Aspas, itálico e negrito

Esses são três recursos que podem ser utilizados para destacar determinados conteúdos do texto. Recomenda-se que seja estabelecido um critério equilibrado e uniforme na utilização desses três recursos para se evitar o uso indiscriminado de destaques para o mesmo tipo de conteúdo.

Aspas simples

Utiliza-se em transcrições, realce, citação dentro de citação.

Aspas duplas

Emprega-se aspas duplas no início e no final de uma citação que não ultrapasse cinco linhas; em citações textuais no rodapé; em expressões de idioma vernáculo usuais apenas em meio profissional; em termos relativizados, tais como gírias, apelidos ou com sentido irônico; em definições conceituais de termos.

Itálico

Deve ser utilizado em títulos de livros, periódicos, peças, filmes, óperas, músicas, pinturas, esculturas, entre outros citados no texto. Nomes científicos de espécies; palavras e locuções em outros idiomas e palavras ou expressões latinas citados no texto aos quais se queira dar ênfase também podem vir em itálico.

Negrito

O uso de negrito no texto é pouco recomendado e deve ser usado apenas para dar destaque a letras ou a palavras quando não for possível destacá-las pela redação.