Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Coordenação Central de Pós-Graduação e Pesquisa

Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas

Contatos:

E-mail: mestradoacademico@iag.puc-rio.br
mestradoprofissional@iag.puc-rio.br

doutorado@iag.puc-rio.br
Telefones: (21) 2138-9220 (r9226/9227)
Fax: (21) 2138-9272


Coordenadora:

Profa. Alessandra de Sá Mello da Costa


Local:

Depto. de Administração (IAG)
Rua Marquês de São Vicente, 225 -Predio IAG, Térreo.
CEP 22451-900 Gávea,
Rio de Janeiro - RJ


Horário de atendimento:

13 horas às 19 horas


Secretárias:

Gisele Notari

 

Sobre o programa

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio, com os cursos de doutorado e de mestrado acadêmico, orienta-se fundamentalmente para a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, bem como para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, preparados para a tomada de decisões complexas e inovadoras. O curso de mestrado profissional orienta-se, primordialmente, para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, capazes de lidar com a complexidade de que se revestem suas práticas.

O Programa pretende integrar a visão humanista à habilidade de administrar processos organizacionais dentro da empresa, contribuindo para o processo de formação de uma classe de administradores criativa, flexível e emancipada, que entenda a empresa como um todo inserido numa realidade extremamente dinâmica e desafiadora, capaz de produzir ganhos com a sinergia que pode alcançar por meio da harmonização de objetivos econômicos e sociais.

Assim, viabiliza a realização de quadros profissionais capacitados a integrar ao processo de administração da mudança da realidade empresarial tanto no que há de instrumental, quanto no que há de abstrato e sutil, bem como capazes de conciliar essas facetas em um conjunto integrativo, visando a tomada de decisões e a crítica aos métodos disponíveis à ação de administrar.

O Programa também canaliza suas energias para integrar-se com a Graduação, de modo que ambos possam se beneficiar nas e das atividades de ensino e pesquisa. Neste sentido, algumas ações são levadas a efeito. Entre elas, é possível destacar:

Um dos resultados obtidos com essa integração é permitir que o Departamento de Administração seja conhecido como a Escola de Negócios da PUC-Rio.

 


Objetivos

O Programa orienta-se fundamentalmente para a pesquisa, desenvolvimento acadêmico e formação de profissionais de alto nível em administração de empresas.

 


Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas foi criado em 1972 com a implementação do curso de Mestrado em Administração de Empresas. Em 1997, teve início o Curso de Doutorado em Administração e em 1999, o curso de Mestrado em Administração de Empresas – Opção Profissionalizante.

Desde sua criação o Programa tem obtido excelente avaliação da CAPES.

 


Áreas de concentração e Linhas de pesquisa

Mestrado

Estratégia

Linhas de Pesquisa

Planejamento, Estratégia e Desempenho

DESCRIÇÃO: Inclui (a) estudos e projetos envolvendo estratégia corporativa, estratégias competitivas e colaborativas, modelagem e mensuração do desempenho organizacional, planejamento estratégico e governança estratégica, entre outros, e (b) pesquisas sobre empresas multinacionais brasileiras, estratégias de internacionalização, internacionalização de clusters empresariais, desempenho de empresas internacionalizadas, born globals e empreendedorismo internacional, efeitos made in, entre outros

Finanças

Linhas de Pesquisa

Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza

DESCRIÇÃO: Contempla a modelagem financeira com base na quantificação do impacto das incertezas, focando na análise de risco sob a ótica da Teoria das Opções Reais e Derivativos, e também da área de Economia e Finanças da Energia, com ênfase na tomada de decisões em projetos de Infraestrutura. Os projetos de Econometria Financeira, Valuation e Governança Corporativa completam a base para o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos, juntamente com a Teoria das Finanças Comportamentais que incorpora aos modelos a irracionalidade dos agentes financeiros

Marketing

Linhas de Pesquisa

Impactos das mudanças nas estratégias de marketing

DESCRIÇÃO: Inclui as pesquisas e projetos relativos a comportamento do consumidor, relações de consumo, marketing de serviços, marketing internacional, marketing online, comunicação e semiótica, entre outros.

Organizações

Linhas de Pesquisa

Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança

DESCRIÇÃO: Abrange as pesquisas em organizações: teorias, modelos de gestão, estruturas e processos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, negociação, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; sentido e relações de trabalho; gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira; e estudos organizacionais: perspectivas críticas sobre as organizações; comunicação e discursos organizacionais; história, memória e organizações.


