Pular para o conteúdo da página
Brasão da PUC-Rio

Cursos

Estudos de Mídia

Periodização:
Ênfases:
Prazo proposto para a conclusão do curso:

4 anos letivos - máx: 7 anos letivos

Coordenadora do curso de Comunicação - Estudos de Mídia

Coordenadora:
Professora Cláudia Pereira

Autorização
Ata da 508ª Reunião do CEP, 12/08/2020

Foto referente ao curso de Comunicação - Estudos de Mídia
Localização:

Edifício da Amizade . Ala Kennedy . 6º andar . Sala: 606
tel: 3527-1144 /1145
e-mail: dir-com@puc-rio.br
site: http://www.puc-rio.br/comunicacao


Informações:

Conheça mais sobre:

Domínios Adicionais

Uma nova forma de você complementar seus estudos na PUC-Rio. Leia aqui.


O profissional

Optando por uma formação mais voltada para a publicidade e a comunicação corporativa, o aluno pode exercer funções nas áreas de planejamento, análise, criação e consultoria em agências de comunicação e de eventos artísticos. Desenvolvendo-se nas mais diversas especializações, o egresso poderá atuar na comunicação e no marketing de empresas públicas, privadas e do Terceiro Setor. Optando por uma formação mais voltada para a comunicação e suas interfaces com a tecnologia, ou transversalmente aos outros dois caminhos, o curso busca ainda oferecer a capacitação de profissionais que estejam alinhados com as tecnologias da comunicação e das mídias, com a inovação e com sua instrumentalização, formando analistas de mídias sociais e de suas métricas, assim como especialistas em interfaces comunicacionais que conjuguem a expertise técnica com a formação crítica, teórica e cultural que o mercado exige.  Por fim, ao optar pela formação mais voltada para o cinema e as interfaces audiovisuais, o aluno pode atuar como roteirista, documentarista, produtor, diretor de ficção, crítico, especialista em publicidade audiovisual e, ainda, como acadêmico.


O curso

Estudos de Mídia é a nova graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio. O novo curso incorpora as habilitações de Publicidade e Cinema com a proposta de alinhar a formação profissional e acadêmica até então oferecida com o que há de mais atual internacionalmente no campo da Comunicação. Agora, são três ênfases, dentro de Estudos de Mídia: Cinema e Audiovisual, Publicidade e Comunicação Corporativa e Comunicação e Tecnologia. O curso Estudos de Mídia visa à formação de um profissional com conhecimento híbrido no campo da Comunicação, englobando o domínio de diferentes mídias, desde as tradicionais àquelas das mais novas tecnologias, além do manejo de múltiplas linguagens, formatos e plataformas, de forma integrada e conectada. Estudos de Mídia é uma tradição, como formação, para importantes universidades no mundo, como por exemplo University of California (Berkley), University of Amsterdam, University of Southern California, University of Brighton City, , University of London, entre outras. No Brasil, a única universidade, até o momento, a oferecer o curso  é a UFF (Universidade Federal Fluminense).


Oportunidades

A complexidade e a centralidade das mídias e das imagens nas interações sociais demandam a importância de um campo de estudos sobre essas práticas comunicativas de uma forma mais ampla. Diante dessa complexidade, as transformações e desafios do mercado de comunicação exigem cada vez mais profissionais aptos a responderem de forma imediata e autônoma, que além do domínio das ferramentas tecnológicas, sejam dotados da visão humanística, espírito crítico e conhecimento sobre a natureza dos meios de comunicação. Essa é a proposta de percurso da nova graduação: currículo flexível, contando com muitas matérias optativas, ao longo dos ciclos de formação, que permitem a construção de percursos de forma autônoma, enquanto experimenta-se a vida universitária, e identificam-se as vocações. Durante todo o curso, o aluno terá a orientação de professores, os quais denominamos Tutores, que ajudarão na construção de trilhas profissionalizantes.


