Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
Sobre o programa
- Apresentação
- Objetivos
- Histórico
- Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
- Projetos de pesquisa
- Reconhecimento do curso
- Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
- Corpo docente (titulação, linhas de pesquisa, currículo Lattes)
- Grade curricular
Admissão e Matrícula (seleção de candidatos para o programa)
Atividades acadêmicas previstas
Contatos:
E-mail: mestradoacademico@iag.puc-rio.br
mestradoprofissional@iag.puc-rio.br
doutorado@iag.puc-rio.br
Telefones: (21) 2138-9220 (r9226/9227)
Fax: (21) 2138-9272
Coordenadora:
Profa. Alessandra de Sá Mello da Costa
Local:
Depto. de Administração (IAG)
Rua Marquês de São Vicente, 225 -Predio IAG, Térreo.
CEP 22451-900 Gávea,
Rio de Janeiro - RJ
Horário de atendimento:
13 horas às 19 horas
Secretárias:
Gisele Notari
Sobre o programa
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio, com os cursos de doutorado e de mestrado acadêmico, orienta-se fundamentalmente para a pesquisa e o desenvolvimento acadêmico, bem como para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, preparados para a tomada de decisões complexas e inovadoras. O curso de mestrado profissional orienta-se, primordialmente, para a formação de profissionais de alto nível em administração de empresas, capazes de lidar com a complexidade de que se revestem suas práticas.
O Programa pretende integrar a visão humanista à habilidade de administrar processos organizacionais dentro da empresa, contribuindo para o processo de formação de uma classe de administradores criativa, flexível e emancipada, que entenda a empresa como um todo inserido numa realidade extremamente dinâmica e desafiadora, capaz de produzir ganhos com a sinergia que pode alcançar por meio da harmonização de objetivos econômicos e sociais.
Assim, viabiliza a realização de quadros profissionais capacitados a integrar ao processo de administração da mudança da realidade empresarial tanto no que há de instrumental, quanto no que há de abstrato e sutil, bem como capazes de conciliar essas facetas em um conjunto integrativo, visando a tomada de decisões e a crítica aos métodos disponíveis à ação de administrar.
O Programa também canaliza suas energias para integrar-se com a Graduação, de modo que ambos possam se beneficiar nas e das atividades de ensino e pesquisa. Neste sentido, algumas ações são levadas a efeito. Entre elas, é possível destacar:
- as áreas de concentração do Curso de Mestrado - Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações - estão também presentes no curso de Graduação;
- professores do quadro principal da PUC lecionam no Programa de Graduação e no de Pós-Graduação e coordenam essas áreas, tratando de facilitar a articulação vertical;
- alunos da Graduação auxiliam nas atividades de pesquisa dos professores do Programa;
- professores e alunos do Programa orientam monografias dos alunos da Graduação, voltadas para a resolução de problemas das empresas ou melhoria de seus processos existentes.
Um dos resultados obtidos com essa integração é permitir que o Departamento de Administração seja conhecido como a Escola de Negócios da PUC-Rio.
Objetivos
O Programa orienta-se fundamentalmente para a pesquisa, desenvolvimento acadêmico e formação de profissionais de alto nível em administração de empresas.
Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas foi criado em 1972 com a implementação do curso de Mestrado em Administração de Empresas. Em 1997, teve início o Curso de Doutorado em Administração e em 1999, o curso de Mestrado em Administração de Empresas – Opção Profissionalizante.
Desde sua criação o Programa tem obtido excelente avaliação da CAPES.
Áreas de concentração e Linhas de pesquisa
Mestrado
Estratégia
Linhas de Pesquisa
Planejamento, Estratégia e Desempenho
DESCRIÇÃO: Inclui (a) estudos e projetos envolvendo estratégia corporativa, estratégias competitivas e colaborativas, modelagem e mensuração do desempenho organizacional, planejamento estratégico e governança estratégica, entre outros, e (b) pesquisas sobre empresas multinacionais brasileiras, estratégias de internacionalização, internacionalização de clusters empresariais, desempenho de empresas internacionalizadas, born globals e empreendedorismo internacional, efeitos made in, entre outros
Finanças
Linhas de Pesquisa
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
DESCRIÇÃO: Contempla a modelagem financeira com base na quantificação do impacto das incertezas, focando na análise de risco sob a ótica da Teoria das Opções Reais e Derivativos, e também da área de Economia e Finanças da Energia, com ênfase na tomada de decisões em projetos de Infraestrutura. Os projetos de Econometria Financeira, Valuation e Governança Corporativa completam a base para o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos, juntamente com a Teoria das Finanças Comportamentais que incorpora aos modelos a irracionalidade dos agentes financeiros
Marketing
Linhas de Pesquisa
Impactos das mudanças nas estratégias de marketing
DESCRIÇÃO: Inclui as pesquisas e projetos relativos a comportamento do consumidor, relações de consumo, marketing de serviços, marketing internacional, marketing online, comunicação e semiótica, entre outros.