Doutorado
Linhas de Pesquisa

Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza

DESCRIÇÃO: Contempla a modelagem financeira com base na quantificação do impacto das incertezas, focando na análise de risco sob a ótica da Teoria das Opções Reais e Derivativos, e também da área de Economia e Finanças da Energia, com ênfase na tomada de decisões em projetos de Infraestrutura. Os projetos de Econometria Financeira, Valuation e Governança Corporativa completam a base para o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos, juntamente com a Teoria das Finanças Comportamentais que incorpora aos modelos a irracionalidade dos agentes financeiros


Linhas de Pesquisa

Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing

DESCRIÇÃO: Inclui as pesquisas e projetos relativos a comportamento do consumidor, relações de consumo, marketing de serviços, marketing internacional, marketing online, comunicação e semiótica, entre outros.


Linhas de Pesquisa

Planejamento, Estratégia e Desempenho

DESCRIÇÃO: Inclui (a) estudos e projetos envolvendo estratégia corporativa, estratégias competitivas e colaborativas, modelagem e mensuração do desempenho organizacional, planejamento estratégico e governança estratégica, entre outros, e (b) pesquisas sobre empresas multinacionais brasileiras, estratégias de internacionalização, internacionalização de clusters empresariais, desempenho de empresas internacionalizadas, born globals e empreendedorismo internacional, efeitos made in, entre outros.


Linhas de Pesquisa

Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança

DESCRIÇÃO: Abrange as pesquisas em organizações: teorias, modelos de gestão, estruturas e processos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, negociação, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; sentido e relações de trabalho; gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira; e estudos organizacionais: perspectivas críticas sobre as organizações; comunicação e discursos organizacionais; história, memória e organizações.

 


Reconhecimento do curso

Mestrado e Doutorado

Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5, para o quadriênio 2013-2016, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 5.

Títulos atribuídos:
Mestre e/ou Doutor em Administração de Empresas

Mestrado Profissional

Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5, para o quadriênio 2013-2016, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 5.

Títulos atribuídos:
Mestre em Administração de Empresas (opção profissional)

 


Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor

Mestrado opção acadêmica

Completar quatorze disciplinas, conforme abaixo:

DISCIPLINAS DE: NÚMERO DE DISCIPLINAS NÚMERO DE CRÉDITOS
Nivelamento 03 0
Obrigatórias 07 21
Eletivas da área de concentração 03 09
Eletivas livres 01 03
Total de créditos 14 33

O semestre letivo imediatamente posterior à obtenção dos 33 créditos deverá ser integralmente dedicado à elaboração da dissertação de mestrado. O prazo estipulado para titulação é de 24 meses ou quatro semestres letivos.

 

Mestrado opção profissionalizante

Completar um mínimo de 30 créditos da seguinte forma:

NÚCLEO NÚMERO DE DISCIPLINAS NÚMERO DE CRÉDITOS
Comum 07 14
Instrumental 02 04
Aplicação 03 06
Eletivas 03 06
Total de créditos 15 30

O semestre letivo imediatamente posterior à obtenção dos 33 créditos deverá ser integralmente dedicado à elaboração da dissertação de mestrado. O prazo estipulado para titulação é de 24 meses ou quatro semestres letivos.

 

Doutorado

Completar um mínimo de 36 créditos da seguinte forma:

Ao concluir os créditos exigidos, o aluno deve ser aprovado no Exame de Qualificação e ser aprovado na apresentação da defesa de sua Tese de Doutorado no prazo de 48 meses, a contar do inicio do curso.

 

 

Admissão e Matrícula

Mestrado Acadêmico

A admissão ao curso de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-Rio é feita anualmente. Os candidatos deverão ser graduados em curso superior que proporcione conhecimento suficiente para o acompanhamento das atividades do Curso. As inscrições devem ser feitas através da internet, no endereço www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos. Os documentos devem ser enviados através do formulário de inscrição on-line.

A seleção é composta das seguintes fases:

 

Mestrado Profissional

A admissão ao curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas é feita anualmente. Os candidatos deverão ser graduados em curso superior que proporcione conhecimento suficiente para o acompanhamento das atividades do Curso. As inscrições devem ser feitas através da internet, no endereço www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos. Os documentos devem ser enviados através do formulário de inscrição on-line

A seleção é composta das seguintes fases:

Doutorado

 A admissão ao curso de Doutorado em Administração de Empresas é feita anualmente. As inscrições devem ser feitas através da internet, no endereço www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos. Os documentos devem ser enviados através do formulário de inscrição on-line.

A seleção é composta das seguintes fases:

Etapa 1: análise do Curriculo Lattes, Históricos Escolares e Resultado do Teste Anpad ou GMAT
Etapa 2: análise do Projeto de Tese, cartas de recomendação e entrevista

 


Grade curricular

Ementa de disciplina
Mestrado

A estrutura curricular prevê disciplinas de nivelamento, obrigatórias e eletivas contemplando as três áreas de concentração e disciplinas instrumentais, a saber:

disciplinas de nivelamento: três disciplinas de zero crédito cada, a serem cursadas no verão imediatamente anterior ao início do curso, na modalidade tutoria à distância e avaliadas através de prova a ser aplicada no início das aulas.

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2556 Teoria Geral de Administração 0
ADM2656 Introdução à Contabilidade 0
ADM2957 Fundamentos de Estatística 0

 

disciplinas obrigatórias: sete disciplinas obrigatórias de três créditos cada, perfazendo um total de 21 créditos.

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2567 Estratégia de Empresas
3
ADM2654 Princípios de Finanças
3
ADM2754 Gestão de Marketing
3
ADM2566 TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
3
ADM2958 METODOLOGIA DE PESQUISA
3
ADM2954 ECONOMETRIA FINANCEIRA (só FINANÇAS)
3
ADM2953 MODELAGEM QUANTITATIVA (só MARKETING, ORGANIZAÇÕES E FINANÇAS)
3

 

disciplinas eletivas: conjunto de disciplinas correspondente a quatro grupos: Estratégia, Finanças, Marketing, Organizações e Instrumental.


Área: Estratégia

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2461 Negócios Internacionais 3
ADM2462 Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa 3
ADM2465
a
ADM2469
Tópicos Especiais em Estratégia
  • Gestão da Inovação
  • Estratégia de Empresas Avançada
  • Estratégias Colaborativas
3

Área: Finanças

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2661 AVALIAÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS 3
ADM2668 DERIVATIVOS FINANCEIROS 3
ADM2670
a
ADM2679
Tópicos Especiais em finanças
  • Governança Corporativa
  • Mercados de Renda fixa
3

Área: Marketing

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2765 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 3
ADM2766 PESQUISA DE MARKETING 3
ADM2767 MARKETING DIGITAL E DE INOVAÇÕES 3
ADM2770
a
ADM2779
TÓPICOS ESPECIAIS EM MARKETING

  • CULTURA, CONSUMO E SIGNIFICAÇÃO
  • CONSUMIDOR EMERGENTE

MARKETING DE RELACIONAMENTO

3

Área: Organizações

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2560 CULTURA E PODER NAS ORGANIZAÇÕES 3
ADM2568 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 3
ADM2569 CONHECIMENTO E APRENDIZADO NAS ORGANIZAÇÕES 3
ADM2580 COMUNICAÇÃO E MUDANÇA ORGANIZACIONAL 3
ADM2770
a
ADM2779
TÓPICOS ESPECIAIS EM ORGANIZAÇÃO
  • RELAÇÕES DE TRABALHO
  • LIDERANÇA NAS ORGANIZAÇÕES

SOCIOLOGIA E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS

3

Área: Instrumental

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2663 CONTABILIDADE PARA DECISÕES GERENCIAIS 3
ADM2955 ANÁLISE MULTIVARIADA 3
Mestrado (opção profissional)

As disciplinas do Mestrado Profissional em Administração de Empresas estão distribuídas por quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. Excetuadas, todavia, as disciplinas do Núcleo Comum e as do Núcleo Instrumental, o aluno deverá ser livre para formatar seu próprio currículo, dentro do quadro oferecido, admitindo-se, portanto, combinação de áreas.

As disciplinas estarão agrupadas em cinco núcleos:


Núcleo Comum: elenco de 7 disciplinas obrigatórias que se considera devam ser do domínio de quem pretende administrar uma empresa.

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2301 Organizações Contemporâneas 2
ADM2302 Contabilidade Financeira 2
ADM2303 Princípios de Marketing 2
ADM2305 Gestão de Pessoas 2
ADM2307 Gestão de Marketing 2
ADM2308 Finanças Corporativas 2
ADM2311 Estratégias de Empresas 2

Núcleo Instrumental: elenco de 2 disciplinas.