Periodização - Bacharelado em Estudos de Mídia

Ementa de disciplina

O curso está estruturado em 8 ciclos (períodos) de formação.

Código Nome da Disciplina Créditos
1º CICLO
COM1220 Imagem e Som - práticas, teorias e estéticas (OBRIGATÓRIA)  
COM1108 Teorias da Comunicação (OBRIGATÓRIA)  
COM1221 Introdução aos meios e ambientes de Comunicação (OBRIGATÓRIA)  
FIL0201 Optativas de Filosofia (OBRIGATÓRIA)  
CRE1100 Humano e o fenômeno religioso (OBRIGATÓRIA)  
LET1090 Com. Expressão I (OBRIGATÓRIA)  
2º CICLO
COM1109 Perspectivas teóricas contemporâneas (OBRIGATÓRIA)  
COM1222 Projeto de vida (OBRIGATÓRIA)  
COM1171 Iniciação à Pesquisa I (OBRIGATÓRIA)  
NFH0101 Grupo de optativas de fundamentação humanística (1)  
NUT0101 Grupo de optativas de oficina de textos (1)  
CTE0101 Grupo de optativas de comunicação e tecnologia  
3º CICLO
  Estéticas da Imagem (OBRIGATÓRIA)  
NFH0101 Grupo de optativas de fundamentação humanística (2)  
NUT0101 Grupo de optativas em oficinas de texto (2)  
GLO0101 Grupo de optativas de mídia e globalização  
PEX0101 Grupo de optativas de projetos e experimentos audiovisuais  
OCE0101 Grupo de optativas em oportunidades e cenários  
4º CICLO
COM1110 Intertextualidade e novas práticas de leitura (OBRIGATÓRIA)  
CGV0101 Grupo de optativas em criação gráfica e visual  
NFH0101 Grupo de optativas em fundamentação humanística (3)  
  Matéria Ênfase Publicidade e Comunicação Corporativa /OU Cinema e Audiovisual/ OU Comunicação e Tecnologia  
  Matéria Ênfase Publicidade e Comunicação Corporativa /OU Cinema e Audiovisual/ OU Comunicação e Tecnologia  
  Matéria Ênfase Publicidade e Comunicação Corporativa /OU Cinema e Audiovisual/ OU Comunicação e Tecnologia IVA  
5º CICLO
NFH0101 Grupo de optativas em fundamentação humanística (4)  
CID0101 Grupo de optativas em comunicação e cidadania  
WKS0101 Grupo de optativas em workshop (1)  
  Matéria Ênfase Publicidade e Comunicação Corporativa /OU Cinema e Audiovisual/ OU Comunicação e Tecnologia IVA  
  Matéria Ênfase Publicidade e Comunicação Corporativa /OU Cinema e Audiovisual/ OU Comunicação e Tecnologia  
  Matéria Ênfase Publicidade e Comunicação Corporativa /OU Cinema e Audiovisual/ OU Comunicação e Tecnologia  
6º CICLO
CRE0700 Optativas de cristianismo (OBRIGATÓRIA)  
WKS0101 Grupo de optativas em workshop (2)  
WKS0101 Grupo de optativas em workshop (3)  
  Matéria Ênfase Publicidade e Comunicação Corporativa /OU Cinema e Audiovisual/ OU Comunicação e Tecnologia  
  Matéria Ênfase Publicidade e Comunicação Corporativa /OU Cinema e Audiovisual/ OU Comunicação e Tecnologia  
  Matéria Ênfase Publicidade e Comunicação Corporativa /OU Cinema e Audiovisual/ OU Comunicação e Tecnologia  
7º CICLO
CRE1141 Ética Cristã (OBRIGATÓRIA)  
WKS0101 Grupo de optativas em workshop (4)  
COM1172 Iniciação à Pesquisa II (OBRIGATÓRIA)  
  Matéria Ênfase Publicidade e Comunicação Corporativa /OU Cinema e Audiovisual/ OU Comunicação e Tecnologia  
  Matéria Ênfase Publicidade e Comunicação Corporativa /OU Cinema e Audiovisual/ OU Comunicação e Tecnologia  
  Matéria Ênfase Publicidade e Comunicação Corporativa /OU Cinema e Audiovisual/ OU Comunicação e Tecnologia  
8º CICLO
CRE1175 Ética socioambiental e direitos humanos (OBRIGATÓRIA)  
CIN1905 Projeto experimental (OBRIGATÓRIA)  
PUB1906 Projeto experimental  
CTN1907 Projeto experimental  
Grupo eletivas / Atividades complementares
  Laboratórios dos projetos de pesquisa  
COM0202 Optativas de Comunicação Social (eletiva dentro) 4
ELU0900 Eletivas fora do Departamento 4
ACP0900 Atividade Complementar  
Total de créditos:

Observação:

Nos ciclos de formação comum, o aluno deverá cumprir disciplinas obrigatórias, além de disciplinas das optativas que complementarão o seu percurso de fundamentação.

O aluno deverá também cursar ao menos 6 disciplinas dentro de uma mesma ênfase.  Porém, poderá escolher seu percurso de formação profissional em mais de uma ênfase.

Precisará, no entanto, fazer mais 6 disciplinas para cada uma das outras ênfases escolhidas.

Ênfase Publicidade e Comunicação Corporativa

Código Nome da Disciplina Créditos
PUB1676 Mídia e Consumo  
PUB1660 Análise Métrica de dados  
PUB1673 Ferramentas e análise de tendências  
PUB1672 Construção de marcas e sustentabilidades  
PUB1686 Legislação para publicidade e comunicação empresarial  
PUB1674 Planejamento estratégico de comunicação  
PUB1677 Comunicação e projetos sociais  
PUB1671 Análise sociocultural do macroambiente  
PUB1678 Gestão de projetos em comunicação  
PUB1670 Marketing  
PUB1681 Publicidade, arte e design  
PUB1679 Produção de conteúdo multimídia  
PUB1675 Mídias, experiências e entretenimento  
PUB1682 Oficina de tendências criativas  
PUB1622 Laboratório de Inovação e projeto de vida  
Total de créditos:

Ênfase Cinema e Audiovisual

Código Nome da Disciplina Créditos
CIN1572 Cinema Brasileiro  
CIN1583 Edição e Montagem  
CIN1573 Teorias do Cinema  
CIN1570 Panorama do Cinema mundial I  
CIN1571 Panorama do Cinema mundial II  
CIN1574 Som e Imagem  
CIN1580 Oficina de roteiro II  
OPC0101 - Optativa de Estudos e práticas narrativas (escolher 1)
CIN1557 Documentário  
CIN1593 Cinema Experimental  
CIN1590 Produção  
OPC0102 -Optativa de Direção (escolher 1)
CIN1582 Fotografia para cinema  
CIN1584 Como olhar a arte  
CIN1592 Direção Cinematográfica - documentário  
CIN1581 Direção Cinematográfica - ficção  
Total de créditos:

Ênfase Comunicação e Tecnologia

Código Nome da Disciplina Créditos
CTN1400 Tópicos de programação  
CTN1401 Experiência tecnológica  
CTN1402 Negócios e inovações tecnológicas  
CTN1403 Métodos para transformação tecnológica  
CTN1404 Tópicos de ciências de dados  
CTN1405 Tópicos de inteligência artificial  
CTN1406 Direito e tecnologia  
CTN1407 Economia política da tecnologia  
CTN1408 Comunicação e tecnologia  
CTN1409 Ética e tecnologia  
CTN1410 Modelos criativos e tecnologia  
CTN1411 Oficinas de ferramentas tecnológicas  
CTN1412 Ecologia das mídias  
Total de créditos: