Programa de Pós-Graduação em Educação
Sobre o programa
- Apresentação e Histórico
- Objetivos
- Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
- Reconhecimento do curso
- Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
- Corpo docente (titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
- Grade curricular
Admissão e Matrícula (seleção de candidatos para o programa)
Atividades acadêmicas previstas
Contatos:
E-mail:posedu@puc-rio.br
Telefones:3527-1815/1816/1817/1818
Coordenadora:
Coordenadora Adjunta:
Profa. Naira da Costa Muylaert Lima
Local:
Departamento de Educação
Rua Marquês de São Vicente, 225
22453-900 Gávea Rio de Janeiro RJ
10º andar - Prédio Cardeal Leme - Sala 1049L
Horário de atendimento:
10:00 às 12:30 e 13:30 às 16:00 horas
Secretária
Marnie Oliveira
Sobre o programa
Apresentação e Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Educação desenvolve-se em dois níveis: o Mestrado em Educação e o Doutorado em Educação.
O curso de Mestrado foi pioneiro no país e vem funcionando regularmente desde 1966. O curso de Doutorado foi iniciado em 1976. Ambos vêm contribuindo decisivamente para a formação de docentes e pesquisadores de renomada competência e para o desenvolvimento de linhas de ação e pesquisa no campo da educação. Os cursos de Mestrado e Doutorado têm contribuído para a formação de pesquisadores de reconhecida competência e para o desenvolvimento de pesquisa sobre questões relevantes do campo educacional.
Uma de suas marcas é a excelência acadêmica, atestada pela avaliação da CAPES.
Outras características do Programa são a pluralidade e a flexibilidade. O corpo docente cobre um amplo espectro de perspectivas analíticas e enfoques teórico-metodológicos. A identidade do Programa foi construída em torno da flexibilidade em termos de estrutura curricular e da ênfase na articulação ensino-pesquisa, sem abrir mão de uma base comum de conhecimentos a serem trabalhados pelas disciplinas obrigatórias e matérias de fundamentação.
O Mestrado em Educação caracteriza-se pelo desenvolvimento da capacidade de análise e crítica consistentes sobre a realidade educacional.
O Doutorado em Educação caracteriza-se pelo desenvolvimento da criatividade e técnica no campo educacional, estando centrado na prática de pesquisa.
O programa apresenta as seguintes características:
- Perspectiva Interdisciplinar.
- Visão de totalidade do fenômeno educativo na sociedade, explorando-se as conexões entre as diferentes ciências sociais e humanas.
- Caráter de flexibilidade: procura-se garantir flexibilidade estrutural que permita aos pós-graduados obter uma fundamentação comum e, simultaneamente, explorar em profundidade um dos eixos temáticos especificados no Programa.
- Enfase na Integração pesquisa-ensino: concebem-se o ensino e a pesquisa como intimamente articulados alimentando-se as disciplinas com os resultados de pesquisas e envolvendo os pós-graduandos nas linhas de pesquisa do Departamento.
Objetivos
O PPGE/PUC-Rio tem como principal objetivo colaborar diretamente com a produção e socialização de conhecimentos que possam subsidiar a intervenção na melhoria da qualidade da educação brasileira, em especial a pública. O Mestrado objetiva o desenvolvimento da capacidade de análise e crítica consistentes sobre a realidade educacional, e o Doutorado o desenvolvimento da criatividade científica e técnica no campo educacional, estando centrado na prática de pesquisa. A identidade do Programa foi construída em torno da articulação ensino-pesquisa.
Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
Área de concentração: Educação
A Área de Concentração do Programa é Educação, o que se reflete na abrangência nacional e a política de inserção e nucleação que integra o seu Projeto Político Pedagógico. Nossos pós-graduandos e egressos desenvolvem pesquisas em redes de ensino de Roraima, Pará, Ceará, Maranhão, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro, e muitos deles integram secretarias de educação em seus municípios e estados. Nossos docentes lideram e/ou participam de projetos interinstitucionais, desenvolvidos em parceria com UFJF, UFMG, UFMS, UFPA, UESB, UNEB, UnB, UFCG, UFPB, UENF, UFPR, UFRJ, UFRRJ, UERJ, UFF, entre outras IES.
As pesquisas conduzidas no programa estão vinculadas a três Linhas de Pesquisa:
Linhas de Pesquisa
1) Desigualdades Sociais, Políticas Públicas e Instituições
2) Formação de Professores, Didática, Aprendizagem, Currículo e Cultura
3) Formação Humana: Cultura, Linguagem e Tecnologia
Reconhecimento do curso
Mestrado e Doutorado
Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 6, para o triênio 2013-2016, e reconhecido pela homologação do parecer do parecer CNE/CES nº 112/2020, através da Portaria do MEC nº 543, DE 16 DE junho de 2020, publicada no D.O.U. nº 114 de 17/06/2020, p. 58.