Organizações
Linhas de Pesquisa
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
DESCRIÇÃO: Abrange as pesquisas em organizações: teorias, modelos de gestão, estruturas e processos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, negociação, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; sentido e relações de trabalho; gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira; e estudos organizacionais: perspectivas críticas sobre as organizações; comunicação e discursos organizacionais; história, memória e organizações.
Doutorado
Linhas de Pesquisa
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
DESCRIÇÃO: Contempla a modelagem financeira com base na quantificação do impacto das incertezas, focando na análise de risco sob a ótica da Teoria das Opções Reais e Derivativos, e também da área de Economia e Finanças da Energia, com ênfase na tomada de decisões em projetos de Infraestrutura. Os projetos de Econometria Financeira, Valuation e Governança Corporativa completam a base para o desenvolvimento e o aprimoramento de modelos, juntamente com a Teoria das Finanças Comportamentais que incorpora aos modelos a irracionalidade dos agentes financeiros
Linhas de Pesquisa
Impactos das Mudanças nas Estratégias de Marketing
DESCRIÇÃO: Inclui as pesquisas e projetos relativos a comportamento do consumidor, relações de consumo, marketing de serviços, marketing internacional, marketing online, comunicação e semiótica, entre outros.
Linhas de Pesquisa
Planejamento, Estratégia e Desempenho
DESCRIÇÃO: Inclui (a) estudos e projetos envolvendo estratégia corporativa, estratégias competitivas e colaborativas, modelagem e mensuração do desempenho organizacional, planejamento estratégico e governança estratégica, entre outros, e (b) pesquisas sobre empresas multinacionais brasileiras, estratégias de internacionalização, internacionalização de clusters empresariais, desempenho de empresas internacionalizadas, born globals e empreendedorismo internacional, efeitos made in, entre outros.
Linhas de Pesquisa
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
DESCRIÇÃO: Abrange as pesquisas em organizações: teorias, modelos de gestão, estruturas e processos; comportamento organizacional: valores, identidade, cultura, poder, comprometimento, liderança, negociação, mudança, aprendizado e gestão do conhecimento; sentido e relações de trabalho; gestão de pessoas, competências, empregabilidade e carreira; e estudos organizacionais: perspectivas críticas sobre as organizações; comunicação e discursos organizacionais; história, memória e organizações.
Reconhecimento do curso
Mestrado e Doutorado
Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5, para o quadriênio 2013-2016, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 5.
Títulos atribuídos:
Mestre e/ou Doutor em Administração de Empresas
Mestrado Profissional
Reconhecimento:
Avaliado pela CAPES com conceito 5, para o quadriênio 2013-2016, e reconhecido pela homologação do parecer CNE/CES nº 487/2018, através da Portaria do MEC nº 609 de 14/03/2019 publicada no D.O.U. nº 52 de 18/03/2019, p. 5.
Títulos atribuídos:
Mestre em Administração de Empresas (opção profissional)
Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor
Mestrado opção acadêmica
Completar quatorze disciplinas, conforme abaixo:
DISCIPLINAS DE: | NÚMERO DE DISCIPLINAS | NÚMERO DE CRÉDITOS |
Nivelamento | 03 | 0 |
Obrigatórias | 07 | 21 |
Eletivas da área de concentração | 03 | 09 |
Eletivas livres | 01 | 03 |
Total de créditos | 14 | 33 |
O semestre letivo imediatamente posterior à obtenção dos 33 créditos deverá ser integralmente dedicado à elaboração da dissertação de mestrado. O prazo estipulado para titulação é de 24 meses ou quatro semestres letivos.
Mestrado opção profissionalizante
Completar um mínimo de 30 créditos da seguinte forma:
NÚCLEO | NÚMERO DE DISCIPLINAS | NÚMERO DE CRÉDITOS |
Comum | 07 | 14 |
Instrumental | 02 | 04 |
Aplicação | 03 | 06 |
Eletivas | 03 | 06 |
Total de créditos | 15 | 30 |
O semestre letivo imediatamente posterior à obtenção dos 33 créditos deverá ser integralmente dedicado à elaboração da dissertação de mestrado. O prazo estipulado para titulação é de 24 meses ou quatro semestres letivos.