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2320 Metodologia de Pesquisa (obrigatória) (MP) 2
ADM2321 Inferência Estatística (obrigatória) (IE) 2
ADM2322 Análise Estatística Multivariada (eletiva) 2
ADM2323 Tópicos Avançados em Inferência Estatística (eletiva) 2

Núcleo de Aplicação: elenco de disciplinas associadas às áreas de concentração e às linhas de pesquisa delas decorrentes. O aluno deve, obrigatoriamente, cursar 3 disciplinas na sua área de concentração.

Área: Estratégia

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2333 Gestão Estratégica de Operações 2
ADM2310 Empresa na Economia Global 2
ADM2331 Estratégia Avançada de Empresas 2
ADM2332 Gestão Socioambiental 2
ADM2335
a
ADM2339
Tópicos Especiais em Estratégia 2

Área: Finanças

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2341 Administração de Carteiras 2
ADM2343 Análise de Projetos e Avaliação de Empresas 2
ADM2345 Derivativos 2
ADM2350 
a
 ADM2354
Tópicos Especiais em Finanças 2
ADM2355 Economia Financeira 2
ADM2356 Econometria Financeira 2

Área: Marketing

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2360 Marketing de Serviços 2
ADM2362 Pesquisa de Marketing 2
ADM2363 Políticas de Distribuição 2
ADM2364 Comportamento do Consumidor 2
ADM2365 Marketing de Relacionamento 2
ADM2367 
a
 ADM2371
Tópicos Especiais em Marketing 2

 Área: Organizações

Código Organização e Planejamento Créditos
ADM2380 Aprendizado Contínuo nas Organizações 2
ADM2381 Cultura e Poder nas Organizações 2
ADM2386 Visões da Organização 2
ADM2393 Identidade e Mudança Organizacional 2
ADM2394 Liderança 2
ADM2395 
a
 ADM2399
Tópicos Especiais em Organização 2

Eletivas: 3 disciplinas entre as não obrigatórias que podem ser tanto do Núcleo Instrumental quanto do Núcleo de Aplicação

Doutorado

O Curso de Doutorado em Administração da PUC-Rio tem por missão a formação de líderes em educação e pesquisa do fenômeno administrativo. Assim sendo, está voltado para a formação de professores e pesquisadores que possam efetivamente contribuir para o avanço do conhecimento em Administração. Para tal, o Programa se baseia nos seguintes pilares:


Módulo Básico (12 créditos)

De orientação mais funcional, o Módulo Básico requer que o doutorando realize um total de 12 créditos, sendo 3 em sua área de concentração, 3 em Métodos Quantitativos e os 6 restantes a eleger entre as demais áreas, cobrindo as ementas previstas nesse documento. Tais créditos poderão ser obtidos no Curso de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-Rio, ou em cursos credenciados de mestrado ou doutorado de outra universidade do Brasil ou do exterior, de comprovada excelência acadêmica. Para aproveitamento de créditos será feito exame caso a caso, levando-se em conta, além da qualidade do curso, o programa da disciplina e o desempenho do aluno no mesmo.


Módulo Metodológico (15 créditos)

O Módulo Metodológico é o eixo central do Curso de Doutorado. Tem o propósito de oferecer ao aluno sólida base metodológica, com ênfase mais quantitativa ou mais qualitativa, dependendo da orientação da área. Consiste de um total de 15 créditos, composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. As eletivas poderão ser cursadas no Dep. de Administraçao, em outro Departamento da PUC-Rio, ou em outra Universidade, desde que recomendado pelo Orientador e aprovado pela Coordenação do Programa.

Código Disciplinas Obrigatórias Créditos
ADM2831 Métodos Quantitativos I 3
ADM2833 Metodologia em Finanças I 3
ADM2837 Métodos Qualitativos I 3
ADM2836 Metodologia de Pesquisa 3
Código Disciplinas Eletivas Créditos
ADM2832 Métodos Quantitativos II 3
ADM2838 Métodos Qualitativos II 3
ADM2839 Métodos de Survey 3
ADM2835 Projetos de Experimentos 3
ADM2834 Metodologia em Finanças II 3
ADM2830 Seminário de Desenvolvimento de Artigos Científicos 3
TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO 18

Módulo da Área (06 créditos)

Este módulo é oferecido pela Área de Concentração em que o aluno está matriculado. Tem o propósito de proporcionar sólida base no conteúdo específico da linha de pesquisa em que o doutorando está trabalhando.