Título atribuído:
Mestre em Educação e/ou Doutor em Ciências Humanas – Educação
Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
Mestrado
Obter um mínimo de 24 créditos, assim distribuídos:
- 03 créditos em Educação Brasileira;
- 06 créditos em Pesquisa Educacional I e II;
- 03 créditos em grupo de pesquisa, a serem cursados obrigatoriamente em 02 semestres, com 01 cr. e 02 cr., respectivamente.
- 06 créditos em matérias de fundamentação, à escolha do mestrando;
- 06 créditos em disciplinas eletivas, sendo pelo menos uma fora da área de Educação, a critério da Comissão de Pós-Graduação, com prévio parecer do Professor Orientador;
- O mestrando deverá ser aprovado em exame de língua estrangeira (inglês ou francês);
- O mestrando deverá apresentar, defender e ser aprovado em Dissertação de Mestrado (EDU 3000).
Doutorado
Completar 48 créditos assim distribuídos:
- Até 24 créditos aproveitados do Mestrado em Educação.
- 03 créditos em Questões Atuais da Educação Brasileira;
- 03 créditos em 3Cr. Pesquisa Educacional Doutorado, envolvendo um estudo preliminar do tema da tese, discussões teórico-metodológicas e produção de artigo científico;
- 3 Cr. Trabalho Supervisionado de Pesquisa I;
- 3 Cr. Trabalho Supervisionado de Pesquisa II
- 06 créditos em disciplinas optativas de fundamentação;
- 06 créditos em disciplinas eletivas, sendo pelo menos uma fora da área de Educação, a critério da Comissão de Pós-Graduação;
O candidato poderá aproveitar os créditos de Mestrado obtidos em outras áreas ou instituições, de acordo com o parecer da Comissão de Pós-Graduação e em conformidade com as normas gerais regulamentares.
Após obter os créditos acadêmicos regulares, o doutorando deverá realizar o Exame de Qualificação I (defesa de projeto de Tese) e do Exame de Qualificação II (defesa de três capítulos da Tese).
O doutorando deverá ser aprovado em exame de inglês e francês, podendo uma dessas duas línguas ser substituída por uma terceira (com exceção do espanhol), proposta pelo doutorado e aceita pela Comissão de Pós-Graduação. A língua já testada no mestrado será computada no Doutorado.
O doutorando deverá defender e ser aprovado em Tese de Doutorado (EDU3001).
Admissão e Matrícula
Mestrado
Possuir o grau de Licenciado ou outro título universitário. Neste último caso, deverá comprovar experiência no setor educacional. Apresentar memorial de 3 páginas, no qual o candidato deverá descrever sua experiência de trabalho e estudo, assim como indicar seus objetivos no Mestrado e temática que deseja aprofundar, de acordo com uma das linhas de pesquisa.
Ser aprovado em processo de seleção, constando de prova escrita eliminatória sobre tema atual em Educação e entrevista com base no curriculum vitae e no memorial.
Doutorado
Possuir o grau de Mestre em Educação ou em outra área das Ciências Humanas e Sociais, requisito que poderá, em casos especiais, ser dispensado; de acordo com as normas gerais regulamentares , incluindo o cumprimento dos 24 créditos do Mestrado ou completados 48 créditos. Apresentar memorial analítico, de aproximadamente 8 páginas, sobre a experiência profissional do candidato, as linhas de estudos e pesquisas vivenciadas, e o projeto de trabalho articulado ao seu doutoramento; apresentar igualmente ante-projeto de tese, de aproximadamente 8 páginas, explicitando a temática e a metodologia de pesquisa e a bibliografia pertinente.
Ser aprovado em processo de seleção constando de prova escrita eliminatória sobre tema atual em Educação, entrevista com base no curriculum vitae, no memorial e análise do ante-projeto de tese.
Grade curricular
Código | Diciplinas Obrigatórias | Créditos |
EDU2117 | Pesquisa Educacional II (Mestrado) | |
EDU2123 | Trabalho Supervisionado em Pesquisa I (Doutorado) | |
EDU2287 | Questões Atuais de Educação (Doutorado) | |
EDU2270 | Educação Brasileira (Mestrado) | |
EDU2116 | Pesquisa Educacional I (Mestrado) | |
EDU3000 | Dissertação de Mestrado | |
EDU3001 | Tese de Doutorado | |
EDU3004 | Exame de Qualificação I | |
EDU3005 | Exame de Qualificação II | |
LET3101 | Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês) | |
LET3102 | Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Francês) |
Código | Matérias de Fundamentação | |
EDU2274 | História da Educação Brasileira | |
EDU2275 | Filosofia da Educação I | |
EDU2276 | Filosofia da Educação II | |
EDU2277 | Sociologia da Educação I | |
EDU2278 | Sociologia da Educação II | |
EDU2279 | Antropologia e Educação | |
EDU2281 | Política da Educação Brasileira | |
EDU2282 | Psicologia da Educação I | |
EDU2283 | Psicologia da Educação II | |
EDU2285 | Política e Educação | |
EDU2290/99 | Tópicos Especiais de Fundamentos da Educação |
Dentro do quadro de disciplinas de fundamentação, o aluno deverá escolher duas disciplinas totalizando 06 créditos. As demais serão consideradas eletivas.
Disciplinas Eletivas
São eletivas todas as demais disciplinas oferecidas pelo Departamento, com exceção das de participação em grupos de pesquisa exigidas para Doutorado (03 créditos); as disciplinas eletivas respondem tanto a exigências nucleadoras dos eixos temáticos, como a necessidades emergentes das pesquisas em desenvolvimento no Programa. Através de Tópicos Especiais, estas disciplinas eletivas, nos últimos semestres, têm discutido: Currículo (Estudos e Perspectivas); Cotidiano Escolar e Culturas; Revisão Teórico-Prática de Pesquisas Quantitativas Correntes; Magistério (Cultura e História); A Didática no Brasil (Evolução Histórica e Situação Atual); A Indústria Cultural e Educação; Leitura, Escrita e Cultura ; Concepções sobre Infância e Educação; Leituras de Pierre Bourdieu, etc.
Corpo docente
Coordenadora de pós-graduação: Prof. Pedro Pinheiro Teixeira
Coordenador adjunto de pós-graduação: Profa Naira da Costa Muylaert Lima
Docentes: Titulação e Linhas de pesquisa
Alexandra Coelho Pena
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Formação humana: Cultura, Linguagem e Tecnologia
Currículo Lattes
Alicia Maria Catalano de Bonamino
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Educação, Desigualdades sociais e políticas públicas
Currículo Lattes
Cynthia Paes de Carvalho
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Educação, Desigualdades sociais e políticas públicas
Currículo Lattes
Giselle Martins dos Santos Ferreira
Doutora, Universidade de York, Inglaterra
Linguagens digitais, tecnologia e educação
Currículo Lattes
Jefferson da Costa Soares
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Idéias e instituições educacionais
Currículo Lattes
Maria Cristina Monteiro Pereira de Carvalho
Doutorado, PUC-Rio, Brasil
Diferenças culturais e processos educativos
Currículo Lattes
Maria Inês G. F. Marcondes de Souza
Doutora,PUC-Rio, Brasil
Trabalho docente, currículo e práticas pedagógicas
Currículo Lattes
Mylene Mizrahi
Doutora, UFRJ, Brasil
Diferenças culturais e processos educativos
Currículo Lattes
Naira da Costa Muylaert Lima
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Educação, Desigualdades sociais e políticas públicas
Currículo Lattes
Patrícia Coelho da Costa
Doutorado, Universidade de São Paulo, Brasil
Idéias e instituições educacionais
Currículo Lattes
Pedro Pinheiro Teixeira
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Diferenças culturais e processos educativos
Currículo Lattes
Rosália Maria Duarte
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Linguagens digitais, tecnologia e educação
Currículo Lattes
Silvana Soares de Araujo Mesquita
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Trabalho docente, currículo e práticas pedagógicas
Currículo Lattes
Silvia Brilhante Guimarães
Doutora, UFRJ
Trabalho docente, currículo e práticas pedagógicas
Currículo Lattes
Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa
Doutor, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil
Ideias e instituições educacionais
Currículo Lattes
Zena Winona Eisenberg
Doutora, University of New York, EUA
Trabalho docente, currículo e práticas pedagógicas
Currículo Lattes
Docentes colaboradores:
Maria Apparecida Campos Mamede Neves
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Linguagens digitais, tecnologia e educação
Currículo Lattes
Ralph Ings Bannell
Doutor, University of Sussex, Inglaterra
Ideias e instituições educacionais
Currículo Lattes
Sonia Kramer
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Educação, Desigualdades sociais e políticas públicas
Currículo Lattes
Vera Maria Ferrão Candau
Doutora, Universidad de Madrid, Espanha
Diferenças culturais e processos educativos
Currículo Lattes
Zaia Brandão
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Currículo Lattes