Doutorado
Completar um mínimo de 36 créditos da seguinte forma:
- 12 créditos do Módulo Básico;
- 15 créditos do Módulo Metodológico;
- 06 créditos do Módulo da Área;
- 3 créditos do Módulo de Pesquisa de Tese
Ao concluir os créditos exigidos, o aluno deve ser aprovado no Exame de Qualificação e ser aprovado na apresentação da defesa de sua Tese de Doutorado no prazo de 48 meses, a contar do inicio do curso.
Admissão e Matrícula
Mestrado Acadêmico
A admissão ao curso de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-Rio é feita anualmente. Os candidatos deverão ser graduados em curso superior que proporcione conhecimento suficiente para o acompanhamento das atividades do Curso. As inscrições devem ser feitas através da internet, no endereço www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos. Os documentos devem ser enviados através do formulário de inscrição on-line.
- Ficha de Inscrição: www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos
- Cópia do Histórico de Graduação, a ser anexada à Ficha de Inscrição no site do IAG
- Resultado do GMAT ou do Teste ANPAD: informações sobre o GMAT podem ser obtidas no endereço www.mba.com. Sobre o Teste ANPAD podem ser obtidas no endereço http://www.anpad.org.br/teste
A seleção é composta das seguintes fases:
- Etapa 1: análise do Curriculo Lattes, Histórico Escolar e resultado do Teste ANPAD ou GMAT
- Etapa 2: entrevista
Mestrado Profissional
A admissão ao curso de Mestrado Profissional em Administração de Empresas é feita anualmente. Os candidatos deverão ser graduados em curso superior que proporcione conhecimento suficiente para o acompanhamento das atividades do Curso. As inscrições devem ser feitas através da internet, no endereço www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos. Os documentos devem ser enviados através do formulário de inscrição on-line
- Ficha de Inscrição: www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos
- cópia do Histórico de Graduação
- Resultado do GMAT ou do Teste ANPAD: informações sobre o GMAT podem ser obtidas no endereço www.mba.com. Sobre o Teste ANPAD podem ser obtidas no endereço http://www.anpad.org.br/teste
A seleção é composta das seguintes fases:
- Etapa 1: análise do Curriculo Lattes, Histórico Escolar e resultado do Teste ANPAD ou GMAT
- Etapa 2: entrevista
Doutorado
A admissão ao curso de Doutorado em Administração de Empresas é feita anualmente. As inscrições devem ser feitas através da internet, no endereço www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos. Os documentos devem ser enviados através do formulário de inscrição on-line.
- Currículo Lattes com uma foto 3X4 anexa;
- Cópia do Diploma e Histórico Escolar de Graduação e Mestrado;
- Duas cartas de recomendação, conforme modelo do Departamento de Administração, assinadas por professores que não sejam do departamento;
- Projeto de tese com aceitação do orientador
- Resultado do GMAT ou do Teste da ANPAD
- Cópia da certidão de nascimento ou de casamento
A seleção é composta das seguintes fases:
Etapa 1: análise do Curriculo Lattes, Históricos Escolares e Resultado do Teste Anpad ou GMATEtapa 2: análise do Projeto de Tese, cartas de recomendação e entrevista
Grade curricular
Mestrado
A estrutura curricular prevê disciplinas de nivelamento, obrigatórias e eletivas contemplando as três áreas de concentração e disciplinas instrumentais, a saber:
disciplinas de nivelamento: três disciplinas de zero crédito cada, a serem cursadas no verão imediatamente anterior ao início do curso, na modalidade tutoria à distância e avaliadas através de prova a ser aplicada no início das aulas.
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2556 | Teoria Geral de Administração | 0 |
ADM2656 | Introdução à Contabilidade | 0 |
ADM2957 | Fundamentos de Estatística | 0 |
disciplinas obrigatórias: sete disciplinas obrigatórias de três créditos cada, perfazendo um total de 21 créditos.