Consiste de um total de 6 créditos, composto por 2 disciplinas, sendo pelo menos uma oferecida no Doutorado. As disciplinas de Doutorado são oferecidas como "Tópicos Avançados", com 3 créditos. Seu conteúdo poderá variar de um ano para outro, dependendo do enfoque dado pela área.

As disciplinas da Área poderão ser cursadas no Dep. de Administração, em outro Departamento da PUC-Rio, ou em outra Universidade, desde que recomendado pelo Orientador e aprovado pela Coordenação do Programa.

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2840
ADM2841
Tópicos Avançados em Finanças I e Tópicos Avançados em Finanças II 3
ADM2842
ADM2843
Tópicos Avançados em Marketing I e Tópicos Avançados em Marketing I 3
ADM2844
ADM2845
Tópicos Avançados em Organizações I eTópicos Avançados em Organizações II 3
ADM2846
ADM2847
Tópicos Avançados em Estratégia I e Tópicos Avançados em Estratégia II 3
TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO 6

Módulo de Pesquisa de Tese

O Módulo de Pesquisa de Tese tem o propósito de apoiar os alunos da área no desenvolvimento de sua pesquisa de tese de doutorado. Todos os alunos da área participarão do mesmo seminário de pesquisa.

Consiste de um total de 3 créditos, composto por 3 disciplinas: sendo uma Seminário de Pesquisa (3 créditos) e duas disciplinas sem créditos (Exame de Qualificação e Tese de Doutorado). Nesta etapa final da formação do professor-pesquisador em administração, o doutorando já deverá já ter um professor orientador da tese, tendo-se filiado a uma Linha de Pesquisa do Programa e deverá dedicar-se à prática da pesquisa.

Código Nome da Disciplina Créditos
ADM2828 Seminário de Tese 3
ADM3004 Exame de Qualificação 0
ADM3100 Tese de Doutorado 0
TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO 3

 


Corpo docente

Coordenadora de Pós-graduação: Profa. Alessandra de Sá Mello da Costa
Coordenador Adjunto de Pós-graduação: Prof. Marcus W. Hemais
Coordenadora Adjunta de Pós-graduação do Programa Profissional: Profa. Renata P. Brito

Docentes : Titulação, Linhas de pesquisa e CV Lattes
Alessandra Baiocchi
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Impactos de Mudanças nas Estratégias de Marketing 
Currículo Lattes

Alessandra de Sá Mello da Costa
Doutora, FGV-RJ, Brasil
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Ana Heloisa Lemos da Costa
Doutora, IUPERJ, Brasil
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Antonio Carlos Figueiredo Pinto
Doutor, FGV-SP, Brasil
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
Currículo Lattes

Carlos de Lamare Bastian Pinto
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
Currículo Lattes

Clarice Kogut
Doutora, COPPEAD, Brasil
Planejamento, Estratégia e Desempenho
Currículo Lattes

Fábio de Oliveira Paula
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Planejamento, Estratégia e Desempenho
Currículo Lattes

Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Doutora, Virginia Commonwealth University, EUA
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Graziela Fortunato
(Docente Colaborador - Mestrado Profissional)
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Mercados financeiros em ambiente de mudança
Currículo Lattes

Jorge Brantes Ferreira 
Doutor, UFRJ, Brasil
Impactos de Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes

Jorge Ferreira da Silva
Doutor, PUC-RIO, Brasil 
Planejamento, Estratégia e Desempenho
Currículo Lattes
Leonardo Lima Gomes
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
Currículo Lattes

Luiz Alexandre Grubits de Paula Pessôa
Doutor, MACKENZIE, Brasil
Impactos de Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes

Luiz Eduardo Teixeira Brandão 
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
Currículo Lattes

Marcelo Cabús Klötzle
DoutorKatholische Universitat Eichstatt, Alemanha
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
Currículo Lattes

Marcos Wilcox Hemais
Doutor, UFRJ, Brasil
Impactos de Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes

Patrícia Amélia Tomei
Doutora, USP, Brasil
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Renata Peregrino de Brito
Doutora, FGV-SP, Brasil
Planejamento, Estratégia e Desempenho
Currículo Lattes

Sandra Regina da Rocha Pinto 
Doutora, PUC-RIO, Brasil 
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes

Docentes Colaboradores:

André Lacombe Penna da Rocha
(Docente Colaborador - Mestrado Profissional)
Doutor, University of London, Reino Unido
Impactos de Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes

Marcos Cohen
(Docente Colaborador - Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional)
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Planejamento, Estratégia e Desempenho
Currículo Lattes