 | Teoria Ergódica | 3 |
MAT2923 | Introdução aos sistemas conservativos | 3 |
MAT2930 | Tópicos de Equações Diferenciais I | 3 |
MAT2931 | Tópicos de Equações Diferenciais II | 3 |
MAT2934 | Tópicos de Sistemas Dinâmicos I | 3 |
MAT2935 | Tópicos de Sistemas Dinâmicos II | 3 |
MAT2936 | Seminário de Sistemas Dinâmicos I | 2 |
MAT2937 | Seminário de Sistemas Dinâmicos II | 2 |
MAT2965 | Tópicos de Lógica I | 3 |
MAT2966 | Tópicos de Lógica II | 3 |
MAT2970 | Tópicos de Matemática I | 3 |
MAT2971 | Tópicos de Matemática II | 3 |
MAT2972 | Seminário de Matemática I | 2 |
MAT2973 | Seminário de Matemática II | 2 |
MAT3000 | Dissertação de Mestrado | 0 |
MAT3001 | Tese de Doutorado | 0 |
MAT3004 | Exame de Qualificação | 0 |
Corpo docente
Coordenador de pós-graduação: Prof. Boyan Sirakov
Coordenador adjunto de pós-graduação: Prof. Simon Griffiths
Docentes: Titulação e Linhas de pesquisa
Boyan Slavchev Sirakov
Doutor, Université Pierre et Marie Curie, França, 2000
Análise e Equações Diferenciais;
Currículo Lattes
Carlos Tomei
Doutor, New York University, EUA, 1982
Análise e Equações Diferenciais; Combinatória; Computação Científica
Currículo Lattes
Graham Andrew Smith
Doutor, Univ. Paris XI, França, 2014
Geometria Diferencial, Análise Geométrica
Currículo Lattes
Jeanine Marie Van Order
Doutor, University de Cambridge, Inglaterra, 2015
Álgebra
Currículo Lattes
Lorenzo Justiniano Díaz Casado
Doutor, IMPA, Brasil 1990
Sistemas Dinâmicos
Currículo Lattes
Marcos Craizer
Doutor, IMPA, Brasil 1989
Geometria Diferencial
Currículo Lattes
Nicolau Corção Saldanha
Doutor, Princeton University, EUA 1989
Análise; Combinatória; Topologia
Currículo Lattes
Rafael Osvaldo Ruggiero Rodriguez
Doutor, IMPA, Brasil 1989
Sistemas Dinâmicos
Currículo Lattes
Rangel Baldasso
Doutor, IMPA, Brasil, 2017
Probabilidade
Currículo Lattes
Rodrigo Bezerra de Matos
Doutor, Michigan State University, EUA, 2020
Análise e Equações Diferenciais, Probabilidade e Processos Estocásticos
Currículo Lattes
Sergey Galkin
Doutor, Steklov Math. Institute, Rússia, 2008
Algebra, Geometria, Topologia
Currículo Lattes
Silvius Klein
Doutor, University of California, EUA, 2005
Sistemas Dinâmicos
Currículo Lattes
Simon Richard Griffiths
Doutor, Cambridge University, Reino Unido, 2008
Combinatória e Probabilidade
Currículo Lattes
Sinésio Pesco
Doutor, PUC-Rio, Brasil 1997
Computação Gráfica e Processamento Geométrico
Currículo Lattes
Professores Colaboradores
Iuliia Petrova
Doutora, Univ. São Petersburgo, 2018
Equações Diferenciais Parciais e Aplicações
Currículo Lattes
Sergey Sergeev
Doutor, Univ. de Moscou, 2009
Análise e Equações Diferenciais
Currículo Lattes
Sergey Tkhomirov
Doutor, Saint Petersburg, Russia, 2008
Análise e Sistemas Dinâmicos
Currículo Lattes