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2567 | Estratégia de Empresas |
3 |
ADM2654 | Princípios de Finanças |
3 |
ADM2754 | Gestão de Marketing |
3 |
ADM2566 | TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES |
3 |
ADM2958 | METODOLOGIA DE PESQUISA |
3 |
ADM2954 | ECONOMETRIA FINANCEIRA (só FINANÇAS) |
3 |
ADM2953 | MODELAGEM QUANTITATIVA (só MARKETING, ORGANIZAÇÕES E FINANÇAS) |
3 |
disciplinas eletivas: conjunto de disciplinas correspondente a quatro grupos: Estratégia, Finanças, Marketing, Organizações e Instrumental.
Área: Estratégia
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2461 | Negócios Internacionais | 3 |
ADM2462 | Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa | 3 |
ADM2465 a ADM2469 |
Tópicos Especiais em Estratégia
|
3 |
Área: Finanças
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2661 | AVALIAÇÃO E FINANCIAMENTO DE PROJETOS | 3 |
ADM2668 | DERIVATIVOS FINANCEIROS | 3 |
ADM2670 a ADM2679 |
Tópicos Especiais em finanças
|
3 |
Área: Marketing
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2765 | COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR | 3 |
ADM2766 | PESQUISA DE MARKETING | 3 |
ADM2767 | MARKETING DIGITAL E DE INOVAÇÕES | 3 |
ADM2770 a ADM2779 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM MARKETING
MARKETING DE RELACIONAMENTO |
3 |
Área: Organizações
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2560 | CULTURA E PODER NAS ORGANIZAÇÕES | 3 |
ADM2568 | COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL | 3 |
ADM2569 | CONHECIMENTO E APRENDIZADO NAS ORGANIZAÇÕES | 3 |
ADM2580 | COMUNICAÇÃO E MUDANÇA ORGANIZACIONAL | 3 |
ADM2770 a ADM2779 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ORGANIZAÇÃO
SOCIOLOGIA E ESTUDOS ORGANIZACIONAIS |
3 |
Área: Instrumental
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2663 | CONTABILIDADE PARA DECISÕES GERENCIAIS | 3 |
ADM2955 | ANÁLISE MULTIVARIADA | 3 |
Mestrado (opção profissional)
As disciplinas do Mestrado Profissional em Administração de Empresas estão distribuídas por quatro áreas de concentração: Estratégia, Finanças, Marketing e Organizações. Excetuadas, todavia, as disciplinas do Núcleo Comum e as do Núcleo Instrumental, o aluno deverá ser livre para formatar seu próprio currículo, dentro do quadro oferecido, admitindo-se, portanto, combinação de áreas.
As disciplinas estarão agrupadas em cinco núcleos:
Núcleo Comum: elenco de 7 disciplinas obrigatórias que se considera devam ser do domínio de quem pretende administrar uma empresa.
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2301 | Organizações Contemporâneas | 2 |
ADM2302 | Contabilidade Financeira | 2 |
ADM2303 | Princípios de Marketing | 2 |
ADM2305 | Gestão de Pessoas | 2 |
ADM2307 | Gestão de Marketing | 2 |
ADM2308 | Finanças Corporativas | 2 |
ADM2311 | Estratégias de Empresas | 2 |
Núcleo Instrumental: elenco de 2 disciplinas.
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2320 | Metodologia de Pesquisa (obrigatória) (MP) | 2 |
ADM2321 | Inferência Estatística (obrigatória) (IE) | 2 |
ADM2322 | Análise Estatística Multivariada (eletiva) | 2 |
ADM2323 | Tópicos Avançados em Inferência Estatística (eletiva) | 2 |
Núcleo de Aplicação: elenco de disciplinas associadas às áreas de concentração e às linhas de pesquisa delas decorrentes. O aluno deve, obrigatoriamente, cursar 3 disciplinas na sua área de concentração.
Área: Estratégia
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2333 | Gestão Estratégica de Operações | 2 |
ADM2310 | Empresa na Economia Global | 2 |
ADM2331 | Estratégia Avançada de Empresas | 2 |
ADM2332 | Gestão Socioambiental | 2 |
ADM2335 a ADM2339 |
Tópicos Especiais em Estratégia | 2 |
Área: Finanças
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2341 | Administração de Carteiras | 2 |
ADM2343 | Análise de Projetos e Avaliação de Empresas | 2 |
ADM2345 | Derivativos | 2 |
ADM2350 a ADM2354 |
Tópicos Especiais em Finanças | 2 |
ADM2355 | Economia Financeira | 2 |
ADM2356 | Econometria Financeira | 2 |
Área: Marketing
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2360 | Marketing de Serviços | 2 |
ADM2362 | Pesquisa de Marketing | 2 |
ADM2363 | Políticas de Distribuição | 2 |
ADM2364 | Comportamento do Consumidor | 2 |
ADM2365 | Marketing de Relacionamento | 2 |
ADM2367 a ADM2371 |
Tópicos Especiais em Marketing | 2 |
Área: Organizações
Código | Organização e Planejamento | Créditos |
ADM2380 | Aprendizado Contínuo nas Organizações | 2 |
ADM2381 | Cultura e Poder nas Organizações | 2 |
ADM2386 | Visões da Organização | 2 |
ADM2393 | Identidade e Mudança Organizacional | 2 |
ADM2394 | Liderança | 2 |
ADM2395 a ADM2399 |
Tópicos Especiais em Organização | 2 |
Eletivas: 3 disciplinas entre as não obrigatórias que podem ser tanto do Núcleo Instrumental quanto do Núcleo de Aplicação
Doutorado
O Curso de Doutorado em Administração da PUC-Rio tem por missão a formação de líderes em educação e pesquisa do fenômeno administrativo. Assim sendo, está voltado para a formação de professores e pesquisadores que possam efetivamente contribuir para o avanço do conhecimento em Administração. Para tal, o Programa se baseia nos seguintes pilares:
- Forte base metodológica, reconhecendo-se a pluralidade de paradigmas e métodos utilizados pela Administração, provenientes de diversas áreas do saber;
- Ênfase na filiação dos alunos a Núcleos e Linhas de Pesquisa do Departamento de Administração, de modo a possibilitar maior relevância de suas contribuições, tanto ao Departamento, como ao conhecimento científico na Área de Administração;
- Exigência de formação básica ampla em Administração como pré-requisito;
Módulo Básico (12 créditos)
De orientação mais funcional, o Módulo Básico requer que o doutorando realize um total de 12 créditos, sendo 3 em sua área de concentração, 3 em Métodos Quantitativos e os 6 restantes a eleger entre as demais áreas, cobrindo as ementas previstas nesse documento. Tais créditos poderão ser obtidos no Curso de Mestrado em Administração de Empresas da PUC-Rio, ou em cursos credenciados de mestrado ou doutorado de outra universidade do Brasil ou do exterior, de comprovada excelência acadêmica. Para aproveitamento de créditos será feito exame caso a caso, levando-se em conta, além da qualidade do curso, o programa da disciplina e o desempenho do aluno no mesmo.
Módulo Metodológico (15 créditos)
O Módulo Metodológico é o eixo central do Curso de Doutorado. Tem o propósito de oferecer ao aluno sólida base metodológica, com ênfase mais quantitativa ou mais qualitativa, dependendo da orientação da área. Consiste de um total de 15 créditos, composto por disciplinas obrigatórias e eletivas. As eletivas poderão ser cursadas no Dep. de Administraçao, em outro Departamento da PUC-Rio, ou em outra Universidade, desde que recomendado pelo Orientador e aprovado pela Coordenação do Programa.
Código | Disciplinas Obrigatórias | Créditos |
ADM2831 | Métodos Quantitativos I | 3 |
ADM2833 | Metodologia em Finanças I | 3 |
ADM2837 | Métodos Qualitativos I | 3 |
ADM2836 | Metodologia de Pesquisa | 3 |
Código | Disciplinas Eletivas | Créditos |
ADM2832 | Métodos Quantitativos II | 3 |
ADM2838 | Métodos Qualitativos II | 3 |
ADM2839 | Métodos de Survey | 3 |
ADM2835 | Projetos de Experimentos | 3 |
ADM2834 | Metodologia em Finanças II | 3 |
ADM2830 | Seminário de Desenvolvimento de Artigos Científicos | 3 |
TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO | 18 |
Módulo da Área (06 créditos)
Este módulo é oferecido pela Área de Concentração em que o aluno está matriculado. Tem o propósito de proporcionar sólida base no conteúdo específico da linha de pesquisa em que o doutorando está trabalhando.
Consiste de um total de 6 créditos, composto por 2 disciplinas, sendo pelo menos uma oferecida no Doutorado. As disciplinas de Doutorado são oferecidas como "Tópicos Avançados", com 3 créditos. Seu conteúdo poderá variar de um ano para outro, dependendo do enfoque dado pela área.
As disciplinas da Área poderão ser cursadas no Dep. de Administração, em outro Departamento da PUC-Rio, ou em outra Universidade, desde que recomendado pelo Orientador e aprovado pela Coordenação do Programa.
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2840 ADM2841 |
Tópicos Avançados em Finanças I e Tópicos Avançados em Finanças II | 3 |
ADM2842 ADM2843 |
Tópicos Avançados em Marketing I e Tópicos Avançados em Marketing I | 3 |
ADM2844 ADM2845 |
Tópicos Avançados em Organizações I eTópicos Avançados em Organizações II | 3 |
ADM2846 ADM2847 |
Tópicos Avançados em Estratégia I e Tópicos Avançados em Estratégia II | 3 |
TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO | 6 |
Módulo de Pesquisa de Tese
O Módulo de Pesquisa de Tese tem o propósito de apoiar os alunos da área no desenvolvimento de sua pesquisa de tese de doutorado. Todos os alunos da área participarão do mesmo seminário de pesquisa.
Consiste de um total de 3 créditos, composto por 3 disciplinas: sendo uma Seminário de Pesquisa (3 créditos) e duas disciplinas sem créditos (Exame de Qualificação e Tese de Doutorado). Nesta etapa final da formação do professor-pesquisador em administração, o doutorando já deverá já ter um professor orientador da tese, tendo-se filiado a uma Linha de Pesquisa do Programa e deverá dedicar-se à prática da pesquisa.
Código | Nome da Disciplina | Créditos |
ADM2828 | Seminário de Tese | 3 |
ADM3004 | Exame de Qualificação | 0 |
ADM3100 | Tese de Doutorado | 0 |
TOTAL DE CRÉDITOS DO MÓDULO | 3 |
Corpo docente
Coordenadora de Pós-graduação: Profa. Alessandra de Sá Mello da Costa
Coordenador Adjunto de Pós-graduação: Prof. Marcus W. Hemais
Coordenadora Adjunta de Pós-graduação do Programa Profissional:
Profa. Renata P. Brito
Docentes : Titulação, Linhas de pesquisa e CV Lattes
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Impactos de Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes
Alessandra de Sá Mello da Costa
Doutora, FGV-RJ, Brasil
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes
Ana Heloisa Lemos da Costa
Doutora, IUPERJ, Brasil
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes
Antonio Carlos Figueiredo Pinto
Doutor, FGV-SP, Brasil
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
Currículo Lattes
Carlos de Lamare Bastian Pinto
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
Currículo Lattes
Clarice Kogut
Doutora, COPPEAD, Brasil
Planejamento, Estratégia e Desempenho
Currículo Lattes
Fábio de Oliveira Paula
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Planejamento, Estratégia e Desempenho
Currículo Lattes
Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
Doutora, Virginia Commonwealth University, EUA
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes
Graziela Fortunato
(Docente Colaborador - Mestrado Profissional)
Doutora, PUC-Rio, Brasil
Mercados financeiros em ambiente de mudança
Currículo Lattes
Jorge Brantes Ferreira
Doutor, UFRJ, Brasil
Impactos de Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes
Jorge Ferreira da Silva
Doutor, PUC-RIO, Brasil
Planejamento, Estratégia e Desempenho
Currículo Lattes
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
Currículo Lattes
Luiz Alexandre Grubits de Paula Pessôa
Doutor, MACKENZIE, Brasil
Impactos de Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes
Luiz Eduardo Teixeira Brandão
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
Currículo Lattes
Marcelo Cabús Klötzle
Doutor, Katholische Universitat Eichstatt, Alemanha
Tomada de Decisões Financeiras em Ambiente de Risco e Incerteza
Currículo Lattes
Marcos Wilcox Hemais
Doutor, UFRJ, Brasil
Impactos de Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes
Patrícia Amélia Tomei
Doutora, USP, Brasil
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes
Renata Peregrino de Brito
Doutora, FGV-SP, Brasil
Planejamento, Estratégia e Desempenho
Currículo Lattes
Sandra Regina da Rocha Pinto
Doutora, PUC-RIO, Brasil
Estudos Organizacionais e Relações de Trabalho em Ambiente de Mudança
Currículo Lattes
Docentes Colaboradores:
André Lacombe Penna da Rocha(Docente Colaborador - Mestrado Profissional)
Doutor, University of London, Reino Unido
Impactos de Mudanças nas Estratégias de Marketing
Currículo Lattes
Marcos Cohen
(Docente Colaborador - Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional)
Doutor, PUC-Rio, Brasil
Planejamento, Estratégia e Desempenho
Currículo Lattes